Gerador de vapor

Produtos de limpeza a vapor para casa: finalidade, tipos, regras de funcionamento

Produtos de limpeza a vapor para casa: finalidade, tipos, regras de funcionamento
Contente
  1. Compromisso
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos e sua estrutura
  4. Revisão dos melhores modelos
  5. Como escolher?
  6. Regras operacionais
  7. Avaliações

Para muitas pessoas, a limpeza geral de um apartamento ou casa torna-se um verdadeiro tormento. Afinal, há tanto a fazer: limpar a gordura das superfícies da cozinha, lavar o banheiro, aspirar os móveis estofados, lavar o chão. Tudo isso exige muito esforço, além disso, na maioria das vezes, não basta água simples, tem que usar agentes químicos que tendem a acabar no tempo. Você pode tornar sua vida mais fácil e reduzir significativamente o tempo necessário para a limpeza, adquirindo um dispositivo universal e eficaz - uma máquina de limpeza a vapor.

Compromisso

Uma máquina de limpeza a vapor é algo que será útil em absolutamente todas as casas. É um dispositivo com o qual você pode refazer muitas tarefas domésticas:

  • pratos limpos e utensílios de cozinha;
  • dar uma aparência imaculada às superfícies de vidro da cozinha ou da sala de estar;
  • lavar as janelas sem usar sprays especiais;
  • limpar e desinfetar móveis estofados, roupas de cama;
  • remova as dobras enrugadas das roupas;
  • cortinas e cortinas lisas, mesmo que sejam de tecido temperamental;
  • arrumar linóleo ou carpete;
  • limpe os locais de difícil acesso que não podem ser alcançados com uma vassoura ou aspirador de pó.

Qualquer limpador a vapor doméstico tem três partes essenciais:

  • o recipiente em que a água está localizada;
  • Elemento de aquecimento;
  • uma mangueira pela qual o vapor quente passará.

Isso, é claro, não é tudo. Os geradores de vapor domésticos também contêm fusíveis, um sistema de fornecimento de vapor e vários acessórios para um uso mais confortável.

    O princípio de funcionamento da estrutura é o seguinte:

    1. a água é despejada no recipiente;
    2. o aparelho começa a aquecer a água e ela ferve;
    3. o líquido quente se transforma em vapor;
    4. o vapor é alimentado na mangueira e sai em um fluxo poderoso.

    Graças a este trabalho, os detritos são efetivamente removidos das superfícies e os micróbios também morrem.

    Um resultado mais impressionante pode ser alcançado usando diferentes tipos de acessórios.

    Vantagens e desvantagens

    Como qualquer eletrodoméstico, os geradores de vapor têm pontos fortes e fracos. É recomendável que você os estude antes de decidir escolher um dispositivo.

    Vantagens:

    • limpeza rápida, a capacidade de entrar em locais de difícil acesso;
    • não há necessidade de usar agentes de limpeza de composição química;
    • segurança total, pois o vapor que sai deste dispositivo não queima;
    • a capacidade da estrutura não só de limpar, mas também de desinfetar superfícies e móveis;
    • uma variedade de tipos e opções, que lhe permitirão escolher um modelo para qualquer carteira.

      Quanto aos contras, são os seguintes:

      • umidade elevada na casa, o que nem sempre é bom;
      • nem tudo pode ser tratado com vapor: por exemplo, você não pode limpar superfícies envernizadas, produtos plásticos;
      • após a exposição ao vapor, aparecerão manchas que devem ser removidas manualmente;
      • se a sujeira for muito forte e a superfície caprichosa (por exemplo, se trata de móveis estofados feitos de tecidos delicados), é melhor não usar uma máquina de limpeza a vapor, mas sim para a lavagem a seco.

      Importante: se a contaminação for devida a produtos de origem animal (leite, carne, etc.), é expressamente proibido esfregar com limpador a vapor. Então você não pode remover tal mancha.

      Tipos e sua estrutura

      As máquinas de limpeza a vapor para uso doméstico podem ser divididas em várias categorias principais.

      Manual

      Esse limpador a vapor se assemelha a uma chaleira elétrica com uma mangueira flexível conectada a ela. Este dispositivo é muito compacto e também aquece muito rapidamente, literalmente um quarto de minuto é o suficiente para isso. Os modelos manuais têm pouca energia, mas é o suficiente para limpar um apartamento superficialmente.

      Os modelos aqui são diferentes: alguns são convenientes para limpar móveis, outros podem remover sujeira simples em dispositivos técnicos. Uma vantagem adicional dos limpadores mini-steam é seu preço razoável.

      Mas também há desvantagens: com um trabalho longo, as mãos começam a ficar cansadas, pois sempre há água no tanque. Além disso, a cada 20 minutos, você precisará parar o dispositivo e reabastecê-lo com água.

      Piso

      Os produtos de chão são fundamentalmente diferentes dos feitos à mão. Eles são dispositivos semelhantes a aspiradores de pó. Essas estruturas movem-se ao longo do chão sobre rodas, e a função humana é apenas segurar a mangueira. O vapor é fornecido sob alta pressão porque os aparelhos têm boa potência.

      Com a ajuda deles, você pode limpar rapidamente uma sala espaçosa, gastando o mínimo de esforço. O reservatório retém muito líquido, por isso pode funcionar por pelo menos uma hora. Além disso, o conjunto completo de modelos de pisos conta com diversos acessórios, que permitem limpar diversos tipos de superfícies, bem como organizar locais de difícil acesso.

      Quanto às desvantagens, existem apenas duas delas: preço alto e grandes dimensões.

      Universal

      Esses dispositivos têm outro nome - multifuncional. Eles também são de chão, mas diferem da versão anterior na funcionalidade estendida. Esse gerador de vapor pode ser equipado com um grande número de acessórios, o mais popular dos quais é o ferro. Este aparelho pode passar roupas com vapor seco e úmido.

      Entre as características dos desenhos universais, é necessário destacar a altíssima potência e capacidade volumétrica de água.

      Estruturas multifuncionais são caras.

      Revisão dos melhores modelos

      Escolher um bom limpador a vapor não é fácil, pois muitas empresas hoje oferecem produtos com funções e métodos de operação completamente diferentes. Para navegar um pouco na escolha, é melhor olhar com antecedência quais são os modelos escolhidos pelos outros compradores.

      Vamos começar nossa análise com designs feitos à mão.

      • "Grande Mestre GM VSC38"... A potência deste dispositivo é baixa, mas isso não afeta em nada a qualidade da limpeza, além disso, é possível economizar energia elétrica. Existem vários acessórios: para pulverizar vapor, para roupas, para limpar vidros. Também está incluído um copo para um conjunto de água e um funil.

      A capacidade do tanque é de 250 ml, o que é uma desvantagem, pois essa quantidade de água esgota-se rapidamente.

      • Polaris PSC 1101C... Uma das melhores máquinas de limpeza a vapor baratas, que podem lidar com muitas tarefas domésticas: limpar a cozinha, passar roupas e cortinas e limpar espelhos. Além de limpar, desinfeta bem as superfícies. Existem três acessórios no kit e o limpador em si é leve e de tamanho pequeno. O reservatório tem capacidade para 270 ml, o que, como no modelo anterior, é sua desvantagem.
      • MIE Forever Clean... Gerador de vapor italiano de altíssima qualidade, indicado para quem valoriza o seu tempo. Parece muito interessante, e o poder de tal dispositivo é muito maior do que o dos modelos acima. O conjunto vem com quatro acessórios, o que permite limpar uma grande variedade de tipos de superfícies. O volume do reservatório é de 480 ml, o que significa que o dispositivo dura mais do que a maioria dos outros modelos.

      A única desvantagem é um cabo curto, para o qual você terá que adquirir adicionalmente um cabo de extensão.

        Entre os geradores de vapor de chão, destacamos os seguintes modelos.

        • Bort BDR-2500-RR... Este é um gerador de vapor bastante interessante com uma alta potência (2200 W) e um volume de recipiente de 1,5 litros. Ele pode funcionar continuamente por meia hora, mas você não precisa interrompê-lo para adicionar água. As rodas possuem almofadas de borracha para ajudar a evitar arranhões no chão quando a unidade estiver em movimento. Existem 7 blocos aqui, e também há um sistema para enrolar o cabo, o que permite que ele não se estique por todo o apartamento. A desvantagem desta máquina de limpeza a vapor são as suas grandes dimensões.
        • Kitfort KT-933... Este dispositivo tem uma potência média e a capacidade do tanque aqui é de 1,8 litros. O conjunto inclui um grande número de acessórios, existindo também uma rede para os guardar. Os cabos são longos, desenrolam-se automaticamente e o vapor pode ser fornecido continuamente. O dispositivo é capaz de funcionar mesmo em diferentes posições e é fácil de transportar graças às alças confiáveis.

        Porém, o aparelho esquenta por muito tempo, e também pesa muito, estando pronto para o uso.

        • Euroflex Monster SC 60S... Este dispositivo é feito por fabricantes italianos. É muito confiável e tem boa resistência ao desgaste. Ele libera vapor úmido e seco, e há também um compartimento onde você pode despejar o detergente se necessário. O tanque tem capacidade de 1,2 litro, o suficiente para uma hora de operação contínua. Lida bem com a lavagem e desinfecção de várias superfícies. Menos - fixação solta dos acessórios.

          Finalmente, vamos dar uma olhada nos melhores modelos versáteis.

          • MIE Bello... Um dos melhores geradores de vapor, pois pode realizar três funções ao mesmo tempo. Se o modo "limpador a vapor" for aplicado, a unidade ajudará na limpeza. Para esta modalidade, existem bicos em forma de esfregona, bem como escovas para janelas. No modo "vaporização", será utilizado o ferro, que fará o nivelamento dos tecidos. E o terceiro modo, "profissional", também usa um ferro, mas aqui é usado não só para cozinhar a vapor, mas também para passar profissionalmente. O tanque tem capacidade para 1,7 litro, então o aparelho funcionará por muito tempo.

          Mas as desvantagens são os preços altos e as rodas de qualidade não muito alta.

          • Bissell 1897-N... Um gerador de vapor de um fabricante americano capaz de limpar muitas superfícies e tecidos sujos graças a um grande número de bicos diferentes. Possui painel de controle tátil e o vapor pode ser fornecido em duas modalidades: uma para tecidos delicados e outra para lavar o chão. Aquece muito rapidamente, tem discos com fragrâncias. As desvantagens serão um pequeno reservatório, bem como vazamento de fluido se a potência estiver definida como baixa.
          • Karcher SC 4 Premium + Kit de Ferro... Uma das melhores máquinas de limpeza a vapor com um ferro. Aquece em quatro minutos, tem uma potência altíssima. Existem dois reservatórios, também existem muitos bicos injetores. Este modelo é feito de materiais de primeira classe, vai durar muitos anos, além disso, está equipado com uma fechadura de segurança para crianças. A desvantagem é que o Karcher SC 4 Premium + Iron Kit nem sempre consegue lidar com manchas antigas, além disso, este modelo é bastante caro.

          Como escolher?

          Quando for comprar um gerador de vapor doméstico, é importante levar em consideração muitas nuances. Vamos abordá-los com mais detalhes.

          Poder

          Este parâmetro é um dos principais. Ele é responsável pela rapidez da formação de vapor, bem como pela capacidade de trabalhar em superfícies muito sujas.

          A potência deve ser de pelo menos 1000 W, então a limpeza será confortável.

          Muitos geradores de vapor portáteis também são menos potentes. Com esses modelos, você pode economizar energia, mas eles são lentos para operar. Quanto aos dispositivos de chão, eles são mais potentes - até 2300 watts. Aqui é melhor escolher uma potência de 1700 watts.

          Pressão e temperatura

          A pressão afeta diretamente a rapidez com que o vapor é fornecido e a força de sua liberação. Os indicadores podem variar de 1,5 a 5 bar.

          É melhor optar por dispositivos que tenham pelo menos 3 bar de pressão. Eles são capazes de lidar com sujeira simples, desinfetar móveis e superfícies.

          Se houver trabalho mais difícil pela frente, a pressão deve ser maior.

          Já a temperatura varia de 100 a 140 graus. Os menores indicadores permitirão que você lide apenas com as manchas mais leves e podem ajudar a alisar as roupas. No entanto, eles são incapazes de remover fungos, mofo e manchas antigas.

          Volume do tanque

          Este é outro critério de seleção importante do qual depende a velocidade de limpeza da sala. Se você não quiser adicionar água constantemente, escolha modelos de chão com tanque de 1,2 litros ou mais. Existem aparelhos no mercado com reservatório de 5 litros, mas tais unidades aquecem a água por muito tempo.

          Se a lavadora a vapor for manual, você não deve levar um tanque com volume superior a meio litro, pois você terá que carregar o aparelho nas mãos todo o tempo que fizer a limpeza.

          Bicos

          A questão de quais acessórios comprar às vezes é a mais difícil. Afinal, quero experimentar absolutamente todos os modelos, embora nem todos sejam úteis para você. Na hora de escolher, é melhor observar a medida e pensar com antecedência no que é mais necessário.

          Vamos considerar os anexos mais comuns.

          • Pincéis... Esses acessórios definitivamente serão necessários, então você pode comprá-los sem uma pontada de consciência. Pincéis limpam superfícies e móveis, dando-lhes seu aspecto original. Existem também escovas tipo bico com raspador, que devem ser utilizadas com cuidado para não danificar os materiais.
          • Capas... As capas de veludo são um verdadeiro achado para quem precisa limpar tecidos delicados e também janelas. Após o uso, podem ser retirados e lavados manualmente ou na máquina.
          • Bocal... Esta é uma bica estreita, graças à qual terá a oportunidade de penetrar nos recantos mais recônditos do apartamento, retirando daí o pó e o bolor. Além disso, usando um bico, você pode limpar, por exemplo, uma torneira ou ralo.
          • Ferro... Essa coisa deve ser usada em conjunto com o cozimento a vapor. O vapor úmido ajudará a remover as rugas da cortina, limpará um casaco sujo e endireitará uma camisa.

            Além dos parâmetros já mencionados, é importante atentar para outros critérios:

            • o comprimento da mangueira flexível: se for muito pequena, o dispositivo terá que ser levantado;
            • taxa de aquecimento;
            • a presença de um regulador de força do vapor, que permitirá regular a pressão e o fluxo;
            • a qualidade das rodas: não devem arranhar o chão durante o movimento;
            • material do corpo: é melhor se for de alumínio, menos escala se forma nele;
            • Taxas: Não compre os modelos mais baratos, pois eles não são projetados para limpeza constante e remoção de sujeira difícil.

            Regras operacionais

            Antes de começar a trabalhar com uma máquina de limpeza a vapor doméstica, você precisa estudar cuidadosamente as instruções, especialmente se você nunca tiver lidado com esses dispositivos antes. Isso ajudará a estudar as características do uso de uma unidade específica e não estragará as coisas e as superfícies durante o processamento.

            Vamos ver como usar limpadores a vapor corretamente:

            1. retire a tampa do tanque e encha-o com a quantidade necessária de água;
            2. feche bem a tampa;
            3. selecione o anexo e coloque-o;
            4. conecte o dispositivo à eletricidade e espere até que aqueça (o botão indicador apagado indicará o fim do aquecimento);
            5. comece a trabalhar na superfície.

              Porém, ligar o aparelho e começar a usá-lo não é tudo. Também é importante considerar o tipo de superfície a ser tratada:

              • ao processar o tecido, o dispositivo deve estar paralelo à superfície;
              • se for um piso, é mantida uma distância de 30 cm;
              • pele, seda e outros tecidos delicados só podem ser limpos "distraidamente", ou seja, o vapor não deve ser fornecido muito perto, mas apenas tocar levemente o tecido;
              • mantenha uma distância de 10 centímetros ao limpar as superfícies da cozinha.

                Ao usar um limpador a vapor em casa, você precisa se lembrar de mais algumas dicas úteis.

                • É indesejável usar água da torneira... É muito forte e pode causar acumulação rápida de calcário. É melhor levar filtrado ou destilado. Em casos extremos, você pode diluir a água da torneira pela metade com essa água.
                • Não adicione anti-sépticos, fragrâncias e detergentes ao tanque de água, eles podem tornar o dispositivo inutilizável. Existe uma célula específica para todos esses líquidos.
                • Quando o vapor para de fluir, isso significa apenas uma coisa - a água acabou... Antes de despejar novamente, desligue o aparelho e espere até que esfrie.
                • Após o término da limpeza, toda a água restante deve ser drenada e o tanque bem enxugado.... Os acessórios devem ser lavados e secos em condições naturais.

                  Avaliações

                  Quem já experimentou um gerador de vapor doméstico não consegue imaginar sua vida sem este dispositivo. Todos falam sobre sua necessidade, mencionando que o aparelho facilitou muito a limpeza da casa: as janelas ficaram mais limpas, as superfícies da cozinha e os eletrodomésticos brilharam, os móveis estofados e os carpetes ganharam sua aparência original, os brinquedos das crianças sempre foram desinfetados.

                  A limpeza a vapor, segundo os consumidores, é mais suave do que a limpeza com produtos químicos domésticos.

                  O vapor não causa alergias e não faz mal à saúde. A maioria dos proprietários escolhe geradores de vapor portáteis, considerando-os mais confortáveis ​​de usar e compactos. Empresas como Polaris, Kitfort, Karcher são especialmente recomendadas.

                        As deficiências nas revisões também são mencionadas. É o comprimento insuficiente da mangueira flexível, a ausência de sistema automático de enrolamento do fio em alguns modelos, tanques pequenos nos manuais e grandes dimensões nos aparelhos de piso. Além disso, nem todos os limpadores a vapor comprovadamente resistem a manchas difíceis.

                        No próximo vídeo, você aprenderá como escolher o limpador a vapor certo.

                        sem comentários

                        Moda

                        a beleza

                        casa