Memória

Como desenvolver a memória em um adulto?

Como desenvolver a memória em um adulto?
Contente
  1. Como melhorar a memória?
  2. Tipos de jogos educativos
  3. Mnemônicos
  4. Recomendações

Muitos de nós enfrentamos o fato de que a memória se deteriora com o passar dos anos - isso pode acontecer com a idade ou após uma longa ausência de estresse. No entanto, tudo está em nossas mãos - se você praticar regularmente, sua memória pode ser melhorada. Em nosso artigo, você encontrará os métodos e exercícios mais eficazes para treinar sua memória.

Como melhorar a memória?

O desenvolvimento da memória é importante em qualquer idade. Se o trabalho ou o estudo não exigem a memorização de grandes quantidades de informações, você pode descobrir que a memória é muito fraca já aos 25 ou 35 anos de idade. Ao mesmo tempo, a partir dos 50 anos, nossa memória começa a se enfraquecer gradativamente de forma natural, por isso é especialmente importante mantê-la e treiná-la. Você pode enfrentar o fato de que lembrar eventos, números e fatos se torna mais difícil depois de 40 anos - em qualquer caso, o desenvolvimento da memória é possível.

Para treinar seu cérebro, é muito importante fazer exercícios regularmente - pelo menos meia hora por dia você deve prestar atenção a isso.

Os exercícios sistemáticos permitem que um adulto desenvolva a memória com rapidez suficiente - depois de algumas semanas, você começará a notar algumas melhorias. Gradualmente, você pode desenvolver a memória a um nível alto, por exemplo, se precisar dela para o trabalho. E se sua memória estiver ruim? Existem muitas maneiras de melhorá-lo. Escolha a opção que mais se adapta a você.

Aprendendo idiomas extrangeiros

As línguas estrangeiras são agora necessárias para o trabalho e as viagens, e são elas que permitem desenvolver perfeitamente a capacidade de memorização. Escolha o idioma que você precisa ou interesse: Se você não sabe inglês, pode valer a pena começar por ele.Qualquer outro idioma europeu pode ser usado como um substituto - será mais fácil aprendê-los do zero. Se você já fala alguns idiomas europeus, pode complicar sua tarefa, por exemplo, aprender chinês ou árabe.

O mais eficaz será estudar com um professor - individualmente, em grupos ou online. Se isso não for possível, é perfeitamente possível começar a praticar sozinho. Na Internet, você provavelmente encontrará guias de autoaprendizagem, tutoriais em vídeo e vários manuais para o idioma no qual está interessado.

É importante praticar regularmente, todos os dias, caso contrário não haverá benefício para a memória.

Torne uma regra estudar diariamente 5-10 novas palavras cada. Leia-os, repita-os algumas vezes, tente usá-los em frases simples. Algumas horas depois da aula, tente se lembrar dessas palavras em sua mente e também as repita no dia seguinte. Quando você conseguir dominar facilmente dez palavras estrangeiras por dia, tente aumentar o número.

Se você fala uma língua estrangeira em um nível inicial e quer melhorar, isso também pode ser feito com o benefício de sua memória. Por esta tente aprender poemas em uma língua estrangeira ou ler textos longos, e então tente recontá-los com o máximo de detalhes possível. Ao mesmo tempo, é muito importante poder recontar o texto ou reproduzir os poemas três dias após o estudo, em uma semana, em duas semanas. Reveja os materiais todos os dias para ajudar a desenvolver sua memória de longo prazo.

Aprender línguas é um dos métodos mais populares para desenvolver a memória.

Primeiro é útil não só para memorização, mas também para viagens, trabalho, ler livros ou assistir a filmes no original. Em segundo lugar, aprender um idioma pode ser muito divertido... Você se alegrará com o seu sucesso e muito em breve começará a reconhecer frases individuais em canções ou sites estrangeiros.

Memorizando poesia

Este método também pode ser muito útil para a memória. Os poemas são diferentes, e você pode escolher os certos para você - é importante que a tarefa seja difícil, mas viável. Se sua memória estiver muito ruim, faça um poema curto e simples. Se algumas estrofes são fáceis para você, você pode abordar parte do poema.

Aprender poesia é uma forma divertida e gratificante de treinar sua memória. Em primeiro lugar, é sempre bom saber de cor versos famosos. Em segundo lugar, uma boa literatura ajuda a desenvolver o vocabulário e melhora o nível de proficiência na língua nativa. Enfim, entre toda a variedade de poemas, você pode escolher os que mais gosta e ter muito prazer com as aulas.

Os poemas podem ser ensinados de maneiras diferentes. Alguns memorizam por versos, outros por estrofes. Tente sempre que possível reproduzir o poema você mesmo, em vez de lê-lo - mesmo se você contar com erros, hesitação e espiando em um livro, tal processo terá o melhor efeito. A recordação é um processo importante que dá a carga necessária ao nosso cérebro.

Em tais atividades, extremamente é importante que os poemas não sejam esquecidos imediatamente após a aula... Tente se lembrar deles ao longo do dia, repita-os depois de alguns dias ou depois de uma semana. Conte os poemas, tentando espionar o livro o mínimo possível, e depois corrija seus erros.

Um bom resultado pode ser obtido pela memorização gradual de longos versos ou poemas.

Por exemplo, no primeiro dia, você pode memorizar 2 a 3 versículos. Defina-se a tarefa de memorizar mais uma estrofe a cada dia seguinte, sem esquecer as anteriores. Isso o ajudará a alcançar resultados dos quais você se orgulhará.

Além disso, você terá a oportunidade de parar no volume que vai causar dificuldades e superar gradativamente seu limite. O principal é, todos os dias, repetir o poema inteiro desde o início - é por meio da repetição que você pode melhorar sua memória com o tempo.

Lendo

Se você adora ler, mas acha que não se lembra bem do conteúdo, pode melhorar sua memória recontando o que leu. Tente ler algumas páginas e depois reproduzir o conteúdo o máximo possível. Isso pode ser feito em voz alta ou você pode escrever a recontagem em um pedaço de papel, o que for mais conveniente para você.

Com o tempo, aumente o número de páginas para recontar, mas não reduza a extensão de sua história - ela deve ser o mais detalhada possível... Tente recontar o conteúdo do que leu imediatamente após a leitura, após alguns dias, após uma semana. Se for difícil, escreva para você as principais teses que irá revelar.

Ler por si só não ajuda a desenvolver a memória, mas memorizar conscientemente tudo o que você lê pode ser útil.

Para não ficar entediado de recontar, você pode discutir literatura com amigos e conhecidos. Tente localizar fatos interessantes e não perder nada em sua história.

Exercício Pitágoras

É um exercício interessante do qual você pode gostar: além de desenvolver a memória, ajudará na organização do seu tempo e na compreensão das diversas situações do cotidiano. Todas as noites você deve lembre-se com o máximo de detalhes de tudo o que aconteceu com você no dia anterior. É altamente recomendável anotar isso - para manter uma espécie de diário. Para que você mesmo possa apreciar os detalhes da história, não se confunda em seus pensamentos e aos poucos verá seu progresso.

Você precisa se lembrar e anotar tudo nos mínimos detalhes. Tente se lembrar de como você acordou, quando e o que você tomou o café da manhã, que conversas você teve, o que você pensou, aonde você foi. Quanto mais você puder se lembrar do dia anterior, melhor.

Apenas anotar tudo o que aconteceu com você não é suficiente. Adquira o hábito reler escrito de manhã - para que você possa memorizar mais informações de uma vez. Com o tempo, comece a reler não só as notas de ontem, mas também as notas de toda a semana.

Quando ficar fácil para você manter esse diário, tente complicar a tarefa - no domingo, anote tudo o que aconteceu com você durante a semana. Então com o tempo, você treinará seu cérebro para lembrar mais e mais eventos.

É muito importante, ao compilar tais registros, lembrar tudo sequencialmente e não pular de um evento para outro.

Por exemplo, você não deve descrever primeiro o seu almoço e depois o café da manhã - tal história quebra a cadeia lógica. Você deve se mover gradativamente, de um evento para outro, tentando não perder nada, mas lembre-se exatamente da sequência, e não de eventos isolados.

A princípio, o exercício pode causar grandes dificuldades justamente pela necessidade de apresentação consistente. Freqüentemente, nossos negócios cotidianos não têm conexão uns com os outros e podem facilmente se confundir na memória. no entanto se você fizer o exercício diligentemente, muito em breve sentirá que memorizar até mesmo eventos não relacionados é agora muito mais fácil para você.

Tipos de jogos educativos

Existem várias técnicas de jogo adequadas para treinar a memória, das quais os adultos também podem gostar. As técnicas de jogo ajudam a ter momentos agradáveis ​​e a não sofrer qualquer estresse especial das aulas. No entanto, gradualmente você começará a memorizar melhor números, fatos e eventos da vida cotidiana.

Os jogos de treinamento de memória podem ser os seguintes.

  • A ginástica de dedos e o desenvolvimento da motricidade fina. Não é segredo que os movimentos dos dedos estão associados ao trabalho do nosso cérebro. Para estimular uma melhora na memória, pode-se fazer figuras de animais com os dedos, tentar desdobrar ou dobrar os dedos, resistindo com a outra mão, tentar dobrar um dedo, deixando o resto em uma posição estática. Hobbies como tricô, perolização, modelagem, papel machê e fabricação de quebra-cabeças também podem ser úteis.É improvável que um desenvolvimento de habilidades motoras finas seja suficiente para melhorar seriamente a memória, mas em paralelo com outras atividades, isso será de grande ajuda.
  • Tente dar uma olhada rápida ao redor da sala em alguns segundos e, em seguida, saia e anote com o máximo de detalhes possível quais objetos estão na sala, como eles estão localizados em relação uns aos outros... Esse jogo o ajudará a aprender a memorizar melhor - com o tempo, você será capaz de listar os itens com mais detalhes. Para complicar as coisas, peça aos membros da família que reorganizem deliberadamente os itens familiares familiares em uma sequência diferente. Dê a si mesmo essas tarefas de memorização todos os dias.
  • Agora você pode encontrar muitos jogos de tabuleiro e online interessantes com o objetivo de melhorar a memória... Experimente métodos diferentes e, com o tempo, você entenderá qual método será mais eficaz para você.
  • Aprenda biografias de pessoas famosas e fatos históricos interessantes com datas. Leia várias vezes, faça cartões com nomes e datas, tente relacioná-los. Quando aparecerem os primeiros sucessos, complique as atividades e pegue mais nomes e datas. Este jogo não apenas treinará sua memória, mas também ajudará a melhorar sua erudição. Você pode pegar nomes e fatos da categoria de conhecimento geral ou de áreas específicas de seu interesse.

Mnemônicos

Mnemônicos é uma coleção de técnicas simples que tornam mais fácil lembrar grandes quantidades de informações. Muitas dessas técnicas baseiam-se na conveniente estruturação do conhecimento ou na busca de associações bem-sucedidas. Essas técnicas ajudam a melhorar a memória, você poderá dominar rapidamente qualquer quantidade de informação em casa e sem nenhum esforço extra.

Qualquer um pode dominar a mnemônica e até mesmo grandes volumes de figuras e fatos não relacionados podem ser memorizados usando técnicas simples. O principal é dedicar tempo suficiente para dominar os mnemônicos e encontrar a opção que mais lhe convier.

Para obter informações numéricas, geralmente use método de associações. Se você precisa memorizar e manter na cabeça um grande número de números aleatórios, é bem possível que eles deixem de ser aleatórios para o seu cérebro. Para fazer isso, é importante escolher sua própria associação para cada número ou para cada sequência. É melhor se forem pessoais.

Por exemplo, você pode associar números aos aniversários de seus amigos, números de telefone que você conhece, o número de cômodos da sua casa ou há quanto tempo trabalha. Quanto mais você se associa a um número específico, mais fácil será lembrá-lo. Para memorizar várias sequências de números, é conveniente inventar várias histórias nas quais esses números aparecerão. O cérebro precisa de uma base lógica para tudo, então, se você chegar a ela, será fácil manter qualquer informação na memória.

Se você precisa se lembrar de informações não numéricas, você pode usar método de categorização... Os fatos não sistemáticos são difíceis de assimilar, então você precisa dividi-los em grupos e blocos inter-relacionados. Geralmente, é conveniente dividir todas as informações em 5 a 9 categorias, que serão fáceis de reproduzir. E em cada um desses grupos, você também pode dividir todas as informações em várias categorias.

Dependendo do que você memoriza, os princípios de agrupamento podem ser diferentes.

As conexões semânticas são consideradas as mais fortes na psicologia, portanto, é bom se você puder encontrar algo que combine logicamente os fatos de que precisa. Mas outros princípios também podem funcionar, por exemplo, por som, primeiras letras ou números.

Recomendações

Uma boa memória é importante tanto no trabalho quanto em casa. O problema da deterioração da capacidade de memorizar é relevante para adultos de qualquer idade, mulheres e homens. Existem muitos métodos para melhorar sua memória, mas é importante ter em mente os pontos gerais que afetarão a eficácia do exercício.

  • Em primeiro lugar, a regularidade é muito importante. - se você começar a faltar às aulas, ser preguiçoso e voltar aos exercícios uma vez por semana, não haverá sentido para eles. Mesmo que você tenha uma agenda muito ocupada, pode reservar alguns minutos por dia para treinar - a duração não é tão importante quanto a regularidade e a consistência. Quando os exercícios se tornarem um hábito, será muito mais fácil para você e você alcançará os resultados mais rapidamente. Para se motivar, escolha uma metodologia que seja divertida e interessante para você - desde ler e aprender línguas até jogos interessantes.
  • Motive-se para ter sucesso. Se você apenas fizer tarefas leves sem tentar forçar sua mente, não haverá resultados. Quando sentir que o exercício não está causando problemas, torne-o mais difícil. Deixe que a grande quantidade de informações cause erros e soluços, mas é assim que você aprende. São tarefas difíceis que lhe darão uma sensação de satisfação ao perceber como sua memória melhorou.
  • Sempre tente treinar não apenas a memória de curto prazo, mas também a memória de longo prazo. Muitas pessoas acham mais fácil lembrar de informações por algumas horas e, então, conseguem esquecê-las. Para o treinamento, esta abordagem não é adequada: tudo o que você memorizou no decorrer dos diferentes exercícios, tente manter em mente e volte a ele periodicamente. Nesse sentido, recontar textos grandes, aprender um idioma ou manter um diário são especialmente úteis - você pode reproduzir informações individuais de memória ou começar a se lembrar de tudo desde o início.
  • Não pare de estudar quando sua memória melhorar. Esse estado deve ser mantido e não há limites para o desenvolvimento da memória. Tente, pelo menos algumas vezes, voltar aos exercícios de jogo ou mnemônicos para preservar por muito tempo uma boa memória.
  • Recompense-se por se exercitar. Se você se exercita regularmente e obtém sucesso, mime-se para ficar ainda mais motivado para continuar. Por exemplo, mime-se com uma sobremesa deliciosa ou uma compra espontânea.

No próximo vídeo, você aprenderá várias técnicas de memorização de informações para desenvolver a memória.

sem comentários

Moda

a beleza

casa