Memória

Memória muscular: o que é e como desenvolvê-la?

Memória muscular: o que é e como desenvolvê-la?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Mecanismo de funcionamento
  3. Quanto tempo isso dura?
  4. Como desenvolver?

A capacidade do corpo de responder à atividade física após uma longa pausa e alcançar resultados anteriores é explicada pelo trabalho da memória muscular.

O que é isso?

A memória muscular se desenvolve como resultado da atividade física e garante a recuperação da massa muscular após inatividade prolongada. O corpo humano é capaz de lembrar o nível de tônus ​​muscular ocorrido nas células nervosas e na estrutura das fibras musculares. Mudanças de longo prazo ocorrem no corpo, informações sobre as quais chegam ao córtex motor do cérebro humano. Todas as informações sobre o número de contrações musculares e sobre qualquer outra atividade física são armazenadas nas estruturas cerebrais. As ações físicas, levadas ao automatismo, caem no armazenamento da memória.

A formação de tal memorização ocorre em um nível inconsciente. O principal objetivo da memória muscular é retomar o treinamento após uma interrupção forçada e usá-la a seu próprio critério. Este processo proporciona ao atleta uma rápida recuperação da forma desportiva após uma longa pausa associada a uma doença, lesão, viagem de negócios, nascimento de um filho ou outra circunstância. Pessoas que já praticavam esportes se recuperam mais rapidamente após um ataque cardíaco, derrame e outras doenças graves.

Além do mais, memória muscular bem desenvolvida ajuda a reduzir o risco de lesões.

Um bom exemplo é a habilidade de andar de bicicleta de duas rodas. Uma pessoa, mesmo quando criança, que aprendeu a manter o equilíbrio neste tipo de transporte, nunca perde a habilidade. Ações e movimentos são reproduzidos automaticamente após um grande número de anos.

Mecanismo de funcionamento

A memória muscular funciona por meio da interação dos músculos e do cérebro, cujo componente de conexão é o sistema nervoso. Durante o exercício, o cérebro avalia os níveis de exercício e decide quais órgãos e partes do corpo usar. Por meio das fibras nervosas, impulsos são enviados aos músculos capazes de realizar as ações necessárias para atingir o resultado desejado. A informação está fixada nas fibras musculares. Se for necessário realizar tal exercício no futuro, os músculos estão prontos para sua implementação.

Esse tipo de memória está intimamente associado às fibras musculares de um determinado tamanho. Eles são a fusão de várias células que unem o citoplasma. A fibra muscular possui um sistema multi-core. As células satélite são capazes de se dividir para aumentar o número de núcleos, cada um deles rodeado por ribossomos. É neles que ocorre a síntese de proteínas. Esses processos levam ao crescimento das fibras musculares, que podem ser 5 vezes o tamanho de uma célula mononuclear. Em fibras não treinadas, existem poucos núcleos, portanto, eles têm parâmetros pequenos.

Durante o treinamento intenso, os músculos estão em uma situação estressante. Com o tempo, a fibra crescida não tem os núcleos disponíveis e os músculos atingem seu máximo. A base da memória muscular é formada por novos núcleos formados em decorrência da sobrecarga. Com a atrofia muscular subsequente, eles não são removidos, mas ficam em um modo dormente. Os núcleos inativos não sintetizam proteínas neste momento.

O número de núcleos adicionais capazes de controlar o volume das fibras musculares aumenta com a retomada da atividade física. Os músculos voltam rapidamente ao tamanho original.

A memória muscular é mais facilmente monitorada pela observação de fisiculturistas. A falta de treinamento leva à diminuição da massa muscular. Isso não significa que os núcleos adicionais formados começaram a morrer. Eles entram no modo de espera.

Com a retomada da atividade física, o sistema nervoso aumenta a excitabilidade dos neurônios motores localizados no hemisfério direito do cérebro e envia certos sinais às fibras musculares. A musculatura também envia impulsos às estruturas cerebrais. A conexão neuromuscular é melhorada. O crescimento acelerado de novos vasos sanguíneos e o aumento da nutrição do bloqueio motor, a síntese de proteínas nos músculos permitem que uma pessoa previamente treinada se recupere rapidamente após uma longa pausa.

Quanto tempo isso dura?

Os resultados da pesquisa indicam a impressão e retenção na memória muscular de uma carga muscular dominada por um longo período. Contrariando as expectativas dos cientistas que realizaram os experimentos, os núcleos celulares formados pelo aumento do nível de atividade muscular não se perdem quando a intensidade do treinamento é reduzida. Estudos demonstraram que durante 3 meses os músculos não foram usados, mas ao mesmo tempo ficaram em modo de espera. Depois que a pessoa volta aos exercícios físicos, os processos hipertróficos tornam-se mais ativos e aumenta a síntese de proteínas nas células musculares. Os núcleos começaram a funcionar plenamente. Os sujeitos foram capazes de recuperar rapidamente a forma física.

O período de armazenamento de informações na memória muscular não é exatamente conhecido. Persiste por muito tempo, portanto, após uma pausa forçada no treinamento, o volume dos músculos para os atletas aumentarem é muito mais fácil e rápido do que quando se está bombeando o peso corporal para os iniciantes. Os núcleos formados por treinamento são mantidos por no mínimo 2 meses. Eles podem ficar por muitos anos. Um adulto pode facilmente retornar ao esporte que praticava quando criança.

Como desenvolver?

Em uma idade jovem, o processo de aumento da massa muscular ocorre muito mais rápido do que em pessoas mais velhas. Embora tenha havido casos de construção muscular em pessoas de 90 anos.

O treino correcto a longo prazo e a sua análise meticulosa ajudam a dar volume e força aos músculos. Os especialistas recomendam o uso de programas projetados individualmente. É melhor fazer os exercícios com a ajuda e supervisão de um instrutor qualificado. O exercício impróprio pode prejudicar o corpo. Informações erradas serão impressas na memória do músculo, que os músculos usarão no futuro.

Recomenda-se um aumento gradual das cargas. Nesse caso, os músculos se adaptam bem. Cada novo peso superado melhora a coordenação, dá força e resistência ao corpo. Se não houver progresso ao se acostumar com certos exercícios, você pode pausar sua implementação. A técnica de reproduzir as tarefas de treinamento permanece na memória muscular, portanto, os esforços para restaurá-la após o retorno à academia serão mínimos.

Os métodos psicológicos baseados na auto-hipnose ajudam a alcançar os resultados desejados mais rapidamente. Eles são usados ​​junto com a atividade física.

  • Antes de ir para a cama, é recomendável imaginar o seu corpo perfeito. Nos momentos de imersão no sono e nos momentos de despertar, você precisa reproduzir mentalmente os músculos desejados. A imagem é impressa e enviada às estruturas do cérebro. Cada vez que você acorda à noite, a manipulação deve ser repetida indefinidamente.
  • Os especialistas aconselham imaginar mentalmente uma bola em brasa. É necessário senti-lo claramente e começar a rolar por todas as partes do corpo. Primeiro você precisa tentar mover essa bola até a laringe, depois abaixá-la até o plexo solar, então você precisa redirecionar o objeto imaginário para a parte do corpo do quadril e, finalmente, ele deve tocar os pés. O exercício deve ser feito 5 vezes antes de ir para a cama. Ajuda a abrir novos caminhos para as terminações nervosas.

O treinamento físico e psicológico regular contribui para o desenvolvimento de músculos construídos harmoniosamente. A interrupção temporária do exercício não causa muitos danos ao corpo. Os indicadores anteriores são facilmente restaurados em um curto espaço de tempo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa