Limpadores a vapor para janelas: o que são, como escolher e usar?
O início do calor às vezes pode escurecer o humor da anfitriã com uma tarefa inevitável - limpar as janelas. É necessário remover a sujeira acumulada ao longo de muito tempo de sua superfície, e o uso de um limpador a vapor para janelas pode ser um excelente auxiliar nisso. Falaremos sobre as características deste dispositivo e as nuances de sua escolha em nosso artigo.
Vantagens e desvantagens
O princípio de funcionamento de um gerador de vapor é, em muitos aspectos, semelhante ao funcionamento de um ferro de engomar. Antes de realizar o procedimento, o dispositivo deve ser preparado. Para isso, a água é despejada em um recipiente especial. No processo, ele vai aquecer e o vapor fluirá pela mangueira, removendo perfeitamente a placa e a sujeira do vidro. Ao mesmo tempo, deve ser destacado que o fluxo de ar é tão potente que permite limpar até mesmo locais de difícil acesso.
A principal característica do dispositivo pode ser chamada de ser universal.
Com a ajuda de um gerador de vapor, você pode não só limpar as janelas com eficácia, mas também realizar outras tarefas. Para isso, existem acessórios adicionais que permitem afetar facilmente outras superfícies, por exemplo, espelhos de um apartamento ou azulejos de cozinha. O consumidor pode escolher uma opção bastante compacta ou mais impressionante, tudo depende das necessidades e preferências.
Vamos falar mais detalhadamente sobre os prós e os contras do produto. As principais vantagens são a simplicidade e o conforto de uso. O trabalho não requer habilidades especiais, até mesmo um adolescente pode lidar com o procedimento de limpeza a vapor. Este dispositivo pode ser usado independentemente da estação, o resultado será perfeito em qualquer caso.
Usando um gerador de vapor, você pode conseguir uma limpeza suave, mas eficaz, das janelas.
O aparelho não deixa marcas, exclui-se a presença de fiapos, que muitas vezes grudam no vidro ao lavá-lo com pano comum. Além disso, a limpeza é feita com vapor quente, e o uso de altas temperaturas permite desinfetar a superfície, livrando-a de bactérias e microorganismos nocivos. Isso é especialmente importante para famílias com crianças pequenas, e também ajuda a proteger aqueles que vivem em o apartamento de reações alérgicas.
O procedimento de limpeza é realizado com água comum. Assim, é possível economizar em detergentes.
Porém, com tantas vantagens, o dispositivo também apresenta desvantagens. Um deles é chamado por usuários peso significativo. Os fabricantes oferecem modelos bastante compactos e eficientes, mas volumosos. Essa nuance pode dificultar a execução do trabalho. Além disso, alguns produtos de limpeza a vapor não permitem que você ajuste manualmente a saída de vapor. Outra desvantagem diz respeito à segurança. O vapor pode causar queimaduras se usado sem cuidado. Não é recomendável realizar o procedimento na presença de crianças pequenas nas proximidades.
Visualizações
O limpador a vapor pode ser dividido em tipos de acordo com o princípio de uso. Existem modelos de mão e de chão.
Geradores de vapor manuais também chamado de portátil. São pequenos, têm um custo acessível e não causam problemas durante o funcionamento. Porém, nesses modelos, o reservatório de água também é pequeno, por isso precisará ser reabastecido constantemente se a limpeza for planejada por muito tempo.
Geradores de vapor de chão se assemelham visualmente a um aspirador de pó. Suas dimensões são muito maiores do que no caso anterior. Durante a operação, o próprio dispositivo fica no chão e uma mangueira flexível deve ser usada. Os usuários observam a conveniência e funcionalidade de tais produtos. Com a ajuda deles, é muito conveniente limpar janelas de plástico, ladrilhos e outras superfícies.
Termos de uso
Para que o aparelho funcione por muito tempo, mantendo a casa limpa, ele deve ser usado corretamente. Existem várias dicas de operação.
Um dos principais é o uso de água exclusivamente purificada para o aparelho. Além disso, o líquido não deve estar quente: isso pode danificar o dispositivo.
Antes de limpar o vidro, você primeiro precisa monitorar a condição dos quadros. Recomenda-se lavar o plástico e a madeira com panos especiais que absorvem bem a água. Não faz sentido realizar o procedimento na chuva. É melhor escolher um dia frio, pois a ausência de calor permite que a superfície fique umedecida por mais tempo.
A limpeza é feita a partir do exterior, de cima para baixo.
Dicas de Seleção
Antes de fazer uma escolha, você deve decidir sobre os critérios. Não será supérfluo ouvir as críticas dos consumidores. Se possível, você pode se concentrar nos produtos de fabricantes de renome, por exemplo, a marca recebeu notas altas Karcher.
Quando o comprador tiver decidido por um modelo específico, é necessário verificar seu peso. O fato é que durante a limpeza, o aparelho fica nas mãos, o que pode causar dificuldades adicionais. A água despejada no tanque também aumentará o indicador.
Vale dizer que os especialistas não aconselham a escolha de modelos com recipientes volumosos.
Para quem está confuso neste momento, faz sentido se concentrar nos produtos de piso. No entanto, deve-se ter em mente que seu custo será uma ordem de magnitude maior.
O poder é um fator importante. Para modelos portáteis, 1600 W é suficiente, para modelos de chão, o valor mínimo deve ser 2300 W. A energia afeta a taxa em que a água no tanque é aquecida. Em média, os modelos de qualidade fazem isso em 1-2 minutos. Segue-se o tipo de aquecimento. Pensa-se que as opções com caldeira são mais convenientes do que as directas.
O principal é esclarecer que a caldeira é de alumínio. Isso não só ajudará a evitar o aparecimento de calcário, mas também aumentará significativamente a vida útil do dispositivo.
Para a desinfecção, é melhor escolher modelos com o vapor mais quente possível. Para o procedimento de limpeza, o vapor pode ser quente ou frio.
Também é importante o comprimento do cabo do modelo. É melhor escolher o valor máximo: isso permitirá que você se afaste da tomada a uma distância suficiente. Com a mangueira, ocorre o contrário: quanto mais curta for, maiores são as chances de a temperatura do vapor de saída estar quente. Os geradores de vapor também podem funcionar de forma autônoma, se necessário, você pode considerar a compra de produtos semelhantes.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral do limpador a vapor Kitfort KT-912 Professional Series.