Memória

Memória verbal e não verbal

Memória verbal e não verbal
Contente
  1. O que é isso?
  2. Testando
  3. Como desenvolver?

“Melhor ver uma vez do que ouvir cem vezes” - este é o provérbio russo. Os psicólogos podem argumentar contra essa observação popular. Há muito eles chegaram à conclusão de que tudo depende de qual memória é mais bem desenvolvida em cada pessoa em particular: verbal ou não verbal. A eficácia desses tipos de memória se deve ao desenvolvimento dos hemisférios cerebrais. Está comprovado que a esquerda é responsável pela percepção da informação verbal, e a direita está voltada para as imagens, e não apenas visuais. Sons e aromas também são armazenados em sua "despensa".

O que é isso?

Todas as informações que recebemos durante nossa vida chegam até nós de duas formas: verbais e não verbais. A primeira opção assume designações verbais, ou seja, qualquer texto, fala. Inicialmente são contos de fadas que a mãe lê, então - poemas, que a criança ensina antes da matinê no jardim de infância, depois - trabalhos mais complexos na escola, mais tarde - preparação de relatórios no instituto, e assim por diante. Portanto, não há nenhum lugar sem memória verbal. Mas se ela não está muito desenvolvida, ela deve vir em seu auxílio. não-verbal.

Então, algumas imagens o ajudarão a se lembrar do texto. Tudo o que você vê, ouve, cheira, também permanece em sua cabeça. E, como resultado, as memórias de um certo cheiro podem ajudar a responder à difícil pergunta do professor em um exame. O principal é lembrar de tudo.

Cada pessoa tem um tipo de memória melhor desenvolvido do que outro. No entanto, ambos os tipos de memória, seja quem for que você se tornem, certamente serão úteis. Portanto, eles podem e devem ser desenvolvidos. Em psicologia, acredita-se que isso deva ser feito desde muito cedo. Além disso, os chefes das crianças percebem as informações com mais facilidade. O cérebro de uma criança em idade pré-escolar é mais fácil de "treinar" do que o de um adulto.

Isso pode ser feito de qualquer forma. Algumas pessoas serão mais adequadas para memorizar poesia, enquanto outras gostarão de dominar a língua chinesa. A propósito, os hieróglifos para a maioria dos ocidentais lembram mais imagens do que letras. Talvez tentar criar uma cadeia verbal-lógica dessa forma e começar a desenvolver dois hemisférios de nosso cérebro de uma vez? Mas primeiro você precisa decidir o que falta a ele para se equiparar às mentes mais brilhantes da humanidade.

Testando

Para determinar o nível de desenvolvimento de sua memória, você precisa passar por um teste especial. As opções são várias e os testes serão diferentes para adultos e crianças.

Apenas começando nossa trajetória de vida, estamos constantemente reabastecendo o tesouro de nosso conhecimento. Na idade adulta, a maior parte do cérebro e "depósitos" de nossa memória já estão ocupados com as informações recebidas anteriormente e, portanto, é mais difícil determinar o quão desenvolvidos temos este ou aquele tipo de memória. Além disso, cada pessoa carrega a cabeça à sua maneira.

Aqui estão os testes mais populares e recomendados por especialistas. Para as crianças, são utilizadas principalmente formas lúdicas de teste.

  • Remova todos os brinquedos de frutas e vegetais da caixa e coloque a boneca ao lado dela. A tarefa da criança é determinar o que é supérfluo e removê-lo da fileira geral.
  • Comece a contar a seu filho um conto de fadas que você já leu para ele mais de uma vez e peça-lhe que continue.
  • Convide seu filho a lembrar quais imagens ele imagina ao ouvir a canção de ninar. Deixe que ele descreva como são os brinquedos, cobertores e travesseiros cansados.

Com a criança resolvida, agora é hora de se cuidar. A maneira mais fácil que os especialistas usam é Jogo de palavras. É apresentada a uma pessoa uma lista de quinze palavras absolutamente não relacionadas: por exemplo, "palácio", "pão", "eternidade", "prato", etc. A tarefa passa a ser a de reproduzir imediatamente algumas delas. Se conseguiu repetir pelo menos sete, já é um sucesso.

Depois que a lista for lida mais 2 a 3 vezes, seu resultado, portanto, também deve melhorar para 12, e de preferência 15 palavras. Falta? Então é hora de começar a fazer sua lição de casa.

Como desenvolver?

Como no caso dos testes, a lista de exercícios para adultos e crianças também será diferente, embora existam técnicas adequadas para uma pessoa de qualquer idade. Mas antes de começar a fazê-los, lembre-se, que tais atividades podem causar leves dores de cabeça, você pode até se sentir cansado. Mas isso não deve impedi-lo. Além disso, se isso acontecer, vocês são todos faça direito e carregue a parte do cérebro que não estava envolvida antes.

É como se você não fosse à academia por um longo tempo, e então viesse e imediatamente executasse um complexo difícil, após o qual todo o corpo doeria. O mesmo acontece com o cérebro quando ele se esforça.

Ele, como o corpo, precisa de treinamento regular. Aqui estão apenas alguns exemplos de como a memória pode ser desenvolvida.

  • Alinhe contando palitos de várias cores, peça à criança que os separe em vermelho, branco, amarelo e assim por diante.
  • Não tenha preguiça de ler mais contos de fadas e poemas para o seu filho, Aprenda de cor, diga-se de passagem, vocês podem fazer isso juntos. Assim, melhore sua memória.
  • Se você já lidou com histórias infantis, passe para textos mais complexos. Primeiro, tente, por exemplo, aprender o monólogo de Hamlet, então você pode passar para tarefas mais difíceis. Treine sua memória com literatura técnica, como um livro didático de matemática aplicada ou física quântica.
  • Novas palavras também são úteis para desenvolver a memória em crianças e adultos. Expanda seu vocabulário e as capacidades de seu cérebro crescerão surpreendentemente rápido.
  • Das palavras às ações. Comece a memorizar os sons. Claro, é improvável que você, como Nikolai Drozdov, possa distinguir facilmente o chilrear de um pardal de um chapim, mas é perfeitamente possível distinguir um corvo de um rouxinol.
  • Ouça mais música, tente reproduzir as melodias que ouve. Se sua audição estiver ruim, faça isso mentalmente.
  • Se você não quer se distrair assistindo seu programa de TV favorito, use-o como um auxílio visual. Com a TV desligada, tente reproduzir o que ouviu com a entonação mais precisa possível.
  • Se não tiver vontade de trabalhar na transmissão, repita a conversa que aconteceu hoje na cozinha ou na hora do almoço no trabalho. E o mais importante, tente fazer isso com a maior precisão possível, observando não apenas a ordem das palavras, mas também mantendo a cor emocional da conversa.
  • Tente imitar sons de animais bem como a voz de outras pessoas.

Mesmo que se tornar um artista de grandes e pequenos palcos esteja longe de seu objetivo na vida, a memória ainda precisa ser desenvolvida. Uma pessoa com boa capacidade de lembrar torna-se automaticamente mais desenvolvida intelectualmente, o que significa mais atraente tanto para o trabalho quanto para o lazer.

Concordo, passar um tempo com uma pessoa cuja base de conhecimento é muito diversa é muito mais interessante, do que conversar a noite toda com uma amiga que se lembra apenas dos dias da liquidação e do preço do vestido de que gostou, e esclarece tudo o mais na internet.

Cada pessoa precisa ampliar seus horizontes.

    Imagine como os exames seriam fáceis para você se sua memória fosse melhor desenvolvida! Portanto, ajude seu filho a evitar esses problemas. Aprenda e aprenda com ele.

    Como você pode ver, não é tão difícil quanto você pode imaginar. Existem muitos métodos para desenvolver a memória e, se por algum motivo os métodos acima não forem adequados para você, crie o seu próprio. Isso não é apenas útil, mas também divertido. Tente ver, ouvir, sentir e falar mais. E isso certamente ajudará você a se lembrar de tudo na hora certa.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa