Fazendo bonecos de papel maché

O papel maché é uma técnica que permite criar obras-primas, ao mesmo tempo que está ao alcance de todos. Você não precisa ter uma educação artística para aprender a trabalhar nela, assim como não precisa gastar muito dinheiro na compra de materiais e ferramentas - tudo é muito acessível. Você pode se expressar de forma mais vívida com essa técnica criando bonecos de grife.


O que é necessario
Para fazer uma boneca, primeiro você precisa entender como será. Para fazer isso, os fãs de papel maché examinam mais de uma dúzia de exemplos de obras notáveis. E só graças a esse descuido surge a imagem da boneca da autora.
Porém, a princípio, cada mestre repete: segue receitas comprovadas e copia os algoritmos de costureiras já experientes.


O elemento principal da obra é uma massa adesiva, que na maioria das vezes é composta por água, cola, papel higiênico, jornais. Você mesmo pode cozinhar a cola, pode usar PVA, cola para papel de parede. E o papel higiênico pode ser substituído por qualquer material semelhante com uma textura solta - tanto guardanapos quanto bandejas de papel para ovos são usados. Mas isso não é tudo.

Para entender quais materiais e ferramentas serão necessários, vale a pena considerar o esquema padrão para fazer uma boneca.
- A cabeça da boneca é moldada em plasticina, o esqueleto é colado com uma pasta de papel pegajosa. Formam-se recessos para os olhos, nariz e lábios. Na verdade, o mestre realiza um trabalho escultural. E precisa secar, leva várias horas.
- Em seguida, no trabalho, é feita uma incisão intermediária, de onde sai a base de plasticina, e as duas partes são novamente fixadas com cola PVA. É assim que a cabeça é feita.
- Em seguida, a estrutura do corpo é feita, o que é conveniente de fazer com arame. A mesma massa pegajosa é aplicada a ele, pernas e braços, pescoço e torso são formados.O corpo seco é alinhado com a cabeça. Em última análise, a figura deve secar completamente, não vale a pena perder tempo com isso. A lixa o salvará de uma superfície áspera.
- Enquanto ela seca, você pode começar a costurar uma fantasia para a boneca. Tudo é padrão aqui, a costura pode ser manual ou usando uma máquina de costura. Você também pode tricotar um terno se combinar com a ideia.
- A figura seca é recoberta com base acrílica branca, podendo então ser pintada nas cores adequadas. O cabelo geralmente é feito de fio dental, lã e outros materiais que transmitem a estrutura do cabelo. Os fios são colados na base.




Este é um algoritmo universal que é complicado pelas nuances de uma classe mestre específica.
O mais difícil é a fabricação de bonecos articulados, ou seja, aqueles cujas juntas vão dobrar.
Porém, nas lojas de criatividade você pode comprar um esqueleto pronto, embora eles também o façam com as próprias mãos.

É óbvio que fazer bonecos requer não apenas papel, cola, tintas acrílicas, mas também acessórios adicionais - de roupas a cabelos. Não se usam apenas pincéis e lixas, mas também agulhas, agulhas de tricô, máquina de costura, miçangas e muito mais.

Receitas de papel machê
Considere uma das receitas mais simples e acessíveis. Para ele leva papel higiênico (o mais barato, a cor não importa), cola PVA, bacia, água quente, garfo e pano. Os adesivos PVA 801 e 802 são considerados os mais bem-sucedidos para papel machê.

Como fazer a composição:
- o papel higiênico se quebra em pedaços, cabe em uma bacia;
- o papel é derramado com água fervente - é água fervente que é necessária para que fique encharcado e amolecido mais rápido;
- por 20 minutos, a massa deve ser deixada esfriar;
- após esse tempo, você pode começar a bater a massa com um garfo para que se desfaça ainda mais;
- sobre um prato é colocado um trapo ou gaze, e por cima - papel úmido em pedacinhos, que precisa ser bem espremido;
- o papel espremido é amassado à mão, não devem permanecer grandes protuberâncias;
- e cola PVA é derramada nesta massa esmagada, bem amassando até ficar homogêneo;
- na saída - uma massa plástica macia, flexível, com a qual é conveniente trabalhar.




Esta receita é compreensível para iniciantes e é bastante adequada para fazer bonecos. Mas há muitas opções de massa plástica, há aquelas onde está presente gelatina ou óleo, gesso ou serragem.
Nas receitas antigas, há uma menção ao alho e às folhas de tabaco: isso era feito para que os insetos não "invadissem" o artesanato. E para que os roedores não estragassem acidentalmente o produto, foram adicionadas cinzas à massa pegajosa.
Especificamente, nas receitas de bonecas e brinquedos, o seguinte foi usado anteriormente - xisto de argila finamente triturado e torturado, papel de pano, alabastro e água. Tudo isso foi misturado nas proporções certas ao estado de um mingau líquido. Essa massa era despejada em moldes ocos fechados, pré-lubrificados com gordura. Muito rapidamente formou-se uma crosta ali, em seguida, o excesso de massa líquida foi despejado, o objeto acabado foi retirado da forma e seco, coberto com verniz.


Master class para iniciantes
Esta opção é adequada para aqueles que só sabem em teoria o que é papel maché, ou fizeram um trabalho muito simples nesta técnica. Você ainda tem que pegar os brinquedos nas dobradiças, mas trabalhos manuais simples às vezes são fascinantes.
O que levar para o trabalho:
- papel higiênico - vários rolos;
- qualquer tecido - 40 cm;
- Cola PVA;
- linha, agulha;
- petrolatum;
- fios de laranja;
- guache;
- balão.

Vamos analisar passo a passo o algoritmo de como fazer uma boneca.
- O trabalho começa criando um padrão para o torso. Uma vez que este brinquedo é adequado para um show de fantoches, o corpo será como o de Petrushka. Na verdade, é uma camisa com mangas inteiras. As mangas devem ser longas. O padrão é desenhado à mão e, para conseguir simetria, o papel é dobrado ao meio, a metade é desenhada com uma guia de dobra. Não se deve fazer um recorte sob a garganta, caso contrário a cabeça, já feita de papel machê, não ficará fixada no corpo.
- O padrão deve ser cortado, preso ao tecido, dobrado para dentro com as laterais da frente. Circule com um marcador, faça uma costura de 1,5 cm.
- Ambas as partes devem ser costuradas com costuras laterais e ombros, e a parte inferior do corpo e as mangas devem ser dobradas para baixo.
- Finalmente, é hora do papel machê. O papel deve ser rasgado em pequenos pedaços, preenchidos com PVA. Deve ficar assim, swell. Enquanto ela está de pé, o balão deve ser inflado, deve ser arredondado. A bola é amarrada, após o que sua superfície pode ser untada com vaselina (para que depois seja mais conveniente pegar a base).
- Camadas de papel são dispostas na bola. Você pode alternar a camada adesiva com a seca. Uma peça arredondada é formada gradualmente, a parte inferior da qual deve ser um pouco mais larga do que o tecido da garganta do corpo, caso contrário, a cabeça não se fixará corretamente.
- A bola precisa ser seca, sem pressa, também.
- É hora de moldar seus braços. Pequenas figuras em forma de mitenes são formadas a partir da massa adesiva, o diâmetro da parte inferior é maior que a manga para fixá-la corretamente. Se a massa for muito plástica, você precisará adicionar mais papel a ela. Claro, há outra opção - moldura, quando a base de arame é feita pela primeira vez. As mãos formadas também são enviadas para secar.
- Os espaços em branco da cabeça devem ser cuidadosamente removidos do balão. A parte inferior é revestida com cola, aplicada no pescoço do trapo, para que fique por dentro. O mesmo é feito com as mãos.
- Um nariz é formado a partir dos restos de papel e cola no rosto da boneca, também deve secar. A cabeça e as mãos são pintadas com guache branco. A boca e os olhos são contornados a lápis e depois desenhados com tinta.
- Agora os fios precisam ser cortados em partes iguais e colados na coroa. E do resto do tecido, a boneca pode ser costurada em um boné.
Este MK é o mais simples, pois apenas as mãos e a cabeça precisam ser feitas.




Mas para iniciantes esse treinamento é excelente, e mesmo assim a boneca pode ser usada em apresentações de teatro de fantoches.


Como fazer uma boneca articulada
Este brinquedo será móvel, o que, é claro, requer uma tecnologia de fabricação mais avançada.
Para o trabalho, você precisará de:
- faca, tesoura e furador;
- broca fina;
- conjunto de manicura;
- Arquivo;
- palitos, espetos e tubos de coquetel;
- lixa;
- papel higiênico;
- Isopor;
- cola, escova;
- tinta acrílica;
- plástico auto-endurecível;
- duas contas;
- guardanapo;
- grampo;
- capacidade, água;
- fios de fio dental;
- peruca.
A lista é bastante longa, mas ainda há muito trabalho pela frente.
- Você precisa imprimir ou redesenhar o desenho da boneca articulada. E isso é feito em triplicado.
- Recorte padrões de papel do torso, da cabeça e de perfil e de todo o rosto. Primeiro, uma face inteira é aplicada à espuma, contornada com um lápis, a peça de trabalho é cuidadosamente recortada. Devem ser virados, desta vez com um perfil, circulados novamente, aparados. Os detalhes devem ser suaves.
- Está espetado num espeto na cabeça e no corpo. A peça de trabalho é revestida com uma massa pegajosa de acordo com o esquema padrão. E depois disso, as peças são deixadas para secar por 2-3 dias, nada menos. Um espeto é inserido no tubo de coquetel, em cima é colocado o que mais tarde se tornará dobradiças. As peças auxiliares são feitas de clipes de papel.
- Dedos e pés são formados de arame e também são enrolados no topo com fios. 4 dobradiças desenrolam-se de plasticina, que deve ser envolvida com película aderente. Em locais para as peças de dobradiça, são feitos recessos.
- Os pés também são complementados por dobradiças. Todos os elementos - nos pés, cotovelos, joelhos, mãos - serão serrados e um fio dobrado será inserido nos cortes.
- Antes de montar a embarcação, cada item é coberto com plástico líquido. Em seguida, as peças são secas e lixadas. O controle dos furos de corte é realizado.
- A própria montagem é feita em várias etapas - primeiro, um elástico é tricotado ao suporte que fica dentro da cabeça da boneca. Em seguida, passa pelo corpo, braços e é fixado nas pernas. Em seguida, você precisa verificar se todas as articulações são móveis, talvez arquivar alguma coisa.
- O próximo passo é decorar.A boneca é para ser tingida, pintada, penteado e roupas feitas para ela. E se todas as ações que precedem a decoração são universais, no último estágio a individualidade do autor se manifesta tanto quanto possível.





Alguns artesãos não pintam a boneca, mas cobrem com tecido, e isso também é feito com as próprias mãos, mas a boneca coberta é ainda mais difícil de fazer.

Que a criatividade seja um prazer!

Uma visão geral da criação de bonecos de papel machê é apresentada no vídeo a seguir.