Memória

Como desenvolver sua memória usando diferentes técnicas?

Como desenvolver sua memória usando diferentes técnicas?
Contente
  1. Princípios do mecanismo de memória
  2. Tarefas simples para diferentes tipos de memória
  3. Maneiras populares
  4. Truques para a vida cotidiana
  5. Com que frequência você deve treinar seu cérebro?
  6. Recomendações para idosos

Uma boa memória é a chave para uma vida confortável e gratificante em qualquer idade. E mesmo uma ligeira diminuição pode ser muito desagradável, porque automaticamente isso pode levar a problemas no trabalho, nos relacionamentos pessoais e na auto-estima. Este artigo se concentrará em diferentes métodos para melhorar a memória.

Princípios do mecanismo de memória

Para entender exatamente como a memorização ocorre, você precisa ter uma ideia de quais características do nosso cérebro afetam o registro e o armazenamento de dados... Recentemente, pode-se ouvir muitas vezes uma comparação da memória e do cérebro de uma pessoa com uma espécie de computador superpotente, mas esse é um entendimento um tanto errôneo. O computador é estático, mas mudanças ocorrem constantemente no cérebro humano. Além disso, nossa memória e outras funções dependem de sexo, idade, raça, etnia e educação.

O cérebro humano é o órgão que mais consome energia. Com uma massa própria relativamente pequena, ela consome até um quarto de toda a energia se estivermos envolvidos em um trabalho mental intenso, e até 12% de toda a energia se estivermos relaxados em uma posição horizontal. Devido a esse consumo de energia, o cérebro como um todo não é benéfico para o nosso corpo e, a menos que seja absolutamente necessário, ele não se ativa.

O próprio cérebro trabalha constantemente em um modo de economia de recursos, razão pela qual ocorre o esquecimento: o desnecessário e não utilizado deve ser removido.

As células nervosas são diretamente responsáveis ​​pela memória.

Para que as informações sejam armazenadas por um longo tempo, o suporte de energia também é necessário. Seu cérebro também salva.Portanto, informações diferentes são armazenadas na memória para momentos diferentes, daí os nomes como memória de longo e curto prazo. O que se esquece mais rapidamente é o que não é atualizado, não se repete, não é reivindicado pelo "dono".

Quanto mais tempo passa desde o momento da memorização, mais informações são perdidas. Mas a taxa de declínio da memória é inversamente proporcional ao tempo. Por exemplo, você aprendeu um poema. Em uma hora, você esquecerá a metade, em um dia - apenas dois terços, e em um mês a perda será de até 4/5.

A memorização ocorre da seguinte maneira. Uma pessoa está lidando com um determinado evento. Os sentidos fornecem todas as informações necessárias, as células nervosas as transmitem, o cérebro as analisa. A decisão foi tomada, a situação acabou. Mas nosso sistema nervoso central retém o chamado traço residual - o caminho ao longo do qual os impulsos nervosos passaram durante a solução do problema. Se da próxima vez que as informações seguirem a mesma "trilha batida", surgirão novas conexões sinápticas, as informações serão consolidadas, memorizadas. Cada vez que forma um novo caminho, consome energia e, portanto, é extremamente inútil para o cérebro e o corpo como um todo.

Qualquer informação é armazenada temporariamente. O desnecessário é apagado com o tempo e o necessário vai para a categoria de memória de longo prazo. Nesse caso, a memória pode ser distorcida, transformada de tal forma que não haverá nada a ver com o que realmente aconteceu algum dia. Os dados foram salvos, mas como será é uma grande questão. O fato é que os neurônios renovam conexões, criam novas, mudam as antigas, e as formações espontâneas podem ocorrer até 3 vezes em 3-5 dias. Se a rede não for suportada por novas informações que passam pelo antigo caminho, o esquecimento e a distorção são inevitáveis.

A memória de curto prazo é formada com base em conexões pré-existentes. Os sinais circulam pelos mesmos canais. O processo necessita de um alto nível de fornecimento de energia e, portanto, há uma diminuição da carga na forma de esquecimento. Se precisamos de informações para viver, novas conexões são formadas. Esta é a memória de longo prazo.

A deterioração do sistema nervoso ao longo dos anos, o estresse e um ritmo de vida frenético, os maus hábitos, as lesões levam a uma diminuição da memória, uma diminuição do seu volume. Na maioria dos casos, uma pessoa pode ajudar a si mesma. Existem diferentes técnicas e exercícios para isso.

Tarefas simples para diferentes tipos de memória

Diferentes tipos de memória requerem diferentes métodos e abordagens. Mas todos podem aprender a memorizar melhor, desenvolver suas habilidades, aumentar a quantidade de memória de forma independente e em casa, independente de sua idade, sexo e posição social.

Para longo prazo

Para que os títulos de longo prazo sejam mantidos, a repetição é necessária. Às vezes, basta repetir de vez em quando o que foi aprendido.... É útil aprender a recontar em detalhes os livros que leu, os filmes e as peças que assistiu. E não só depois de ver ou ler, mas também depois de alguns meses.

O melhor método para memorização de longo prazo é restauração consciente das conexões sinápticas. Informações importantes e significativas devem ser repetidas por uma pessoa todos os dias durante os primeiros três dias, depois de uma semana, um mês e depois de meio ano.

Essa abordagem simples o ajudará a memorizar facilmente até mesmo matrizes complexas e volumosas de informações por um longo tempo. Mas nem todos nós podemos permitir esses longos períodos. Por exemplo, um aluno deve memorizar informações alguns dias antes do teste e sinceramente esperar que informações profissionais importantes sejam preservadas por muito tempo. Neste caso, é recomendado treinar de acordo com o seguinte esquema:

  1. repetimos o material imediatamente após lê-lo;
  2. repetimos uma segunda vez após 20 minutos;
  3. repetimos a informação pela terceira vez após 8 horas;
  4. a quarta repetição ocorre exatamente um dia depois, de preferência antes de ir dormir à noite.

Durante esses dias, você não deve se sobrecarregar com informações adicionais que não estejam diretamente relacionadas ao assunto que está sendo estudado. Ao sobrecarregar a si mesmo, você evita que os dados mestre sejam protegidos e corrigidos rapidamente.

Para curto prazo

Precisamos de memória de curto prazo para lembrar onde as chaves foram colocadas pela manhã ou para lembrar o número de telefone para anotá-lo. A memória de curto prazo inclui sensações táteis e gustativas, nuances olfativas, imagens visuais e memória auditiva.

Nosso armazenamento de curto prazo é limitado em volume. Por exemplo, um adulto pode memorizar até 9 elementos por vez, enquanto uma criança pode lembrar cerca de 5. O volume depende não só da idade, mas também das características genéticas, só que alguém tem uma memória melhor desde o nascimento. Para o treinamento, vale a pena usar métodos como Técnica de Fibonacci. No caminho para o trabalho, faça mentalmente uma série de números em que cada próximo será a soma dos dois anteriores - 1, 2, 3, 5, 8, 13, etc.

Se você tem um minuto livre no trabalho ou em uma equipe de colegas de classe, por que não fazer um exercício de grupo simples, mas eficaz, chamado "Parágrafo"? Ele só precisa de um livro. Abra-o em qualquer página e leia o parágrafo. A tarefa do ouvinte e do leitor é lembrar e reproduzir cada palavra.

É impossível treinar a memória de curto prazo sem fortalecer a memória visual.... Disponha uma dúzia de quaisquer objetos à sua frente. Dê a si mesmo um minuto para examiná-los de perto e lembrar dos detalhes. Em seguida, cubra os itens com algo opaco ou varra-os todos de uma vez para uma gaveta. Repita mentalmente tudo o que você lembrar sobre cada um deles. Comece com itens simples, mas gradualmente use coisas cada vez mais complexas.

Um exercício simples e eficaz já foi proposto pelo famoso Pitágoras.

Você não precisa fazer nada de especial, apenas à noite, antes de ir para a cama, você deve reservar um quarto de hora para relembrar em detalhes todos os acontecimentos do dia anterior: quem você conheceu, o que você falou, o que o a pessoa estava vestindo, de que cor eram seus botões, etc. O ponto de partida deve ser o despertar, e depois seguir na ordem, sem quebrar a seqüência cronológica dos acontecimentos.

Maneiras populares

Aprender uma língua estrangeira é freqüentemente considerado um dos métodos populares. Mas é improvável que palavras e expressões estrangeiras sejam lembradas se a memória for ruim. Portanto, é melhor começar a treiná-lo por meios mais fáceis que o preparem para tarefas mais complexas, que sem dúvida incluem uma língua estrangeira.

Todas as técnicas populares e amplamente divulgadas têm características comuns que você precisa conhecer antes de escolher um programa ou técnica.

  • Eles não são universais e igualmente eficazes para todos.... Mesmo os métodos eficazes ajudam algumas pessoas a memorizar rápida e facilmente, enquanto outros - longos e difíceis.
  • Não existem técnicas que ensinariam magicamente o desenvolvimento da memória de todos os tipos e todos os seus processos. Alguns exercícios visam apenas a velocidade de memorização, outros a duração do armazenamento de informações e outros ainda a capacidade de reprodução. É melhor encontrar algumas técnicas que você possa combinar.

Na maioria dos casos, você deve selecionar as tarefas individualmente.

A pessoa terá que tentar muito e escolher as tarefas mais cómodas para si, em exercícios que serão mais eficazes no seu caso. Vamos ver o que você pode escolher para um treinamento independente.

Melhorando a atenção

Para melhorar sua atenção, lembre-se de tantos pequenos detalhes quanto possível, é recomendado O método de Aivazovsky. O famoso pintor de paisagens marítimas, como asseguram seus biógrafos, escreveu suas pinturas desta forma: não na praia durante uma tempestade, mas em casa, usando exclusivamente suas próprias memórias dos detalhes das paisagens marítimas que viu.

Escolha todas as fotos. Comece com um.Por cinco minutos, olhe para a foto com concentração, com cuidado, tentando se lembrar dela com mais precisão. Em seguida, feche os olhos e reproduza mentalmente o máximo de detalhes possível do que você conseguiu lembrar.

Com o tempo, pegue desenhos e pinturas cada vez mais complexos, tente fixar na memória os detalhes de imagens de pessoas reais, paisagens, interiores.

Associações

Ao criar associações, você aumenta a probabilidade de lembrar, porque as imagens são capturadas com mais clareza na memória... As técnicas mnemônicas o ajudarão com isso. Peça a alguém para escrever no papel algumas palavras que não estejam conectadas por links semânticos e semânticos, por exemplo: "peixe", "céu", "médico", "computador", "carvalho", "bolo", etc. Estude o listar por exatamente um minuto e, em seguida, reproduzi-lo da memória com a maior precisão possível. Com a ajuda de mnemônicos, palavras e imagens são mais lembradas do que números e números.

Repita a informação

O que quer que você ensine, pratique a repetição. Aprenda poemas de cor com mais frequência, mesmo se você não for um colegial ou estudante por muito tempo, tente memorizar as palavras de suas canções favoritas, repetindo-as periodicamente para si mesmo. A repetição de quadras poéticas agradáveis ​​e canções favoritas evoca uma resposta emocional viva.

Quando a poesia simples é fácil, você precisa complicar sua tarefa e tentar aprender peças de prosa que não sejam rítmicas. O nível mais difícil é memorizar e repetir de cor fragmentos de literatura técnica e científica que não estão diretamente relacionados à sua atividade: um médico pode aprender algumas páginas de um livro de ciências do metal, um engenheiro - um fragmento de um livro de referência de receitas, um vendedor de brinquedos - um fragmento de um manual de segurança para o pessoal de vôo civil ...

Ginástica de dedo

Acredita-se que as habilidades motoras finas melhoram a memória e tornam o processo de memorização mais eficiente. Observe que durante a comunicação por fala, muitos tentam segurar objetos nas mãos: um rosário, uma caneta. Use esta técnica. Ao estudar algo muito difícil, faça um aquecimento para os dedos ao mesmo tempo, esfregue as pontas dos dedos, bata em um ritmo diferente na superfície da mesa ou na palma da mão oposta.

Mesas Schulte

Eles foram inventados e apresentados à humanidade pelo psicoterapeuta alemão Schulte. As tabelas são projetadas para melhorar a memorização visual. Eles vêm em tamanhos diferentes, para começar, você pode usar tamanhos bem pequenos. As tabelas são preenchidas aleatoriamente com números e letras, não há sequência ou relação entre os símbolos. Olhe atentamente para a mesa por alguns minutos e, em seguida, feche-a e tente reproduzir o que exatamente está oculto nesta ou naquela célula.

O treinamento constante permite que você se lembre de uma grande quantidade de informações, para aumentar o recipiente de sua memória visual. Hoje, a situação é simplificada pela disponibilidade de simuladores online especiais.

Como simulador, você também pode usar aplicativos móveis especiais - essa é uma ótima maneira de usar o transporte público para passar o tempo de forma útil no caminho.

Método de aromaterapia

Ele foi criado não por esotéricos ou fãs de tudo que existe de outro mundo, mas por cientistas reais da Universidade Britânica de Northumbria. Eles descobriram que o cheiro de alecrim no fundo aumenta a capacidade de lembrar novas informações complexas de maneira rápida e confiável.

Parece que os britânicos pegaram emprestado o método de Shakespeare. Sua Ofélia em "Hamlet" descreveu esse método em detalhes em um de seus famosos monólogos: "Aqui está o alecrim, para a memória ...".

Escrevendo e falando palavras ao contrário

Este exercício foi elaborado para que você possa aprender rapidamente a reproduzir informações, para recebê-las dos depósitos de sua própria memória. Quanto mais rápido você escrever ou falar, melhor. Você pode começar lendo o alfabeto de trás para frente - de "I" a "A".

Meditação

Um efeito inesperado foi descoberto por cientistas americanos enquanto estudavam o efeito das técnicas de meditação na saúde humana.Além de reduzir o estresse, normalizar o estado interno e a pressão, eles descobriram que meditação regular fortalece e aumenta significativamente a capacidade de uma pessoa de memorizar por um curto período de tempo... A descoberta foi explicada de forma simples: as práticas meditativas forçam a pessoa a treinar a concentração. O tempo mínimo necessário para melhorar a memória por meio da meditação também foi citado - apenas 9 minutos por dia.

Mudança de mão de liderança

Tente virar canhoto por cinco minutos. Faça anotações com a mão esquerda, não com a mão direita usual, faça uma varredura com a mão “desconfortável”, segure o mouse do computador com ela. Isso ajuda a ativar e envolver efetivamente o hemisfério oposto do cérebro e estimula não apenas a memória, mas também os processos de pensamento.

Truques para a vida cotidiana

Métodos eficazes não precisam ser descobertos por cientistas e comprovados cientificamente. Desde os tempos antigos, são conhecidas algumas técnicas simples do "dia-a-dia" que podem ser usadas constantemente em sua vida cotidiana. Eles não requerem qualquer preparação preliminar e a alocação de tempo especial para as aulas.

Você não pode escrever uma lista de compras, mas guarde-a na cabeça, conte para a sua família o livro ou filme que você leu, memorize os nomes das marcas.

Fazer listas e planos é uma ótima ferramenta de gerenciamento de tempo, mas quando se trata de melhorar a qualidade da memória, as listas tendem a ter o efeito oposto.

Lado de fora

Tente memorizar nomes de ruas, localizações e números de casas em seu trajeto. Mude rotas familiares com mais frequência, pegue novas estradas, sempre tentando se lembrar dos detalhes.

Leia, pelo contrário, os nomes das lojas e centros comerciais. Tente acompanhar mentalmente todos os transeuntes que encontrar usando um determinado filtro. Por exemplo, hoje contam apenas os aposentados, amanhã - mulheres de vermelho, depois de amanhã - homens com barba, etc.

Casas

Ao fazer algo, tente concentrar sua atenção em apenas uma coisa, dando a ela toda a sua força emocional em um determinado momento. Pratique a lembrança dos eventos do dia, não apenas em uma sequência cronológica clara, mas também na ordem inversa, começando com a última tarefa concluída e terminando com as tarefas matinais.

Sente-se menos em frente à TV, mova-se mais, caminhe, pratique esportes, organize adequadamente o sono adequado e a nutrição normal sem passar fome ou comer demais.

Com que frequência você deve treinar seu cérebro?

A resposta a esta pergunta é óbvia - você precisa fazer isso constantemente, regularmente. Uma diminuição na atividade mental leva à atrofia de vários processos, uma diminuição em sua qualidade. O treinamento de invasão também não terá um efeito particularmente significativo. Mesmo que não haja tempo algum, use os minutos livres para aplicar pelo menos métodos simples do dia a dia.

Recomendações para idosos

O declínio da memória relacionado à idade é atribuído a vários fatores, desde características genéticas até a saúde geral. Mas uma coisa é certa: o exercício sistemático permite que os idosos mantenham a mente sóbria e a memória confiável por mais tempo. Claro, mudanças relacionadas à idade nos vasos sanguíneos, irrigação sanguínea do cérebro, perda de elasticidade vascular são difíceis de corrigir, mas na maioria dos casos, a eficácia das aulas depende não apenas de medicamentos e suporte médico, mas também da própria pessoa desejo de lembrar de tudo.

Para melhorar a memória, os idosos geralmente precisam se preocupar em criar as condições ideais para uma rotina diária clara. Não deve haver estresse físico e transtornos emocionais traumáticos.

Uma atividade física viável que não é proibida pelo médico para um paciente em particular, caminhadas são úteis.

Uma pessoa idosa deve definitivamente adicionar alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 e peixes à sua dieta. Suco de mirtilo, farelo de trigo, nozes, tomates frescos, mel na ausência de contra-indicações serão úteis para a memória.

Em tais condições, exercícios mentais especiais são necessários, o que implica um estresse consciente da memória. Na aposentadoria, você pode resolver perfeitamente palavras cruzadas, resolver quebra-cabeças lógicos, aprender uma língua estrangeira. Hoje, muitas escolas de lingüística oferecem condições especiais e descontos para aulas para um grupo de aposentados.

Na velhice, é importante dar atenção suficiente à leitura. Ajuda a melhorar a memória visual e motora, a fortalecer o pensamento lógico, associativo e imaginativo. É altamente recomendável reler suas obras favoritas e recontá-las com uma descrição da aparência, personagens dos heróis.

Preste muita atenção aos detalhes. Tente se lembrar do maior número possível. Os idosos não são aconselhados a usar listas e organizadores para traçar um plano de compras. A perda de memória que pode ocorrer devido ao uso de notas e lembretes pode ser irreparável e progressiva.

Para obter informações sobre como desenvolver a memória e a atenção, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa