Qual é a melhor maneira de memorizar o que você leu?
Você já leu o texto, mas não se lembra de nada? Quantos alunos e alunos encontraram algo assim - você precisa ler uma grande quantidade de informações e (idealmente) lembrar-se de pelo menos 80% delas. E o cérebro se recusa. Mas existem técnicas especiais que o ajudarão a lembrar o que você leu, se não completamente, pelo menos muito do texto. Depois de dominá-los, você nunca mais se preocupará com o que lê - isso ficará depositado em sua cabeça!
Regras fundamentais
Existem técnicas básicas que permitem que você se lembre do que leu.
- Entendimento. Uma pessoa se lembra apenas do que entende. Assim que captou o pensamento inerente ao texto, o início do processo de memorização já estava estabelecido. Para verificar, basta recontar o conteúdo em outras palavras. Se tiver sucesso, então você memorizou o que escreveu.
- Intenção. Uma pessoa se lembra do que decidiu fixar em sua memória. O principal é o desejo de adiar o que é necessário em sua memória. Se for esse o caso, o processo de fixação de informações na memória será bem-sucedido.
- Cramming. Este é talvez o método mais antigo. Requer um esforço humano significativo, demorado e nem sempre dá o resultado desejado. No entanto, se uma pessoa não apenas memoriza grandes trechos de texto, mas lê com atenção, compreende criticamente, traça um plano ou uma sinopse e, em seguida, reforça o que leu repetindo, a chance de memorização bem-sucedida aumenta muito.
- Consistência... Esse método é bom quando você precisa memorizar um grande número de datas. É necessário criar um sistema para eles, graças ao qual é você quem vai entender, compreender e, portanto, memorizar o que lê. Estruture o texto, assim será muito mais fácil fixá-lo na memória em blocos.
- Associações. Tente pensar em algo como "ligação" às informações a serem memorizadas. Então, cada definição evocará certas associações em sua memória, graças às quais você também se lembrará do texto.
A seqüência de memorização consiste em 6 etapas.
- Avaliar o que precisa ser armazenado na memória, alocando o alvo de leitura. Compreender a complexidade do texto é importante nesta fase.
- Escolhendo a técnica de leitura certa dependendo de qual objetivo você está perseguindo.
- Determinação de fatos importantes, memorização do necessário. Procure associações, conectando detalhes que são necessários para consertar a leitura na memória.
- Formação de registros por texto. O uso de suas próprias abreviações, sinais, palavras para transmitir pensamentos. Nesse estágio, você pode usar qualquer técnica que o ajude - a "árvore" de idéias, a construção de diagramas, a identificação de relacionamentos etc. As gravações são uma das reservas mais importantes para despertar a memória. Ao lê-los mais tarde, você será capaz de reconstruir quase todo o texto em sua cabeça.
- Repetição... Isso pode ser feito formulando perguntas sobre o texto, recontando o texto com base nas anotações feitas. É melhor recontar não de uma vez, mas vários dias após a formação dos registros.
- Aplicação de conhecimento - estágio final. Todo conhecimento precisa ser usado.
Quanto mais você usa, melhor você se lembra.
Condições confortáveis
Há uma coisa a lembrar - em todo caso, não aprenda ou memorize algo realmente importante com pressa, pânico, estresse, nervosismo.
Se possível, forneça-se silêncio, paz, boa luz. Para se lembrar de tudo de forma rápida e correta, você precisa entrar em sintonia com o trabalho produtivo - dormir, descansar, se livrar de pensamentos e preocupações desnecessários... Não tente fazer tudo rapidamente. Sim, você pode se lembrar de algo rapidamente na primeira meia hora, mas com grande probabilidade de esquecer com a mesma rapidez.
Velocidade de leitura
Não se apresse. Qualquer coisa que você tenha que lembrar deve ser lida lenta e cuidadosamente. A compreensão da leitura é muito importante., um desejo impensado de ler o máximo possível no menor tempo possível não trará absolutamente nenhum benefício - você se lembrará mal do texto, e a percepção do que ler será difícil.
Resumo
Surpreendentemente, as sinopses de duas pessoas que ouviram a mesma palestra ou leram os mesmos livros são diferentes. Como todas as pessoas são diferentes, elas formulam, pensam e raciocinam de maneira diferente. Há muito tempo foi notado que um aluno, que tem sua própria sinopse nas mãos, navega melhor e mais livremente do que se tivesse a sinopse de outra pessoa, mesmo que seja muito semelhante. Isso prova mais uma vez a importância das notas pessoais no decorrer do que foi ouvido, lido, visto.
Uma sinopse é algo que pareceu importante para uma pessoa específica, por isso ela se lembrará facilmente do que pensou, o que sentiu e até mesmo o que fez quando o escreveu.
Treinamento de memória
A memória, como qualquer sentimento ou estado de uma pessoa, pode ser aprimorada e treinada. Quanto menos você a força a ficar tensa, mais fraca ela se torna. Existem muitas técnicas para treinar a memória, no entanto, as mais eficazes ainda são as seguintes opções:
- poemas memorizados, de preferência pouco conhecidos e difíceis de memorizar;
- aprenda uma palavra por dia em diferentes idiomas: diga "tesoura" - em inglês, alemão, polonês, sueco e espanhol;
- aprenda línguas estrangeiras;
- leia enciclopédias e livros de referência, memorize informações, etc.
Melhores Técnicas
As notas pessoais são algo que as pessoas freqüentemente esquecem durante a leitura. Mas esse método nada mais é do que uma fixação por escrito da ideia principal. Você pode sublinhar o texto de sua preferência ou escrevê-lo em um caderno especialmente projetado.Mais tarde, olhando para suas anotações, você será capaz de se lembrar da maior parte do que leu, especialmente se não leu fluentemente, mas deliberadamente.
Se você trabalha com uma quantidade significativa de informações, tente catalogá-las em subgrupos. Por exemplo, "aspas", "ideias", "slogans", etc. Se você leu não ficção sobre um tópico que é bastante aplicável na vida, aplique o que é aconselhado no livro.
Descreva suas impressões sobre este assunto, registre o que está acontecendo com você e como sua vida muda com a introdução dos conselhos do livro.
Visualização
A visualização é uma ótima maneira de lembrar informações para pessoas que pensam por meio de imagens. Se você está lendo um livro de ficção, provavelmente um filme está se desenrolando diante de seus olhos - você vê os heróis, observa como eles agem em determinadas circunstâncias, acompanha o desenvolvimento dos eventos. Você deve fazer o mesmo com qualquer texto que precise fixar em sua memória - seja um ensaio sobre uma floresta de inverno ou um artigo sobre os benefícios de legar um apartamento em vez de um contrato de doação. Apenas a visualização deve ser um pouco diferente, o tipo que o ajudará a se lembrar um pouco melhor.
Talvez seja combinado com o método das associações, ou seja, você não está visualizando exatamente uma imagem do que lê, mas a associação que vai ter em relação à leitura. Isso funciona de acordo com o mesmo esquema segundo o qual nós, ao ouvirmos uma música, nos lembramos de como dançamos com um lindo colega de classe, e nos transferimos mentalmente para aquela época. Assim, é possível relembrar não só os acontecimentos que aconteceram naquele momento, mas também as conversas, os cheiros, quem se vestia com o que e como se penteava - afinal, todas essas informações ficam guardadas na nossa memória, nunca dela desaparecendo, e só depende de nós, vamos nos lembrar dela.
Associações
Uma das maneiras mais acessíveis e ao mesmo tempo fáceis - crie associações com o que você leu e o que você precisa consertar na memória... Essas podem ser as primeiras letras das palavras ou, ao contrário, se você precisar se lembrar do código da letra (EAMDKT, por exemplo), crie uma frase em que cada letra será o início de cada palavra (o abacate de abeto moveu-se suavemente em direção o prato). Você pode criar quaisquer associações que o ajudem a se lembrar melhor - colorido, digital, visual, auditivo.
Chegar a sentenças completamente estúpidas, à primeira vista, é bastante justificado - damos a elas um significado, o que significa que as lembramos perfeitamente. Quando fazemos uma proposta, a visualizamos, ou seja, vemos pelos olhos da alma de um abacate movendo-se em direção ao prato. Assim que vimos isso, nos lembramos.
Método de repetição I.A. Korsakov
Um método muito peculiar de memorização foi proposto por I.A.Korsakov. É baseado em recordação repetida... O material é oferecido para ser memorizado utilizando qualquer uma das técnicas mnemônicas convenientes para você, após o que, sem espiar (já que se presume que você se lembra de tudo), lembre-se - escreva ou reproduza de qualquer outra forma, por exemplo, ditando ao telefone todas as informações que memorizou.
Em seguida, você precisa verificar a fonte de informação. Se houver erros ou se você perder algo, será necessário lembrar essas informações novamente e, em seguida, relembrá-las. Depois de reproduzir todas as informações corretamente e sem lacunas, é necessário começar a relembrá-las várias vezes, ou seja, reproduzi-las várias vezes sem verificar com a fonte original.
Método de Cícero
Este método é muito simples e extremamente eficaz. Baseia-se no chamado a disposição das unidades de informação memorizadas na sala, que é bem conhecida do memorizador, em ordem. Se você fez tudo corretamente, então, assim que se lembrar da situação nesta sala, você reproduzirá as informações que memorizou. Foi assim que Cícero agiu, preparando-se para falar ao público - ele percorria os cômodos de sua casa e se empenhava na disposição dos pontos-chave de seu discurso.
Se você quiser experimentar esta técnica de melhoria de memorização, decida que sequência você terá ao caminhar pelas instalações. Decida onde colocará o que deseja lembrar.
Se você tem muito do que lembrar, escreva uma lista de canais. No futuro, você pode fazer sem uma lista.
Pictogramas
Este método foi proposto por A.R. Luria e foi originalmente oferecido para memorização para crianças. Sua essência é aquela algumas palavras no valor de 20 ou mais foram lidas para a criança. Para cada palavra que ele recebeu desenhar o chamado pictograma, ou seja, um desenho esquemático que refletisse a essência do conceito nomeado. Além disso, a criança tinha que, olhando para cada um dos pictogramas, lembrar que conceito ela "codificou" nele. Isso não aconteceu imediatamente, mas depois de meia hora ou uma hora.
Recomendações
A técnica do dossiê funciona bem - de pessoa para livro. Se você precisa se lembrar de informações sobre uma pessoa - crie um arquivo onde você carrega sua foto e biografia, mas não os fatos difundidos, mas o que você formulou pessoalmente. O mesmo vale para o livro - capa, resumo, citações favoritas, sua opinião sobre o que você leu.
Preste atenção - é mais fácil para alguém lembrar o texto que digita no computador, enquanto alguém tem uma conexão estreita entre escrever informações à mão com uma caneta e colocá-las na memória. Portanto, conhecendo a si mesmo, escolha o método que mais lhe convém pessoalmente. - seja escrevendo em um caderno ou no telefone.
O ressurgimento e crescimento dos clubes do livro são uma grande oportunidade de ler e discutir um livro com pessoas que são apaixonadas pela leitura. Isso não só ajudará a lembrar melhor o conteúdo do livro, mas também a mostrar os acontecimentos do ponto de vista de outros leitores, e essa pode ser uma opinião totalmente oposta à sua. Você certamente não vai se esquecer disso!
Escrever resenhas é outra ótima maneira de memorizar o conteúdo de um livro. Crie um perfil em um dos sites de discussão de livros, ou mesmo em uma livraria online, e escreva resenhas para cada livro que ler.
Você não só memorizará tudo o que ler, como aprenderá a formular melhor seus pensamentos e também receberá bônus pelo pagamento de pedidos na loja online. Para as resenhas escritas de livros, as maiores livrarias online oferecem essa oportunidade.