Papier mache

Como fazer uma máscara de papel machê?

Como fazer uma máscara de papel machê?
Contente
  1. Como escolher uma base?
  2. Como usar um rosto em vez de uma base?
  3. Instruções passo a passo para criar
  4. Como decorar?

O nome da técnica do papel maché é francês, mas se originou na China. Capacetes e armaduras eram feitos de várias camadas de papel, para não falar de produtos que teriam uma resistência um pouco menor. A velha técnica ainda está viva hoje, e hoje o que não é feito dela: brinquedos, bijuterias e também, por exemplo, máscaras. Para o carnaval, para o réveillon, serão uma ferramenta exclusiva para a criação de uma imagem festiva e misteriosa.

Como escolher uma base?

Papel maché, como você pode imaginar, é polpa de papel. E para que a massa mantenha a forma, adiciona-se cola PVA ou outra pasta-aglutinante. Papel, jornais velhos, guardanapos, toalhas de papel também são matérias-primas adequadas. Já para a base, sem a qual não se pode fazer máscara, pode-se escolher uma das duas opções: qualquer máscara antiga, ideal para ajustar no rosto, ou um balão inflado.

Se a primeira opção for escolhida, apenas uma máscara padrão ficará em branco, sem decoração e irregularidades, sem defeitos perceptíveis no plano. Recomenda-se envolvê-lo com filme plástico. Isso é feito para que a polpa de papel, que ficará grudada na peça de trabalho, não grude nela.

O balão também é bastante cómodo de usar: pode ser facilmente retirado depois, quebra-se quando o material seca.

Além disso, a base da máscara pode ser feita de papel alumínio. O papel alumínio deve ser dobrado em várias camadas e aplicado no rosto, e a seguir com os dedos faça recortes no formato do rosto para que o papel alumínio siga seus contornos. Podemos dizer que será quase um elenco. É verdade que essa não é a única maneira de fazer uma base bem no rosto.

Como usar um rosto em vez de uma base?

Se não houver máscara de carnaval, ou aquela que não couber bem no rosto, você pode criar produtos decorativos direto no rosto da pessoa. Claro, não é uma opção "limpa", mas espaços em branco para futuras máscaras. Para fazer isso, você precisa misturar a base e fixá-la no rosto. A massa deve ter uma forma oval com uma espessura de cerca de alguns centímetros. Antes de aplicar a massa, a pele deve ser lubrificada com um creme gorduroso.

A massa plástica pronta é aplicada de forma organizada, dando a oportunidade de tirar os contornos do rosto do modelo. E, posteriormente, são removidos com o máximo de cuidado possível para não danificar a camada congelada. É claro que, para um assunto tão delicado, você não precisará apenas de polpa de papel, mas de plasticina escultural.

E uma vez que nem todos podem lidar com este material (na verdade, é necessária habilidade), fazer uma máscara usando papel alumínio parece ser uma ideia mais acessível. O papel alumínio já retirado do rosto é examinado em busca de irregularidades, corrigido e são feitas fendas para os olhos e nariz.

Se em alguns locais não houver volume suficiente, adiciona-se plasticina.

Instruções passo a passo para criar

É mais inteligente começar criando um esboço. E deixe estar diante de seus olhos, evitando que o mestre se desvie para o lado e mude o plano original. Talvez, no processo de desenho, a ideia seja substituída por uma mais perfeita, pois o desenho realmente mostra a projeção do futuro produto de forma mais realista. Se o esboço estiver próximo das dimensões reais da máscara, ajudará o mestre ainda mais.

Lista de materiais e ferramentas de trabalho:

  • jornais velhos e tudo que pode passar por eles em densidade;
  • papel grosso - não o papelão mais duro embebido em água, papel artesanal, bem como folhas de revista servirão;
  • um fragmento de tecido de algodão velho ou gaze;
  • Tesouras para artigos de papelaria;
  • petrolatum;
  • colar ou PVA, pincel de cola;
  • plasticina escultural ou argila;
  • tudo para decoração (strass, botões, penas, cetim, rendas, tranças, miçangas, veludo);
  • tintas acrílicas e vernizes.

Antes do início das principais etapas do trabalho, o PVA deverá ser diluído em água, caso seja utilizada essa cola. Se a cola for feita à mão, é preciso mexer 3 colheres de sopa de amido em um litro de água. Esta mistura é cozida em fogo baixo, mexendo regularmente. Um pequeno copo de pasta será suficiente para uma máscara.

A forma é preparada de acordo com os métodos anteriores: a partir de uma máscara velha, de um balão, ou em maquete e em plasticina escultural. A versão em folha também é adequada.

Criando uma máscara em etapas.

  1. Quando a forma estiver completamente pronta, deve-se deixar secar. Em seguida, a base é coberta com uma camada de vaselina. Assim, fica pronto para ser colado com papel.
  2. Primeiro, você precisa rasgar o papel, e pode ser de dois tipos - pode ser revista e papel de jornal, texto e papel de jornal, papelão e revista. O papel está rasgado em pequenos fragmentos. É melhor rasgar em camadas: a primeira camada é rasgada do papel com mais força - isso é necessário para endurecer a máscara. Essa camada não precisa ser colada, ela é simplesmente colocada sobre um fundo untado com vaselina.
  3. A segunda camada de papel é colocada sobre uma base adesiva - esta é uma camada fina de jornal. Cada peça fixa é bem alisada, não se deve permitir a formação de bolhas de ar. Se eles aparecerem, a máscara ficará solta.
  4. A terceira camada é de papel grosso e é colada em uma pasta mais grossa. Cada peça deve ser colada com cuidado, ela se agarra à camada anterior. A quarta camada é o papel de jornal novamente.
  5. A seguir, a máscara deve ser colada com gaze ou pano de algodão. O tecido deve ser cortado em pequenos pedaços, que ficam embebidos com alta qualidade em uma composição adesiva. Esse trabalho, é importante notar, requer atenção especial, caso contrário, surgirão rugas. Um objeto sólido ajudará no nivelamento do tecido.
  6. E novamente as camadas de papel - primeiro jornal, depois mais denso. Se a máscara tiver pontos levantados (e, como regra, estão), mais papel é colado nessas áreas.
  7. A camada de acabamento será um papel ou tecido branco espesso embebido - também branco, natural.
  8. Quando tudo está quase pronto para aumentar o volume, segue-se a fase de ajustes. As juntas dos papéis deverão ser passadas delicadamente com um pano úmido, mas somente após a secagem da massa acumulada. Artesãos, para tornar a máscara mais forte, cubra-a com uma solução de gelatina.
  9. Isso é seguido por uma etapa de secagem, que leva de 3 a 4 dias. Você não pode remover a máscara do molde neste momento - isso pode causar deformações no produto.

As etapas subsequentes são decorar a máscara, são eles que fazem a coisa original, dão a ela o que se chama seu próprio rosto. Mas a base a partir da qual as máscaras de Ano Novo e venezianas podem ser obtidas pode ser exatamente o que está descrito no algoritmo.

Como decorar?

A decoração depende da finalidade de uso. A maneira mais fácil é dar uma cor à máscara com tinta spray ou guache, tinta acrílica. Você pode cobri-lo com um tecido - veludo ou cetim. Para fazer a máscara parecer original, interessante, strass e penas, vários truques decorativos são usados.

Para o halloween

Uma máscara sombria, misteriosa, mergulhada em pensamentos assustadores é o suficiente para parecer convincente neste feriado. Propõe-se que a base formada seja preta, para isso a tinta acrílica fosca é adequada. A cor é aplicada em 2 ou até 3 camadas. A propósito, o preto mascara perfeitamente as irregularidades. Um toque de vermelho brilhante é feito nos lábios; o acrílico brilhante é adequado para isso.

Em seguida, um marcador de prata entrará em ação, assim como um grande strass ou um pedaço de papel alumínio ou um espelho de plástico. Esse será o "terceiro olho", que fica colado na testa, o que é mais conveniente para fazer com uma pistola de cola. E agora um enfeite já está começando a ser criado a partir dele. Parece impressionante, mas é fácil de desenhar, o principal é manter a harmonia e a simetria.

Para fazer um gato astuto ou uma máscara de raposa no estilo dos desenhos animados de terror, você terá que aumentar suas orelhas. Isso é feito no momento em que a base é formada. Para deixar a máscara mais impressionante, usa-se lã artificial ou outro tecido texturizado, que vai transmitir a pele do animal. Os olhos se destacam brilhantemente, fantasticamente. E você pode repetir a máscara Anbu, o que não é muito difícil de fazer - o principal é formar com clareza os contornos. Uma máscara de Halloween deve ser cheia de mistério.

Carnaval

As máscaras de carnaval escondem os rostos dos heróis, e quanto mais charadas houver, melhor.

Como decorar essa máscara:

  • renda;
  • trança decorativa;
  • miçangas;
  • pérolas artificiais;
  • lantejoulas;
  • miçangas.

Mais precisamente, é difícil inventar alguma coisa na pintura. Se você escolher uma das tintas mais versáteis, provavelmente será acrílica. Pode ajudar a criar acentos sutis, embora às vezes pastéis sejam usados ​​para isso (para formar a tonalidade desejada de blush, por exemplo). Se necessário, use um verniz, inclusive para cabelos. O verniz glitter forma perfeitamente a camada de acabamento da máscara de carnaval.

Para o ano Novo

Você pode contar a boa e velha história, em que no feriado de Ano Novo todos os meninos são coelhos e as meninas são esquilos. E se forem adultos, ainda mais interessantes. Você pode mergulhar nos motivos vitorianos, inspirar-se na estética de "Alice no País das Maravilhas". A camada de tinta deve ser espessa o suficiente para que o papel não apareça na base da máscara. Características que requerem expressividade devem ser completas (nariz, sobrancelhas, bigode - se necessário). Fragmentos de pele falsa podem ser colados nas bochechas desses heróis.

Às vezes, uma máscara requer não apenas um elástico indefinido, que a manterá firme na cabeça, mas um belo design e esse detalhe, por exemplo, na forma de uma fita de veludo. As máscaras são forradas com tecido rendado ou véu, são debruadas ao longo do contorno com uma trança em relevo - as opções são muitas.

Mas a maioria delas exige habilidades artísticas do mestre, porque essas máscaras atraem mais atenção e parecem um objeto de arte criado em casa, o que é especialmente bonito.

Para obter informações sobre como fazer máscaras de papel machê com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa