Técnicas básicas de memorização
É perfeitamente possível capturar de forma rápida e confiável textos educacionais e artísticos, palestras, nomes, rostos, números de telefone e palavras estrangeiras em sua memória. Para tanto, recorrem a técnicas diversas.
Técnicas básicas
Uma maneira de dominar a arte da memorização é aprender técnicas especiais. Eles ajudam uma pessoa a gerenciar adequadamente o armazenamento nas estruturas cerebrais de quaisquer dados vindos de fora.
A memorização eficaz é baseada em impressões vívidas, o desejo de lembrar deliberadamente de um evento com clareza, estabelecendo uma conexão entre o novo material e a experiência existente, habilidades de concentração oportuna de atenção, consciência de informações memorizadas e compreensão de onde elas serão usadas.
A técnica dos pictogramas visa ensinar a memorização indireta, que recomenda a conversão de palavras em imagens para uma memória eficaz.
É possível testar sua própria memória fotográfica usando o método Aivazovsky. O grande artista, se necessário, poderia transferir para a tela a paisagem que ficou em sua memória. O sujeito dedica vários minutos ao estudo de um objeto, depois fecha os olhos e tenta reproduzi-lo mentalmente.
Freqüentemente, as pessoas recorrem ao estudo para manter uma grande quantidade de informações na cabeça, mas os métodos mecânicos de memorização são tediosos e ineficazes. Para um domínio bem-sucedido das palavras, os especialistas recomendam as seguintes técnicas:
- técnicas racionais envolvem o uso de pensamento lógico;
- A eidética se baseia em manter imagens interessantes na memória;
- os principais métodos mnemônicos são baseados em métodos artificiais de memorização efetiva de informações.
Mnemônicos visa desenvolver o pensamento imaginativo, criando linhas associativas de apoio e aumentando a concentração da atenção. É usado para capturar informações difíceis. Existem muitas técnicas de memorização interessantes e eficazes.
Mnemônico
A maioria dos truques mnemônicos lembra os jogos infantis. Todas as informações recebidas são codificadas. Isso é seguido pelo processo de aprendizagem e repetição. A base lexical de qualquer língua estrangeira pode ser dominada em 2 semanas. As técnicas baseiam-se na criação de cadeias de associações individuais associadas a imagens vívidas e certas emoções.
O som de uma palavra estrangeira é sobreposto a um conceito familiar. A palavra inglesa "wall" (parede) está em consonância com a palavra russa "boi", então você precisa imaginar um enorme boi correndo rapidamente e apoiando seus chifres poderosos contra a parede. Pode-se até imaginar o estalo violento de uma parede em ruínas.
Acrônimo
Os fatos são fáceis de lembrar por meio de redução condicional de frases, as letras iniciais das palavras das quais são o código para decodificar os dados necessários para a memorização. Os astrônomos, pelas letras iniciais das palavras de certas frases, assimilam facilmente os nomes dos planetas do sistema solar. Desde cedo, as pessoas, para reproduzir toda a cadeia de cores do arco-íris em uma seqüência estrita, memorizam a expressão "Todo caçador quer saber onde está o faisão".
Layout
Esta técnica envolve aplicação de certos princípios ou regras. No processo de memorização do texto, alguns recorrem a à disposição das informações em ordem alfabética, outros produzem a distribuição por cor, tamanho, idade ou finalidade.
Método associativo
Para uma memorização mais eficaz ao criar linhas associativas, é aconselhável usar as seguintes técnicas mnemônicas: hiperbolização, revitalização, modificação e acentuação.
- Hiperbolização implica exagero deliberado de imagens. Um pequeno objeto deve ter uma aparência gigantesca na imaginação. Ele deve aparecer em pensamentos muito maiores do que no mundo real. Por exemplo, você precisa imaginar uma enorme mosca. Talvez tenha as características de uma águia ou mesmo de um avião.
- Revitalização assunto envolve dar-lhe movimento. A mesa que se move de forma independente pela sala será lembrada por muito tempo.
- Modificação ocorre ao transformar um conceito, mas sem violar o significado da própria palavra. Por exemplo, você pode imaginar uma motocicleta equipada com uma hélice.
- Acentuação com base no aprimoramento mental da imagem, destacando um detalhe importante. Você pode usar uma caricatura ou desenho animado. Às vezes, a luz ou o som fornecem uma imagem memorável. Por exemplo, durante a memorização, a palavra "lenço" é apresentada como zumbindo e brilhando por dentro.
Você pode usar a técnica de "encadeamento" e conectar palavras que não estão logicamente relacionadas entre si. Por exemplo, uma cadeia de imagens é criada para memorizar uma lista de compras.
Quanto mais engraçada e absurda for a história, melhor permanecerá na cabeça.
Sistema de memorização "Giordano"
Para preservação de longo prazo na memória de vários números, números de telefone, endereços, datas exatas, nomes toponímicos, sobrenomes, nomes, patronímicos, o sistema Giordano é reconhecido como uma das técnicas mais eficazes. As principais etapas incluem a codificação dos detalhes do material memorizado em imagens visuais, o próprio processo de memorização sequencial das informações e sua consolidação na memória.
A codificação visual não é a própria memorização. Esta é apenas uma preparação para isso. Por exemplo, você precisa consertar com urgência o número de telefone 8-914-240-53-03 na memória. Ele pode ser codificado da seguinte maneira. Oito é uma ampulheta que reflete o episódio associado à eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Os próximos 3 números são memorizados, representando visualmente um ouriço com duas agulhas projetando-se em direções diferentes, a uma das quais está anexado um saquinho de chá, já que o número "4" se parece com a letra "Ch". Um ovo é visível na outra agulha porque seu formato se assemelha a zero.
O suor escorre pelo ouriço. A primeira letra da palavra tem o código cinco, e a última - três. Uma ambulância com a letra "03" está levando um ouriço doente.
Primeiro, a base da futura associação é identificada. É necessário criar 3 partes de seus links separados e, em seguida, apresentá-los como um todo. Geralmente, leva de 5 a 6 segundos para formar um vínculo. É necessário lembrar todas as conexões formadas entre os elementos de informação criados na imaginação.
A memorização da sequência de associações ocorre de 2 maneiras. O primeiro envolve a criação de uma matriz associativa a partir do número necessário de imagens estimulantes. O segundo método envolve a formação de um bloco de informações usando associações diretamente conectadas. A consolidação do material necessário é realizada através de sua elaboração consciente na imaginação.
A informação é reforçada pelo uso da técnica de repetição ativa. Reproduza mentalmente na memória todos os eventos associados à memorização de um número de telefone.
As leis da memória em psicologia
A lei das impressões vívidas afeta a memorização. A memória sempre reage a impressões fortes, de modo que eventos brilhantes são lembrados com rapidez e facilidade. Você pode facilmente se lembrar de qualquer episódio muito interessante que aconteceu há muito tempo. Uma pessoa que se destaca com roupas extravagantes ou comportamentos extraordinários permanece por muito tempo na memória. Se você precisa memorizar algumas informações, é preciso dar-lhes brilho e originalidade.
A lei do significado da informação distribui a informação de acordo com sua necessidade. Tudo o que é necessário para a sobrevivência, satisfação das necessidades, não causa problemas de memorização. Apegos individuais, valores de vida, hobbies, emoções e sentimentos pessoais são lembrados sem muito esforço.
A lei da motivação opera na presença de uma força motivadora, um grande desejo de dominar o material. Uma próxima recompensa em uma competição ou competição fornece uma forte motivação para aprender muitos fatos e informações diferentes. Percebe-se que é difícil para o aluno dominar exatamente aquelas matérias que, segundo ele, não lhe serão úteis na vida.
A lei da atividade pressupõe realizar alguma ação antes de fortalecer a informação na memória. Podem ser cálculos, comparações, isolando as ideias principais. Você pode se envolver artificialmente no trabalho com a informação, trabalhar com ela. Quaisquer ações realizadas irão melhorar o processo de aprendizagem.
É necessário estudar as configurações e configurações antes de começar a dominar qualquer material. Para o uso racional dos recursos da memória, deve-se preparar-se para sua percepção. É recomendável folhear todas as informações a serem estudadas.
A lei do conhecimento prévio pressupõe confiança na experiência acumulada. Conectar-se a materiais familiares facilita a absorção de novas informações. É necessário traçar paralelos, análise e sistematização dos fatos.
