Jogos de memória
Algumas pessoas precisam apenas ler o texto algumas vezes e já o sabem de cor. Outros podem sentar-se por horas lendo um livro, mas não se lembram de uma palavra, e então se lembram por um longo tempo onde o colocaram da última vez. Nas peculiaridades da memória humana, os especialistas ainda não estão claros, muito não foi estudado e, portanto, inexplicável. E se nossa memória joga conosco, por que não dar uma resposta válida? Neste artigo, contaremos quais jogos contribuem para o desenvolvimento de nossa memória.
Peculiaridades
Nosso cérebro, assim como nosso corpo, precisa de treinamento constante. Incluindo atividade física. No entanto, os exercícios na academia não são suficientes para melhorar a memória. O cérebro, como o corpo, deve ser constantemente mantido em boa forma. Para melhorar o seu funcionamento e melhorar os mecanismos de memória, são utilizados jogos especiais, os chamados - para o desenvolvimento da memória. Existem muitos - do xadrez conhecido desde os tempos antigos ao popular no final do século passado «Monopólio».
Palavras cruzadas, quebra-cabeças, sudoku também são bons. Também existe uma grande quantidade de ofertas educacionais na Internet em plataformas online para crianças e adultos. Além disso, existe um todo uma série de programas criados especificamente para o desenvolvimento da memória... Entre eles estão contando rimas conhecidas por cada um de nós desde a infância e idéias modernas, que foram trabalhadas por especialistas usando métodos de programação matemática.
Nesta variedade, não se esqueça das ferramentas usuais para o desenvolvimento da memória. Tal como livros, por exemplo. Depois de ler este ou aquele trabalho certifique-se de compartilhar suas impressões sobre o que você leu. E faça isso depois de fechar o livro, e também depois de um tempo.O mesmo se aplica a filmes assistidos, desenhos animados e assim por diante.
As peculiaridades dos jogos lógicos para melhorar e desenvolver a memória residem em seu mecanismo de ação. A maioria visa desenvolver e melhorar a memória de longo prazo. Na jogabilidade, as etapas de fixação das imagens ocorrem discretamente, como se por si mesmas. Isso fornece um efeito de longo prazo.
O treinamento constante dos mecanismos de memória com base na criação de conexões imaginativas e lógicas garante que a memória não falhe, mesmo quando começam as mudanças relacionadas à idade.
Revisão de jogos para o desenvolvimento da memória infantil
Muitos são os jogos que contribuem para o desenvolvimento da memória. Você pode treiná-la tanto em aulas especiais de materiais didáticos com a ajuda de um professor ou pais, quanto com a ajuda de uma variedade de jogos de computador lógicos ou intelectuais. Você pode treinar o cérebro do seu filho, por exemplo, iniciando um jogo de memorização de palavras com ele.
Uma das opções é um jogo em que você precisa completar a próxima tarefa - continue a frase "Fomos à loja e compramos lá ...". Em seguida, eles dizem o nome de uma compra. Por exemplo, a mãe diz a palavra "pão". A criança precisa dar o nome de "pão" e de mais uma compra, por exemplo, "brinquedo". Mamãe já lista os dois e adiciona mais um produto, por exemplo, "bola". A lista está em constante crescimento, e o participante do jogo deve nomear todos os bens mencionados antes. O perdedor é aquele que comete um erro na sequência.
Outra variação deste jogo tem aplicações reais. Envie seu filho às compras. Para começar, deixe-o memorizar uma lista de dois ou três itens, depois aumente a "cesta de compras". Isso é útil para memória e vocabulário. Dedais, muito difundidos no final dos anos 90, não são apenas uma forma de enriquecer os trapaceiros, mas também uma coisa muito útil para desenvolver a memória. Pegue vários copos plásticos, esconda um pequeno brinquedo ou botão brilhante sob um deles na frente dos olhos da criança e, em seguida, mexa os copos sem levantá-los. Peça à criança que lembre onde está o "tesouro".
E aqui esta outra jogo de bola para memorizar nomes: bater a bola no chão com as palavras "Lembro-me de cinco nomes de meninas (meninos) - Liza - uma, Tatiana - duas", a tarefa de cada participante seguinte é nomear os nomes ditos anteriormente pelos jogadores anteriores antes de subir com seu próprio nome.
Não é segredo que as crianças querem tocar em tudo com as próprias mãos, então por que não aproveitar isso para o desenvolvimento da memória tátil... Por exemplo, você pode colocar peças de diferentes materiais, pilha, lã, plástico, madeira e assim por diante em uma superfície. A tarefa subsequente da criança é determinar pelo toque que tipo de material é e nomeá-lo. Cada jogo visa desenvolver a memória em geral e seus tipos individuais em particular.
Memória sensorial
O último jogo descrito é bastante adequado para o desenvolvimento da memória sensorial, que atua sobre os ecos dos sentidos. As informações recebidas costumam ser armazenadas por um curto período e logo são substituídas por outras. Peça ao seu filho para descrever seus sentimentos com mais frequência, que seja uma história sobre uma viagem a um parque, jardim de infância, escola.
Isso é muito importante não só para a formação da memória sensorial, mas também para expandir horizontes e vocabulário.
Auditivo
Para o seu desenvolvimento, um dos métodos mais eficazes é criar diferentes ambientes a partir de sons. Grave em um ditafone ou baixe para um computador ou telefone vários sons da natureza, carros, aviões, animais. Explique à criança o que significa e de onde vem este ou aquele som, faça-o de forma lúdica e depois coloque a gravação. A tarefa da criança é adivinhar quem ou o que faz esse ou aquele som.
Visual
Para ensinar a criança a memorizar cores, imagens, letras e números, existem também vários jogos. Reúna todos os botões e mosaicos que estão na casa em uma grande pilha. Tarefa de criança – desmonte essa variedade por cores... Assim, os nomes das cores serão bem lembrados e as habilidades motoras finas se desenvolverão e, conseqüentemente, a fala se desenvolverá. Exercícios para memorizar imagens e suas sequências treinam a atenção plena.
Motor
Ajuda a criança a desenvolver a coordenação, o que significa ser mais móvel e ágil. Para melhorá-lo, o seguinte exercício, que lembra uma pequena aula de educação física, é adequado. Mostre os movimentos e peça ao seu filho para repeti-los. Você pode jogar "Crocodilos", a essência do jogo se resume ao fato de que você precisa mostrar um objeto ou um animal com gestos, sem emitir um som. O resto dos jogadores deve adivinhar quem exatamente ou o que a criança está mostrando.
Esses jogos são melhor executados ao ar livre. Isso terá um duplo benefício.
Emocional
Esta é uma memória de sensações - alegria, tristeza, felicidade, pesar, medo, pesar e outras emoções... Portanto, para o seu desenvolvimento, é necessário não só utilizar jogos, mas também demonstrar o máximo de empatia possível na comunicação com a criança. Diga palavras bonitas para ele, elogie, incentive, fale sobre como você o ama e assim dê um sentimento de alegria.
No entanto, isso também é necessário para adultos. Afinal, é a solidão e a falta de atenção das outras pessoas que costumam causar problemas de memória. E para resolvê-los, você também pode recorrer a jogos especialmente pensados para isso.
Opções para adultos
Em primeiro lugar, são jogos de tabuleiro. Damas, xadrez, dominó, gamão farão seu cérebro funcionar. Durante o jogo, você não só pensará nos movimentos, mas também monitorará cuidadosamente as ações de seu oponente. O desenvolvimento da memória será facilitado pela memorização de objetos localizados no tabuleiro do jogo.
Os jogos de cartas também servem. O pôquer e a preferência são opções excelentes que não só fazem você pensar logicamente, mas também resolvem problemas psicológicos. Eles ensinam a concentrar a atenção, controlar as emoções. E não se desespere se ainda não conseguir encontrar um rival no jogo. Todos esses e muitos outros jogos que desenvolvem memória podem ser jogados virtualmente. Existem muitas dessas ofertas na Internet.
Também existe uma opção que não requer um companheiro de brincadeira. Tente inverter mentalmente as palavras.... Tente primeiro os mais curtos, por exemplo, "grama", neste caso deve ser "avart".
Torne as tarefas mais difíceis todos os dias. O principal é não ser preguiçoso.
Recomendações
A preguiça como fenômeno deve ser excluída de sua vida, como outros maus hábitos. Beber álcool, fumar tem um efeito prejudicial não só no corpo como um todo, mas também na memória em particular. Você precisa dormir pelo menos 8-9 horas por dia. Preste atenção especial aos alimentos. Inclua em seu menu diário pelo menos algumas das dezenas de alimentos "mágicos" que ajudam a preservar a memória.
Aqui está uma pequena lista deles.
- Sementes e nozes... São ricos em vitaminas dos grupos A, B, E, além de ácidos graxos, aminoácidos e óleos essenciais.
- Peixes gordos (cavala, atum, salmão, arenque). Ele contém ácidos graxos muito saudáveis, em particular ômega-3. E outros frutos do mar, até mesmo algas, são ricos em zinco, fósforo, magnésio e iodo, que são benéficos para o desenvolvimento do cérebro e o treinamento da memória.
- Frutos secos (especialmente damascos secos). Eles contêm ferro e vitamina C, que estimulam o cérebro.
- Romãs e cranberries... Eles são úteis não apenas para os vasos sanguíneos, mas também para todo o organismo. Esses são depósitos de antioxidantes que, por sua vez, têm muito sucesso no combate aos radicais livres.
- Leite... É rico em vitamina B12, que desenvolve a capacidade de lembrar melhor as informações.
- Espinafre, alface, brócolis e couve de Bruxelas. Eles são famosos por sua rica composição, em particular, eles contêm muito ácido fólico, ferro e também vitaminas C, E, K, além de carotenóides, graças a esses elementos, o metabolismo celular cerebral é melhorado.
- Feijões. Eles contêm minerais, proteínas, fibras e vitaminas que fornecem energia ao cérebro.
A lista é longa: tem azeite, fígado de boi, ostras, mirtilos, amoras e mirtilos, limão e maçã, mel, chá verde, cacau e chocolate amargo, alecrim e até alho, que acelera a circulação sanguínea, ajudando assim o cérebro na hora certa, pegue oxigênio e trabalhe mais rápido.
Liberte seu cérebro de pensamentos negativos. Caminhe mais, comunique-se com pessoas agradáveis para você, visite clubes de hobby, museus, exposições e teatros... E certifique-se de incluir pelo menos uma curta aula de educação física em sua rotina diária, ou apenas caminhar mais. Jogging também é adequado para muitos. Mas antes de se sobrecarregar com qualquer tipo de atividade física, consulte o seu médico. Só ele pode determinar a atividade física disponível para você.
Aliás, sobre a rotina diária. Seus especialistas também recomendam mudar de vez em quando, assim como suas rotas favoritas. Tente ir a pé até uma parada de transporte público não da maneira usual, mas em uma nova estrada. E, em geral, ande mais ao ar livre para melhorar a circulação cerebral.
O cumprimento dessas recomendações simples, ou pelo menos algumas delas, ajudará a melhorar a memória, a restaurar o que foi perdido.