Memória deficiente: causas e eliminação
A memória insuficiente pode ser um grande problema para qualquer pessoa. Quando tudo é freqüentemente esquecido, a vida se torna mais nervosa e desinteressante. No entanto, se ocorrerem lapsos de memória e esquecimento, é importante não se desesperar. Vamos ver o que pode ajudar nessa situação.
Motivos principais
A distração muitas vezes leva ao esquecimento.
Se você tiver problemas para lembrar o nome de pessoas que conhece ou se tiver uma memória muito fraca para rostos, então você pode estar em risco.
O processo de pensamento depende diretamente da memória. Para que nosso sistema nervoso não sofra de fatores negativos, o cérebro ativa a função de esquecimento. E este é um processo normal. Mas se você entende que algo está errado com sua memória, então você precisa decidir como identificar o tipo de memorização que falhou.
Existem vários desses tipos, vamos considerá-los em ordem:
- o fenômeno é esquecido imediatamente (esta é a memória direta);
- quando informação persiste no cérebro por mais de 30 segundos, então, esse tipo de retenção é denominado de curto prazo;
- E se a informação é processada pelo cérebro durante um longo período, esta já é uma memória de longo prazo;
- há também um tipo de memória deslizante: as informações são armazenadas no cérebro pelo tempo necessário e, em seguida, são apagadas como desnecessárias.
Pode haver muitos motivos para memória insuficiente. Tudo depende das circunstâncias que envolvem a pessoa e da sua idade.
Aqui estão as principais causas da memória insuficiente:
- devido a situações estressantes uma pessoa se distrai e sua memória fica em mau estado;
- maus hábitos (fumo, álcool, drogas) reduzem significativamente a atividade cerebral e a memória;
- constante falta de sono também é um fator negativo que leva ao mau funcionamento do cérebro;
- quando o corpo carece de nutrientes e vitaminas, o cérebro definitivamente começa a funcionar pior;
- pressa torna-se a principal causa de distração, e a distração freqüentemente leva ao esquecimento.
Não entre em pânico se achar que sua memória caiu significativamente. É possível que processos negativos não estejam associados a doenças graves, mas são apenas problemas temporários que são eliminados rapidamente por vários métodos.
E ainda, na questão acima, é necessário dependem principalmente da idade, afinal, as circunstâncias de esquecimento entre pessoas de diferentes idades são completamente diferentes. Vamos dar uma olhada em cada estágio da vida em ordem.
20 anos
Muitos de nós acreditam que a memória fraca ocorre apenas em pessoas doentes ou idosas. No entanto, em em uma idade jovem, surgem problemas de memória.
Os escolares mais novos sofrem de esquecimento, pois sua atividade mental é forçada a ser preenchida com o processo educacional.
O processo educacional e as atividades lúdicas são muito difíceis de combinar (apenas com a ajuda de técnicas especiais desenvolvidas por especialistas). Então acontece que a criança quer brincar e correr, mas em vez disso tem que ensinar poema ou resolução de problemas. A atenção se distraie, como resultado, o versículo não se presta à memorização e o problema também não é resolvido.
A seguir vem adolescência. Nessa hora vai mudanças hormonais em todo o corpo... Este fator afeta o estado mental e a função cerebral. É por isso que os adolescentes ficam irritados. Também reconstruir afeta diretamente a memória.
Em uma idade mais avançada, a maioria dos jovens enfrenta a escolha de seu caminho de vida. Eles estudam muito material de estudo e se preparam para os exames. A memória fica sobrecarregada, a atenção se torna menos aguda. É daí que vêm os problemas.
30 anos
Durante este período, a pessoa está totalmente formada como pessoa. Ele está ocupado construindo uma carreira e isso requer muita energia.
Portanto, você não deve entrar em pânico se se distrair e se esquecer de fazer as coisas mais básicas. Descanse com frequência e deixe seu sistema nervoso relaxar.
Do contrário, você pode ser afetado por um problema como a psicossomática, e então suas experiências emocionais se transformarão em doenças físicas.
40 anos
Até os quarenta anos, a pessoa continua a levar um estilo de vida ativo. Naquela hora todas as pessoas têm diferentes dificuldades, que provocam comprometimento da memória. Se o exame físico não revelar nenhum fator negativo, então seus problemas não são tão graves quanto parecem.
Você pode estar passando por dificuldades temporárias porque:
- o trabalho leva muito tempo e você não tem tempo para se concentrar nas tarefas principais;
- há um vício em maus hábitos;
- estão estressados;
- apaixonado demais por qualquer negócio;
- muito apaixonado.
Deve-se observar que os fatores que levam a problemas de memória não se limitam a esta lista. Portanto, qualquer um pelo menos às vezes uma pessoa deve olhar ao redor e encontrar a raiz das dificuldades de forma independente.
50 anos
Quando uma pessoa se aproxima da fronteira de uma determinada idade e não tem nenhuma doença, então sua memória está em um estado normal.
No entanto, existem fatores que podem afetar a deterioração da atividade cerebral. Por exemplo, as mulheres nessa idade são propensas ao esquecimento devido ao início da menopausa.
Este processo envolve todos os componentes do corpo: o sistema circulatório e os hormônios.
Como resultado dos motivos acima, a nutrição do cérebro nas mulheres é significativamente reduzida. As alterações hormonais levam a alterações de humor e doenças. Portanto, não se surpreenda que o belo sexo aos cinquenta anos tem dificuldade de se lembrar.
Na metade masculina, algumas mudanças relacionadas à idade também podem ser observadas. Em alguns, eles são mais pronunciados, enquanto outros não experimentam dificuldades. Tudo depende do estilo de vida e da predisposição genética.
Em qualquer caso, as pessoas que ultrapassaram o limiar dos cinquenta anos precisam estar preparadas para as várias alterações patológicas que ocorrem no corpo, que são fontes diretas de problemas de memória.
Se você está nessa idade, tente excluir fatores negativos de sua vida: falta de sono, maus hábitos, estresse. Para manter sua consciência no nível adequado, faça exercícios e caminhe ao ar livre.
60 anos
Nessa idade, os processos de pensamento são significativamente reduzidos devido ao envelhecimento. O cérebro não consegue mais perceber uma grande quantidade de informações, a memória se torna menos tenaz, mas a atenção pode ser distraída.
Deve-se notar que esses processos não ocorrem na mente de todas as pessoas que já passaram dos sessenta anos. Algumas pessoas que levam um estilo de vida ativo ainda são capazes de memorizar informações no nível adequado.
Isso é facilitado por condições como exercício regular de intensa atividade cerebral.
E se, ao mesmo tempo, uma pessoa segue uma determinada dieta, pratica esportes, muitas vezes descansa na natureza, então sua vida não é diferente da vida das pessoas mais jovens.
Se você não tem uma doença grave, então algumas mudanças negativas na memória são um processo natural, e não o início da esclerose. Para que você não se incomode com o esquecimento, cuide-se. Comece a treinar sua memória e siga estas regras simples de um estilo de vida saudável.
70 anos
Na maioria dos casos nesta idade ocorre um envelhecimento significativo do corpo. Se uma pessoa não gosta de vários métodos de melhoria da saúde ou tem uma herança ruim, então ele pode ser suscetível a várias doenças. E antes de tudo, a memória sofre aqui.
Esta é uma ocorrência muito comum. Alguns idosos sofrem de várias doenças que podem causar distração e perda de memória. Foi estabelecido há muito tempo que mais de 15% das pessoas com mais de 70 anos sofrem de perda cognitiva e não pode recriar a experiência previamente acumulada.
Tudo isso acontece no contexto do envelhecimento vascular. Eles armazenam o colesterol acumulado por uma pessoa ao longo dos anos.
O cérebro começa a "desacelerar", o processo consciente é perturbado. Isso é evidenciado pelas seguintes observações.
Por exemplo, uma pessoa idosa lembra-se muito bem dos eventos que aconteceram em sua vida em uma idade precoce. Mas essa pessoa não será mais capaz de se lembrar do que comeu no jantar ontem.
Isso sugere que a atenção de um idoso é dispersa devido ao mau funcionamento do cérebro... E sabemos que uma pessoa consegue se lembrar apenas das informações que despertaram seu interesse.
80 anos
Mudanças patológicas na memória, mesmo em idade avançada, nem sempre ocorrem devido ao início da velhice. Freqüentemente, há casos em que uma pessoa nessa idade também mostra uma boa atividade em termos de atividade cerebral.
Um grande papel no mau funcionamento do cérebro hereditariedade e falta de vontade de se envolver em jogos de estresse mental.
Por esta razão aos 80, os problemas de memória só podem piorar. E se isso acontecer, então a pessoa precisa se submeter a um exame e estabelecer a causa das lacunas de memória.
Eles podem acontecer devido a:
- ferimentos na cabeça;
- vários sinais sutis, como insônia, ataques mentais, tonturas, desmaios;
- doenças infecciosas;
- tomar medicamentos que têm um impacto negativo na saúde.
Além disso, doenças como o mal de Parkinson, neoplasias cerebrais e epilepsia podem se desenvolver em pessoas mais velhas devido à deterioração do sistema imunológico.
Alzheimer pode ser interrompido por portanto, é necessário monitorar a condição de seus parentes idosos. Se você ver sinais desse problema, é necessário começar imediatamente a tratar a doença. O médico prescreverá o tratamento e a patologia não avançará para o último estágio.
Para uma pessoa viver plenamente, você precisa monitorar cuidadosamente sua saúde. Faça o possível para retardar o início da demência. Caso contrário, no início haverá problemas de fala e depois demência senil levará uma pessoa ao desamparo completo.
Como melhorar?
Antes de começar a se exercitar para melhorar sua memória, você precisa saber quais tipos de memória são inerentes ao cérebro humano. Vamos examinar cada um deles separadamente e considerar recomendações para melhorias.
Visual
A memória visual é capaz de manter e reproduzir a memória visual na consciência.
Se você acha que tem memória ruim para rostos ou que não consegue encontrar rapidamente o caminho na direção certa, apesar de já estar familiarizado com a rota, então sua memória visual é “fraca”.
Portanto, você deve perguntar sobre algumas maneiras de melhorá-lo. Nesta variante, aja de acordo com o princípio de "arrancar uma cunha com uma cunha".
Tente apesar das dificuldades para olhar atentamente para os rostos das pessoas, que vem em seu caminho. À noite, antes de ir para a cama, reproduza em sua mente as imagens dos transeuntes, quem te impressionou
A técnica a seguir ajudará a desenvolver uma boa memória. Comece aprendendo conjuntos inteiros de números. Por exemplo, memorize as marcas, cores e números de carros de todos os seus amigos... Tendo encontrado um número familiar no carro, compare-o com outros dados e lembre-se do nome do proprietário (se você não conhece a pessoa de perto, lembre-se em que entrada ela mora e em que andar).
Tal atividade não leva tempo devido ao fato de que executado automaticamente - quando você faz seus negócios.
Auditivo
Responsável por memorizar e preservar as imagens auditivas memória auditiva. Você pode escolher o seguinte exercício para treiná-lo. Você precisa se concentrar e escute a gravação de uma peça várias vezes. Em seguida, adie a sessão. Depois de algum tempo, faça o mesmo exercício novamente.
Depois dessas manipulações tente recontar o que você ouviu de cor. Não funciona? Continue praticando até acertar.
Tendo aprendido o trabalho, passe para a próxima, complicando gradativamente os textos.
Motor
Memorizar movimentos complexos controla a memória motora (motora). Se você não consegue aprender como a máquina de lavar funciona, precisa desenvolver esse tipo específico de memória. A melhor maneira de desenvolvê-lo é por meio de vários videogames.
E lembre-se disso os jogadores se distinguem por habilidades como coordenação olho-mão desenvolvida.
Espacial
Memória, que ajuda a navegar no espaço, chamado espacial. Para mantê-lo, você precisa fazer o seguinte exercício. Tente seguir diferentes rotas no seu caminho para o trabalho. Necessariamente memorize todos os objetos que encontrar ao longo do caminho. Eles irão guiá-lo quando você voltar. Gradualmente, sua memória será restaurada e você começará a navegar corretamente pelo terreno.
Emocional
Também existe memória emocional. Ela guarda várias experiências e momentos de alegria que aconteceram na vida de uma pessoa.
Na maioria dos casos, não vale a pena desenvolver esse tipo. Qualquer pessoa pode se lembrar facilmente de bons momentos da vida, mas é melhor não se lembrar de fatores ruins e negativos.
Verbal-lógico
Responsável por várias inferências memória verbal e lógica. Para desenvolvê-lo, você é preciso ler muita literatura científica e jornalística.
Eles desenvolvem a atividade mental muito bem citações e pensamentos de pessoas famosas. Mas é importante entender e compreender corretamente o texto que está sendo lido.
E se a criança tiver má memória?
Se uma criança é completamente saudável, então, em princípio, ela não pode ter uma memória ruim.
E se os problemas ainda surgirem, então, eles podem ser eliminados da seguinte maneira.
- Converse mais com seu filho. Deixe-o lhe contar sobre seus negócios com todos os detalhes. Este é o melhor treinamento de memória.
- Leia livros com seu filho antes de dormir, e depois peça ao seu filho para recontar as histórias de que mais gosta. Então você acalma seu filho e o sintoniza da maneira certa.
- Você pode brincar com as palavras. Cite 10 palavras e peça-lhes que as repitam. Torne o exercício mais difícil todos os dias. Você pode usar frases inteiras para isso.
- Pratique exercícios de atenção plena. Para isso, imagens divertidas chamadas "Encontre 10 diferenças" ou outros exercícios semelhantes são adequadas.
- Desde a infância, alimente seu filho com produtos ecológicos, siga seu regime e dê vitaminas.
Recomendações
A melhor maneira de melhorar sua memória é começar a usá-lo. Então tente isto:
- quando você lê qualquer história, visualize todos os heróis e seu ambiente;
- use o método de associações: venha com o que você associa um cheiro, objeto, palavra;
- use o método Cicero: crie um espaço em seus pensamentos e organize coisas fictícias nele.