Memória

Memória de trabalho em psicologia: o que é e como melhorá-la?

Memória de trabalho em psicologia: o que é e como melhorá-la?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Propriedades básicas
  3. Como desenvolver?

De acordo com a duração do armazenamento da informação nas estruturas cerebrais de um indivíduo, distingue-se a memória de curto prazo (CP), de longo prazo (DP) e a memória operativa (PO). Uma pessoa que recebeu a tarefa de lembrar novas informações, para o cumprimento da tarefa, refere-se não apenas aos conhecimentos previamente adquiridos (DP), mas também a instruções e instruções específicas que auxiliam na concretização do objetivo pretendido (OP).

O que é isso?

Em meados do século XX. Os cientistas identificaram as transformações operacionais em curso na memória de curto prazo durante a implementação dos processos cognitivos do indivíduo. Ao realizar cálculos matemáticos complexos, ao resolver problemas, os resultados intermediários são mantidos na cabeça enquanto uma pessoa opera com eles. Posteriormente, algumas das ações são esquecidas. As informações supérfluas para trabalhos posteriores são eliminadas da memória. O período de armazenamento é determinado pela tarefa definida pelo indivíduo. Os dados podem ser armazenados de alguns segundos a vários minutos. A exclusão de fatos desnecessários abre espaço para a assimilação de novas informações.

Os pesquisadores definiram esse processo. A memória de trabalho é a retenção nas estruturas do cérebro humano dos dados iniciais necessários para realizar um ato separado de ação. A principal característica do PE é a memorização e reprodução da informação necessária à implementação de uma operação específica na atividade atual.

Assim, a memória de trabalho em psicologia é um elo intermediário entre a memorização de curto e longo prazo.Funciona quando um indivíduo realiza operações reais por um curto período de tempo para preservar um traço da imagem necessário para completar a tarefa atual.

Propriedades básicas

O funcionamento do OP está associado a um forte estresse neuropsíquico devido à interação de vários centros de excitação opostos. O OP é capaz de conter não mais do que dois fatores variáveis ​​no momento de operar com objetos, cujo estado está mudando.

Uma pessoa entende perfeitamente frases longas complexas graças a um bom OP. A compreensão do texto ocorre devido à memorização de curto prazo de alguns de seus elementos. Um problema matemático se presta a ser resolvido, porque por algum tempo os números necessários ficam retidos na memória.

A memória operativa é caracterizada pela seletividade, superficialidade e curta duração. Por exemplo, ao preparar uma apresentação, o aluno memoriza seu relato nos mínimos detalhes, até a escolha da entonação na hora de fazer um discurso. Após o discurso, a essência da informação apresentada permanece no armazenamento de longo prazo da memória, e os pequenos detalhes e algumas sutilezas da reprodução da própria apresentação são apagados.

Como desenvolver?

Qualquer pessoa moderna sabe que bombear a RAM de um computador significa testar sua largura de banda e latência, bem como adicionar volume adicional. É possível uma pessoa treinar essa função do cérebro para aumentar a capacidade desse tipo de memória? É possível melhorar a produtividade do PO por meio do esforço máximo, cuja ausência acelera o processo de enfraquecimento e envelhecimento da função mental.

A memorização mecânica de material educacional não permite que o conhecimento passe do armazenamento operacional para um arquivo de longo prazo. A memorização por máquina de poesia e texto prosaico não contribui para o desenvolvimento do OP. Os benefícios são a memorização significativa de versos rimados e prosa, reposição de vocabulário, aprendizagem de línguas estrangeiras, resolução de problemas, resolução de palavras cruzadas e quebra-cabeças.

Há perspectivas de fortalecimento do PO, desde que sejam realizados exercícios diários de treinamento. Exemplos de tarefas atribuídas a uma pessoa:

  • diário diário registrando informações interessantes recebidas durante o dia;
  • falar em voz alta qualquer nova informação percebida;
  • recontar a parentes, amigos, conhecidos as tramas dos filmes assistidos, o conteúdo dos livros lidos;
  • uma descrição escrita das características arquitetônicas do edifício visto;
  • redigir uma composição de qualquer transeunte, pessoa encontrada acidentalmente;
  • demonstrando interesse em dominar as funções de novos smartphones e outros equipamentos eletrônicos;
  • Todas as noites a recuperação da memória de emoções vivenciadas, acontecimentos do dia anterior com recriação mental dos mais pequenos detalhes em ordem inversa.

A memória só pode ser treinada por ações. Resolver problemas simples, cálculos verbais sem usar uma calculadora é um excelente exercício de RAM.

Divisão em grupos

Todas as informações recebidas devem ser estruturadas. A divisão em blocos é efetiva no resultado final. A leitura por sílabas, grupos de palavras ajuda a organizar a integridade do texto memorizado.

Para memorizar rapidamente um número de 9 dígitos, é aconselhável dividi-lo em partes de 3 dígitos. Digamos que você precise se lembrar do número do documento 314365404. O primeiro grupo de caracteres digitais pode ser associado ao número "pi". O segundo terço do problema é lembrado pelo número de dias em um ano. O último grupo digital está associado à ocorrência de um erro na busca das informações necessárias na Internet, quando a inscrição "Erro 404 Não Encontrado" é exibida em uma tela em branco.

Ao combinar os grupos digitais individuais aprendidos, a reprodução de todo o número é rápida e fácil.

Mnemônicos

Informações de qualquer complexidade são bem lembradas por meio do uso de mnemônicos voltados para a percepção figurativa do material. A técnica envolve a criação de links associativos, aumento da concentração de atenção. A informação que chega é codificada mentalmente pela geração de imagens. Usamos a atração de cheiros, sensações gustativas, sons, músicas, imagens e uma grande variedade de emoções.

Para memorizar informações importantes, você não precisa registrá-las imediatamente em um caderno. Primeiro você precisa criar uma imagem em sua imaginação, uma associação vívida. Quanto mais linhas associativas absurdas forem obtidas, mais fácil será lembrar o material necessário. Não é difícil lembrar a lista de compras necessárias na memória usando o método de vinculação a objetos encontrados no caminho de um apartamento a um supermercado. Por exemplo, uma pessoa deve comprar tomates, açúcar, milho enlatado, chinelos, pasta de dente, uma jaqueta infantil, a última edição de sua revista favorita.

Ao memorizar, deve-se exagerar deliberadamente as imagens, animar objetos, modificá-los e focar em um detalhe específico do objeto. Nenhuma compra será perdida se a pessoa se apresentar ao local de compra da mercadoria. Ao sair do apartamento, em sua imaginação, ele se depara com uma enorme montanha de tomates vermelhos brilhantes e frescos. Passando pelas caixas de correio, um comprador em potencial vê açúcar granulado branco como a neve saindo rapidamente de suas rachaduras.

O acesso à rua é bloqueado por uma enorme lata de milho, cujo tamanho pode ultrapassar o crescimento humano. Chinelos de cores vivas saem da lata de lixo, que fica perto do banco da entrada. Tubos de pasta de dente são espalhados casualmente na bancada. Um arbusto lilás é coberto por uma jaqueta infantil, brilhando com luzes de néon. A trilha está repleta de revistas coloridas.

Envolver composições musicais no processo de memorização ajuda a associar informações específicas a sons específicos. Posteriormente, a série de sons permite que você extraia facilmente as informações necessárias das estruturas cerebrais.

A vantagem de usar a música para memorizar fatos é a possibilidade de relaxamento da psique e trégua no uso da atenção ativa. Ao longo do caminho, o estresse é aliviado.

Nutrição adequada, reposição suficiente do corpo com vitaminas, estilo de vida saudável, bom sono, caminhadas diárias, exercícios físicos ajudam a melhorar a memória de trabalho. É aconselhável evitar emoções negativas e situações estressantes. Fumantes e amantes de bebidas alcoólicas experimentam uma diminuição significativa na memorização de qualquer informação, portanto, há um sentido direto em se livrar dos maus hábitos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa