Papier mache

Papel machê feito de papel higiênico

Papel machê feito de papel higiênico
Contente
  1. Que tipo de papel você está usando?
  2. Receitas
  3. Fabricação de artesanato

Uma das principais vantagens de se trabalhar na técnica do papel machê é a disponibilidade e o baixo custo dos materiais utilizados: é possível criar um produto a partir da cola PVA e do papel higiênico. A relativa simplicidade da tecnologia permite que você se envolva neste tipo de criatividade, mesmo com crianças.

Que tipo de papel você está usando?

Devo dizer que é costume usar diferentes materiais de papel como base para o papel machê: jornais velhos, papelão, guardanapos ou papel higiênico. A última opção é usada com bastante frequência, pois está sempre disponível. A maioria dos artesãos concorda que o tipo de papel higiênico mais orçamentário também é adequado para a criatividade, que deve ser esmagado em pequenos pedaços. Outros, entretanto, preferem uma base fina e de alta qualidade, consistindo de 2-3 camadas. A principal característica deste material é que ele se dissolve em água sem selos.

A propósito, acredita-se que o papel branco se decompõe melhor em fibras em um líquido, formando uma composição de cores agradáveis, enquanto os produtos de papel cinza acabam sendo muito mais fortes.

Receitas

A massa pastosa de papel machê de papel higiênico é criada de várias maneiras.

  • Por exemplo, você pode fazer uma mistura à base de cola PVA com suas próprias mãos. O trabalho começa com o fato de que um pacote do material principal é triturado em pequenos pedaços e enchido com um copo de água recém fervida. Para agilizar o processo, as telas podem ser dobradas em várias camadas. Após a imersão, que pode durar de 2 a 8 horas, a massa é amassada até ficar homogênea no liquidificador, batedeira ou garfo comum. O próximo passo é espremer a água: para isso, a massa é disposta em gaze ou pano fino, enrolada e espremida.

A substância é triturada novamente com um liquidificador, após o qual é bem misturada com cola PVA ou massa de vidraceiro na quantidade de cerca de 2 colheres de sopa. Este método é simples e barato, o que o torna adequado para iniciantes, mas leva uma quantidade significativa de tempo para infundir a massa. Além disso, grumos podem ser observados no produto acabado devido à não homogeneidade do material.

Deve ser mencionado que esta receita pode ser ligeiramente modificada. Após a infusão da mistura de água e papel, ela é colocada no fogo e aquece um pouco. Além disso, a massa é picada com um liquidificador, o que permite isolar rapidamente as fibras individuais. A substância acabada é levemente seca, sendo colocada sobre um guardanapo ou papel e, em seguida, devolvida ao fogão. O conteúdo da panela deverá ser levado à fervura, após o que algumas colheres de sopa de cola PVA são imediatamente adicionadas a ela, e tudo é bem misturado até que uma estrutura pastosa seja obtida. Você pode usar a massa após o resfriamento.

  • Outra versão de pasta à base de papel higiênico envolve o uso de vários tipos de cola. Cerca de 3-4 rolos de papel higiênico barato são enchidos com água da torneira. A substância deverá ser embebida por 5 a 8 horas, após o que deverá ser amassada com as mãos. Para retirar o líquido remanescente, a massa deverá ser envolta em gaze e bem espremida. Na próxima etapa, uma colher de sopa de cola de papel de parede é misturada com um copo de água. A mistura é despejada em papel, após o qual meio copo de cola PVA é adicionado. Todos os componentes são misturados até a obtenção de uma massa pastosa homogênea.
  • Uma receita interessante de argila de papel, que envolve o uso de amido e farinha. Para o trabalho, você vai precisar de 200 gramas de amido, cola PVA na quantidade de 250 gramas, 4 colheres de sopa de óleo de girassol, um rolo de papel higiênico e farinha de trigo. O material principal é triturado em pedaços e embebido em água. Depois de algumas horas, a substância deve ser bem espremida.

Quanto mais seca for a massa, menor será o encolhimento do produto acabado.

O óleo é adicionado à polpa, o que torna o material flexível e evita que grude nas mãos. Em seguida, cola PVA é adicionada à mistura e amido é adicionado para reduzir o encolhimento. Aos poucos, a farinha vai interferindo na mistura, cuja quantidade é determinada de acordo com a situação - vai depender de quão bem o papel é torcido, bem como de qual é a umidade e a pegajosidade da própria farinha. A massa acabada deve esticar ligeiramente, mas não rasgar, e também não grudar nas mãos e manter a forma.

  • Uma composição de alta qualidade é obtida usando massa de gesso na quantidade de 300-350 gramas. Além disso, a composição contém 300 mililitros de cola PVA, uma colher de sopa de óleo vegetal e a mesma quantidade de detergente, de 200 a 300 gramas de amido, 100 gramas de farinha e um rolo de papel higiênico branco. A quantidade de componentes secos pode variar dependendo da consistência resultante - deve ser espesso e denso, mas não grudar em suas mãos. Tudo começa com o fato de que o papel higiênico é gradualmente embebido em 250 mililitros de cola. Não pode ser jogado aos pedaços - é importante abaixar uma folha de cada vez, lavando-a com os dedos com alta qualidade. A seguir, começa a amassar a mistura até engrossar.

