Geradores de vapor para o piso: características, recomendações para seleção e operação
A tecnologia moderna torna a limpeza muito mais fácil. Mesmo a árdua tarefa de limpar pisos sujos pode ser acelerada com um gerador de vapor de qualidade. Portanto, vale a pena se familiarizar com as características dos populares geradores de vapor para limpeza de pisos, bem como considerar as recomendações básicas para sua seleção e correto funcionamento.
Característica
O princípio de funcionamento do gerador de vapor de piso baseia-se no efeito de limpeza e desinfecção das superfícies quando expostas a um jato de vapor quente. Neste caso, o vapor sai da caldeira através de uma linha de vapor sob pressão, ao qual se soma a limpeza mecânica ao efeito de lavagem. Portanto, as características mais importantes de um limpador a vapor para a limpeza de pisos são as seguintes.
- Pressão de vapor - para a maioria dos dispositivos, esse valor está na faixa de 2 a 6 bar.
- Poder de limpeza a vapor - os conjuntos residenciais têm uma capacidade de 0,8 a 3 kW. Se você não planeja limpar sujeira pesada e planeja usar o aparelho apenas para limpeza regular, então o mais eficiente em termos de qualidade e consumo de energia serão opções com capacidade de 1,6 a 2 kW.
- Volume do tanque - para a maioria dos dispositivos é de 0,7 a 3 litros. Quanto maior for essa característica, mais longa será a operação contínua do purificador, mas maiores serão suas dimensões.
- Velocidade do jato de vapor - geralmente entre 90 e 140 g / min. Quanto mais alto for, mais eficiente será a limpeza.
Visualizações
Hoje em dia, esses tipos básicos de sistemas para limpeza a vapor de pisos são comuns.
- Esfregão a vapor - A solução de limpeza de piso dedicada com um punho confortável e um bico em forma de sino.
- Limpador a vapor clássico - um gerador de vapor universal com uma mangueira e bocais que permitem criar um jato de diferentes formas. É utilizado tanto para a limpeza de pisos quanto para a limpeza e desinfecção de roupas, carpetes, interiores de automóveis e quaisquer outras superfícies de pedra, madeira, vidro, plástico e tecido.
- Ferros com gerador de vapor - pode ser usado para limpar carpetes e outros revestimentos.
De acordo com o projeto do sistema de vaporização, esses tipos de dispositivos são diferenciados.
- Com uma caldeira - layout clássico, em que a água está em um recipiente. Requer aquecimento antes de usar.
- Com dois tanques - em um tanque, a água é constantemente aquecida, no outro permanece fria. Esta opção permite estender o tempo de uso antes de reabastecer e reduzir o tempo de aquecimento.
- Fluxo direto - em vez de aquecer a água no tanque, ela é fornecida diretamente para a resistência. Não requer aquecimento e pode funcionar indefinidamente, mas distingue-se pelos custos mais elevados de energia e pela necessidade de ligação a uma fonte de água.
Características de escolha
A classificação dos melhores aparelhos domésticos dos principais fabricantes ajudará você a escolher o modelo certo.
- Philips GC7920 / 20 PerfectCare Compact Plus - este modelo apareceu à venda recentemente, mas já ganhou fama de ser uma das melhores soluções. Tem uma potência de 2,4 kW e uma pressão de vapor de até 6,5 bar.
- Bosch TDS 6540 - análogo do modelo anterior com um reservatório menor e uma maior força de choque de vapor.
- Tefal GV9562 Pro Express Ultimate - a potência de 2,6 kW fornece vapor com uma pressão de até 7,4 bar e um jacto de vapor com uma velocidade de 0,5 kg / min.
- Braun IS 7143 WH - difere de análogos no tanque maior (2 l) com características semelhantes a Philips GC7920 / 20.
- Runzel For-900 Utmarkt - tem uma potência ligeiramente inferior aos líderes da classificação (~ 2 kW), mas devido à recusa de funções adicionais, pode orgulhar-se de uma melhor relação qualidade / preço.
- Loewe LW-IR-HG-001 Premium - assemelha-se a um ferro na construção, mas pode ser usado para limpar revestimentos de pisos.
Recomendações de uso
Independentemente do filtro instalado, é melhor encher o tanque com água purificada ou de torneira. A água do processo na caldeira obstrui os filtros e acumula incrustações.
Na limpeza de pisos de parquete e laminados, deve-se usar um bocal adequado para evitar danificá-los.
Mesmo o limpador a vapor mais potente não consegue lidar bem com a sujeira velha, por exemplo, em juntas de ladrilhos. Por isso, antes de limpar os ladrilhos com vapor, convém tratar previamente as zonas mais difíceis com ácido acético ou um detergente potente.
Veja abaixo uma visão geral do gerador de vapor de piso.