Memória

Poemas para o desenvolvimento da memória

Poemas para o desenvolvimento da memória
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Quais versículos são adequados?
  3. Qual é a melhor forma de ensinar?
  4. Recomendações

Cada pessoa em algum momento tem que se voltar para a poesia. Mas nem todo mundo é capaz de perceber os poemas e mantê-los na cabeça.

Peculiaridades

Poemas são mais fáceis de lembrar do que prosa, porque eles têm seu próprio padrão rítmico, rima e fundo emocional. Memorizar versos poéticos de cor é recomendado para o desenvolvimento da memória. Durante esse processo, os neurônios também recebem sangue. Isso ajuda a reduzir o risco de coágulos sanguíneos, melhorar a qualidade das paredes vasculares e aumentar a transmissão do sinal entre os neurônios. Nas estruturas cerebrais, novas conexões são formadas entre as células, estimulando processos cognitivos e outras habilidades da personalidade.

Ritmo, melodia, imaginário, conteúdo emocional de obras poéticas permitem que o cérebro se engaje rapidamente no processo de memorização e fixe as linhas da memória que estão conectadas de forma natural. Neste caso, ocorre a formação das seguintes qualidades:

  • desenvolvimento e enriquecimento da fala;
  • reposição de vocabulário;
  • expansão da erudição;
  • dicção melhorada;
  • estimulação de habilidades oratórias.

Memorizar até mesmo algumas linhas de poesia tem um efeito positivo nos processos bioquímicos das estruturas do cérebro. Memorizar versos é necessário para treinar a memória de crianças e adultos. Devem ser levadas em consideração as características individuais de percepção de cada pessoa. Um indivíduo com memória motora é excelente para memorizar poesia se ela for acompanhada de gestos e pantomima. Uma memória visual bem desenvolvida envolve a memorização de material poético de uma publicação impressa.As pessoas que percebem bem a informação de ouvido são aconselhadas a memorizar o texto no momento do som da gravação do áudio, embora seja aconselhável pronunciá-lo em voz alta.

Para melhorar a fixação dos versos na memória, são utilizados os métodos mnemônicos, que ativam o pensamento figurativo. O principal erro ao memorizar uma obra poética é focar nas palavras, tentar guardá-las na memória.

Na verdade, você precisa ver imagens vívidas e tramas vívidas em um simples conjunto de palavras rimadas. Essa técnica é eficaz.

Quais versículos são adequados?

Na infância, frases rimadas compreensíveis são fáceis de lembrar. As quadras de desenvolvimento não devem consistir em palavras difíceis e incompreensíveis. Para os menores, para uma memorização rápida, rimas curtas com conteúdo fascinante são recomendadas. Poemas de Agnia Barto, Samuil Marshak, Elena Blaginina, Korney Chukovsky, Sergei Mikhalkov são adequados para crianças. As crianças mais velhas são incentivadas a aprender poemas sobre a natureza. Eles são convidados a tocar trava-língua em um certo ritmo para que se assemelhem a rimas.

Vamos dar exemplos de tais trava-línguas.

  • Vika mastiga amoras, pegas morde morangos.
  • Kostya ceifa feno em Senya, e Senya carrega feno no dossel. Senya está carregando feno no dossel, Senya vai dormir no feno.

No futuro, as crianças conhecerão poemas mais volumosos. Eles são aconselhados a fazer as obras de A.S. Pushkin, M. Yu. Lermontov, A.T. Tvardovsky. Para os alunos mais velhos, uma lista de obras poéticas de A.S. Pushkin deve ser expandido.

Os especialistas recomendam memorizar grandes fragmentos do poema "Conde Nulin" e do romance em verso "Eugene Onegin".

Para os adultos, os versos favoritos de poetas famosos são mais adequados para memorização. Eles geralmente são claros para o leitor. O ritmo claro do poema confere ao processo de fixação na memória leveza e alegria. Peças complexas treinam bem o cérebro.

