Memória

Memória de treinamento e atenção em adultos

Memória de treinamento e atenção em adultos
Contente
  1. Razões para esquecimento e desatenção
  2. Exercícios básicos
  3. Usamos mnemônicos
  4. Características da leitura rápida
  5. Recomendações

Muitas pessoas reclamam que muitas vezes se esquecem de completar algumas das atividades básicas planejadas com antecedência. Por exemplo, leve o lixo para fora, feche a janela na hora certa, etc. Alguns até sugerem que tais violações são prenúncios de doenças graves. É realmente? Ou talvez o esquecimento seja apenas um ligeiro desvio? Para responder a essas perguntas, é necessário considerar o problema por todos os lados e encontrar sua raiz.

Razões para esquecimento e desatenção

Pode haver muitas razões para isso. Tudo depende da idade da pessoa, seu status e inteligência. Se algum indivíduo após um ferimento na cabeça (ou por outro motivo) não consegue se lembrar de coisas básicas, talvez ele sofra de amnésia. Também existe o esquecimento senil. Na velhice, o cérebro começa a funcionar mal devido à falta de oxigênio e nutrientes.

Mas não se precipite em conclusões fatais, talvez você apenas sofra de esquecimento devido à desatenção "patológica". Nesse caso, a pessoa apresenta os seguintes sinais: má passagem de um assunto para outro; muitas vezes torna-se impossível memorizar o material educacional, etc.

Devido à falta de concentração da atenção, o indivíduo não é capaz de completar o trabalho que iniciou. Várias doenças, como tumores, alterações vasculares ateroscleróticas, distúrbios do sistema respiratório, problemas cardiovasculares, etc., podem causar um comprometimento acentuado da memória.

Em pessoas perfeitamente saudáveis, a memória pode se deteriorar devido ao estresse e fadiga constantes. A atividade física afeta a qualidade do cérebro da mesma forma que a atividade mental. Lembre-se de que tudo deve ser feito com moderação. E, o mais importante, durma o suficiente!

Os jovens podem ter problemas devido ao "estouro" de memória com informações diversas. Por exemplo, alunos do ensino médio que se preparam para o Exame Estadual Unificado geralmente reclamam da má assimilação de informações. Tudo isso ocorre devido ao fato de o cérebro não conseguir processar muito do conhecimento adquirido.

Em crianças móveis, também há sinais de esquecimento. É difícil para uma criança concentrar-se simultaneamente no processo educacional e nas atividades lúdicas. Muitos alunos, especialmente os da primeira série, querem mais brincar do que estudar. Ainda denovo, depois de pesadas cargas de trabalho na escola, os alunos mais jovens muitas vezes sofrem de imunidade. Portanto, eles são suscetíveis a doenças ARVI, etc. Isso também reduz a concentração e a memória.

Em adultos, pode haver outros fatores que enfraquecem a memória. A paixão por maus hábitos, como álcool e fumo, reduz significativamente o trabalho desenvolvido da atividade cerebral.

A memória pode ser prejudicada devido à falta de vitaminas. A falta de tiamina afeta fortemente a deterioração de seu trabalho. Pessoas com alta inteligência também sofrem de desatenção. Eles estão tão ocupados com o trabalho mental que os problemas associados à vida cotidiana ficam em segundo plano. E, claro, é muito difícil para uma pessoa ocupada se concentrar em ações tão simples como desligar o ferro, cumprir quaisquer obrigações menores, etc.

Também há pessoas que estão acostumadas a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Alguns agem assim, pois acreditam sinceramente que é assim que treinam a memória. Outros realizam vários processos ao mesmo tempo em relação a funções oficiais. Lembre-se, entretanto, de que a atenção dispersa não pode melhorar o desempenho. Continuar nessa direção pode levar à fadiga, e a fadiga levará à diminuição do foco e da memória.

Em qualquer caso, a eliminação dos problemas acima depende diretamente da própria pessoa e de seus entes queridos. Com atividades consistentes que aumentam seu foco, sua qualidade de vida melhorará dramaticamente.

Exercícios básicos

Antes de iniciar qualquer ação, é aconselhável identificar a causa do comprometimento da memória. Se o motivo estiver nas alterações patológicas que ocorrem em seu corpo, você precisa entrar em contato com um especialista que o ajudará a eliminá-las. Ele prescreverá medicamentos para ajudar a melhorar a circulação sanguínea no cérebro e garantir uma nutrição adequada.

Qualquer pessoa deve cuidar de sua saúde. Portanto, para melhorar a memória, em primeiro lugar, deve-se abandonar os maus hábitos como o fumo e o álcool. Existem outros métodos que podem ajudar a melhorar a atenção em adultos. Por exemplo, como treinamento de memória. Vamos considerá-los em ordem.

Memorização de objetos

O treinamento da memória não é um processo muito difícil. Talvez alguns exercícios bastante simples que você pode fazer em casa por conta própria o ajudem. Tente descrever algo de memória. Pegue uma chaleira, por exemplo. Deve ter uma forma incomum. O exercício é o seguinte. Considere o seu assunto com muito cuidado. Tente se lembrar de cada detalhe e esquema de cores. Em seguida, afaste-se dele e descreva-o em todos os detalhes: padrão, cor, forma, etc.

Então você deve se virar novamente e examinar o objeto cuidadosamente. Determine o que foi esquecido e o que você conseguiu descrever com precisão. Em seguida, repita o exercício. Assim que você puder contar em detalhes todos os detalhes, considere que você deu conta da tarefa.

Observação: o cérebro humano é capaz de processar uma grande quantidade de informações. Portanto, teste seu potencial e pratique ao mesmo tempo.

O próximo exercício será uma tarefa em que você terá que desenhar uma chaleira (talvez você já a tenha usado na tarefa anterior) da memória. Isso exigirá uma folha de papel e lápis.

Aqui está outro exercício interessante. Para fazer isso, leve um livro com fotos brilhantes. Escolha e considere um dos mais extraordinários. Em seguida, feche o livro. Então diga-nos do que você se lembra. Repita o exercício até ficar perfeito.

E aqui está um exercício para desenvolver a atenção plena. Você precisará de um assistente para concluir este exercício. Pegue alguns objetos brilhantes e coloque-os sobre a mesa. Dê uma boa olhada em cada item separadamente e lembre-se da localização. Desvie o olhar por alguns minutos e analise a imagem em sua mente. Durante esse tempo, peça ao seu assistente que remova uma das coisas da mesa. Depois disso, você deve determinar o que está faltando e descrevê-lo de memória.

Sem análise visual a percepção qualitativa deste mundo é impossível. Portanto, ele deve ser treinado de acordo com o seguinte método. Tome uma ordem involuntária de cerca de 3 dúzias de gravetos. Mas simplesmente não os conte. Coloque-os na mesa conforme necessário. Olhe para esta foto por 3 segundos. Então você deve se virar e contar mentalmente o número aproximado de varas e, ao mesmo tempo, determinar a localização de cada uma. Vire-se e compare sua imagem mental e a imagem original. Conte as varas. Se tudo corresponder, então você tem excelente memória visual. Se não funcionar bem, repita os exercícios.

"Desconhecido"

Este exercício é o mais simples e não requer muito tempo. Isso pode ser feito quando você se move na direção do trabalho ou de qualquer negócio. Quando você anda pela rua, estranhos caminham em sua direção. Você também encontra estranhos no transporte. Tente escolher um determinado objeto para você e observe-o cuidadosamente e seu comportamento. Lembre-se da pessoa em pessoa. Antes de ir para a cama, lembre-se e tente descrevê-lo em sua mente.

Será ainda melhor se você resgatar na memória a cronologia de todo o dia, as pessoas com quem trocou saudações e os objetos que o cercavam naquele momento. Se você conseguiu restaurar quase todos os eventos à consciência, então você tem um bom potencial para estudos posteriores.

Também existe um método chamado espionagem. Se você costuma viajar de transporte público, tente ouvir e memorizar um trecho da conversa de seus companheiros de viagem. Certifique-se de considerar cuidadosamente sua aparência e observar seu comportamento. À noite, após o trabalho, sente-se confortavelmente em completo silêncio e tente lembrar e também reproduzir a conversa das pessoas.

Também é aconselhável descrever sua aparência. Este exercício permite que você desenvolva facilmente a memória e a atenção em um curto espaço de tempo.

Método de Aivazovsky

Pessoas talentosas têm uma memória muito forte, principalmente as que estão pintando. O extraordinário artista Aivazovsky tinha uma excelente memória fotográfica. Ele poderia olhar para as ondas e o mar revolto, bem como para o navio que navegava ao longo deles, e então imprimir essa imagem em seu cérebro por um longo tempo. Ele fez isso como se estivesse fotografando uma paisagem.

Quando ele pegou a tela, ele pode facilmente reproduzir a imagem que viu em sua memória. Em seguida, ele teve que transferir essa imagem para a tela com um pincel e tintas. Aivazovsky conseguiu atingir esse efeito com a ajuda de muitos anos de estudos. Ele poderia observar o mar por um longo tempo. Durante essas manipulações, o artista fechava os olhos e imaginava pessoalmente a futura imagem. Da mesma forma, a memória pode ser treinada por qualquer pessoa em qualquer idade. Portanto, o método descrito abaixo é denominado método Aivazovsky.

Então, por 5 minutos, olhe com atenção e atenção para um objeto ou qualquer imagem. Em seguida, feche os olhos e tente visualizá-lo em sua mente. Será ainda melhor se você transferir a imagem do objeto em questão para uma folha de papel usando um lápis. É esse método que contribuirá para um treinamento eficaz de sua memória.

Escrevendo histórias

Este método o ajudará a encontrar harmonia consigo mesmo e a aprender a prestar atenção em várias pequenas coisas. Como resultado, a memória se desenvolverá.

Para essa técnica, o psicólogo precisará envolver várias pessoas ao mesmo tempo. Assim que determinada empresa se reúne, cada um de seus membros deve sentar-se nas cadeiras em círculo. Depois disso, todos, por sua vez, começam contar diferentes histórias que aconteceram em suas vidas. Em que não é proibido embelezar um pouco a sua narração. O resto do público ouve atentamente o narrador e imagina o que está sendo discutido.

Na próxima lição, o psicólogo pode sugerir continuar a conversa iniciada na lição anterior. Apenas a natureza da lição precisa ser mudada um pouco. Cada história contada anteriormente é colocada em discussão. Além disso, todos os membros da empresa são convidados a continuar seu enredo ou, de alguma forma, mudar o roteiro. Você precisa tornar isso engraçado e interessante.

Ao mesmo tempo, o especialista pede aos reunidos que participem ativamente do jogo e procurem usar ao máximo a imaginação.

Usamos mnemônicos

Para melhorar a memória e concentrar a atenção, você pode usar técnicas mnemônicas, que consistem em um grande conjunto de memorização. Vamos dar uma olhada nos vários exercícios.

  • Nós ativamos a consciência e criptografamos palavras. Isso deve ser feito por meio de letras. Por exemplo, vamos pegar a palavra "carro". Vamos designar esta palavra, por exemplo, com a letra "U", etc. É assim que a memorização ocorrerá rapidamente.
  • Se houver associações vívidas, a informação será fácil de lembrar. Por exemplo, você precisa memorizar as palavras separadas "sabonete" e "saboroso". Então, lembramos a frase “sabonete saboroso”. Incomum? Portanto, este é todo o segredo.
  • Você quer se lembrar das informações - simplesmente rima isso.
  • Ao aprender palavras estrangeiras, use a consonância. Por exemplo, a palavra inglesa "tonic" pode ser associada à palavra russa "thin".
  • Ao memorizar objetos, dê-lhes nomes que você possa perceber facilmente. Por exemplo, a construção de uma fábrica de cosméticos pode ser chamada de “pó”.

Características da leitura rápida

Você pode desenvolver a atenção plena usando este método simples em casa. A leitura rápida oferece muitas vantagens ao fazê-lo. Além de desenvolver a atenção, você também pode se tornar uma pessoa inteligente e com uma memória muito boa.

Mas primeiro você precisa entender a própria técnica de leitura. Este processo é assim. Você olha para as palavras (geralmente um par) e uma fixação ocorre em sua mente. Esse processo leva cerca de um quarto de segundo. E então há uma mudança no olhar para outra frase. Há um salto e leva uma fração de segundo. Depois de algumas repetições, uma frase surge em sua cabeça.

Este processo leva cerca de meio segundo. Então, acontece que um leitor com habilidade normal pode ler cerca de 200 palavras em 1 minuto.

Você pode melhorar o resultado se fizer leitura dinâmica. Existem 4 técnicas básicas de leitura dinâmica.

  • Quando um indivíduo conduz os olhos ao longo das linhas em um certo intervalo usando um objeto apontador (vara afiada). Isso elimina confusão quanto à localização das linhas.
  • Leitura fluente implica destacar as partes principais do texto. Você não aprenderá a ler mais rápido dessa forma, mas aprenderá a identificar as linhas que não são importantes e poderá ignorá-las.
  • O texto é dividido em partes usando método de visualização rápida. Não há movimento ocular aqui.
  • Com ajuda visão periférica você pode cobrir uma grande quantidade de texto. Isso elimina o movimento desnecessário dos olhos e, portanto, elimina a carga sobre eles.

No entanto, você pode não obter o resultado desejado na leitura rápida. Tudo depende das características individuais da pessoa e das capacidades anatômicas. Se você tiver problemas de visão, o efeito da leitura diminuirá. RAM também é de extrema importância. Se ela não for treinada, então você pode ver mil palavras de uma vez, mas não assimilar o material que leu.

Você precisa usar a leitura dinâmica? É necessário se você deseja estudar materiais que não requeiram atenção especial e, para sua assimilação, não requeiram o uso de atividade mental profunda. Por exemplo, você sabe a receita de um prato, mas precisa esclarecer alguns detalhes.

Se você praticar a leitura constantemente e aumentar gradualmente o seu ritmo, aprenderá a ler rapidamente e compreenderá a essência do que lê.

Recomendações

Memória e atenção estão inextricavelmente ligadas. Se uma pessoa não der a devida atenção à informação, não será capaz de assimilar e lembrar dela. Portanto, ao desenvolver a atenção, você desenvolverá simultaneamente a memória. Aqui estão os métodos de desenvolvimento de ambos.

  • Ao resolver problemas de lógica, quebra-cabeças desenvolve atenção e memória fotográfica. Esses métodos ajudarão no desenvolvimento do pensamento lógico. E esta função só aumentará seu nível intelectual.
  • Leia e estude as informações, que você não entende muito bem e para cuja assimilação você precisará usar todo o estoque de inteligência.
  • Ficar ocupado memorizar quadras.
  • Mude sua linha de negócios com freqüência. Mesmo se você estiver escrevendo livros, tente costurar um vestido da moda ou construir um armário você mesmo.
  • Todas as aulas devem ser ministradas em silêncio absoluto. Dessa forma, você não se distrairá e poderá se concentrar no essencial.
  • Depois de algum exercício mental, dê uma caminhada ao ar livre. Isso fornecerá oxigênio ao seu cérebro.
  • Durma o suficiente... Seu cérebro precisa ser descarregado. Então, ele será capaz de trabalhar com eficácia.
sem comentários

Moda

a beleza

casa