Fazendo um prato usando a técnica de papel maché

A técnica do papel maché permite fazer um grande número de coisas diferentes com suas próprias mãos. Neste artigo, aprenderemos como você pode fazer uma bela placa usando esse método.






O que é necessario?
Fazer um prato atraente com suas próprias mãos usando a técnica do papel maché não é difícil. Se você planejou fazer isso, primeiro precisará preparar todos os componentes necessários.



Assim, para a autoprodução de uma placa utilizando a técnica do papel machê, serão necessárias as seguintes posições:
- vários jornais;
- 4-5 folhas de papel branco (recomenda-se levar folhas correspondentes ao tamanho A4);
- um prato limpo com a mesma água limpa;
- composição adesiva (cola PVA comum é ideal);
- pintar da cor que desejar (na escolha deste componente, o mestre não se limita a nada, tudo depende da sua vontade);
- pincel de alta qualidade (aconselha-se adquirir uma boa opção, cujo pêlo não se desintegre durante a fabricação da placa);
- um prato, que mais tarde servirá de base para o produto caseiro original.



Recomenda-se colocar imediatamente todos os componentes necessários no local de trabalho, onde se fará um produto caseiro interessante. Isso o poupará de tempo desnecessário desperdiçado procurando o componente / ferramenta ou material necessário.
Como você pode ver, você não precisa gastar dinheiro com componentes caros para fazer seu próprio prato usando a técnica do papel machê. É perfeitamente possível fazer um belo produto caseiro com os materiais mais simples e acessíveis.


Instruções de execução passo a passo
Se todos os componentes listados estiverem preparados, você pode começar a criar uma placa com segurança usando a técnica do papel machê. Considere em estágios a tecnologia de fabricação para artesãos novatos.
- Primeiro, você precisa rasgar os jornais em pequenos pedaços. Depois disso, eles precisarão ser umedecidos em água.
- No papel de um prato, que servirá de base para produtos caseiros, quase qualquer recipiente de profundidade suficiente serve. Uma saladeira de vidro é uma boa solução.
- A saladeira de vidro precisa ser virada de cabeça para baixo. Depois disso, essa base deve ser gradualmente "coberta" com trapos de jornal úmidos. Isso deve ser feito em toda a superfície do prato virado.
- Não é proibido colocar pedaços de jornal umedecidos em várias camadas de uma vez. Isso é até bom, porque devido a tais ações, o produto ficará mais durável, forte e denso. Será muito mais difícil quebrá-lo ou danificá-lo.
- Depois que toda a superfície da saladeira invertida estiver completamente coberta com uma ou mais camadas de jornal embebido, ela precisará ser seca. Para esses fins, a peça de trabalho deve ser deixada durante a noite.
- Assim que os cortes de jornal aplicados na saladeira estiverem completamente secos, será necessário colar novamente a base exatamente com os mesmos pedaços de jornal umedecidos. Concluída esta etapa do trabalho, o produto caseiro deverá ser deixado novamente para que seque completamente.



Como remover?
Após as etapas acima, chegará o momento em que a base de vidro deverá ser removida da estrutura do papel. Este processo pode ser dividido em várias etapas principais.
- Você precisará derramar o adesivo em uma tigela de hotel. É necessário rasgar as folhas de papel A4 em vários pedaços pequenos. Essas peças devem ser mergulhadas na cola derramada e, em seguida, coladas na superfície da placa de base. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado e cuidado possível, porque as camadas inferiores secas, que ainda estão presas na água, começarão a cair. Não há outra forma de realizar tais manipulações, pois a placa deve ser separada da base. Portanto, agora a saladeira inteira precisará ser colada com papel branco do lado de fora.
- Quando a cola secar um pouco, será necessário remover com cuidado a base de vidro. O jornal agora estava visível de dentro. Será necessário colá-lo cuidadosamente com papel branco como a neve, previamente umedecido com solução de cola.
- Quando a camada secar, você precisará colar outra camada com papel. Além disso, deve-se tomar cuidado para garantir que as bordas da placa também sejam coladas corretamente.
Recomenda-se aplicar aproximadamente 3-4 demãos por dentro e por fora. Graças a isso, a nave se tornará mais forte e estável.


Como colorir?
Quando a preparação da placa estiver totalmente concluída, pode-se prosseguir com a pintura. Considere as características deste estágio de criação de artesanato.
- Aconselha-se fazer um prato na técnica do papel machê de forma a que se possa deitar frutas lavadas, mas sem começar a ficar encharcado. Para isso, é aconselhável pintar o produto com tinta esmalte de alta qualidade. Você pode escolher qualquer cor - o principal é que o mestre goste.
- É aconselhável pintar tal arte em pelo menos 2 camadas. Após terminar de pintar o produto, é necessário aguardar até que esteja completamente seco. Recomenda-se retirar a placa para o ar fresco. Nessas condições, o cheiro de tinta desaparecerá muito rapidamente.



A placa original na técnica do papel maché está pronta. Pode ser usado como decoração regular ou como recipiente para frutas.
A tecnologia considerada permite não só pintar a chapa na cor que desejar. O mestre também pode decorá-lo com eficácia. Produtos que são decorados com pinturas originais, belos desenhos e imagens parecem interessantes e brilhantes. A fantasia do mestre não se limita em absoluto. O design caseiro pode ser absolutamente qualquer coisa.






Dicas úteis
A técnica do papel maché é muito popular, porque se usada corretamente, você pode fazer muitos artesanatos lindos, brilhantes e originais. Podem ser não apenas pratos interessantes, mas também muitos outros designs, por exemplo, estatuetas decorativas, estatuetas e decorações festivas - existem muitas opções.






Se você está planejando fazer um prato com suas próprias mãos usando a técnica do papel machê, convém listar alguns truques e dicas úteis.
- Freqüentemente, a mistura necessária é preparada a partir de papel e pasta, sem o uso de cola PVA convencional. Se você usar colar, não é recomendável preparar muito material para trabalhar com esse componente. Em primeiro lugar, é aconselhável escolher a consistência ideal, a proporção de todos os ingredientes.
- Para fazer o produto caseiro de melhor qualidade, sem problemas desnecessários, recomenda-se secar cada camada do papel esticado. Para tornar o processo mais rápido, em algumas situações você pode usar um secador de cabelo comum. No entanto, este último deve ser usado apenas como último recurso.
- O número de camadas de papel depende muito do tipo de arte que o mestre deseja fazer. De acordo com muitos profissionais, é melhor empilhar o papel em 4 a 5 camadas.
- Quando todas as etapas para fazer a embarcação original forem concluídas, é altamente recomendável deixá-la secar completamente. Qualquer item deve ser seco dentro de 24 horas. Você pode gastar mais tempo neste processo, mas certamente não menos. Se estamos falando de produtos muito complexos e grandes, esse tempo pode ser aumentado para 3-4 dias.
- A tinta só pode ser aplicada em peças de artesanato totalmente secas e feitas na técnica considerada. Se você se apressar para essa etapa do trabalho, pode prejudicar a qualidade do produto.
- Ao fazer produtos usando a técnica do papel maché, você não deve se apressar muito. Por causa disso, produtos caseiros podem acabar sendo desleixados, descuidados.
- Se você está planejando fazer um belo artesanato, é recomendável primeiro estocar um oleado grande. Deve ser espalhado na mesa onde deseja trabalhar diretamente. Assim, as superfícies de trabalho ficarão bem protegidas de contaminações desnecessárias.
- Não é recomendado o uso de radiadores ou aquecedores para secagem rápida do papel machê. Esses artesanatos devem ser secos naturalmente. Se você não seguir esta recomendação, o produto pode rachar ou deformar.
- Recomenda-se que produtos acabados e completamente secos sejam lixados com a maior precisão possível. Esta é a única maneira de obter uma superfície perfeitamente plana e lisa do artesanato. O mestre deve se livrar de quaisquer defeitos e irregularidades.
- Você pode nivelar as superfícies de artesanato original feito na técnica do papel maché com uma massa regular. Deve ser aplicado somente após a aplicação preliminar da mistura de primer.
- Se você quiser aplicar massa no artesanato, é melhor dar preferência aos compostos acrílicos. Se estes não estiverem disponíveis comercialmente, você pode escolher uma versão de gesso.