A lei da influência mútua dos traços de memória prevê a organização do trabalho de memorização com processos de pensamento alternados e pequenas pausas, durante as quais os dados são fixados nas estruturas cerebrais.
Outras técnicas
Muitas técnicas são capazes de aumentar a eficiência do domínio do material educacional. É importante analisar a eficácia de cada técnica usada e, posteriormente, usar as técnicas de memorização mais adequadas.
Para recordar rapidamente o discurso preparado, use efeito de borda, o que ajuda a reproduzir o início e o fim de uma frase longa. Método de localização pressupõe vincular-se aos assuntos encontrados diariamente no caminho para estudar ou trabalhar, necessários para memorizar conceitos.Você pode obter instruções sobre seu apartamento ou quarto.
O método OVD inclui 4 estágios principais de memorização do material: destacando a ideia principal, lendo atentamente, revisando e ajustando. Primeiramente, supõe-se que haja uma leitura significativa dos dados necessários, acompanhada da busca pela ideia principal, que é anotada em um pedaço de papel. No estágio seguinte, eles leem cuidadosamente todo o discurso novamente, fixando a atenção nos menores detalhes e detalhes que precisam estar ligados aos pensamentos principais do texto.
Segue-se uma visão geral de todo o discurso e traça-se um esboço para compreender a sequência dos fatos necessários. O refinamento envolve repetir o texto de memória. Primeiro, os pontos principais são reproduzidos e, em seguida, os detalhes são reconstruídos mentalmente. Depois disso, é recomendável ler novamente o plano e marcar os dados que faltam.
Alguns especialistas sugerem métodos racionais para aprender vocabulário estrangeiro ou termos difíceis em um sonho. A tecnologia da técnica prevê o aproveitamento da primeira hora após o adormecimento e a última meia hora antes de acordar. Primeiro, eles leem as palavras e as ouvem em uma gravação de áudio, em seguida, uma alta repetição do vocabulário é feita após o locutor, acompanhada por uma música suave. Após 15 minutos, o aluno deve ir para a cama. Em uma gravação de áudio, as palavras são repetidas três vezes, primeiro em voz alta e, em seguida, torna-se cada vez mais baixo. De manhã, o vocabulário é lido novamente com um som crescente.
Método Lista Ouro prevê intervalos quinzenais e repetições de gravações. Primeiro, é preparada uma lista de bronze de 25 palavras gravadas em um caderno. Após 2 semanas, as palavras aprendidas são excluídas da lista, 17 palavras são escritas e novamente esquecidas. A lista 3 incluirá 12 palavras, 4 vezes escreverá cerca de 8 palavras. A lista de ouro é formada reescrevendo palavras esquecidas da lista de prata. O trabalho é executado de acordo com o mesmo esquema.
Existem técnicas especiais destinadas a capturar rostos, nomes, patronímicos e sobrenomes na cabeça. O melhor deles resolve o problema de vincular uma pessoa a um nome, profissão, hobbies, hábitos, construindo vínculos associativos. Você pode criar uma imagem com base em associações típicas associadas a personagens literários ou de contos de fadas.
Às vezes, eles se referem ao significado etimológico do nome e a representação figurativa ocorre em sua base. Com a ajuda de mnemônicos, retratos de cientistas, filósofos e escritores são facilmente memorizados.
Recomendações
Os alunos e alunos são incentivados a usar todo o potencial de pensamento disponível. É aconselhável não usar folhas de cola e usar o mínimo possível a Internet para encontrar o material didático necessário. Devemos nos esforçar para recriar as informações necessárias por conta própria, contando com nossa própria memória.
Qualquer nova informação deve ser recontada com suas próprias palavras, embora seja desejável vinculá-la a conhecimentos previamente adquiridos, traçar paralelos entre eles e associá-los a eventos de experiência pessoal.
Para compreender informações volumosas, é aconselhável técnica de alternância... Primeiro, eles completam parcialmente as tarefas em um assunto, depois mudam para outra disciplina, retornando um por um ao material anterior.
Para evitar um acúmulo caótico de eventos, todos os fatos e informações devem ser claramente estruturados.