Memória

Exercícios para o cérebro e a memória de uma pessoa idosa

Exercícios para o cérebro e a memória de uma pessoa idosa
Contente
  1. Causas de problemas
  2. As principais formas de melhorar a memória
  3. Outras opções
  4. Recomendações

Não é segredo que com a idade, homens e mulheres têm uma memória significativamente reduzida. A primeira coisa que vem à mente em tal situação é uma farmácia e uma grande variedade de medicamentos, cujos fabricantes afirmam que seu remédio certamente ajudará a melhorar a memória. Mas não se apresse em comer um punhado de comprimidos, porque você pode usar métodos de poupança.

Causas de problemas

O comprometimento da memória em pessoas maiores de idade é um fenômeno fisiológico absolutamente normal. Essas características do desenvolvimento da memória estão associadas a danos cerebrais relacionados à idade, distúrbios orgânicos ou doenças neurológicas.

Falta de atenção de parentes, amigos, colegas, insatisfação conosco e com a nossa vida, cansaço acumulado - tudo isso pode afetar nossa memória.

Além disso, isso não precisa acontecer na velhice, por volta dos 70. A memória pode ficar ruim mesmo em idade muito ativa. Quem de nós não precisou ir até a cozinha para se lembrar por que viemos lá? Aqui estão algumas características de situações que são consideradas aceitáveis ​​em uma idade sólida.

  • Cada vez mais, você passa o tempo procurando coisas do dia a dia, como óculos ou chaves de apartamento.
  • Entrando em um quarto, banheiro ou cozinha, você precisa de algum tempo para lembrar por que veio aqui.
  • Você mal lembra os nomes e sobrenomes de seus conhecidos, você confunde os nomes de seus filhos, netos, vizinhos.
  • Você tem dificuldade significativa em tentar dizer o que deseja em voz alta. Os problemas surgem com a seleção imediata das palavras certas para expressar seus pensamentos.
  • Você perde rapidamente as informações que acabou de receber de um comunicado à imprensa, artigo ou livro que leu.

Se isso acontecer periodicamente, é hora de pensar em como evitar ou reduzir o número desses "apagões" na memória. O envelhecimento das células cerebrais é inevitável. Mas está em nosso poder minimizar as consequências das violações.

As principais formas de melhorar a memória

Para começar, a cabeça deve estar constantemente ocupada. Para preservar a memória, precisamos apenas de atividade mental constante. É bom que a pessoa continue a trabalhar e, do contrário, ela só precisa estar ocupada com alguma coisa. Então, que tipo de jogos mentais são oferecidos aos aposentados?

A ferramenta mais simples e acessível - consulte Mais informação. Boa ajuda jogando xadrez ou damas... Se não houver ninguém com quem jogar, você poderá encontrar um oponente virtual na Internet. Hoje, esses jogos podem ser jogados no espaço virtual. Isso ajudará a melhorar e habilidades de computador, o que é muito importante depois de uma certa idade, por exemplo, para pessoas com 60 anos ou mais.

Em muitas regiões, existem cursos especiais de informática onde os aposentados são treinados gratuitamente. Bem, se você não gosta de tecnologia moderna, é hora de ser criativo. Música, pintura, canto, tricô - tudo isso pode ajudar a restaurar a memória. Existem outros métodos também. Vamos abordar alguns deles com mais detalhes.

Aprendendo idiomas

Toda a sua vida você sonhou em falar a língua de Shakespeare ou, voltando de um resort no exterior, decidiu aprender a língua dos habitantes de seu amado país e não deu tempo? A idade da aposentadoria é o período ideal para a realização dos desejos acalentados. Isso ajudará a estabelecer a memória e obter novas impressões. Os especialistas realizaram um estudo e chegaram à conclusão de que tais atividades prolongam a juventude e ajudam a viver independentemente da idade do passaporte.

Para algumas pessoas em idade de aposentadoria, o sucesso na aprendizagem de uma língua estrangeira parece muito mais rápido do que os alunos e alunos. Aliás, em algumas cidades também há cursos gratuitos para quem acabou ... Há, claro, aulas pagas em escolas particulares de idiomas. E na Internet você encontra muitas ofertas para o aprendizado online de qualquer idioma do mundo.

E se você gosta da grande e poderosa língua russa, então outro treinamento cerebral é para você.

Resolvendo palavras cruzadas

Cientistas britânicos afirmam que esse tipo de atividade rejuvenesce o cérebro. O professor Ian Robertson, do Trinity College, em Dublin, garante que resolver palavras cruzadas e quebra-cabeças lógicos melhora tanto a circulação sanguínea no cérebro que o efeito é bastante comparável ao efeito de exercícios físicos e do uso de neuroestimulantes... Ele e seus colegas afirmam que as pessoas que regularmente dedicam tempo a palavras-cruzadas e quebra-cabeças têm menos probabilidade de perder memória.

Resolvendo problemas lógicos

O mesmo pode ser dito sobre a solução de vários problemas lógicos. Você pode encontrá-los em qualquer livraria, banca de jornal e, finalmente, na Internet. Se você dedicar pelo menos dez minutos por dia a tarefas lógicas destinadas a treinar o pensamento imaginativo, a inteligência, a memória, isso ajudará a melhorar o potencial da memória em cerca de 25% no menor tempo possível.

Outras opções

Existem outros tipos de treinamento cerebral para os idosos e não apenas para os idosos. Entre eles: memorizar poesia de cor, e se você não gosta de poesia, estude prosa... Se você não quiser memorizar, existem outras maneiras e métodos de treinar sua memória. Por exemplo, o bem conhecido de todos jogo de cidades, nomes, palavras. É uma ótima atividade cerebral.

Melhorar a memória é uma tarefa complexa que requer mais do que apenas um treinamento especial. Você precisa de uma alimentação balanceada, sono e descanso, caminhadas ao ar livre, vitaminas. Diversifique seu tempo de lazer. Programe suas aulas como faria para as aulas da escola. Por exemplo, segunda-feira - resolvendo problemas lógicos, terça e quinta-feira - um idioma estrangeiro, quarta-feira - desenho e assim por diante. A coisa principal não permita que você e seu cérebro sejam preguiçosos.

Os gerontologistas dão outras dicas de como melhorar sua memória. Entre eles está a expansão do vocabulário. Tente usar sinônimos em vez das palavras usuais na comunicação. Outra dica é começar a usar não só a mão ativa, mas também a outra no dia a dia. Se você for destro, comece a fazer algo com a mão esquerda pelo menos ocasionalmente. Isso também contribui para o desenvolvimento da memória. Por exemplo, escreva o que você vê ou ouve como uma declaração. Isso lhe dará duas sessões de treinamento cerebral ao mesmo tempo.

Procure inspiração em concertos, teatros, museus e exposições. E certifique-se de compartilhá-los. Quanto mais você fala sobre experiências, mais você treina sua memória. Não tenha medo de abrir mão do hábito de ir à loja apenas por um caminho, mudar de roteiro.

A propósito, também é recomendável alterar periodicamente o tempo de execução desta ou daquela atividade diária. À noite, diga em voz alta tudo o que aconteceu com você durante o dia.

Recomendações

O que nossa cabeça precisa para reduzir o esquecimento? O principal é um sono saudável. Uma pessoa saudável deve dormir de oito a nove horas por dia. A insônia contribui para o comprometimento da memória, mesmo em uma idade jovem. Passeios ao ar livre também são importantes. Faça deles um hábito diário. É aconselhável sair duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Isso ajudará no trabalho não apenas do cérebro, mas de todo o organismo como um todo.

Evite situações estressantes e nunca se esforce demais. Nem mentalmente nem fisicamente. Faça uma pausa em qualquer trabalho. E não ignore o seu direito de férias. Você não pode ganhar todo o dinheiro do mundo, mas é bem possível perder a capacidade de pensar e lembrar no trabalho e nos cuidados.

Além disso, exercício. Mesmo o exercício simples estimula também a circulação sanguínea no cérebro. Correr é bom para isso. Mas antes de começar a praticar esportes, consulte um médico especialista e descubra a quantidade de exercícios certa para você.

Bem, e onde sem uma dieta saudável! Inclua alimentos saudáveis ​​para a mente em sua dieta. O menu do seu cérebro deve incluir espinafre, brócolis, tomate, nozes, mel e peixes gordurosos. As infusões medicamentosas não interferem. Faça a fermentação de bagas de sorveira, raiz de ginseng, capim-limão. A eficácia dessa medicina tradicional há muito foi confirmada por especialistas.

Não encha sua cabeça com informações desnecessárias. Não é necessário lembrar as datas de nascimento de todos os amigos, conhecidos e parentes de cor. Para isso, existem calendários e cadernos especiais.

Insira nelas datas importantes para você e use a parte da memória liberada de informações desnecessárias à sua saúde. Não se preocupe em lojas se perguntando se você esqueceu o que comprar. Antes de ir às compras, escreva uma lista de necessidades da cabeça ao papel. O mesmo se aplica às taxas de viagem para o resort ou para sua casa de verão favorita.

E, claro, comunique mais. Quanto mais tempo você passa conversando com as pessoas, em vez de silenciosamente dentro de quatro paredes, menos problemas de memória você terá. Bem, se nas noites frias de inverno você não quiser sair, fique em casa, mas não se isole. Convide pessoas, converse com um velho amigo ao telefone ou faça uma videochamada pela Internet. E então na sua vida haverá muito mais momentos felizes que ficarão na sua memória por muito tempo.

Como diz a famosa canção, "o bom humor nunca vai deixá-lo." E uma atitude positiva, aliás, também é muito importante para preservar a juventude da alma, do corpo e, claro, do cérebro. Afinal, todos sabem que os hormônios do estresse podem levar não apenas ao comprometimento da memória, mas também ao surgimento de uma ampla gama de doenças psicossomáticas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa