Páscoa

O que não deve ser feito na Páscoa e por quê?

O que não deve ser feito na Páscoa e por quê?
Contente
  1. Visita ao cemitério
  2. Limpeza e trabalho
  3. Casamento
  4. Assuntos de família
  5. Os ovos podem ser tingidos e por quê?
  6. Outras regras e sinais
  7. Quanto tempo duram as proibições após o feriado?

A celebração dominical da Páscoa flui suavemente para a Semana Brilhante, que dura uma semana inteira. Esses dias alegres de triunfo da vida sobre a morte e do bem sobre o mal são acompanhados por regras especiais de comportamento. No mundo ortodoxo, existem certas proibições de certas ações durante o período da Páscoa.

Visita ao cemitério

Você não pode sofrer no dia da Ressurreição do Senhor. A tristeza deve ser expulsa do coração das pessoas. A tristeza é contrária ao espírito festivo. Cristo ressuscitou, vencendo assim a morte. A vida é dada a quem está deitado em caixões. Todos os serviços funerários e memoriais na igreja foram cancelados, porque a vitória da vida sobre a morte é celebrada. Aqueles que morreram durante a Semana da Luz não recebem um serviço fúnebre. No domingo de sol, não é costume ir ao cemitério e comemorar os mortos. É indesejável visitar o cemitério na véspera da Páscoa. Uma viagem ao túmulo de um parente falecido pode ocorrer somente se o nono ou quadragésimo dia cair a partir do momento de sua morte.

Já na véspera da Páscoa, no Sábado Santo, os serviços fúnebres não são realizados nas igrejas, uma vez que os dias de luto final fluem suavemente para a Páscoa Brilhante.

Acredita-se que na véspera da Páscoa, as almas dos falecidos não devem ser perturbadas, pois vão para suas antigas casas. De acordo com os cânones ortodoxos, antes do evento da Ressurreição, 3 dias são definidos para visitar os túmulos de parentes: na 2ª, 3ª e 4ª semanas a partir do primeiro sábado da Grande Quaresma. Embora não haja proibições estritas de vir ao cemitério durante os dias da Grande Quaresma. Mas não há necessidade de visitar o cemitério no próprio dia da Páscoa e durante toda a Semana Brilhante.A permissão oficial vem no 9º dia após a miraculosa ressurreição de Cristo. É costume ir ao cemitério no dia dos pais. É denominado "Radonitsa". A própria palavra significa alegria. O feriado começa na terça-feira seguinte à Bright Week. Normalmente as sepulturas são colocadas em ordem neste dia. Você pode semear flores, plantar viburnum ou outra árvore. Os ortodoxos tradicionalmente leem o Pai Nosso, beijam a cruz ou um monumento três vezes.

A lembrança dos mortos com o uso de bebidas alcoólicas fortes é estritamente proibida. Alimentos perecíveis, copos de vodka, cigarros não devem ser deixados na lápide. É melhor dar dinheiro e comida aos necessitados. A distribuição de esmolas é necessária em memória dos mortos. Você não pode afastar as pessoas que coletam alimentos deixados nas sepulturas. Você pode se aproximar de Deus se alimentar uma pessoa faminta, vestir uma pessoa nua ou aceitar um sem-teto.

Mulheres grávidas e migalhas que ainda não completaram um ano não são recomendadas para ir a cemitérios. Mulheres grávidas e bebês são excessivamente sensíveis. Além disso, é comum que crianças pequenas vejam o que os adultos não conseguem contemplar.

Limpeza e trabalho

Todas as proibições nada mais são do que uma bênção para desviar a atenção de uma pessoa da agitação do mundo. É importante que as pessoas mergulhem na vida espiritual durante o período da Páscoa, para envolver seus entes queridos com cuidado. Para tanto, as pessoas se esforçam para se proteger dos assuntos da rotina do dia a dia. É uma tradição piedosa proibir todo o trabalho no feriado da Páscoa. Não existe uma regra canônica da igreja que proíba o trabalho. Por tradição, a limpeza geral antes da Páscoa é feita na Quinta-feira Santa. Todo o trabalho necessário deve ser feito com antecedência. Na véspera da Páscoa, não é mais recomendável limpar a casa e o quintal. O trabalho árduo não deve ser feito no próprio dia da ressurreição. Não é recomendado trabalhar no país. Segundo a crença popular, nesse período é impossível arar a terra, semear, plantar mudas, regar as plantas. Caso contrário, a colheita será ruim. Mas em casos extremos, algum trabalho de jardinagem pode ser feito.

Pequenos trabalhos não são proibidos: lavar louça, aquecer alimentos preparados no dia anterior, pôr a mesa, pequenos consertos de um objeto quebrado acidentalmente, cuidar de animais. Mas não limpe as janelas, não lave e varra o chão, lave e passe a roupa. Não é necessário consertar a casa, consertar e reorganizar os móveis. É indesejável a realização de quaisquer ações trabalhistas que possam ser adiadas para outro momento. É permitido assumir um caso que requer execução imediata. A violação da proibição ameniza a visita ao templo na Semana Brilhante.

Se um dia de trabalho caiu no cronograma, então o cumprimento cuidadoso dos deveres oficiais não leva a nenhum pecado.

Casamento

O início da Páscoa sinaliza o levantamento da proibição do casamento. A partir de agora, atividades recreativas são permitidas. Porém, o período da Páscoa está associado a uma grande alegria espiritual, portanto, até o final da Semana Brilhante, o sacramento do casamento não é realizado. Os prazeres carnais são desencorajados. O triunfo da carne é contrário à exultação do espírito. A primeira semana após a ressurreição é inteiramente dedicada à celebração da alegria universal. Por esta razão, o sistema litúrgico não prevê um casamento na Semana Brilhante.

Assuntos de família

Nos dias de Páscoa, você não precisa ficar triste, chorar, brigar com parentes, resolver as coisas, brigar, ficar irritado, ficar com raiva, rude, xingar, fofocar, se ofender com seus familiares, desejar-lhes mal. Vale a pena deixar de lado todas as velhas mágoas e perdoar todos aqueles que estão perto de você. Você não pode reclamar, ficar de mau humor ou conversar sobre assuntos desagradáveis ​​com outras pessoas.

Não é recomendado entregar-se a prazeres corporais excessivos. Uma pausa na vida íntima só é boa para os cônjuges. Durante o tempo de abstinência, eles conseguem se sentir saudades. Na Semana Santa, o casamento é permitido apenas aos domingos no Krasnaya Gorka.As primeiras cerimônias de casamento começam a partir deste momento.

Os ovos podem ser tingidos e por quê?

A preparação para a Páscoa é feita com bastante antecedência. De acordo com a tradição existente, os bolos de Páscoa são assados ​​e os ovos são pintados na Quinta-Feira Santa, que normalmente são consagrados no Sábado Santa. Mas às vezes uma pessoa não consegue realizar as ações apropriadas devido a algumas circunstâncias. Por exemplo, ele teve um turno de trabalho para esses dias. Ele pode estar no hospital ou em viagem de negócios. Nada de terrível acontecerá se você pintar os ovos e consagrar os presentes de Natal diretamente na Brilhante Ressurreição de Cristo.

Outras regras e sinais

A Igreja Ortodoxa não desenvolveu nenhuma proibição inequívoca relacionada ao período da Páscoa. No entanto, os padres exortam a não perturbar a paz da alma, a não se permitir bacanais e preocupações excessivas com a vida mundana. É necessário deixar todos os problemas para trás e ir à igreja com o coração leve para se encontrar com Deus. Uma pessoa doente não deve ir ao templo. Durante uma semana inteira, durante o serviço religioso e a oração em casa, o ritual de tocar o solo com todo o corpo é substituído por um arco na cintura.

Por vários milênios, um certo conjunto de regras foi desenvolvido na Rússia, o que não pode ser feito na Páscoa. Não há necessidade de tricotar, bordar, fiar, tecer, costurar. O artesanato é altamente proibido. Desde os tempos antigos, acreditava-se que era possível "costurar" acidentalmente os olhos de um falecido, e ele não conseguiria encontrar um caminho para a casa anterior e ficar lá com parentes. E na festa da Ascensão, a alma de uma pessoa falecida não poderá voltar ao Reino dos mortos. Não é costume enterrar no Domingo de Páscoa. Deve ser conduzido em conformidade espiritual e física com a alegria do evento da ressurreição de Cristo. O funeral pode ocorrer na segunda-feira ou em qualquer dia subseqüente. Se a morte cair na Páscoa ou na Semana Brilhante, o funeral do falecido ocorre em um rito especial de Páscoa.

Durante todo o ciclo da Páscoa, não se deve ser mesquinho e ganancioso. Pelo contrário, costuma-se dividir a comida com quem precisa, de bom humor - com todas as pessoas ao redor. Dê o bem aos outros tanto quanto possível durante uma semana inteira. Não desanime, não se entregue à tristeza. Não é possível nadar, ir à sauna ou balneário durante toda a semana, exceto sábado. Não é recomendado cortar e tingir o cabelo. Você não deve ser divertido demais, mas também não deve desanimar.

Se acontecer de você beber bebidas alcoólicas, deve tomá-las com moderação. Você não pode andar ao máximo, fique bêbado. Um pouco de vinho é permitido, mas não vodka.

Acredita-se que uma mesa festiva, coberta com uma cara toalha de mesa branca e repleta de comida abundante, atrai prosperidade e sucesso. É estritamente proibido jogar na lata de lixo qualquer resíduo que tenha sobrado da refeição sagrada. Assim, você está dando sua própria riqueza. Fazer isso pode levá-lo à pobreza. O alimento restante da Páscoa deve ser esfarelado para pássaros e animais. Além disso, croutons ou croutons podem ser feitos com os restos do bolo de Páscoa. Costuma-se rechear tortas ou panquecas com ovos cozidos.

