Faça você mesmo em papel machê para iniciantes

Mesmo as crianças pequenas podem dominar a técnica do papel maché, mas os resultados finais podem agradar até os adultos mais exigentes. A disponibilidade de materiais e a simplicidade das master classes explicam a popularidade desse tipo de criatividade entre muitos artesãos.


Técnica
Para criar papel machê, costuma-se usar duas técnicas básicas: colagem camada por camada e escultura.


Camada de colagem
A técnica de estratificação, também conhecida como ondulação, é mais frequentemente usada para criar máscaras, talheres, cabeças de boneca, figuras tridimensionais ou caixões. Todo o processo pode ser dividido em três etapas. No primeiro, papel fino - jornal, guardanapos ou papel higiênico é esmagado em pequenos fragmentos. As dimensões das peças são determinadas com base no quão grande será a criação concebida: para quadrados pequenos, 1 por 1 centímetro será suficiente, e para grandes - cerca de 4 por 4 centímetros ou mesmo 4 por 1 centímetros.
É melhor rasgar os fragmentos do que cortá-los - isso tornará a superfície da forma finalizada mais lisa.
Além disso, nesta etapa é preparado um blank que deve ser colado: pode ser um prato, uma tigela funda, um balão inflado ou qualquer outro objeto.



Na próxima etapa, o papel é colado na folha. Quanto mais camadas houver, mais confiável será o produto. Seu número mínimo é de 4 a 5 peças, e o máximo não é limitado por nada, mas deve-se lembrar que 15 camadas já correspondem a uma espessura de parede de 0,5 a 0,7 centímetros. Cada 3-4 camadas devem ser seguidas de secagem. A fim de cobrir uniformemente a forma, é recomendável usar diferentes tonalidades para camadas individuais. Após a secagem final de 24 horas, o produto é removido da peça de trabalho.Quando surge a necessidade de um corte, ele é feito com uma faca de papel afiada. Depois de colar novamente por cima, faz sentido colar outra camada de papel machê, de preferência papel branco.


Moldagem
A segunda técnica do papel maché baseia-se na modelagem a partir da polpa de papel, lisa ou em moldura.
A própria "massa" pode ser feita de acordo com diferentes receitas, mas geralmente é baseada em pedaços de papel higiênico, jornais, caixas de papelão ou bandejas de ovos.
O papel é primeiro embebido em água morna e, em seguida, espremido e triturado no liquidificador, moedor de carne ou mesmo em uma peneira. Em seguida, um componente adesivo é introduzido na composição e a substância é misturada até ficar homogênea. Após a modelagem, que é realizada de forma semelhante ao trabalho com plasticina ou argila, o produto acabado é seco por 2 a 3 dias, lixado e coberto com tinta.


Receitas
A receita mais popular para fazer massa de papel maché requer a adição de jornais. As folhas são rasgadas em pequenas partículas e preenchidas com água recém fervida na proporção de 1 para 10. Assim que a massa aumentar de tamanho, o que pode levar várias horas, será necessário colocá-la no fogo. A propósito, enquanto a peça de trabalho está encharcada, é recomendado mexer suavemente periodicamente com um objeto longo. A substância aquece até que a celulose seja completamente destruída, depois disso ela passa para uma peneira e é espremida. A massa levemente seca deverá ser triturada com um misturador até ficar homogênea, então adicionada com cola e bem misturada. Uma mistura de PVA com água na proporção de 2: 1 também é adequada como adesivo.


Em vez de jornais, são adequados guardanapos finos ou papel higiênico, que, aliás, molham-se muito mais rápido. O papel higiênico também se rasga em pedaços e os lenços de papel podem ser usados inteiros. Na ausência de um misturador, será possível triturar a substância tanto com sua variedade de construção quanto com um liquidificador, e a gaze comum também permitirá que ela seja bem espremida. Também é permitido usar pasta de papel de parede em vez de cola.
Para fazer com que os produtos tenham uma aparência mais atraente, pode-se adicionar massa, uma pequena quantidade de gesso ou sabonete líquido à composição acabada.
O óleo de girassol vai aliviar a aderência da massa nas mãos, e o amido e a farinha darão a viscosidade necessária. Adicionar suco de limão estenderá a vida útil.



É importante lembrar que a massa de papel machê não pode ser congelada, mas ainda poderá ser utilizada por vários dias. O melhor é deixá-lo na geladeira sob o papel celofane. Se a substância começar a liberar líquido, ela pode ser espremida e adicionada com cola.
Do que fazer a base?
A base sobre a qual o papel impregnado com um adesivo é colado pode ser um objeto acabado ou uma estatueta de plasticina ou argila.
Na verdade, pode ser absolutamente qualquer recipiente, pedaço de madeira ou folha torcida - tudo depende da imaginação do mestre e de seu objetivo final.
Ao usar um item pronto, deve-se entender que o papel machê deverá ser cortado em duas metades, o que significa que existe a possibilidade de danificar a base.


Portanto, se algo esférico for planejado, então é melhor pegar um balão comum, que ao final do trabalho pode ser estourado e retirado por um orifício especialmente à esquerda. Para facilitar a separação do produto acabado do molde, a superfície deste último será adequada para revestir primeiro com vaselina ou embrulhar muito bem com filme plástico. Além da base volumétrica, você só pode usar uma moldura trançada de arame, ou qualquer material semelhante que não esteja sujeito a uma rápida deterioração.


Fabricação de artesanato
É preferível que os iniciantes façam papel machê com as próprias mãos nas master classes, seguindo as instruções passo a passo. Por exemplo, um coração decorativo é simplesmente criado usando esta técnica, que pode se tornar uma boa decoração de interiores. Para o trabalho, você precisará de um rolo de papel higiênico, de preferência um fino de 2-3 camadas, água fria, algumas colheres de sopa de farinha, cola PVA, arame e esmalte transparente. Você também não pode prescindir de uma pequena toalha, uma tigela funda e uma panela. O trabalho começa rasgando o papel em pequenos pedaços e colocando-o em uma tigela.

Depois de preencher o material de base com água, deve-se permitir que ele inche, após o que você pode prosseguir com a trituração da substância. Em seguida, a massa é espremida com uma toalha. Nesse momento, a cola é preparada a partir de algumas colheres de sopa de farinha e água. Os componentes combinados são aquecidos no fogão e fervidos até atingir a consistência de geleia. A pasta resultante é derramada em papel higiênico e complementada com meio copo de cola PVA.


Tudo é bem misturado, e a massa resultante é usada para esculpir o coração. Na mesma fase, deverá ser colocado um arame no brinquedo, o que permitirá que a decoração fique pendurada. A estatueta terá que secar nas próximas horas. Seria bom virá-lo várias vezes durante este período. O produto acabado é decorado e envernizado após a secagem final.


Não é mais difícil criar uma placa decorativa. O processo de sua criação exigirá, além de um prato de amostra e filme plástico, jornais, cola PVA, uma tigela de água e um pincel. Para decorar o trabalho, você também vai precisar de guache e esmalte. O jornal está rasgado em pequenos pedaços com lados iguais a 2 centímetros. Os pratos preparados são embrulhados com película aderente e virados ao contrário.

Cada pedaço de jornal é mergulhado em água e, em seguida, aplicado na base pelo lado de fora. As bordas dos pedaços de papel nunca devem ser dobradas. A primeira camada é revestida com cola, após o que outras 3-4 camadas são formadas da mesma maneira. Se aparecerem bolhas na superfície, é fácil alisá-las com os dedos. Para a melhor qualidade do produto, recomenda-se secar cada 3-4 camadas separadamente - quanto mais material for usado, mais confiável ficará a placa. Após a secagem da última camada, as bordas são cortadas e a base removida. O produto acabado deve primeiro ser coberto com tinta branca e, em seguida, qualquer desenho deve ser aplicado. O trabalho seco também deve ser envernizado.





Para fazer um copo na técnica do papel maché, você vai precisar de papel higiênico, pasta e pratos - sejam de papelão ou plástico no formato desejado, ou já desnecessários. O material principal, rasgado em pequenos pedaços, é embebido em água.


Nesse momento, é melhor lubrificar a base, por exemplo, com creme para as mãos. O copo é coberto com papel úmido e cada camada é impregnada com pasta. Em média, você precisará fazer 8 camadas, cada uma das quais será tratada com uma substância adesiva. O artesanato precisará secar por 24 horas, após o qual você poderá começar a decorá-lo.





Dicas úteis
A massa de papel maché dos primeiros 5 dias pode ser armazenada simplesmente em um saco plástico. Na próxima semana e meia, é melhor colocar a substância na geladeira. É importante prestar muita atenção à secagem do produto acabado. Como a estatueta é feita na base de papel, ou seja, um material combustível, não é uma boa ideia mantê-la perto do fogo. Em princípio, existem instruções para a secagem no forno, mas este método ainda se destina a artesãos experientes.
O papel machê seca bem ao ar livre perto da bateria, ao sol, perto de um aquecedor elétrico, bem como em um fogão aquecido apagado.
Se o produto for formado por várias camadas, recomenda-se secar várias vezes - aproximadamente a cada 3-4 camadas.



A maneira mais fácil é decorar o trabalho acabado agitando-o com uma camada de tinta - papel de embrulho variegado ou papel colorido comum. Uma forma mais difícil, mas também mais atraente, é a cartilha. A estatueta é primeiro polida para ficar mais lisa e depois coberta com terra.Quando esta camada estiver seca, pode ser pintada. Um produto de papel grosso pode ser pintado com um marcador ou caneta hidrográfica e então decorado com brilhos e strass. Também pode decorar com peças de tecido, trança ou rede. Aliás, durante todo o processo é preferível trabalhar em cima de uma mesa coberta com oleado. Como a interação com os adesivos será realizada com as mãos desprotegidas, você precisará preparar um pedaço de pano seco para limpar.
Uma master class sobre como trabalhar com papel maché é apresentada no vídeo.