Como lembrar números?
A informação digital é abstrata, por isso nem sempre é passível de memorização. Existem muitas maneiras de treinar sua memória para tornar esse processo mais fácil. Vamos dar uma olhada mais de perto em como lembrar os números.
Características de memorização de números
Sem exercícios especiais para o cérebro, uma pessoa comum é capaz de memorizar números pronunciando 7 sinais em voz alta na ordem direta e inversa - 5. Uma memória treinada oferece possibilidades ilimitadas. É importante encontrar um método de memorização adequado. Existem certos grupos de técnicas.
- "Figuras - imagens" - crie imagens estáveis de cada sinal digital. Você precisa se concentrar em sua semelhança externa com um assunto específico. Por exemplo, uma unidade se parece com uma lança ou um pilar. Não é incomum usar uma história vinculada para recriar uma cadeia de várias séries digitais.
- "Números são palavras" - cada caractere é atribuído a um equivalente alfabético. Você precisa encontrar 10 letras correspondentes que substituirão todos os dígitos únicos. Às vezes, ao memorizar números, eles apresentam palavras que começam com as letras desejadas. Então, uma proposta é feita. Os números de dois dígitos são geralmente codificados em palavras prontas. O sistema Shed permite selecionar palavras com o mesmo número de letras em um número. Por exemplo, o número 2865675 torna-se a frase "Há muito tempo havia livros científicos na prateleira". Basta lembrar a frase para reproduzir o número no momento certo.
- "Números são números" - selecionam as associações necessárias com os números e as utilizam para memorizar as séries digitais.
Por exemplo, o número 23021941 é fácil de lembrar quando convertido para 23 de fevereiro de 1941.
Técnicas populares
Existem técnicas simples para memorizar números.
O método da agulha de crochê é popular. É necessário apresentar as seguintes figuras para visualização de cada dígito:
- transformar mentalmente uma unidade em um prego ou flecha;
- deuce - em um cisne ou uma cobra curva;
- três - em um bigode ou uma gaivota voadora;
- quatro - em uma cadeira invertida ou vela;
- cinco - em uma estrela de cinco pontas ou um anzol;
- seis - em um cadeado aberto ou apito;
- sete - em um taco de hóquei ou pôquer;
- oito - em um copo ou ampulheta;
- nove - em um girino ou um golfinho saltador;
- um donut, uma boia salva-vidas, uma bola, um prato, etc. podem servir como uma forma de memorizar o número "0".
É assim que os ganchos são criados na imaginação. Por exemplo, usando este método, você precisa memorizar o número 804. Basta imaginar um boneco de neve semelhante a um oito. Há uma bola de neve ao lado dela - um espaço em branco para uma mulher da neve. Este caroço é como zero. À distância, uma cadeira é atirada de cabeça para baixo na neve, que na imaginação parece um quatro. A imagem é impressa nos pensamentos e, no momento certo, é reproduzida.
Números grandes são mais fáceis de lembrar se você criar combinações de dois dígitos a partir deles e associá-los a imagens brilhantes, a saber:
- a combinação de dois zeros se assemelha a vidros;
- 03 - ambulância;
- 11 - esquis;
- 25 - um quarto do ano (inverno com neve, outono dourado);
- 69 - sessenta e nove (6 virgens);
- 78 - setenta e oito (semeadura, você pode expandir a palavra: norte), etc.
As associações individuais são freqüentemente usadas para memorizar números. Você precisa anexar o número a alguma data importante para uma pessoa, altura, tamanho, número da escola em que estudou. Se precisar memorizar o código digital da fechadura, os dados do seu passaporte, carteira de identidade ou número de telefone, é preciso relembrar acontecimentos importantes da sua vida.
Por exemplo, alguém está procurando emprego. Ao passar um trólebus por um banner com o número de telefone de uma organização onde são necessários especialistas, uma pessoa não consegue anotar o número. Só há uma saída: lembre-se rapidamente.
Vejamos um exemplo de como ocorre a memorização com a ajuda de associações pessoais. Digamos que o número de telefone 942-16-39 esteja fixado na memória pelo seguinte raciocínio:
- uma avó nasceu em 1942;
- No dia 16, o casamento do meu irmão aconteceu;
- os dois últimos dígitos correspondem ao número do apartamento do seu melhor amigo.
Em seguida, uma imagem visual é criada na imaginação: uma avó no casamento do irmão no apartamento de um amigo. Futuramente, é possível não anotar esse número, pois ele ficará gravado na memória por muito tempo.
O código alfanumérico é usado para memorizar números longos. Primeiro, os números são traduzidos em letras e depois adicionados em palavras diferentes. Assim, o número do certificado 864610 é transformado na palavra "à noite" ao comparar mentalmente o oito com a letra "B", seis - com "E", quatros - com "H", uns - com "P", o números "0" - com a letra "O".
Alguns substituem o número pela letra inicial de seu nome. Zero se transforma em "H", um - em "E", dois - em "D", três - em "T", quatro - em "H", cinco - em "P" e assim por diante. No momento certo, a frase-senha aparece na memória automaticamente. Ao memorizar números curtos, o método de visualização é freqüentemente usado em sua forma pura.
Você precisa imaginar mentalmente grandes números brilhantes.
Eles podem piscar, se mover, cair. Dizer em voz alta ao mesmo tempo permite memorizar rapidamente o número desejado. Por exemplo, para a compra de um armário de sapatos, foram feitas medidas do corredor, que deveriam ser registradas na imaginação em números vermelhos gigantes bem na parede.
Método de localização envolve o uso mental de objetos dispostos no sentido horário em um lugar familiar. Você pode anexar qualquer número a eles. Para fazer isso, todos os objetos devem ser numerados e os números correspondentes a eles devem ser bem lembrados.
Treinamento de memória para crianças
O método associativo é ideal para trabalhar com crianças. É mais fácil para as crianças aprenderem a reconhecer números a partir de imagens nas quais o mesmo número de objetos é representado ao lado de uma placa digital. Por exemplo, cerca de 2 são 2 maçãs, 4 - 4 morangos. Os números de dois dígitos são mais bem memorizados ao dispor e recontar cubos.
Existem muitas técnicas interessantes de direitos autorais para crianças pequenas. Um deles oferece rimas curtas com o objetivo de criar uma associação de um objeto com uma forma digital deliberadamente colocada no final de um dístico rimado.
O uso dessa técnica permite que a figura se enraíze na memória da criança.
Para memorizar a unidade, a seguinte rima associativa é usada:
"O cavalheiro de nariz fino
Sempre existe um pilar ”.
Para memorizar um duque, a imagem de um cisne é frequentemente usada:
“A grama cresce ao redor da lagoa,
Os cisnes nadaram. Existem dois deles. "
Em uma das técnicas do autor, a rima soa assim:
"O cisne nadou até nós mal,
Tornou-se o número dois! "