Desde a antiguidade, acreditava-se que com a ajuda dos ovos de Páscoa era possível curar. Para isso, eles foram rolados sobre um ponto dolorido. Depois do serviço religioso na igreja, o gado era enrolado com ovos consagrados. Dessa forma, eles tentaram dotar os animais de uma saúde excelente. Durante um ano, os doentes se enxugaram com toalhas, sobre as quais estavam bolos sagrados. As meninas que queriam se casar tinham que fazer o bolo com as próprias mãos. Ao mesmo tempo, eles deveriam tê-lo beijado ternamente. Com seu beijo, eles enviaram amor e lealdade ao futuro escolhido. Com o propósito de um feitiço de amor, algumas jovens colocavam lentamente conchas picadas de ovos de Páscoa no bolso de um jovem.

Aqui estão mais alguns sinais folclóricos:

  • uma vela apagada acidentalmente durante o serviço da Páscoa é considerada um sinal desfavorável;
  • tocar em moedas e notas com as mãos sujas leva à pobreza;
  • lavar com água limpa de nascente ajuda a eliminar todas as doenças;
  • um galho de salgueiro colocado no berçário afasta todas as doenças dos bebês;
  • a oportunidade de tocar a campainha traz saúde para o ano todo;
  • um cotovelo tocado em algo informa sobre os pensamentos de uma pessoa amada sobre você no momento;
  • os sons do cuco que se ouviam informavam os cônjuges sobre o surgimento da prole, e as meninas - sobre o casamento iminente;
  • a batida de um pica-pau - para encontrar sua própria casa;
  • sobrancelhas coceira - para conhecer sua alma gêmea;
  • lábios coceira - para um beijo;
  • um pôr do sol multicolorido brilhante - para muita sorte.

Quanto tempo duram as proibições após o feriado?

Todo o período da Páscoa dura 8 semanas: da ressurreição à ascensão de Cristo. Um dia dedicado a todos os santos é a conclusão lógica de todo o ciclo da Páscoa. Todo esse tempo é dado para dissolver várias queixas e raiva nos corações humanos. Em maior medida, as proibições não se referem tanto às próprias ações, mas aos pensamentos e comportamento de uma pessoa.

Uma atenção especial é dada à primeira semana após a Ressurreição do Senhor. É dedicado a boas ações. Durante a Bright Week, não se deve jejuar, se casar, trabalhar duro, pescar e caçar.

Gradualmente, certas regras foram desenvolvidas na Rússia, o que é especialmente impossível de fazer em cada dia específico da Semana Brilhante até a própria Radonitsa.

  • No dia seguinte à Ressurreição, mulheres e crianças não devem ir para outras casas. Um homem deve visitar parentes com presentes de Páscoa. No segundo dia após o domingo, os adultos estão proibidos de se deixar levar por reflexões sombrias, praguejar, comer demais e se embebedar. Algumas pessoas que durante o jejum tentaram não abusar dos alimentos e bebidas alcoólicas, relaxam e entregam-se à gula excessiva. Abstenha-se de fazer isso. No primeiro dia da Semana Brilhante, a oração não deve ser deixada de lado.
  • Na terça-feira, mulheres com filhos devem visitar seus entes queridos e os homens devem recusar essas visitas.
  • Foi considerado um mau presságio entrar em campo na quarta-feira. Em nenhum caso você deve tocar o solo. É proibido trabalhar na horta ou na horta no terceiro dia da semana santa, caso contrário a safra morrerá de granizo ou outro desastre natural.
  • Na quinta-feira, não se deve desanimar, franziu a testa. Apenas uma leve tristeza é permitida. Há uma crença de que as almas não relatadas dos mortos vagam pelas ruas, portanto, é indesejável deixar suas casas.
  • Não há proibições estritas na sexta-feira, mas você não deve ficar com raiva e ser repreendido.
  • No sábado de sol, você não pode comer ou beber nada antes do serviço religioso, já que depois da liturgia o artos é esmagado e distribuído aos paroquianos. Uma fatia deste pão especial deve ser a primeira refeição no sábado. Além disso, ficar sozinho e desanimado não é encorajado. Você não pode usar linguagem chula, escândalo, briga.
  • No último dia da Semana Brilhante, segundo a crença popular, meninas solteiras e rapazes solteiros não podem ficar em casa sem participar da celebração do Krasnaya Gorka. Do contrário, a garota pode permanecer solteirona ou se casar com um homem azarado, e o jovem se casar com uma moça feia ou mesmo permanecer solteiro. As plantas plantadas neste dia não dão frutos.
  • Por tradição, os cristãos ortodoxos visitam os túmulos de seus parentes no dia dos pais. Lamentos e choro alto são proibidos para adultos e crianças nesta terça-feira. Fale com seu filho com antecedência. Explique a ele como se comportar no cemitério naquele dia.

O soluçar impede que o falecido aproveite a Páscoa. Os parentes falecidos não devem ser inundados de lágrimas, mas lembrados com palavras amáveis.

sem comentários

Moda

a beleza

casa