Como um adolescente pode melhorar a memória e o funcionamento do cérebro?
Uma boa memória é uma grande vantagem. É especialmente importante na adolescência, quando o corpo está se desenvolvendo ativamente e a pessoa descobre cada vez mais aspectos da vida. Além disso, durante o mesmo período, qualquer indivíduo tenta adquirir o máximo de conhecimentos e habilidades possíveis. Só é possível realizar planos e estudar bem se tiver memória e atenção desenvolvidas.
Causas de memória insuficiente
A memória é de grande importância para o desenvolvimento da personalidade. Em geral, é um processo cognitivo complexo e pertence às funções mentais mais elevadas, devido às quais uma pessoa pode não só acumular, mas também preservar e reproduzir as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos.
Se a memória falhar de alguma forma, o indivíduo não será capaz de manter em mente e lembrar até mesmo a menor quantidade de informação recebida. Uma memória "curta" sempre é muito ruim para qualquer pessoa, em uma criança ou adolescente pode provocar atrasos no desenvolvimento e causar grandes problemas.
Por que ocorre perda de memória? Em primeiro lugar, deve-se notar que o problema acima surge quando a reação do cérebro a estímulos externos com diferentes direções se manifesta. Vamos considerá-los com mais detalhes.
- Podem surgir problemas devido ao vício em maus hábitos: álcool, fumo, etc. Esses fatores negativos afetam a circulação sanguínea no cérebro e o funcionamento do corpo como um todo. Portanto, os pais precisam monitorar cuidadosamente o comportamento de seus alunos.
- Lapsos de memória podem causar falta de sono.Se o cérebro não tem tempo para descansar, seu trabalho como um todo se deteriora devido ao fato de ser incapaz de processar as informações recebidas durante a vigília. Primeiro surge o esquecimento, que depois assume uma forma mais severa.
- Freqüentemente, os alunos apresentam problemas de memória devido à falta de nutrição e vitaminas. É muito importante quando o organismo em crescimento recebe os elementos necessários a tempo. Se isso não acontecer, começa a funcionar mal, como resultado da atividade cerebral e da memória.
- Vários medicamentos podem ter efeitos negativos sobre a função cerebral. Tudo isso acontece porque certas substâncias contidas nas preparações são, em certa medida, tóxicas. Eles podem eliminar uma desvantagem, mas ao mesmo tempo causar outra.
- Situações estressantes também afetam negativamente qualquer organismo. O estresse de uma criança pode levar a problemas de saúde, incluindo perda de memória.
- Se uma criança vê mal, ela pode ter dificuldade de lembrar devido à falta de informação.
- Quando um adolescente não recebe a carga mental adequada, sua atividade mental começa a se degradar. Esse processo também leva à perda de memória.
Portanto, se necessário, conduza aulas especiais em tempo hábil para melhorar o trabalho da memória de seu filho.
Técnicas para adolescentes
É necessário desenvolver a memória em qualquer idade, principalmente em crianças e adolescentes. Existem métodos especiais para isso. Vamos considerá-los.
- Existe uma maneira muito poderosa que funcionará para todos. Com sua ajuda, você pode desenvolver a memória de uma criança de 12 a 13 anos. Além disso, este método melhorará a memória visual e a atenção. É chamado de “O Objeto Perdido”. Para implementá-lo, peça à criança que examine cuidadosamente a sala por 1 minuto, após o qual deve se virar. Vários itens precisam ser ocultados neste momento. Em seguida, a criança deve se virar e nomear os itens que foram removidos. Se ele achar difícil completar tal tarefa, você precisa treinar até que tudo dê certo.
- Aos 14 anos, a RAM deve funcionar muito bem. Se isso não acontecer, sessões correcionais devem ser realizadas. Por exemplo, como "Salvando dados importantes". Um dos pais deve escrever várias frases onde os dados exatos estarão presentes: nomes, datas. Uma sugestão poderia ser algo assim: Martina estava lendo um romance escrito em 1891 e publicado muito depois dessa data, em 1910. Depois de ler essas informações, a criança deve reproduzir as datas com precisão e lembrar outros detalhes.
- Para indivíduos com 15 e 16 anos, você pode se oferecer para jogar um jogo chamado "Cidades". O jogador adulto pronuncia a primeira cidade e o jogador adolescente continua a lista. O nome do próximo item deve começar com a última letra do primeiro.
Não é necessário dar aulas especiais com as crianças para melhorar a memória e fazer exercícios difíceis. A percepção da informação é melhor quando as técnicas são usadas de forma lúdica.
Por exemplo, resolver vários quebra-cabeças, resolver enigmas e um jogo chamado "Encontre 10 diferenças" também desenvolve muito bem a memória visual e operacional.
Remédios para melhorar a função cerebral
Se a atividade cerebral estiver em um nível baixo, você precisa prestar atenção a isso e pedir ajuda a especialistas. Eles farão o diagnóstico correto e poderão até prescrever medicamentos. No entanto, isso deve ser feito quando outros métodos não funcionam mais. E lembre-se de que o autotratamento e o uso de medicamentos especializados podem levar não apenas a consequências negativas, mas também à morte.
Portanto, para melhorar a atividade cerebral, você pode tentar usar drogas que, ao contrário dos medicamentos, não causem nenhum dano ao corpo.
- Por exemplo, ler em voz alta ajudará seu filho a memorizar melhor o material de aprendizagem com o tempo. Quando tal processo ocorre, o cérebro percebe as informações não apenas na forma visual, mas também de ouvido.
- As atividades esportivas podem ter um efeito benéfico no corpo como um todo e melhorar a memória. Com movimentos intensos, o coração funciona com força e acelera o sangue, que satura o cérebro e outros órgãos de oxigênio e nutrientes.
- Você pode transformar temporariamente uma criança em canhota, se ela for destra, e em destra, se ela for canhota. Esses métodos simples certamente ajudarão, e aqui está o porquê: graças a essas ações, você forçará a mente de seu filho a reconstruir e trabalhar de forma diferente do que antes. Uma nova atividade desconhecida treina a mente e a mente. Quanto mais carregados, melhor para o desenvolvimento de uma boa memória.
Conselho psicológico
Você precisa treinar sua memória regularmente. Isso foi provado por observações psicológicas versáteis. Para isso, existem várias atividades, jogos de mindfulness, etc. Eles desenvolvem bem a atenção plena e, depois disso, a memória também melhora.
- A memória fotográfica pode ser adquirida usando o método Aivazovsky. Para fazer isso, você precisa olhar para a imagem por um longo tempo e com cuidado e, em seguida, fechar os olhos e reproduzi-la em sua mente. A memória de longo prazo pode ser desenvolvida da mesma maneira.
- Aprender poesia e vários textos de cor ajudará a melhorar o funcionamento do cérebro e tornar sua memória perfeita.
- Seu filho precisa ficar calmo.
Quando uma pessoa está calma, ela está focada e pode captar muito bem as informações recebidas.