Memória

Exercícios para o desenvolvimento do cérebro e da memória de um adulto

Exercícios para o desenvolvimento do cérebro e da memória de um adulto
Contente
  1. Por que você precisa de treinamento?
  2. Exercícios cerebrais eficazes
  3. Características da neuróbica
  4. Tarefas para treinar a memória
  5. Conselho de profissional

Uma pessoa madura precisa manter suas habilidades cognitivas e memória em boa forma. Se você notar que ficou difícil para você lidar com tarefas intelectuais e memorizar novas informações, você deve dedicar mais tempo à ginástica cerebral.

Por que você precisa de treinamento?

Estudando na escola ou universidade, uma pessoa aprende uma grande quantidade de material até então desconhecido. Isso permite que o cérebro trabalhe intensamente. Com o passar dos anos, a flexibilidade da mente enfraquece devido ao hábito do sujeito de pensar da mesma forma, portanto, é importante para um adulto treinar regularmente a memória.

Quanto mais alta a atividade mental, mais sangue oxigenado entra no cérebro.

É necessário realizar exercícios especiais que estimulem os processos de pensamento.

Resolver problemas de maneiras não padronizadas ajuda a treinar perfeitamente o cérebro, manter a inteligência e desenvolver a memória após 40 anos. Qualquer nova atividade contribui para a reestruturação do pensamento, permite manter as funções cerebrais em ordem.

Exercícios cerebrais eficazes

Existe um exercício produtivo que melhora a atividade mental de uma pessoa. A ginástica de dedo visa sincronizar os dois hemisférios do cérebro.

  • Esfregue bem as mãos, como se estivesse lavando bem as palmas das mãos muito sujas. Como alternativa, use a almofada do polegar para tocar as pontas de todos os dedos da mesma mão para frente e para trás.
  • Estique os dedos de ambas as mãos. O polegar de cada mão deve tocar o dedo mínimo da outra mão.Em seguida, os polegares passam suavemente primeiro para os dedos anulares, depois para os do meio e, em seguida, para os dedos indicadores da outra mão. No futuro, as etapas serão repetidas na ordem inversa.
  • Segure a ponta da orelha direita com a mão esquerda e segure a ponta da orelha esquerda com a direita. Neste estado, você deve completar pelo menos 20 agachamentos.

Também existem exercícios úteis que distribuem uniformemente a energia entre os dois hemisférios do cérebro.

  • Estude a lista de 20 palavras cuidadosamente por um minuto e meio. Durante esse período, divida as formas de palavras em pares e conecte-as usando linhas associativas. Em seguida, tente anotar todos os conceitos em ordem em um pedaço de papel. Se você memorizar de 15 a 20 palavras, sua memória está funcionando muito bem. A reprodução de 10-14 palavras indica um nível médio de memorização. Quando menos de 10 palavras são restauradas na memória, é necessário começar a trabalhar com urgência para melhorar a atividade cerebral.
  • Exercício para o cérebro "Palavras coloridas" melhora a concentração. Você precisa pronunciar rapidamente em voz alta a cor da palavra, embora signifique uma cor, mas tenha uma cor completamente diferente. Por exemplo, a palavra “azul” é escrita em vermelho e “amarelo” é escrita em verde. Isso é confuso. Por isso, é preciso se concentrar. Ambos os hemisférios estão incluídos na obra.

Os psicólogos recomendam treinar cada hemisfério por vez.

Para o hemisfério direito

O lado direito do cérebro é responsável pelas emoções, imaginação, decifrar várias metáforas, reconhecer rostos, processar informações não verbais, habilidades musicais e artísticas e orientação no espaço. Você pode desenvolver este hemisfério com a ajuda de alguns exercícios.

  • Uma mão mostra uma figura de três dedos, a outra mostra um sinal de aprovação. Em seguida, abra rapidamente as mãos e bata palmas. Mostre as formas com as outras mãos. Novamente, há uma batida na palma da sua mão e o biscoito com a marca de aprovação é invertido. Repita a ginástica várias vezes.
  • Espelhar as mesmas formas com as duas mãos é muito eficaz. Inicialmente, você deve começar com a imagem de quadrados, triângulos, círculos, loops. Com o tempo, a tarefa fica mais complicada. Ambas as mãos desenham imagens completas ao mesmo tempo.

Para o hemisfério esquerdo

As atividades de pensamento lógico visam manter o hemisfério esquerdo funcionando. Essa parte do cérebro executa as funções responsáveis ​​pela linguagem e pela fala de uma pessoa, o processamento sequencial de todos os dados que chegam às estruturas cerebrais. Graças ao hemisfério esquerdo, o sujeito pode entender palavras, analisar, realizar operações matemáticas. Você pode treiná-lo resolvendo problemas matemáticos, resolvendo quebra-cabeças e palavras cruzadas, vários jogos de lógica, damas e xadrez.

Características da neuróbica

A execução regular de tarefas do mesmo tipo torna difícil para o sujeito se concentrar em novas informações. O neurocientista americano Lawrence Katz desenvolveu uma interessante ginástica para a mente, durante a qual 5 sentidos estão ativos.

Essa carga permite sintetizar novas ligações entre os neurônios do cérebro, para preservar a memória excelente por muito tempo.

A essência da neuróbica resume-se ao fato de que as ações habituais são realizadas de maneira original. Atividade incomum, novas sensações contribuem para o surgimento de novas conexões neurais que desenvolvem habilidades intelectuais.

Seria bom para um destro começar a escrever, escovar os dentes, pentear ou segurar uma colher com a mão esquerda e, ao contrário, para um canhoto com a mão direita. Mude o ritmo de suas atividades habituais. Se você está acostumado a fazer tudo rapidamente, diminua suas ações e, inversamente, se você for uma pessoa lenta, aumente o ritmo. Propõe-se caminhar cegamente pelo apartamento, para determinar o objeto pelo toque. Tente reconhecer o valor de uma moeda com apenas um toque de seus dedos.

Ao ler, concentre-se nos títulos e artigos que antes não eram do seu interesse. Tente responder a perguntas comuns de uma forma não padronizada. Assista a um programa de TV sem som e tente entender do que os personagens estão falando.

Respire diferentes aromas, aprecie os cheiros de alimentos, plantas e perfumes. Sinta o cheiro do seu smartphone ou notebook. Não tenha medo de mudar sua imagem drasticamente. Escolha outras rotas para chegar aos seus locais habituais: lojas, clube desportivo, salão de beleza, serviço automóvel, para o trabalho.

Tarefas para treinar a memória

Várias tarefas também melhoram a flexibilidade da mente. Conte rapidamente de 100 a 1. Agora conte em três: 100, 97, 94, 91 ... Faça cálculos aritméticos simples em sua mente: some, subtraia e multiplique.

Computing carrega a memória de trabalho, mantendo-a ativa.

Você pode melhorar os processos de pensamento inventando uma palavra para cada letra do alfabeto. Para tanto, é preciso extrair da memória as palavras meio esquecidas. Nesses momentos, ocorre a ativação de conexões há muito não utilizadas entre neurônios.

Faça tarefas diferentes para você todos os dias. Por exemplo, defina uma tarefa para si mesmo: "Hoje, presto atenção em todos os objetos amarelos o dia todo." Essa atitude concentra a atenção na seleção e retenção de informações. A função de seleção está sendo treinada. Preste atenção na quantidade de carros que passam por você.

Jogar xadrez envolve o cérebro em uma atividade mental tempestuosa, já que você precisa calcular mentalmente com antecedência não apenas seus movimentos, mas também os de seu oponente. Pensar em uma estratégia de interação com o oponente assemelha-se a um modelo da existência cotidiana de um indivíduo.

Ouça com atenção o seu interlocutor. Tente lembrar a cor de suas roupas, olhos, cabelo e o timbre de sua voz. Depois de se separar dele, tente reproduzir na memória as características faciais, as cores das coisas. Pense no perfume que essa pessoa usa. Reproduza mentalmente o timbre de sua voz

Visualize os itens que você precisa memorizar. Por exemplo, durante uma ida a uma loja, correlacione cada item da compra necessária com uma parte do seu corpo. Imagine uma guirlanda de salsichas em seu pescoço, um pote de pasta de tomate em sua cabeça, um tubo de mostarda em seu ombro e uma cebola gigante em sua mão.

Conselho de profissional

Para manter a flexibilidade da mente, é necessário prestar a devida atenção à atividade física, dormir bem, comer alimentos saudáveis ​​e caminhar ao ar livre.

Faça ginástica para o pescoço para que seus vasos não sejam pinçados.

Um bom suprimento de sangue é necessário para a atividade mental, caso contrário, o cérebro não recebe a nutrição necessária.

Tente não se sobrecarregar. Levar um estilo de vida saudável ajuda a manter o estado de alerta mental por muitos anos.

Aprenda um novo esporte ou instrumento musical. Aprender uma atividade desafiadora tem um efeito positivo na capacidade cognitiva.

Durante a aula, mude o ambiente: pegue uma posição incomum para você ou ligue a música. Faça uma variedade de cursos. Por exemplo, uma aula de culinária ajuda a estimular o pensamento e a desenvolver o olfato, o paladar e a visão.

Desenhe um mapa depois de visitar um novo local. Desenhe a sua própria área e a área vizinha da cidade de memória. Analise detalhadamente cada dia que passou. Tente se lembrar de todos os acontecimentos do dia antes de ir para a cama. Reproduza mentalmente as frases que ouviu, os gestos que vê e outras impressões.

O vídeo a seguir demonstra exercícios para o desenvolvimento do cérebro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa