Papier mache

Como fazer papel maché de jornais?

 Como fazer papel maché de jornais?
Contente
  1. Como cozinhar uma massa
  2. Técnicas usadas
  3. Fabricação de artesanato
  4. Decoração e decoração

Papier-mâché traduzido do francês significa "papel mastigado". Esta técnica decorativa é popular em todo o mundo.

O papel maché foi inventado na China no século 2 DC. NS. e serviu para a fabricação de capacetes e armaduras. O material se distinguia pela simplicidade de fabricação, não tinha muito peso, mas adquiria densidade após o envernizamento. A técnica acabou chegando ao Egito, onde foi usada para fazer máscaras cobrindo o rosto de múmias, e papiro foi usado em vez de papel. As tecnologias para fazer papel machê rapidamente se espalharam pelo mundo, e já no século 10 eles sabiam disso na Espanha, Alemanha, França, Itália. Era uma vez, cornijas, móveis eram feitos a partir dessa matéria-prima, era um assunto favorito para a criatividade dos artistas. A prova da resistência do material é a igreja, construída em 1793 na Noruega e que está em pé há 37 anos. Na Rússia, eles aprenderam sobre papel maché depois da viagem de Pedro I à Europa.

Como cozinhar uma massa

Para fazer papel machê, eles usam materiais baratos, simples e ecológicos disponíveis na casa:

  • a cola de papel maché é preparada com antecedência e em grandes quantidades;
  • papel rasgado, jornais velhos rasgados em tiras, rolos de papel higiênico, toalhas de papel, caixas de papelão cortadas em tiras;
  • tesoura;
  • fita adesiva de papel para manter a forma, também facilita a conexão de vários elementos;
  • para a decoração de produtos acabados, opta-se por tintas acrílicas ou tecidos coloridos.

Você pode fazer papel machê com jornais deixando-os de molho por várias horas ou, para economizar tempo, fervendo um jornal rasgado em pedacinhos por 30 minutos. Isso é feito para que o papel fique macio - então é mais fácil moldar formas a partir dele.

Quanto mais tempo a fervura durar, mais fácil será o trabalho posterior, e se você trocar a água periodicamente, a tinta do jornal irá embora, deixando uma folha clara.

Deixe o papel esfriar após o cozimento. Para isso, é transferido para um recipiente com água fria. A água é cuidadosamente espremida da polpa de papel resfriada e deixada coberta com um pano de náilon.

O próximo passo é fazer a cola. Liga as camadas individuais de papel, pelo que o produto endurece após a secagem. Para este fim, é adequada a cola PVA comum, diluída com água na proporção de 2: 1, ou a pasta tradicional, preparada a partir de farinha ou amido e água.

A receita mais simples de pasta: misture 1 parte de farinha com 2 partes de água até a cola ficar com a consistência de um creme.

Adicione algumas colheres de sopa de sal para evitar mofo.

Você pode soldar cola assim:

  1. em um recipiente, misture um copo de farinha com um copo de água;
  2. em uma panela separada, ferva 3 xícaras de água e adicione a mistura preparada lá;
  3. cozinhe por vários minutos, mexendo sempre, de preferência com um batedor;
  4. adicione algumas colheres de sopa de sal à massa homogênea resultante;
  5. se a cola ficar muito grossa, pode-se diluir com água durante o cozimento e, se ficar muito fina, pode-se adicionar um pouco de farinha.

A cola fica pronta após o resfriamento, aí vai engrossar um pouco também.

Depois que os ingredientes principais esfriarem, você pode fazer massa de papel para criações futuras.

Técnicas usadas

Existem dois métodos principais de trabalhar com resíduos de papel para obter um produto tridimensional.

  • A arte de criar decoração na técnica do papel maché consiste na aplicação repetida e alternada de camadas sucessivas de papel e cola umas nas outras. No decorrer desse processo, o objeto acabado recebe gradualmente sua forma final.
  • O segundo método envolve modelagem de cola e polpa de papel. A consistência da peça deve ser semelhante à massa de pão. É importante amassar bem o caroço para que amoleça e ceda ao trabalho com facilidade. Após a secagem, o produto se transforma em um material sólido. Era por esse método que muitas vezes eram representados elementos cenográficos teatrais, máscaras carnavalescas ou detalhes de bonecos e até lâmpadas. Dependendo da quantidade de papel e cola aplicada ao objeto, o objeto resultante pode ser extremamente realista e durável.

Fabricação de artesanato

Com papel maché você pode fazer tudo o que sua imaginação ditar.

Os artesãos franceses faziam canecas de papel machê e imitações de gesso e gesso. Na Inglaterra, bandejas, mesas, cadeiras, arandelas, estantes, paredes de carruagem, castiçais, biombos e armações de cama eram feitas. Na França e na Alemanha, os móveis de papel maché e as bonecas eram populares.

Recomenda-se começar a trabalhar em casa com as próprias mãos, com formulários simples.

  • Aprenda a dobrar um pedaço de papel em objetos familiares, como pratos, copos, pássaros ou figuras de animais.
  • Para umas férias divertidas, são recomendadas na confecção de máscaras. As crianças vão gostar especialmente da ideia se as máscaras se parecerem com personagens de desenhos animados, por exemplo, princesas, monstros.
  • Você pode criar acessórios para a sua casa: bugigangas de mesa, decorações sazonais para as festas, pinturas no fundo de papel, lindas caixas de joias.

Primeiro, tente colar o balão com jornais para obter um balão oco (pode ser útil no futuro, por exemplo, para criar uma composição de interior). Para fazer isso, você precisará de:

  • bola de borracha inflada;
  • Cola;
  • jornal.

Instruções detalhadas passo a passo:

  1. prepare um jornal cortando-o em tiras de 3 cm de largura;
  2. preparar a pasta, diluída em água até a consistência de creme;
  3. Mergulhe cada tira na solução e escorra o excesso de líquido;
  4. Cole a bola com tiras prontas em 4 camadas;
  5. a bola revestida deve secar por mais de um dia;
  6. furar um produto seco com uma agulha;
  7. a bola desinflada não pode ser puxada para fora.

Como fazer passo a passo uma maçã de papel maché.

  1. Enrugue várias páginas secas de jornal com as mãos, formando uma bola de qualquer tamanho.
  2. Cole a bola com fita adesiva, dando-lhe o formato de uma maçã. Você precisa fazer isso com cuidado para que a forma não se desintegre.
  3. Rasgue o papel pardo em pedaços, mergulhe na cola. Peça por peça, cole a maçã com ele. Deve haver várias camadas para que a maçã fique forte.
  4. Deixe secar completamente.
  5. Desenhe folhas no papelão, que são cortadas.
  6. Cubra as folhas cortadas com pedaços de papel. Uma camada é o suficiente desta vez.
  7. Em uma maçã já seca, cole um pecíolo de uma folha de papel enrolada e uma folha preparada. O local da colagem é mascarado com um pedaço de papel revestido de cola.

Uma máscara de papel machê para uma noite festiva.

  1. Primeiro você precisa preparar um formulário: amasse jornais e faça um formato de cabeça com eles, você pode fazer com um nariz. Em seguida, essa estrutura é fixada com fita adesiva para que não se quebre. A máscara pode ser moldada em um balão inflado no tamanho desejado. Antes de iniciar o trabalho, a bola é lubrificada com algo gorduroso, por exemplo, vaselina ou azeite - então é mais fácil retirar a máscara seca do molde sem danificá-la.
  2. Se a máscara for criada especificamente para alguém, é necessário levar em consideração o tamanho da cabeça, e após colar o filme, marcar os orifícios para os olhos, boca e nariz.
  3. A máscara é feita de tiras de jornal. Eles são embebidos em cola e colados em camadas no molde. Para que a máscara seja forte, deve haver muitas camadas. Também vale a pena deixar a máscara secar de vez em quando antes de aplicar outro papel.
  4. Assim que a colagem for concluída, a máscara é deixada para secar em um local quente. Em seguida, retiram-no da forma e procedem a um pequeno trabalho cosmético: aparando as bordas, nivelando o oval do rosto, alisando com lixa fina.
  5. Um elástico forte deve ser preso à parte de trás da máscara para fixá-la na cabeça. Se for para servir de decoração para uma sala, então usando um elástico pode ser preso a um cabide ou pendurado na parede.

Decoração e decoração

Produtos de papel acabado são envernizados para maior fixação e dureza. As peças em papel maché são decoradas com tecidos tingidos, o que permite fazer coisas simples e atraentes com as próprias mãos. A decoração de interiores pode ser:

  • flores de papel machê;
  • vasos de flores;
  • acabamento decorativo da cornija com cartão;
  • pratos de papel e com as mesmas frutas;
  • molduras decorativas para fotos.

Como fazer papel maché a partir de jornal e cola PVA, você verá no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa