Cabeleireiro-estilista: características e formação

Para o leigo, a diferença entre um cabeleireiro regular e um cabeleireiro-estilista ou cabeleireiro-estilista não é tão óbvia. Para um visitante comum, isso às vezes parece nada mais que uma apresentação pessoal de um especialista em cuja cadeira ele se senta. Mas não é assim: só quem cumpre os seus critérios pode atribuir-se um novo nome profissional.

Que é aquele?
Um estilista é uma pessoa que se dedica a criar a imagem de um homem ou mulher. O estilista faz isso modelando o penteado. Ao mesmo tempo, esse especialista pode adicionalmente ter as habilidades de um maquiador, e alguns profissionais estudam mais e podem selecionar um arco completo para o cliente. Esse mestre não só dá à cliente um novo penteado, mas pode aplicar maquiagem profissional e até pegar um guarda-roupa básico. É claro que não existem muitos profissionais altamente qualificados, embora muitos deles se posicionem como tal.
E, no entanto, se você está interessado na profissão de cabeleireiro-estilista, precisa começar pelo básico. Você deve ter uma educação básica que ensine as habilidades básicas de um cabeleireiro: corte, tingimento, estilização e muito mais. Alguém, adquirindo essas competências, decide ser cabeleireiro-estilista, ou seja, o especialista entra na área dos penteados complexos, trabalhos expositivos. Outro cabeleireiro é especialista em tinturaria e torna-se colorista.

O cabeleireiro-estilista é um trabalhador profissional que não só vai fazer o cabelo a pedido da cliente, mas também dar-lhe essa consulta completa. Afinal, muitas pessoas vão a um cabeleireiro ou salão de beleza para sair de lá como uma nova pessoa.Mas os especialistas que lá trabalham podem decepcionar a cliente - fazem um corte de cabelo regular, coloração padrão, independentemente das características individuais da cliente.
O trabalho do estilista envolve avaliar a aparência do visitante e escolher o penteado certo, tonalidade do cabelo, cuidados, dependendo de sua personalidade.
Existem cabeleireiros-estilistas masculinos, existem cabeleireiras femininas e existem generalistas. Se uma pessoa não apenas se declarar estilista, mas realmente souber fazer o que é prescrito para esta profissão, ela será procurada. E isso o distinguirá favoravelmente de um enorme exército de colegas, o destacará e atrairá novos clientes para ele. No ambiente competitivo da indústria da beleza, esta é uma grande oportunidade de crescer profissionalmente.

Prós e contras da profissão
Como qualquer outro trabalho, esta profissão tem seus méritos e deméritos.
Melhor começar com os méritos:
- campo criativo - esse trabalho é difícil de comparar com uma esteira rolante, pois a cada dia um novo cliente se senta na cadeira do cabeleireiro com seus pedidos e expectativas;
- resultado rápido e perceptível você pode ver sua própria atividade todos os dias e várias vezes, e isso é inspirador;
- a oportunidade de participar de competições profissionais - mantém-se em boa forma, desenvolve-se, permite-se exprimir-se ao mais alto nível;
- autodesenvolvimento constante - o cabeleireiro se desenvolve literalmente a cada dia, novas tecnologias, drogas, ferramentas aparecem, e o mestre deve aprender isso;
- é fácil entrar em uma instituição educacional - como estudam cabeleireiro em faculdades (ao menos no início do percurso profissional lá), não há grande concorrência entre os candidatos;
- demanda por uma profissão - os salões de cabeleireiro e estética abrem, se expandem, exigem jovens profissionais com uma nova visão, para que conseguir um emprego não seja tão difícil;
- a oportunidade de desenvolver sua carreira através das redes sociais - se você abrir uma página em uma plataforma social popular, um grande número de pessoas verá exemplos do seu trabalho, é mais difícil para um contador e um advogado fazer isso.

Desvantagens da profissão:
- em meus pés o dia todo - e você não pode fugir disso, a profissão requer certa força física, resistência, resistência, e para não adquirir "feridas" profissionais por volta dos 30-40 anos, ginástica leve e massageadores úteis no local de trabalho ajudarão tu;
- fator humano - você não tem que trabalhar com documentos, não com equipamentos, mas com pessoas, e elas têm personagens, temperamentos, morais e exigências diferentes, e às vezes o contato no local de trabalho se transforma em conflito;
- trabalhar com produtos químicos - a maioria dos corantes não é ecologicamente correta e trabalhar com eles, é claro, não é útil para o sistema respiratório, a pele, os olhos;
- alta competição - na maioria dos casos, você precisa reconquistar o seu cliente, crescer, melhorar, atrair com uma abordagem pessoal, tato, benevolência e, claro, um excelente resultado de trabalho.
Ao comparar os prós e os contras, você pode entender melhor suas próprias intenções. O toque romântico da profissão pode ser dissipado se a pessoa imaginar claramente a atividade física, o número de comunicações por dia e a rivalidade.
Basicamente, quem considera isso uma vocação passa a ser cabeleireiro-estilista.

Responsabilidades do trabalho
Existem muitos deles, cortar e tingir é apenas o primeiro degrau na escada da carreira. O estilista sabe não só cortar bem, estilizar, mas também tornar relevante a aparência da cliente. Todas as principais tendências da moda devem ser conhecidas por um especialista.
O que mais estará na lista de funções de um cabeleireiro-estilista:
- assistência ao cliente na escolha do comprimento ideal do cabelo, forma do penteado, tonalidade;
- assistência ao visitante na escolha da técnica de coloração;
- a escolha do estilo, que é criado para uma ocasião específica (festa, festa corporativa);
- a escolha do corte de cabelo da cliente, dependendo do tipo de cabelo;
- a capacidade de criar penteados organizados para exibição no palco ou pódio;
- modelar penteados com fios suspensos;
- executando qualquer corte de cabelo moderno;
- realizando diferentes tipos de curling;
- conhecimento das tecnologias atuais para terapia e restauração capilar;
- realização de consultas completas e informativas ao cliente;
- participação em seminários e treinamentos profissionais, conferências, festivais;
- manter a área de trabalho limpa e confortável, conhecimento das normas sanitárias e higiênicas.
O versátil cabeleireiro raramente se torna um estilista. No entanto, a tendência do ambiente profissional hoje é tal que especialistas estreitos adquirem valor. Por exemplo, um cabeleireiro de palco.
Ser capaz de fazer tudo igualmente bem é um talento raro, a maior diligência.


Requisitos
Cada salão de beleza está à procura de um mestre "para si". Este deve ser um especialista que corresponda ao conceito de sua empresa, seu público-alvo.
Habilidades
Normalmente, eles devem ser indicados no currículo. Você precisa escrever de forma sucinta e sucinta. Uma lista muito longa de habilidades faz com que o empregador pense que o candidato está exagerando em suas capacidades, quer impressionar.
Quais habilidades são inerentes a um cabeleireiro-estilista:
- posse de ferramentas modernas (uma lista do que realmente possui um especialista, por exemplo, um aparador, uma máquina);
- a capacidade de selecionar, desenvolver e executar diferentes tipos de penteados - do dia a dia à noite;
- a capacidade de criar um visual de passarela para uma modelo, realizar imagens artísticas para produtos de mídia, anúncios, banners e muito mais;
- análise do estado do couro cabeludo e da estrutura capilar da cliente;
- experiência em venda direta é um bom bônus para as habilidades básicas;
- conhecimento do produto - lista as marcas com as quais o cabeleireiro trabalhou;
- a capacidade de buscar soluções originais é criatividade, especialmente apreciada hoje;
- realização de coloração - você deve listar as técnicas que o especialista possui;
- habilidades de comunicação.
Claro, todo empregador vai olhar para a linha "experiência de trabalho" no currículo. E se o mestre ainda não o adquiriu, é necessário demonstrar outras facetas profissionais atraentes.
Por exemplo, bons cursos que um cabeleireiro domina, participação em concursos e projetos criativos, colaboração com outros especialistas em beleza. E essa experiência pode ser adquirida ainda durante os anos de estudante.

Qualidades
Se você criar um retrato psicológico condicional de um cabeleireiro-estilista, você pode obter instruções informativas sobre essas habilidades pessoais, qualidades que o ajudarão a se firmar na profissão.
- Vontade de aprender. Ser curioso, estar pronto para adquirir novos conhecimentos e processá-los na profissão é a qualidade mais importante de um cabeleireiro-estilista moderno. E o conhecimento adquirido deve ser sistemático, ordenado e obtido de fontes competentes.
- Sociabilidade... O momento básico que garante o bom trabalho do mestre e do cliente é a confiança. Ele é construído usando táticas de comunicação. Saber vencer, saber ouvir é uma verdadeira aquisição profissional de um mestre. "Abrir" um cliente significa compreender não apenas seu desejo de se tornar mais atraente exteriormente, mas também ouvir um pedido individual real.
- Tolerância ao estresse... Se uma pessoa entra em depressão após um corte de cabelo malsucedido, ela não tem lugar na profissão. Analisar o trabalho executado, tirar conclusões, trabalhar os “pontos fracos” - é o que se deve fazer em caso de insucesso profissional. Esta é uma reflexão correta, mas simplesmente não há tempo para sentir pena de si mesmo.
- Perfeccionismo. Nem todos os cabeleireiros estilistas são perfeccionistas, mas os mais bem-sucedidos tendem a ter essa qualidade. A capacidade de levar as coisas à perfeição, de trabalhar nos mínimos detalhes, é uma qualidade muito importante para uma pessoa da indústria da beleza.
- Intuição desenvolvida... Juntamente com conhecimentos e habilidades profissionais, ajuda a prever o resultado com antecedência.O cliente ainda não teve tempo de se sentar na cadeira, mas o mestre já sabe o que vai servir para ele e como fazer aquele penteado tão perfeito.
- Organização. Se tiver um, você pode criar sua programação de forma que seja produtiva e livre de estresse para você. Se o cabeleireiro for organizado, o local de trabalho e o planador estarão limpos e até as metas para o ano provavelmente serão alcançadas.
Um especialista em desenvolvimento não se limita exclusivamente à sua profissão. Para desenvolver um gosto artístico, você precisa visitar museus, estudar arquitetura (pelo menos sua cidade natal) e comprar álbuns de arte. Isso desenvolve uma "vigilância" que ajuda a aprimorar um senso de harmonia.
Um bom especialista estará familiarizado com os conceitos básicos de psicologia e comunicação empresarial. Como ele trabalha com pessoas, esse conhecimento definitivamente não será uma bagagem extra.

Educação e carreira
Você pode estudar para ser cabeleireiro em uma faculdade. Via de regra, trata-se de faculdades em que em 2 a 4 anos (dependendo se a pessoa ingressa após o 9º ou 11º ano), pode-se adquirir a profissão de cabeleireiro com especialização. O estudo é baseado em muita prática, o que pode ser uma excelente plataforma de vivência profissional. Você precisa coletar um portfólio dos seus anos de estudante: assim você pode rapidamente se colocar em pé no que diz respeito à profissão.
Um diploma universitário pode apoiar um diploma básico. E nem sempre essa direção é especializada. Alguns cabeleireiros estudam nas faculdades de arte e gráfica, história da arte, acreditando que são essas habilidades e conhecimentos que os auxiliam em sua profissão.
A educação adicional é especialmente importante para um cabeleireiro... Existem muitas escolas de beleza e instituições educacionais nas principais cidades que oferecem conteúdo educacional em horas acadêmicas. Quanto mais alto o status da escola, mais valioso é o certificado recebido após estudar nela.
Um cabeleireiro-estilista deve estudar ao longo de sua carreira: uma vez por ano, em 2 anos, você precisa atualizar seus conhecimentos. Esta é a chave para um trabalho bem-sucedido, crescimento, autodesenvolvimento e novas perspectivas.