Coleções de poesia são publicadas em número suficiente. Se necessário, qualquer poesia pode ser encontrada na Internet. Estudar para cada dia eles se oferecem para escolher as obras de Fyodor Tyutchev, Afanasy Fet, Vladimir Mayakovsky.

Memorizar poesia todos os dias durante 15 minutos é a prevenção de problemas de memória. A capacidade de manter as informações necessárias na cabeça é desenvolvida. Os idosos conseguem manter a clareza de espírito e uma memória sólida.

Qual é a melhor forma de ensinar?

    Para memorização eficaz de poemas, a tecnologia eido é usada. Baseia-se em representações figurativas sem a inclusão do pensamento lógico. O poema é recomendado para ser memorizado linha por linha. É necessário transformar visualmente cada linha em uma imagem brilhante. As imagens criadas devem obedecer a um certo ritmo.

    Por exemplo, vamos tentar "reviver" o poema F. Tyutchev "Manhã nas montanhas". Primeiro, você precisa combinar mentalmente as 2 primeiras linhas e criar imagens coloridas. A palavra "azul" está associada ao nome Lázaro, então você pode imaginar um personagem bíblico rindo alto no céu azul. Nesse momento, parte do céu escurece. No céu negro, pontilhado de estrelas brilhantes, há uma descarga de relâmpagos, da qual uma torrente de água lava Lázaro.

    A imagem imaginária é associada aos primeiros versos da obra, recitando-os ritmicamente em voz alta.

    Então você tem que imaginar as montanhas. Um advérbio incomum formado a partir da palavra "orvalho" é substituído pela palavra "racistas" para melhor memorização na imaginação. Talvez alguém imagine pessoas com diferentes cores de pele na faixa de luz em zigue-zague do vale localizado entre as montanhas. E de novo as linhas são faladas em ritmo com uma representação mental da imagem brilhante recém-criada.

    A próxima quadra pode ser visualizada da seguinte forma. Eles imaginam montanhas em vestidos exuberantes, como se estivessem na alta sociedade, em um baile antigo. O vestido de baile está apenas parcialmente visível. Além disso, um enorme cobertor, tecido de névoa, é estendido.Um véu de névoa pairava sobre um peixe cartilaginoso de corpo achatado cujo nome coincide com a palavra para descendência suave. Em sua imaginação, você pode combinar esses dois conceitos e imaginar uma arraia em uma superfície inclinada coberta por um cobertor embaçado.

    As últimas linhas são imaginadas na forma de um belo coro medieval, criado a partir de nuvens fragmentadas, uma espécie de ruínas aéreas. Quanto mais brilhante for a imagem criada, mais facilmente a estrofe será lembrada.

    O texto poético aprendido com o auxílio de suas próprias associações é facilmente reproduzido na íntegra em qualquer momento necessário.

    A opção de treinar a memória pela memorização de poesia é indicada para pessoas de todas as idades. Recomenda-se começar a treinar com 4 linhas por dia. Depois de um dia, eles devem ser reproduzidos de memória e mais uma estrofe deve ser adicionada a eles. É necessário adicionar mais e mais linhas novas a cada dia com uma repetição diária do material já aprendido. A cada mês subsequente, o número de linhas aprendidas deve ser duplicado. Para treinar a memória, é aconselhável repetir as estrofes memorizadas no primeiro mês.

    Com o consequente aumento da carga, não é difícil aprender poesia de qualquer complexidade, pois a capacidade de memorizar e reproduzir um texto rimado é aprimorada. Com a repetição repetida, a poesia é mantida na memória por muito tempo. Para memorizar, você precisa escolher a hora do pico de desempenho, por exemplo, horas da manhã.

    Respiração profunda, concentração em lembrar e repetição frequente são a chave para reproduzir rapidamente o material aprendido.

    Adultos

    Aprender versos rimados é necessário para adultos. A eficácia da memorização é facilitada lendo-os duas vezes. Você precisa entender o significado do que lê e recontá-lo com suas próprias palavras. Todo o trabalho está dividido em pequenos blocos semânticos. Conexões lógicas permitem memorizar bem um texto poético.

    O cumprimento estrito da entonação e da pausa facilita a memorização. No processo de memorização, você pode espiar um livro, imaginar mentalmente uma trama ou tentar se imaginar no lugar do herói. O material aprendido de memória é fixado em um pedaço de papel. Nos dias seguintes, é obrigatório tocar os versos em voz alta.

    Para crianças

    Em crianças em idade pré-escolar, o cérebro está se desenvolvendo ativamente, então memorizar rimas é de grande benefício para elas. É melhor usar rimas simples e curtas. Se ao menos a criança entende o significado de cada palavra. Recomenda-se explicar o seu significado à criança, caso contrário, palavras incompreensíveis causarão hesitação e hesitação durante a reprodução das rimas.

    Para melhor memorização, você precisa selecionar versos interessantes e significativos sem estruturas verbais complexas. A introdução de elementos lúdicos desenvolve a criatividade da criança. Uma maneira eficaz de memorizar com uma história paralela em nome do animal que descreve seus movimentos inerentes. A criança, até a completa memorização do texto, deve recitar um poema em nome de um urso, raposa, corvo, galinha. Os poemas devem ser adequados à idade.

    • Crianças de 3 a 4 anos ofereça quadras com abundância de substantivos e verbos. A criança deve entender o que está em jogo. As quadras são lidas lentamente, usando entonações coloridas e expressões faciais. Esta reprodução de versos facilita a memorização. O adulto começa a pronunciar a estrofe, a criança continua.
    • Aos 4-5 anos as crianças começam a desenvolver motivação para memorizar um poema. A criança busca aprender e falar para demonstrar suas habilidades aos adultos. Neste caso, é recomendado pegar versos mais complexos. O processo de memorização é facilitado pela memorização do trabalho por papéis com a atuação de cenas individuais. Por exemplo, alimentar uma boneca ou embalar um urso.
    • Crianças de 5 a 6 anos capaz de dominar poesia mais volumosa e complexa.Eles podem analisar as ações dos personagens, imaginar-se em seu lugar, relembrar tais histórias de vida e responder a perguntas sobre o tema da obra.
    • Com a idade de 6 a 7 anos o pensamento lógico é formado, então as crianças devem ser solicitadas a representar os próprios heróis da obra em um pedaço de papel. Para conectar a memória lógica da criança, o início do poema é lido com um pedido para recontar mais conteúdo.

    Recomendações

      Os adultos mostram um esforço de vontade para memorizar poesia, e as crianças podem resistir a esse processo. A criança deve se acostumar com a fala em versos e ser capaz de percebê-la. Para trabalhar com bebês, você precisa seguir as seguintes recomendações:

      • é preciso conhecer a poesia desde a infância;
      • deve repetir peças rimadas durante caminhadas, jogos diversos;
      • você precisa recitar poesia expressivamente, com inspiração emocional;
      • o material selecionado deve corresponder à idade do homenzinho;
      • o bebê deve entender todas as palavras;
      • é desejável ilustrar textos de poesia com desenhos.

      Recomenda-se começar a memorizar um poema alguns dias antes da data solicitada. É preciso destacar os personagens principais, imbuídos dos sentimentos e emoções do poeta. A apresentação vívida de imagens e eventos melhora a percepção e a memorização. A memorização eficaz é facilitada pela reescrita de estrofes em um pedaço de papel, leitura lenta de frases rimadas, mímica e acompanhamento de gestos.

      Alguns especialistas recomendam compilar uma folha de dicas em que apenas as primeiras letras de todas as linhas sejam mostradas em uma coluna. Propõe-se a utilização do princípio de "bola de neve", quando a memorização é realizada por meio de acréscimos. Primeiro, a primeira linha é memorizada, depois 2 linhas iniciais, a seguir 3 e todas as subsequentes em conjunto.

      Ajuda e benefícios podem ser fornecidos por aplicativos especiais para memorizar versos disponíveis em um smartphone.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa