Memória tátil: características e recursos de desenvolvimento
Às vezes, para se animar, basta acariciar o seu querido gato, colocar as mãos ao lado da lareira ou, ao contrário, alegrar-se mergulhando os dedos em água fria. Essa oportunidade nos é dada pela memória tátil. Não o subestime, pois esse tipo de memória aparece como uma das primeiras e persiste por toda a vida.
O que é isso?
A memória tátil ou corporal permanece com a pessoa depois que ela entra fisicamente em contato com qualquer coisa. É também chamada de memória tátil. Está bem desenvolvido em todos, pois as primeiras memórias táteis que temos na infância. - o calor das mãos da mãe dá uma sensação de segurança, o primeiro contato com uma agulha afiada ativa o instinto de autopreservação e o cérebro lembra que a agulha afiada é um perigo potencial.
E se a maioria de nós nem pensa em como funciona, já que a memória tátil funciona "em segundo plano", então existem pessoas para quem esse tipo de memória é de vital importância. Em primeiro lugar, estamos a falar de cegos ou deficientes visuais. Para eles, a memória tátil é uma alternativa à visão.
Essa memória é de grande importância. Por exemplo, é muito útil para quem digita rapidamente no teclado. Com o tempo, eles desenvolvem uma memória tátil brilhante, que lhes permite realizar essas ações quase às cegas. Ao dirigir um carro, a memória tátil geralmente nos ajuda, especialmente em situações de direção imprevistas. Para os atletas, essa habilidade é uma contribuição significativa para futuras vitórias olímpicas.
Mas o mais importante é, talvez, na infância. São as crianças que são atraídas por tudo o que vêem e, assim, recebem os primeiros conhecimentos e ideias sobre o mundo.
Se sua memória tátil estiver bem desenvolvida, então, uma vez que tocam em uma chaleira quente, eles não a tocam mais. E quando eles se deparam com uma curva fechada, da próxima vez eles tentam contorná-la. Os livros de psicologia dizem que as crianças com boa memória tátil aprendem melhor, têm uma imaginação mais rica e uma fala desenvolvida.
Como funciona?
Ainda no século II aC, os sábios chineses entenderam que a atividade das mãos e dos dedos afeta o funcionamento do cérebro, além disso, permite atingir um equilíbrio psicológico entre a mente e a concha física. Os japoneses encontraram evidências convincentes disso. Foi na Terra do Sol Nascente que eles descobriram que existem muitos pontos ativos nas palmas., impulsos elétricos dos quais são rapidamente transmitidos diretamente ao sistema nervoso central.
Os fisiologistas modernos asseguram que a atividade e a sensibilidade das mãos estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento do sistema nervoso central. Por exemplo, o famoso psiquiatra Vladimir Mikhailovich Bekhterev observou em seus escritos que exercícios simples com as mãos ajudam a aliviar a fadiga mental e o estresse. Já nas crianças, segundo o cientista, a motricidade fina ajuda a melhorar a pronúncia de vários sons e a desenvolver o aparelho vocal. Outro cientista proeminente, o famoso professor Vasily Aleksandrovich Sukhomlinsky escreveu que "a mente de uma criança começa com os dedos".
Então, como funciona esse tipo de memorização? A informação que uma pessoa, incluindo uma muito pequena, recebe tátil, entra instantaneamente na região cortical do cérebro e começa a interagir com outras partes dele. Principalmente com o centro visual, assim como a área responsável pela sensibilidade muscular. Como resultado, obtemos esse tipo de memorização e podemos distinguir objetos pelo toque.
Funções
Analisando tudo o que foi dito acima, pode-se argumentar que um adulto precisa desenvolver a memória tátil apenas no caso de uma emergência na vida, por exemplo, no caso de uma perda repentina de visão. E aqui é vital para uma criança fazer isso, e regularmente.
E se desenvolve muito melhor em bebês do que em adultos. A este respeito, os especialistas recomendam fortemente que você se dedique ao desenvolvimento da memória tátil com eles. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por dia. Para isso, exercícios especiais são adequados.
Métodos de desenvolvimento
Existem muitas maneiras de desenvolver a memória tátil em uma criança. Vamos considerar apenas alguns exemplos.
Transferência de imagem
Esta técnica é adequada para crianças que já possuem habilidades de desenho. Pode ser usado tanto em aulas em grupo quanto em aulas individuais. Convide seu filho a tocar este ou aquele objeto com os olhos fechados e, a seguir, desenhe o que ele "lembrou" com as próprias mãos.
Identificação
Tal jogo requer uma preparação preliminar de adereços, mas se desejar, você pode comprá-lo na loja, já que agora existem vários pontos de venda com brinquedos educativos. Vários materiais são colados em pequenos pedaços de papelão ou pranchas: tecido, lã, plástico e assim por diante. A tarefa da criança é identificar o material com os olhos fechados. Outro tipo de exercícios de identificação - a criança deve adivinhar o que o objeto contém. Ofereça a ele a escolha de uma bola, um brinquedo de pelúcia, um cubo de madeira.
De antemão, é claro, explique por que um objeto é rígido ao toque e o outro é macio.
Reproduzindo sensações
Para este jogo, você precisa reunir várias crianças. Você pode jogar tanto no jardim de infância quanto organizar um jogo de treinamento como entretenimento durante as festas infantis. Os participantes recebem cartões com o nome do assunto e sua descrição escrita neles. Por exemplo, uma cadeira de madeira, uma cerca de ferro, um ferro quente e assim por diante. A tarefa da criança é descrever o objeto que se deparou com ela, sem nomeá-lo diretamente, para que outras crianças possam adivinhá-lo pela história.
Existem outros exercícios, jogos e competições que você mesmo pode fazer. O principal é despertar o interesse da criança e assim desenvolver não só a memória tátil, mas também a capacidade de pensar.