Memória

Memória mecânica e lógica: características distintivas e formas de desenvolvimento

Memória mecânica e lógica: características distintivas e formas de desenvolvimento
Contente
  1. Características e recursos
  2. Mecanismo de memorização
  3. Funções
  4. Métodos de desenvolvimento

A grande maioria das pessoas acredita que a memória é apenas uma espécie de "depósito" de informações. No entanto, os profissionais descobriram há muito tempo que existem pelo menos dois componentes diferentes - memória mecânica e memória lógica. Eles têm suas próprias características distintas e formas específicas de desenvolvimento.

Características e recursos

Em psicologia, a diferença entre os tipos de memória não se distingue apenas por ser conveniente. Vários estudos têm mostrado que esta divisão corresponde à verdadeira realidade. Assim, a memória mecânica de uma pessoa implica a preservação do material e dos fatos no estado em que foram compreendidos. Se, por exemplo, uma língua estrangeira ou termos previamente desconhecidos da língua nativa estiver sendo estudada, as palavras serão aprendidas isoladamente. O idioma estrangeiro é mencionado por um motivo. Apenas de forma puramente mecânica, você pode inicialmente assimilar palavras e estruturas gramaticais que não são familiares a você.

Nesse caso, eles formam imagens nítidas, brilhantes e suculentas. As tentativas de abandonar o uso da memória mecânica inevitavelmente provocam erros significativos... Mas é necessário não apenas em termos puramente informativos. É na memória mecânica que se baseia o desenvolvimento de estereótipos motores simples, incluindo as habilidades de realização de exercícios físicos.

Uma condição necessária para o sucesso é uma alta plasticidade do sistema nervoso.

Mas a memória mecânica também tem limitações significativas.... Portanto, embora seja valioso como assistência imediata em casos difíceis, não nos permite eliminar imediatamente os erros e deficiências.Se fórmulas de fala prontas ou exercícios atléticos forem dominados imediatamente de maneira incorreta, será extremamente difícil corrigir esses desvios. Para muitas pessoas, isso é quase impossível de fazer. Além disso, mesmo com uma ligeira mudança nas condições ou requisitos, o uso de uma habilidade aprendida mecanicamente é difícil.

A memória lógica funciona de maneira diferente. Ele se concentra não tanto na forma externa quanto no conteúdo do material que está sendo processado. Nesse caso, as definições de vários termos são cuidadosamente estudadas, cadeias semânticas são formadas entre fatos e julgamentos específicos. E mesmo nas mesmas definições físicas, você pode rastrear sua lógica, consistência. A informação assimilada é cuidadosamente analisada e dividida em suas partes componentes. Posteriormente, você sempre pode até mesmo alterar esses blocos de informações em alguns lugares ou usá-los de forma criativa em uma situação não padronizada e imprevista.

A memória lógica, entretanto, não depende apenas da análise do material.... Também precisa ser repetido sistematicamente. Mas essa repetição é significativamente diferente da reprodução mecânica.

Certifique-se de prestar atenção aos significados das informações assimiladas. Usar a memória lógica é mais trabalhoso, mas consegue-se um resultado mais duradouro.

Mecanismo de memorização

A diferença entre os dois tipos de memória não se expressa apenas em como são arranjados do ponto de vista da psicologia. Os profissionais sabem disso a memória mecânica é amplamente baseada no primeiro sistema de sinalização. A memorização lógica também se baseia neste nível da psique, mas, no entanto, usa principalmente as capacidades do segundo sistema de sinalização. É importante considerar que a assimilação mecânica da informação tem uma vantagem importante - é praticamente inesgotável. Em qualquer caso, nenhum especialista pode dizer com certeza qual é a capacidade desse tipo de memória em geral.

Mas o que é aprendido mecanicamente ("dentado") pode ser esquecido com a mesma facilidade. Somente com novas repetições sistemáticas as informações serão salvas por um período mais longo. Por exemplo, nomes de pessoas, endereços ou números de telefone que não são mais relevantes são rapidamente esquecidos. Mas, ao construir cadeias lógicas claras, você pode reduzir esse risco ao mínimo. Sem dúvida, estudos de ambos os tipos de memorização ainda revelarão muitas coisas interessantes, mas não mais refutarão esses fatos básicos.

Funções

Na vida real e em todas as profissões, uma pessoa precisa de memória mecânica e lógica. No entanto, as proporções entre eles são muito diferentes. Quanto mais dinamicamente uma determinada esfera se desenvolve, quanto mais complexa ela é organizada, menos se pode confiar em algum material aprendido de uma vez por todas. E mesmo as abordagens práticas básicas tornam-se obsoletas com o tempo. A memorização da função é eficaz quando você precisa corrigir:

  • nomes e datas;
  • indicadores digitais;
  • dados tabulares;
  • listas longas;
  • textos de documentos oficiais;
  • obras poéticas;
  • fórmulas usadas na ciência e tecnologia, formulações das leis da natureza.

Se tomarmos um atleta como exemplo, ele aprenderá movimentos elementares e manipulações mecanicamente. E esta é a forma mais justificada, porque eles se repetirão constantemente. Mas a estratégia geral que leva à vitória na competição, as técnicas que permitem derrotar seus rivais, já são prerrogativas da memória lógica. Quanto mais complexa for a tecnologia usada nas atividades humanas, mais ênfase terá que ser dada às inter-relações semânticas. Mas na esfera administrativa, trabalho de escritório, a ênfase na rotina, ações e esquemas repetitivos é de importância primordial.

Métodos de desenvolvimento

Em crianças e adolescentes, é importante desenvolver a memória mecânica e lógica. A primeira é porque nas instituições de ensino eles têm que dominar uma grande quantidade de informações.A segunda é porque é importante incutir as habilidades de compreensão racional dos dados recebidos. Mas aqui também é importante prestar atenção aos estágios temporários do processo de memorização. A memória de curto prazo é desenvolvida aumentando a capacidade de transferir dados do estado abstrato para o figurativo.

Para este propósito, vários tipos de visualização figurativa são adequados. Em crianças pré-escolares, a memorização mecânica direta é desenvolvida de forma muito intensa. Conforme você envelhece, essa habilidade diminui gradativamente. Ainda assim, os psicólogos recomendam tais técnicas para melhorar a memória mecânica em crianças, tais como:

  • recusa em assimilar todo o material em uma abordagem, dividindo-o em partes;
  • uma combinação de repetição simples com tentativas de repetição;
  • aplicação de métodos mnemônicos;
  • mudança periódica na natureza do trabalho intelectual;
  • mantendo a máxima variedade de material assimilado.

O desenvolvimento da memória lógica ocorre de uma maneira ligeiramente diferente. Isso requer dividi-lo em suas partes componentes ao estudar cada tarefa (problema). É necessário entender o que exatamente e com que propósito está sendo estudado.

É útil gastar tempo projetando tabelas, gráficos, tabelas e outras maneiras de representar as relações entre os dados. Essa abordagem economizará muito mais esforço no futuro.

Se alguma nova informação chegar, deve-se sempre pensar em como isso afeta o quadro de idéias já estabelecido. Às vezes, por causa disso, você tem que mudar a sequência de julgamentos e até abandonar as conclusões anteriores. Mas junto com a memória lógica, desenvolver-se-á a flexibilidade de pensamento. Quando você precisa assimilar algo abstrato, é útil trabalhar por meio de associações com coisas mais familiares. No entanto, cada associação deve ser atraente e chamar a atenção por sua singularidade.

Portanto, se você apenas tentar organizar mentalmente os produtos que precisa comprar na geladeira, ficará enfadonho e ineficaz. Mas você pode organizá-los ao longo do trajeto da ida até a loja, por exemplo:

  • uma caixa de leite em uma bancada verde;
  • asas de frango saindo do oco de uma árvore;
  • maçãs que alguém joga pela janela do ônibus;
  • folhas de alface penduradas em um varal;
  • um corvo arrastando uma cadeia de salsichas.

Quanto mais brilhante e expressiva for a associação (e a situação específica), melhor. Para o desenvolvimento da memória lógica, exercícios especiais são necessários, como a "palavra redundante" (destacar o que claramente não se encaixa em uma série de objetos ou fenômenos por algum motivo). Exemplos:

  • "Bonfire - motocicleta - orvalho" (as duas primeiras coisas são perigosas e a terceira não);
  • "Fog - falcon - area" (a névoa não tem limites claros no espaço);
  • "Lance - antena - globo - trilho" (o globo é o único objeto não oblongo).

Você pode fazer isso: leia qualquer texto fluentemente e, a seguir, descreva resumidamente as principais teses e nuances no papel. Em seguida, este registro é verificado em relação ao original. Eles fazem isso de forma diferente para desenvolver a memória mecânica. Exercícios como:

  • inspeção rápida de uma forma ou padrão geométrico complexo, com sua reprodução imediata;
  • um conhecimento superficial de uma grande mesa (o mesmo em essência, mas eles já estão escrevendo números que podem se lembrar);
  • memorizar uma foto, onde os nomes das cores não estão escritos com a mesma tinta que indicam;
  • reprodução de padrões (ornamento);
  • treino diário - memorizar lista de afazeres, compras, chamadas, reuniões, agendada para reunião ou relatório de temas, itens de despesas e receitas no orçamento pessoal e no orçamento da organização “sem papel”.
sem comentários

Moda

a beleza

casa