Memória

Como aprender a memorizar poesia rapidamente?

Como aprender a memorizar poesia rapidamente?
Contente
  1. Como ensinar corretamente?
  2. Técnicas de memorização rápida
  3. Dicas úteis

Memorizar poesia tem um efeito positivo nos processos bioquímicos da atividade cerebral humana. As crianças memorizam facilmente frases rimadas. Adolescentes e adultos também podem aprender a memorizar versos de poesia rapidamente.

Como ensinar corretamente?

Muitas pessoas reclamam de memória fraca e da incapacidade de reter obras poéticas na cabeça. Na verdade, a poesia é muito mais fácil de memorizar do que a prosa. Qualquer poema tem seu próprio padrão rítmico, rima e fundo emocional, então pode ser facilmente aprendido.

Para fazer isso, você precisa determinar corretamente o tipo de perfil de sua memória.

  1. Boa memória auditiva para uma memorização eficaz, é necessário ler os versos em voz alta ou ouvir sua gravação de áudio realizada por um ator profissional ou vencedor do concurso de recitação.
  2. Com a predominância memória visual você precisa usar uma edição impressa, tente lembrar a localização do texto poético na página e sua fonte, imagine mentalmente uma página com um poema impresso.
  3. Memória motora desenvolvida envolve reescrever cuidadosamente a poesia usando canetas multicoloridas. Você pode fazer desenhos ao lado das linhas. A poesia pode ser acompanhada por gestos e pantomima.
  4. Tendo um excelente memória emocional ao memorizar as estrofes, deve-se imaginar o sopro do vento, vários aromas, por exemplo, do seu perfume favorito ou da grama do prado. Ao reproduzir um texto rimado, é necessário resgatar na memória todas as emoções utilizadas.

Um ponto importante é a distribuição correta do tempo. Os alunos precisam memorizar poesia com antecedência.

  1. No primeiro dia, todo o texto rimado é memorizado. Primeiro, eles leem em voz alta, penetram mentalmente no conteúdo: procuram entender o significado e imaginar o que o autor queria transmitir ao ouvinte. O significado de palavras desconhecidas deve ser esclarecido. A obra deve ser lida várias vezes seguidas, de preferência em voz alta. Você pode adicionar som à visualização. Então, levará 24 horas para que o texto se fixe na cabeça.
  2. No dia seguinte, você deve reproduzir o poema inteiro de cor. As linhas esquecidas devem ser restauradas na memória a partir do texto impresso.
  3. O terceiro dia será necessário para repetir peça inteira e ensaio de leitura em voz alta com expressão.

Técnicas de memorização rápida

Para algumas pessoas, a maneira de memorizar versos de poesia funciona. antes de dormir. Acredita-se que o cérebro repensa da noite para o dia a informação recebida e a fixa em suas estruturas. E pela manhã, as estrofes são extraídas da memória por si mesmas.

A técnica clássica de "pirâmide" usado para memorizar poesia linha por linha. Após a primeira estrofe aprendida, as próximas linhas são memorizadas e amarradas às anteriores. E assim aprendem todo o poema de cor: 2 versos + 2 + 2 + 2 ...

Recepção de decomposição de um poema envolve a divisão de toda a obra poética em pequenas passagens lógicas. Primeiro, eles memorizam o primeiro fragmento semântico por um certo tempo, repetem-no mentalmente quando realizam qualquer trabalho doméstico. Em seguida, eles passam a memorizar a próxima estrofe. Depois disso, as partes aprendidas combinadas são faladas.

Quando uma pessoa consegue memorizar o próximo versículo, ela continua a memorizar as seguintes passagens sequencialmente. Em seguida, você precisa combinar todas as peças rimadas aprendidas e recitar todo o poema, enquanto você pode espiar o texto impresso para fixar visualmente na memória a junção do início das linhas de uma parte com o final do fragmento anterior.

Técnica de memorização prevê a encenação de um poema na forma de uma cena. Se desejar, a performance pode ser organizada na frente de amigos, vizinhos, familiares ou de seus animais de estimação favoritos. Este método permite que você foque, coloque todos os acentos e encontre a entonação necessária.

Primeiro, você pode dar uma olhada no texto, então é aconselhável não usar dicas. Durante a improvisação, as falas tocam sozinhas.

Existe método musical de memorizar poesia... Pessoas com boa memória auditiva optam por uma música agradável, de ritmo lento, sobre a qual se sobrepõe um texto poético. A melodia é ouvida por fones de ouvido durante uma caminhada, um esporte, um transporte público e, mentalmente, repetem os fragmentos rimados aprendidos. O método auditivo possibilita a memorização de uma grande obra poética em questão de minutos.

Qualquer um, mesmo um fragmento muito grande de uma obra poética pode ser memorizado rapidamente se combine-se com o personagem principal. Para fazer isso, você precisa imaginar mentalmente todas as suas ações, construir cadeias lógicas figurativas em sua cabeça, criar associações.

Um ótimo poema pode ser aprendido de cor em 5 minutos dividindo o texto em frases separadas e codificando-as em imagens. É necessário preparar sua localização para cada linha e conectá-la às imagens codificadas. Para tocar o poema, você precisará se lembrar de todos os locais.

Você pode aprender a memorizar rapidamente um texto poético muito grande usando mnemônicos. Essa técnica ativa o pensamento imaginativo, porque focar nas palavras, tentar mantê-las na memória nem sempre pode ser coroado de sucesso. Se você vir imagens vívidas e tramas vívidas em um simples conjunto de palavras rimadas, o tempo para memorizar poesia é visivelmente reduzido.

Mas nem todos os métodos mnemônicos são adequados para memorizar versos de poesia. O uso de matriz é mais adequado para a memorização da prosa, pois permite fixar um texto na memória e reproduzi-lo de acordo com uma determinada estrutura, não literalmente, mas com suas próprias palavras, ou seja, transmitir seu significado. A recriação das linhas dos versos aprendidas por este método pode levar ao absurdo.

Por exemplo, desta forma alguém codifica o poema de A. Blok:

Para mim, uma cartomante com uma cara enrugada

Ela estava enfeitiçada sob a varanda escura.

Fascinado pela gritaria da rua

Corri atrás do rosto piscando.

Passar strings em imagens com atraso de memória vinculadas a certos lugares do apartamento pode levar a este absurdo:

Eu e uma bruxa com uma cara enrugada

Cartões foram colocados sob a varanda escura.

Amei o grito da rua

Corri atrás da minha cabeça, que vi instantaneamente.

Nesse caso é melhor transformar cada linha em imagens. Primeiro, você precisa imaginar como um "réptil" assustador em um vestido feminino brilhante e colorido olha para você. O focinho com rugas profundas é emoldurado e parece um ícone. A segunda linha pode ser interpretada na imaginação como se ladrões vivessem sob uma varanda escura. E, dessa forma, todo o poema deve ser mentalmente transformado em imagens coloridas. As imagens imaginárias devem ser vinculadas às linhas anteriores.

Recomenda-se recitar ritmicamente as estrofes em voz alta e imaginar mentalmente as imagens criadas, cada uma das quais deve obedecer a um determinado ritmo.

Dicas úteis

  • Você pode treinar sua memória memorizando pelo menos uma quadra por dia. Esse processo melhora a concentração e ajuda a evitar o esquecimento e a distração.
  • Grande ajuda na memorização de versos é fornecida aplicações especiaisdisponível em qualquer smartphone.
  • Para memorizar versículos com eficácia, você deve concluir todo o trabalho iniciado, escolher um ambiente adequado e uma posição confortável e se concentrar. É melhor pronunciar cada estrofe em completo silêncio, na ausência de quaisquer sons estranhos.
  • Bom humor e emoções positivas não são de pouca importância. É improvável que uma pessoa irritada, frustrada ou agitada demais seja capaz de se concentrar, portanto, você precisa se acalmar e relaxar.
  • Especialistas aconselham divide um texto poético em vários fragmentos lógicos, cada um dos quais deve receber seu próprio nome.
  • Você pode escrever apenas as primeiras palavras de todas as linhas em uma folha separada. e deles extrair da memória todo o texto rimado. Preste atenção na localização do texto e até nas vírgulas. A memória visual captura todos os detalhes que podem ser reproduzidos mentalmente a qualquer momento.
  • Precisa fazer uma pausa quando surgem dificuldades no processo de memorização. É melhor ser distraído por outra atividade. Após uma breve mudança, você pode retornar à passagem onde parou.
  • Se alguma estrofe não for lembrada de alguma forma, recomendo anotá-lo em um pedaço de papel separado.

Os psicólogos sugerem jogar este jogo: você precisa escrever o poema inteiro, cortar a folha em tiras separadas com uma ou duas linhas que precisam ser misturadas e, em seguida, restaurar o texto. O segundo estágio envolve o corte de cada tira, dividindo a linha ao meio. Misture todos os fragmentos novamente e coloque-os na ordem certa novamente.

Em última análise, propõe-se cortar o texto em palavras separadas. Nesse caso, ao montar todo o poema, a memorização ocorre em 5 minutos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa