Como lembrar rapidamente as informações?
Em nossa vida, existem eventos memoráveis e eventos que exigem de nós uma boa memória. Fazer um exame, por exemplo. Às vezes parece que é impossível aprender um esboço complexo, mas não é o caso se você abordar o processo com sabedoria.
Técnicas de memorização rápida
Algumas regras simples ajudarão a acelerar e melhorar o processo de memorização.
- Regra um - nosso cérebro, embora masculino, é caprichoso e sensível, como uma dama. Se você disser constantemente que tem uma cabeça ruim e uma memória sem importância, ele definitivamente "se lembrará" disso para você e, de fato, começará a assimilar menos informações. Se você regularmente louvá-lo e falar sobre suas habilidades excepcionais, ele responderá com respeito mútuo., e em tempos difíceis, quando você precisa reproduzir instantaneamente aqui ou outra informação, não o decepcionará. O fato é que qualquer discurso que falamos em voz alta é ouvido não só por nosso verdadeiro interlocutor, mas também por nossos próprios ouvidos, e eles enviam a você o que você definiu para sua calota craniana como um guia para a ação.
Se você repetir a palavra "açúcar" cem vezes, sua boca não ficará mais doce, mas se você disser que "não me lembro de nada", então você pode realmente enfrentar esse problema.
- Segunda regra - o que você ensina, seria bom entender. O fato é que existem dois tipos de memorização - voluntária e involuntária. O primeiro requer um "empurrão" antes de começar a trabalhar. Ou seja, você tem que fazer o cérebro funcionar - aprender o poema de Nekrasov ou, especialmente a prosa de Gorky, dificilmente funcionará involuntariamente. Mas lembrar como Jennifer Lopez estava linda no último filme funcionará sem esforço e por muito tempo. Isso é chamado de tipo involuntário de memorização.
Daí a conclusão - o que entendemos, nos lembramos literalmente em um minuto. Os cientistas até citam os dados apropriados - memorizar algo resultará exatamente vinte vezes mais lento do que aprender com compreensão.
- Terceira regra - escolher entre uma grande quantidade de informações as teses principais e anotá-las. É difícil separar nossa memória com as cartas que lhe foram escritas. Ela armazena cuidadosamente até 90% das criações do gênero epistolar.
- Regra quatro - não tente arrancar imediatamente um pedaço grande e aprender muito de uma vez. Não será possível memorizar rapidamente informações em grandes quantidades. Ou vai dar certo, mas não vai durar muito na sua cabeça. Qualquer massa de informações pode ser dividida em várias partes. As cargas de choque para o cérebro podem não gostar... Lembra o que aconteceu com você quando decidiu fazer 100 agachamentos após uma longa pausa? A síndrome da dor também é possível com sobrecarga cerebral, ela se manifestará por dores de cabeça persistentes, irritabilidade, perda de humor, fadiga.
Precisamos aprender a decompor o conhecimento de que precisamos em porções separadas, desta forma são mais fáceis de assimilar. Você não pode simplesmente enfiar todo o curso de matemática superior em sua cabeça em uma noite.
- A quinta regra - escolha um determinado tempo para seus jogos com memória.
Os psicólogos dizem que a nossa mente está mais bem preparada para “mastigar” esta comida de manhã, das 8h00 às 10h00, ou à noite, das 20h00 às 23h00. É recomendável fazer isso sentado.
Você pode usar o kefir como uma recarga, ele contém uma grande quantidade de lecitina e melhora a memória.
- Regra seis - todos os dados recém-obtidos devem ser repetidos. Idealmente, isso deve ser feito de acordo com o seguinte cronograma: repetição nº 1 - quarenta minutos após o recebimento das informações, a seguir duas ou três vezes mais por dia, na próxima repetir, ou melhor, duas vezes, e depois uma vez por semana ou mesmo uma vez a cada dez dias. Assim, você pode não apenas consolidar facilmente o conhecimento adquirido, mas também complementá-lo com novos, como se estivesse amarrando vários elementos adicionais em um fio grosso.
Conhecemos as regras, agora você pode começar a resolver o problema. Mas primeiro, vamos decidir que tipo de memória você desenvolveu melhor.
Se achar mais fácil lembrar o que vê, você é um visual. Se, ao contrário da crença popular, é melhor ouvir uma vez do que ver, então seu ponto forte é a memória auditiva ou auditiva.
Agora, com base em seu tipo, escolha uma ou mais das seguintes opções para técnicas de memorização.
Leitura e detalhamento
Tente não apenas ler a literatura necessária, mas fazê-lo, prestando atenção aos detalhes vívidos... Então, quando você precisar reproduzir as informações, os detalhes podem ser facilmente encontrados em sua memória e imediatamente "overgrown" com o resto das palavras ou conceitos necessários.
Notas
Faça anotações nas margens enquanto memoriza. Destaque as mensagens principais com marcadores de cores diferentes... Isso também ajudará no futuro a extrair rapidamente as informações necessárias da cabeça.
Ensinando outros
Conforme mencionado anteriormente, para tornar mais fácil de lembrar, você precisa entender o que está fazendo. Convide um ouvinte grato ou não muito grato para ajudar, o gato Murzik também o fará. E tente explicar ao interlocutor a essência do que você mesmo ainda não entendeu direito. Muito em breve você encontrará a "chave de ouro" e entenderá do que está falando.
Falando sozinho
Se você é alérgico a animais e todos os seus amigos e conhecidos se recusam categoricamente a entender a teoria da probabilidade, então inicie uma conversa sobre este assunto consigo mesmo... Falar de novas informações não só ajudará você a entendê-las melhor, mas também apenas a lembrá-las.
Pistas visuais
Desenhe o que você ensina. Não há necessidade de fazer cópias de obras-primas e criar uma pintura sobre o tema do teorema de Pitágoras. Descreva o que você associa esta ou aquela informação... No caso de Pitágoras, provavelmente será uma calça. Porque as calças pitagóricas são iguais em todas as direções.Então, se necessário, as informações sobre a vestimenta do filósofo grego antigo surgirão mais rápido do que o teorema em sua forma clássica.
Técnicas mnemônicas
Às vezes, não há tempo suficiente antes do exame. É fácil lembrar uma grande quantidade de informações, neste caso, usando mnemônicos. Com sua ajuda, aliás, você não só pode aprender rapidamente uma lição, mas também desenvolver a memória.
Cadeia
Essa técnica envolve a construção de uma cadeia de informações necessária para a memorização. Ou seja, uma coisa deve se entrelaçar com a outra de acordo com uma ou outra característica, causar associações consistentes. Uma das condições é que os elos em sua cadeia imaginária devem ter aproximadamente o mesmo tamanho.
Matryoshka
Usando este método, você deve decompor condicionalmente peças de informação em bonecos aninhados. Além disso, comece enchendo com o maior (importante) e termine, respectivamente, com o menor (detalhes).
Método de Cícero
Neste caso, a informação lida deve ser apoiada. "Pesque" o mais importante ou memorável, imagine-o figurativamente... Quando você começa a pescar o adiado em sua memória, primeiro coloca os suportes e, em seguida, coloca sobre eles todos os tijolos de informação que faltam para uma avaliação "excelente".
Associações livres
Essa variação é semelhante ao método de Cícero. Mas, ao usá-lo, você precisa confiar completamente em sua voz interior. O suporte também será construído por sua própria memória na forma de imagens. No entanto, eles devem ser selecionados não de acordo com um princípio lógico, mas exclusivamente, como dizem, intuitivamente. Isso é as imagens devem desenhar sua consciência, ou melhor, seu subconsciente.
O método do pictograma
Esta opção pode levar você a criar seu próprio alfabeto. Cada palavra, conceito, frase deve ser traduzido para o papel na forma de uma imagem específica, ponto, traço, círculo, cruz, bastão. O método é adequado para todos. Assim, você colocará um texto em várias imagens ou placas que só você entenderá.
Recomendações
Todas as opções acima parecem complicadas apenas no início. Na verdade, depois que você aprender a colocar esses métodos e regras em prática, eles gradualmente começarão a entrar em seus hábitos e se tornarão comuns. E então você os aplicará automaticamente.
O método de associação também é bom na vida cotidiana.... Por exemplo, se você precisa se lembrar do nome de uma pessoa, mas não quer que ele permaneça em sua cabeça, encontre seu famoso homônimo lá. E então aquele mesmo Nikolai Vasilyevich, professor de química, cujo nome e patronímico você sempre espiou no site da universidade, aparecerá em sua imaginação na imagem de Gogol, por quanto tempo ele permanecerá na lista das almas sem nome!
Existem segredos para memorizar números longos.... Divida-os em pares ou quatro. Por exemplo, você precisa se lembrar de 20081976. Dividimos esse número em dois e lembramos de como você se lembra de 2008, por exemplo, você se formou no ensino médio, 1976 é o ano de nascimento de sua irmã mais velha. Ela foi ao seu baile, não foi? Agora você dificilmente esquecerá este número.
Concordo, tudo é tão fácil quanto descascar peras. E, apesar de vivermos em uma era de altas tecnologias, e qualquer informação poder ser encontrada na Internet literalmente em segundos, você não deve contar apenas com a RAM do seu computador ou smartphone. Não vai substituir a nossa própria memória, que é capaz de armazenar não só informações secas, mas também as nossas emoções e imagens incomparáveis que muito nos ajudam. Lembre-se de algo bom da sua vida agora. Sorriu? A memória mais poderosa do seu computador lhe dará essas emoções?