Na próxima etapa, óleo e detergente são adicionados aos ingredientes. Depois de misturar a massa, é necessário colocar 100-150 gramas de amido nela e depois 100 gramas de farinha. Depois de adicionar 100 gramas de massa de gesso fina e mistura de alta qualidade, a composição é removida na geladeira por algumas horas. Neste momento, você pode começar a cozinhar uma pasta com 1,5 colher de sopa de farinha e 0,5 copo de água. A substância deve corresponder ao PVA em sua consistência.

3 colheres de sopa de cola e pasta de farinha são adicionadas à pasta resfriada. É importante medir cuidadosamente as proporções, caso contrário a mistura ficará líquida, precisará ser engrossada, o que afetará negativamente as características da composição. A massa é moída com um liquidificador de imersão até ficar homogênea. A substância deve estar livre de grumos e partículas grandes. Depois disso, você pode misturar de 100 a 150 gramas de amido, além de 200 gramas de massa de gesso. Na última etapa, uma colher de sopa de cola Moment PVA é adicionada à massa, que contém um plastificante. Tudo é amassado novamente e armazenado.

Nos primeiros 5 dias, a massa pronta pode ser armazenada simplesmente em um saco plástico, mas na próxima semana e meia ela deve ser colocada na geladeira.

Às vezes, para fazer um objeto usando a técnica do papel machê, às vezes não é necessário criar uma massa. Nesse caso, o papel higiênico é amassado em pequenos pedaços à mão e, em seguida, aplicado à base preparada e coberto com cola. É extremamente importante não usar tesouras para esse fim, caso contrário, as bordas densas dos fragmentos ficarão mais claras no produto acabado. As peças devem se sobrepor com as bordas rasgadas. Vale ressaltar que a substância da cola ou cobre as camadas, ou fragmentos separados são imersos nela. A propósito, o papel higiênico nessas oficinas é usado apenas para a base, e a camada superior é formada de papel branco.

Fabricação de artesanato

A massa à base de papel higiênico permite que você faça uma variedade de artesanatos. Por exemplo, fazendo um master class sobre como fazer flores como base e repor o material principal, será possível conseguir uma decoração muito bonita para o interior. Para o trabalho, além do papel, você vai precisar de balões, cola PVA ou papel de parede, uma tigela na qual será embebida a massa, tesoura com fios, um prato e uma pistola de cola. Para criar uma composição completa, você também não pode prescindir de tintas e pincéis, jornais, papelão, um gabarito e um copo de plástico.

Em primeiro lugar, o papel é rasgado em pequenos pedaços e a cola é diluída em água. O balão deve ser inflado no tamanho que a flor deve ter.

Cada pedaço de papel é mergulhado em cola e depois colado em uma bola. Assim, é necessário criar pelo menos 4 camadas. É melhor manter a bola em um prato neste momento para que o líquido não pingue na mesa. Quando a peça estiver seca, o que pode levar de 2 a 4 dias, ela pode ser cortada ao meio - isso vai criar duas pétalas, que ficarão para serem pintadas na tonalidade escolhida. Se desejar, você também pode modificar ligeiramente sua forma. De forma semelhante, várias pétalas são criadas, as quais são então coladas a um círculo de papelão com uma pistola de cola.

O meio é formado por um maço de jornal, embrulhado em guardanapos, enrolado transversalmente com fios e pintado com guache. As folhas são simplesmente recortadas de acordo com um molde de papelão, que é então pintado em uma cor verde brilhante.

De forma bastante rápida e fácil, você pode fazer um boneco de neve usando a técnica do papel maché. Esta opção é ideal para iniciantes. Para o trabalho, utiliza-se uma massa de papel machê, criada a partir de duas embalagens de papel higiênico e cola PVA, um par de bolinhas de algodão, cola PVA, papelão, um pau de "churrasco", além de pincéis e acrílico tintas. Três bolas de tamanhos diferentes são formadas de massa de papel, que são imediatamente colocadas em um espeto. As canetas também são feitas de papel machê ou de galhos comuns e as partes secas por dois dias são coladas a uma base de papelão junto com bolas de algodão que servirão de pernas da criatura.

A base das três bolas é pintada de branco como a neve, os ponteiros - de preto e a "cenoura" - de laranja. Tendo desenhado o rosto do boneco de neve, é necessário fixar todas as partes restantes ao corpo, ou seja, o nariz e as mãos. Um lenço de tecido é amarrado em volta do pescoço do brinquedo, que também é fixado com cola para maior confiabilidade.

De forma semelhante, Baba Yaga é criada a partir de papel machê. O trabalho exigirá uma massa de 2-3 rolos de papel higiênico, bem como cola de papel de parede, fragmentos de tecido e linha, cola PVA, miçangas e um espeto de madeira. A partir da massa de papel, uma base cilíndrica é formada, na qual um nariz alongado é formado imediatamente.

Com a ajuda de um espeto de papel machê, a boca e os olhos são moldados, e as mãos e os dedos também são formados separadamente.

Quando todos os detalhes estão solidificados, resta colá-los na base, pintar o artesanato, fazer uma peruca com fios e roupas de tecido para ela.

As sutilezas da criação de papel machê a partir de papel higiênico no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa