Memória

Como melhorar a memória?

Como melhorar a memória?
Contente
  1. Maneiras de melhorar a memória
  2. O que mais precisa ser feito?
  3. Melhores Exercícios
  4. Dicas úteis

Memória é a capacidade de uma pessoa de armazenar informações na consciência e reproduzi-las conforme necessário. O trabalho ativo da memória está associado à aquisição de experiência de vida, à formação das competências e habilidades necessárias. Como um processo mental, a memória contém características em cada fase da idade e muda significativamente ao longo de todo o período de tempo. Para melhorar a memória, é necessário criar o ambiente certo para o funcionamento do cérebro. Vamos examinar mais de perto como melhorar a memória.

Maneiras de melhorar a memória

A quantidade de memória determina o número de células nervosas envolvidas no processo de armazenamento de informações. A pesquisa científica mostra que as capacidades do cérebro humano são usadas por apenas 10%... O fato de as informações serem esquecidas periodicamente é um processo normal e às vezes até necessário. Assim, o sistema nervoso sobrecarregado é liberado do excesso de informações não reclamadas. Mas o esquecimento crescente leva à distração ou mesmo a lapsos de memória.

Essas deficiências de memória de curto prazo podem levar à perda permanente de memória, por isso é necessário tomar as medidas necessárias a tempo.

Ao longo dos séculos, a humanidade aprendeu a usar muitas maneiras de melhorar sua memória. Podem ser técnicas de treinamento profissional ou técnicas que requerem conhecimento adicional e até sabedoria - meditação e mantra.

É possível treinar a memória de uma pessoa em qualquer idade usando métodos neuróbicos - exercícios para o cérebro.

Esses exercícios diários eficazes aguçam sua memória. É claro que as atividades cotidianas do mesmo tipo dificultam o uso de exercícios especiais.Mas precisam ser realizadas simultaneamente às atividades rotineiras, pois a memória exige um trabalho constante para melhorá-la. E o resultado máximo será dado apenas pela complexa aplicação de neuróbicos.

Visualização

A visualização é uma ótima maneira de treinar sua memória visual. Você pode se lembrar de muito se visualizar as memórias. As informações armazenadas na memória podem ser recuperadas usando imagens visuais. Por exemplo, se você precisa se lembrar de um número de telefone, precisa imaginar como discá-lo. Quando você precisar manter uma lista de compras em mente, deverá apresentar cada embalagem que deseja comprar.

Associações

Associações - uma técnica de memorização eficaz que ajuda a desenvolver a memória. Associações incomuns são necessárias, uma vez que as banais são ineficazes. Com a ajuda da linha associativa, novas informações são vinculadas às já conhecidas. Por exemplo, se você precisa memorizar um novo tópico, ele deve ser associado ao material já abordado. Você pode se lembrar de uma palavra em um idioma estrangeiro se associá-la a uma imagem.

Se for necessário lembrar um novo sobrenome, a imagem dessa pessoa deve ser exibida na mente. As associações surgem quando os objetos ou fenômenos memorizados são um tanto semelhantes entre si.

Organização da Informação

A qualidade da memorização geralmente depende de quão bem as informações estão organizadas na memória de uma pessoa. Com uma abordagem sistemática, sempre será fácil restaurar as informações necessárias na memória.

Técnica de Cícero

Também é chamado Sistema de quarto romano. Cícero não usou as notas, mas lembrou-se de uma grande quantidade de informações diversas. Para fazer isso, ele criou seu próprio método de memorizá-lo. Ele distribuiu mentalmente toda a quantidade de informações na sala de seu palácio em uma sequência estritamente definida. Durante suas falas, ele também percorreu mentalmente a sala, reproduzindo informações dos locais onde foram colocadas por ele. Para que o método seja totalmente dominado por qualquer pessoa, bastam alguns treinamentos.

Meditação

A prática da meditação e da respiração adequada ajuda a aprender a relaxar durante as atividades mentais complexas, o que terá um efeito benéfico na saúde. A memória também se tornará mais eficiente. A meditação também pode ajudar a desenvolver a atenção plena, pois é um hábito mental. Deve ser aplicado em qualquer situação, o que irá melhorar o desempenho do reconhecimento de objetos na mente.

Mantra

Um mantra também é usado para ativar o cérebro. É criado de acordo com certos cânones e pronunciado um certo número de vezes. Por exemplo, para o desenvolvimento da memória, recomenda-se que o mantra seja pronunciado por até sete dias, 21 vezes. Os praticantes desse tipo de técnica afirmam que ela começa a funcionar desde as primeiras repetições. Permite que você se concentre, desenvolve a mente e a compreensão, elimina o cansaço e proporciona uma melhora em todas as atividades cerebrais. Promove o desenvolvimento do pensamento, da memorização e de muitas outras funções cerebrais.

Ensino de poesia

A forma mais famosa é o ensino de poesia. Se você ensinar um pouco no início, aumentando gradativamente o volume do material, com o tempo você perceberá que pode se lembrar cada vez mais facilmente. É útil não apenas memorizar poesia, mas também declará-la em voz alta.

Por exemplo, é útil contar novamente aos netos que lêem contos e poemas.

Leitura de livros

Ler livros também ajuda a desenvolver a memória. Outra forma eficiente é estudo de línguas estrangeiras. Você precisa memorizar algumas palavras todos os dias e depois usá-las na fala, estimulando o cérebro. Uma variedade de quebra-cabeças e palavras cruzadas irão ensiná-lo a pensar logicamente.

Tocando um instrumento musical

Essa é uma boa maneira de melhorar a estrutura da parte do cérebro responsável pela memória. As opções são muitas: você pode praticar canto coral, comprar um instrumento musical e aprender a executar obras musicais nele. Todas essas técnicas causarão mudanças positivas de longo prazo no cérebro.

O que mais precisa ser feito?

Sabe-se que restaurar o desempenho mental pode um estilo de vida saudável de uma pessoa, incluindo descanso oportuno, bom sono, um regime correto e nutrição balanceada de produtos naturais e de alta qualidade, bem como desistência de maus hábitos, destruindo células cerebrais responsáveis ​​pela memória, como álcool e fumaça de tabaco. Além disso, manter um peso saudável por meio de uma dieta balanceada é o fator mais importante para resolver o problema de restaurar a memória e mantê-la ativa.

Nutrição

Uma dieta rica em carboidratos refinados encontrados em pães, doces, biscoitos e arroz branco não é saudável. Essa dieta leva ao desenvolvimento de demência e diminui a função cognitiva. Mas uma rejeição completa de doces, mesmo frutas, levará ao enfraquecimento da memória. É por isso os carboidratos refinados devem ser consumidos de forma razoável e equilibrada.

Os alimentos que fornecem energia ao cérebro são grãos inteiros, farelo e cereais "marrons".

A dieta normal precisa de nozes, especialmente nozes, soja, sementes de chia, sementes de linhaça. Na maioria das vezes, é recomendado comer peixes gordurosos do mar, vegetais verde-escuros, brócolis e tomates. Ovos contendo colina são indispensáveis. Entre as bagas, destacam-se as groselhas, mirtilos e mirtilos. Certifique-se de incluir chá verde, chocolate amargo e cacau em sua dieta. Preparações à base de ervas, tinturas e decocções da medicina tradicional têm um efeito preventivo e curativo no cérebro, saturando-o com vitaminas e fortalecendo o sistema imunológico.

Isso inclui o seguinte:

  • tintura de ginseng, de trevo, casca de rowan vermelha, Rhodiola rosea;
  • preparações à base de ervas com folhas de framboesa, mirtilo, orégano e bergenia, de sálvia e hortelã;
  • uma receita para a medicina tradicional de agulhas de pinheiro, cascas de cebola e roseira;
  • um tempero de açafrão contendo uma substância chamada curcumina, que melhora as funções da mente.

Os agentes farmacológicos para melhorar a memória incluem o seguinte:

  • creatinina;
  • cafeína L-teanina;
  • piracetam colina;
  • L-tirosina;
  • acetil-L-carnitina;
  • fenotropil.

Os melhores suplementos dietéticos para melhorar a atividade cerebral incluem o seguinte:

  • aminoácido glicina;
  • suplemento alimentar "Fosfatidilserina";
  • ginkgo biloba - remédio à base de ervas;
  • brahmi (bakopa monye) é um remédio herbal usado na prática ayurvédica.

Alívio do estresse

O estresse de curto prazo beneficia a saúde humana. Situações estressantes de curto prazo aumentam a capacidade intelectual e também melhoram as habilidades de aprendizagem. Mas assim que se torna duradouro, a situação muda drasticamente e realmente faz mal à saúde. Um estado de estresse prolongado suprime as funções protetoras do corpo, reduz drasticamente a atenção e piora o processo de memorização de informações, iniciam-se verdadeiros lapsos de memória. É por isso uma das regras da boa memória é menos estresse, mais emoções positivas, por isso é tão importante aprender a vivenciar o estresse de maneira filosófica.

Estilo de vida saudável

Ar fresco, exercícios e sono adequado são fatores importantes para o funcionamento normal da memória. A ventilação diária dos quartos e as caminhadas ao ar livre saturam o sangue com o oxigênio necessário. Você precisa aprender a curtir a natureza, o que elimina distrações. Esta teoria é confirmada por numerosos estudos de cientistas nacionais e estrangeiros.

O peso corporal excessivo afeta negativamente os processos que ocorrem no cérebro. Cientistas britânicos provaram experimentalmente a relação direta entre peso e memória.Portanto, fazer com que seu peso volte ao normal é uma tarefa vital para uma pessoa obesa. Equipamentos para caminhada e natação, ciclismo e exercícios são ótimos auxiliares para pessoas com sobrepeso.

O fenômeno de melhorar a memória no processo de sono pleno é conhecido dos cientistas há muito tempo. Quando uma pessoa dorme, o processo de armazenamento de informações ocorre em seu cérebro. A taxa de sono para um adulto é de pelo menos sete horas por dia. Os idosos precisam de seis horas para dormir o suficiente.

Vale ressaltar que é aconselhável ir para a cama no mesmo horário.

Vitaminas

A falta de vitaminas no corpo costuma ser a causa do comprometimento da memória. Para evitar que isso aconteça - é necessário fornecer ao cérebro o suprimento de pró-vitamina A ou beta-caroteno, vitaminas B1, B6, B9, B12, C, D, K e ácidos graxos insaturados ômega-3, -6, -9. Além disso, os ativadores cerebrais são macro e microelementos como glicose, ferro, lecitina, cálcio, magnésio, potássio e zinco.

Recarregue seu cérebro

O cérebro precisa ser recarregado para se livrar de informações obsoletas, desnecessárias e obsoletas. Isso é vital para ele. A recarga mais rápida ocorre quando exposta ao som. Os sons da natureza, o canto dos pássaros, o som das ondas, canções, música clássica saturam o cérebro de energia. Outra ótima maneira de se aquecer é tentar fazer as coisas do dia a dia de novas maneiras, ativando novas seções do cérebro, o que criará novas conexões neurais que melhoram a coordenação e fortalecem a memória.

Importante! Programas modernos de simuladores online, bem como aplicativos móveis, serviços online e jogos eletrônicos podem ajudar a garantir que o treinamento ocorra regularmente.

Lazer

No mundo moderno, as pessoas sofrem com a sobrecarga de informações, da qual precisam dar um tempo. Graças aos experimentos, ficou claro que as pessoas precisam de alívio psicológico. É importante se distrair de vez em quando para aliviar o cérebro. É necessário alternar a atividade intelectual com o trabalho físico ou exercício físico. Essas lacunas de descarga nas funções cerebrais reabastecem as reservas de atenção plena, fortalecem as memórias e estimulam a criatividade. O descanso reabastece os recursos do cérebro e aumenta sua eficiência.

Melhores Exercícios

A saúde do cérebro depende principalmente da própria pessoa. Pesquisadores canadenses provaram experimentalmente que O treinamento regular de força, aeróbica e caminhada podem estimular a função cerebral. O exercício ativo melhora a função cerebral, aumentando o fluxo sanguíneo e a produção de proteínas. As conexões neurais crescem e se fortalecem, a memória e a atividade melhoram.

Existem muitos exercícios para melhorar a memória de um adulto em casa. Mas antes de começar a memorizar algo, você precisa definir uma meta clara - lembre-se dela por um longo tempo, se não para sempre. Tal atitude proporcionará uma memorização mais consciente e, portanto, melhor. Antes de começar a se exercitar, é necessário usar a sequência de sua implementação: compreender, estabelecer uma sequência lógica, quebrar o material em partes, encontrar um conceito-chave em cada uma e usá-lo como um guia.

A escolha dos métodos para melhorar a memória depende da idade da pessoa e de suas habilidades individuais. Os especialistas sugerem começar seu treinamento de memória com exercícios simples, mas eficazes. Por exemplo, leia duas dúzias de palavras ou números e reproduza-os da memória na ordem desejada. Você pode multiplicar números de dois dígitos em sua cabeça ou pronunciar as palavras ao contrário.

Os psicólogos também recomendam manter um diário e anotar todos os eventos diários.

Este foco nas memórias o ajudará a lembrar e lembrar as importantes. É útil não se demorar em momentos negativos e experiências emocionais. Se você fizer isso o tempo todo, logo poderá sentir uma mudança benéfica na memória.E se mesmo à noite, antes da hora de dormir, você planejar outras coisas e analisar sua implementação, então sua memória funcionará com a máxima eficiência. É muito importante tentar lembrar constantemente o esquecido, sem recorrer às suas notas ou ao seu smartphone. Essa técnica aumentará rapidamente as capacidades e fortalecerá a memória.

Todos os tipos de exercícios são úteis - desde beading até ginástica regular assimétrica ou de dedo.

A carga de vários sistemas do corpo afeta imediatamente várias partes do cérebro, cujo trabalho ativo contribui para o processamento de informações e a formação de sinapses entre os neurônios. Isso explica o efeito das habilidades motoras finas na memória. O artesanato afeta diretamente a inteligência. Costurar, tricotar, bordar, serrar madeira, modelar argila - essas atividades criativas são muito úteis para o desenvolvimento da motricidade fina das mãos, que interage com o pensamento, a imaginação, a memória motora e a observação.

Os cientistas fizeram muitas pesquisas e perceberam que todos, sem exceção, precisam desenhar e esboçar, independentemente da presença de talento e educação especial. Desenhar melhora a função cerebral. Enquanto desenha, ambos os hemisférios do cérebro funcionam, o que é importante para o desenvolvimento harmonioso dos processos de pensamento e para manter a saúde do cérebro.

A arte atua no cérebro no nível neural e melhora as conexões entre os neurônios do cérebro humano... Quando uma pessoa desenha, seu cérebro se desenvolve, novas conexões neurais aparecem. Segundo os cientistas, isso ajuda a focar melhor no assunto e assimilar rapidamente novos conhecimentos. O cérebro cansado finalmente descansará. Além disso, quando uma pessoa desenha, o cérebro percebe isso como meditação. Portanto, ser criativo reduz o estresse e a ansiedade. Os psicólogos dizem que o desenho é a prevenção da demência senil e de doenças cerebrais.

É possível e até necessário mudar seus hábitos de vida. Novos hábitos irão revelar o potencial oculto de nosso cérebro. É necessário forçar a memória a se esforçar. É extremamente útil para o cérebro compreender, comparar e analisar algo. Se quebrarmos velhos hábitos e criarmos novos, mudamos, assim, os processos neurofisiológicos do cérebro.

Em qualquer idade, a pessoa deve sempre estabelecer metas ambiciosas para si mesma e permanecer envolvida no que está acontecendo ao seu redor. Nesse caso, o cérebro também responde formando mais conexões neurais.

Você precisa sair da sua zona de conforto com mais frequência. O cérebro permanecerá jovem por mais tempo se você o sobrecarregar com tarefas diferentes.

Pela mesma razão recomenda-se introduzir novos hábitos com mais frequência. Isso é chamado de neuroplasticidade. Por exemplo, fazer atividades diárias tradicionais em uma ordem diferente. Recomenda-se transferir coisas e objetos para outros lugares. Faça o trabalho normal de outras maneiras.

Essas técnicas aumentam a concentração e melhoram a memória.

Com a ajuda de métodos modernos de programação neurolinguística, que se baseiam nos métodos dos psicoterapeutas mais eficazes de meados do século XX, também é possível desenvolver a memória. Este ensino psicológico provou sua eficácia ao longo dos anos. É baseado em divulgação do pensamento figurativo. Fazendo exercícios por apenas uma hora ou uma hora e meia por dia, você logo perceberá que até a percepção do mundo está mudando para melhor. Ficará mais fácil se comunicar, trabalhar com novas informações, sair da zona de conforto e atingir patamares de crescimento profissional e pessoal.

Dicas úteis

Todos estão familiarizados com muitas dicas úteis para fortalecer o cérebro e a saúde geral. No entanto, há uma série de dicas e truques eficazes que nem todos podem conhecer.

Lembre-se de que quanto mais conselhos aplicamos, mais benefícios obtemos.

Com a idade, o círculo social de uma pessoa se estreita. Você não pode levar uma vida pouco comunicativa.Você precisa passar mais tempo com as pessoas ao longo de sua vida. Devemos usar todos os meios de comunicação disponíveis. A vida oferece oportunidades suficientes.

Isso pode ajudar viagens. Seus benefícios são inegáveis, eles fazem nossos cérebros trabalharem de forma mais produtiva. Os cientistas descobriram que viajar menos de duas vezes por ano é prejudicial à saúde humana. Para energizar seu cérebro, ampliar partes dele, adquirir novas conexões neurais e aumentar a consciência emocional, você só precisa fazer uma viagem.

Saindo do ambiente familiar, ainda que por pouco tempo, a pessoa amplia seus horizontes. Viajar torna-se uma boa escola de vida, tem que tomar decisões difíceis e sem a ajuda de ninguém, reagir instantaneamente aos problemas e situações atípicas. Uma mudança de cenário se tornará um poderoso regulador das funções superiores responsáveis ​​pela flexibilidade mental e intelectual.

Cientistas em suas publicações científicas provam Os efeitos benéficos na aromaterapia da memória e os mais eficazes são o alecrim, a sálvia e a alfazema. Na sala em que se encontra o local de trabalho, é aconselhável efetuar a aromatização com óleo de lavanda ou uma mistura com óleos de cedro, tangerina, manjericão, limão e zimbro. Os óleos aromáticos irão melhorar o seu bem-estar, humor e prevenir a perda de memória relacionada com a idade.

Importante! Não devemos esquecer uma atitude positiva. Esta é praticamente a chave do sucesso. Uma atitude positiva tornará mais fácil lidar com qualquer problema.

Muitas pessoas aprenderam por conta própria que é útil fazer acupressão ou acupuntura. Existem vários tipos de massagem que podem fortalecer a memória, por exemplo, a massagem japonesa com efeito nos dedos. E os chineses descobriram um magnífico sistema natural de autorregulação do corpo com a ajuda da acupressão nos pontos biologicamente ativos.

A massagem Qigong na cabeça com acupressão mecânica ajuda muito.

A ideia de que uma das funções mais importantes do sono é agilizar a experiência adquirida é sustentada por muitos experimentos. Hoje, a comunidade científica não duvida mais do próprio fato da necessidade de dormir para efetivamente memorizar novas informações. Cientistas californianos descobriram que 60–90 minutos de tempo de cochilo ajudam a capturar melhor as novas informações na memória de longo prazo. A pesquisa sobre os benefícios do sono convenceu os executivos de algumas empresas da Califórnia a permitir que os funcionários durmam alguns minutos durante o expediente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa