Memória

Esquecimento: conceito, motivos, tratamento

Esquecimento: conceito, motivos, tratamento
Contente
  1. Conceito
  2. Motivos principais
  3. Tratamento

Pessoas esquecidas são sempre irritantes. Acredita-se que apenas as pessoas que ultrapassaram uma certa idade sofrem de esquecimento. No entanto, na sociedade moderna, cada vez mais há jovens que têm uma memória muito pior do que a geração mais velha. Por que isso acontece? Talvez este seja o efeito dos problemas do dia-a-dia. Em qualquer caso, esta questão deve ser considerada da forma mais cuidadosa.

Conceito

Todo mundo conhece a situação quando você ou alguém próximo a você perde constantemente o controle remoto da TV, os óculos, etc. Muitas pessoas estão preocupadas com isso, e algumas até consideram essa distração um sinal de doença.

É preciso reconhecer que a distração é a causa do esquecimento permanente. É costume dividi-lo em genuíno e imaginário. O primeiro ocorre em uma pessoa em decorrência de qualquer doença. A segunda surge devido ao foco excessivo em um assunto específico. Essa característica é adquirida por uma pessoa ao longo dos anos.

A perda de atenção e memória pode se manifestar de maneiras diferentes.

  • Desconectando de algo importante. A atenção de uma pessoa vagueia e não pode parar em um objeto. Essa condição é chamada de prostração. Isso ocorre devido à falta de sono, estresse.
  • Foco de longo prazo de uma pessoa em algo. Por exemplo, um motorista que dirige um carro por várias horas cai em um estado de estupor e se esquece de outras coisas.
  • Se um indivíduo está muito preocupado com algum problema, então, ele também pode não notar nada ao seu redor e se esquecer de fazer coisas elementares.
  • A distração ou o esquecimento também são encontrados em crianças móveis que são forçadas a fazer o dever de casa. E eles querem pular e correr ao mesmo tempo.
  • Quando uma pessoa tenta deliberadamente evitar qualquer lugar desagradável ou perguntas, ele também se torna bastante distraído.
  • Na velhice, costuma haver casos de esquecimento devido aessa concentração de atenção torna-se insuficientemente ativa e sua mudança para outros objetos pode diminuir um pouco.

O esquecimento frequente é comum. Na velhice extrema, ela se manifesta nos momentos seguintes.

  • Os idosos têm dificuldade em fazer qualquer trabalho devido ao fato de perderem a capacidade de lembrar coisas importantes.
  • Freqüentemente, os idosos podem apresentar alguns lapsos de memória. Por isso, eles são mal orientados no terreno.
  • O esquecimento relacionado à idade leva à dificuldade de falar e à falta de percepção lógica da realidade.

Devo dizer que a demência é muito diferente do esquecimento comum relacionado à idade devido à violação de duas partes do cérebro ao mesmo tempo. O mesmo não pode ser dito sobre o simples esquecimento infantil. Estar em idade imatura, os indivíduos são propensos a esquecer facilmente. Por exemplo, alimente os peixes, faça sua lição de casa. Quando ocorre mais maturação, uma pessoa que está muito preocupada com algo pode deixar o ferro ligado, não leve carteira para a loja, etc.

Quando esses casos ocorrem com frequência, eles causam preocupação com sua saúde. Essas preocupações são tão sérias? Vamos tentar descobrir.

O trabalho do cérebro é tão extenso que você nem consegue imaginar como ele é complexo.

Nosso processador individual precisa controlar, analisar, classificar tudo. A cada minuto uma grande quantidade de informação entra na consciência, que deve ser lembrada, a necessária deve ser selecionada e as demais retiradas como desnecessárias.

A memória humana pode se encher de vez em quando, assim como a memória do computador. Esse fenômeno é especialmente comum entre as pessoas que realizam um trabalho mental colossal. Se o cérebro não puder descansar de vez em quando, ocorrerá o esquecimento elementar.

      Lembre-se de que nossa memória é dividida em longo prazo, operacional e curto prazo... As informações desnecessárias que entram na memória de curto prazo são excluídas rapidamente. É por isso que muitos de nós sofremos de esquecimento. Não entre em pânico com isso. Possivelmente, informação esquecida não era tão importante em comparação com aquele que é de seu interesse (por exemplo, dominar uma grande quantidade de material educacional). É por isso sua inteligência apenas eliminou, deixando informações mais sérias na memória.

      Basta focar em um assunto específico, e eventos menos importantes ficam em segundo plano. Muitas preocupações diferentes não lhe dão a oportunidade de se concentrar em todos ao mesmo tempo com a mesma força. Você definitivamente perderá algo e esquecerá algo. Portanto, esse esquecimento não pode ser considerado uma patologia.

      Este processo é chamado simples dispersão de atenção.

      Motivos principais

      Se o esquecimento apareceu em uma idade jovem, então ele pode ser causado por simples distração devido à alta mobilidade do indivíduo. Altamente é difícil focar em um objeto, quando for necessário completar o processo educacional, brincar. Portanto, ocorrem falhas de memória. Nesse caso, as coisas desinteressantes são esquecidas. Eventos vívidos preenchem a atenção do indivíduo, portanto, são bem lembrados.

      Os psicólogos dizem que o esquecimento pode falar de um sinal de alta inteligência. Quando uma pessoa está focada no aprendizado ou no estudo de qualquer assunto importante, ela se esquece das coisas elementares.

      E como já sabemos, a memória filtra automaticamente as informações desinteressantes devido ao fato do indivíduo não demonstrar o devido interesse por ela. Por exemplo, um aluno do 11º ano está ocupado se preparando para o exame. Seu objetivo é absorver conhecimentos em diversos assuntos ao mesmo tempo. A atenção está voltada para este trabalho, por isso não responde bem a outros estímulos.

      Naturalmente, informações que o indivíduo nem mesmo tenta lembrar não podem ser armazenadas na memória. Para que a memorização ocorra, a pessoa precisa vivenciar qualquer emoção ou mostrar um interesse elementar por ela.

      O esquecimento das mulheres freqüentemente aparece devido a interrupções hormonais. Durante a menopausa, pode surgir repentinamente. Isso se deve ao envelhecimento do corpo.... Portanto, você precisa tratar esses fenômenos com cuidado e consultar um médico para aconselhamento.

      Existem outros motivos que levam ao esquecimento. Vamos listá-los:

      • dieta não saudável: a exclusão de carboidratos da dieta leva à fome do cérebro, o que afeta seu trabalho;
      • maus hábitos: álcool, tabagismo e outros hobbies negativos levam a um atraso no desenvolvimento das habilidades cognitivas;
      • a pressa também pode causar esquecimento;
      • quando o corpo não tem água suficiente, o cérebro começa a funcionar pior;
      • Situações estressantes e falta de sono contribuem para o esquecimento involuntário.

      Além dos momentos corrigidos que levam ao esquecimento, existem aqueles que são difíceis de corrigir. Podem ser vários tumores, processos ateroscleróticos ou intoxicações.

        O aparecimento da doença de Alzheimer também é acompanhado por esquecimentos frequentes. Hoje se sabe com segurança que essa doença provoca uma diminuição na concentração de neurotransmissores (substâncias responsáveis ​​pelo transporte de informações). Eles são formados usando aminoácidos... Portanto, para uma pessoa o metabolismo é muito importante, fornecido por uma nutrição adequada.

        Tratamento

        Se você costuma esquecer as informações mais atualizadas (nomes de ruas, números de carros, microônibus ou palavras que você raramente usa), consulte um especialista. Talvez você tenha problemas com o suprimento de sangue ao cérebro... Como resultado deste processo as células cerebrais não recebem a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes. Daí a memória fraca.

        Para se livrar de problemas cerebrais, especialistas prescrevem medicamentos que eliminam esses problemas. Como resultado, a memória é restaurada rapidamente. O consumo de drogas também ajuda a sair do estado de esquecimento. com ômega-3 ou glicose.

        Com a idade, ocorrem interrupções no transporte e processamento de energia. Eles levam a problemas frequentes de memorização de informações. Quando isso acontece, os especialistas prescrevem medicamentos que melhoram a memória.

        Se uma pessoa é fisicamente ativa, seu cérebro está saturado de oxigênio. O que significa que funciona bem sem os comprimidos. Existe apenas uma conclusão: as pessoas mais velhas precisam se mover mais.

        Caso esta opção não seja possível por qualquer motivo, precisa tomar nootrópicos. Esta série de drogas promove a estimulação da atividade, aumenta a capacidade de aprendizagem. Os nootrópicos são necessariamente prescritos por um médico.

        A automedicação está repleta de consequências negativas. Deve ser lembrado que aminoácidos também são importantes para o cérebro... Quando a velhice chega, o corpo para de produzi-los por conta própria. Portanto, podem ser observados distúrbios no funcionamento do cérebro e da memória.

        Existem também remédios populares que ajudam a aumentar o desempenho do cérebro. Vários extratos de plantas estimulam o trabalho de todo o organismo, o que significa que a memória melhora. Isso inclui capim-limão, ginseng, etc.

        Mas se você não quer ser tratado, você pode tentar e outras técnicas.

        • Faça uma lista das tarefas a serem concluídas. Para fazer isso, comece um caderno e escreva nele todos os itens que você precisa fazer durante o dia atual e os dias subsequentes. Isso o treinará para não perder nada de vista.
        • Existe outra maneira fácil. Algumas pessoas colocam um ponto bastante grosso na parte externa da palma (perto do dedo indicador) com uma caneta. Suas mãos estão sempre visíveis e a marca se tornará um lembrete.
        • Memória fraca é observada em pessoas que não dormem o suficiente. Portanto, durma pelo menos 8 horas por dia.
        • Não abuse dos maus hábitos.
        • Faça exercícios de atenção plena e observe seu comportamento. Estabeleça o controle sobre o seu "eu" para não se distrair das coisas certas.
        • Use lembretes (instalados no seu telefone). Ajuda muito se você precisa realizar uma ação em um momento específico. Por exemplo, tome um comprimido.
        • Conclua as tarefas atribuídas em ordem.
        • Descanse mais e tente meditar. O último método também ajuda a lidar com o estresse.
        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa