Memória

Como desenvolver memória fotográfica?

Como desenvolver memória fotográfica?
Contente
  1. Técnicas básicas
  2. Exercícios adicionais
  3. Recomendações

Uma boa memória é uma grande vantagem para qualquer pessoa. E se um indivíduo ao nascer também é dotado de uma memória fotográfica, ele automaticamente entra na categoria dos únicos. Sim, nem todo mundo tem tanta sorte. No entanto, não é à toa que as pessoas dizem: "Paciência e trabalho vão moer tudo." Se você realmente quer ter uma memória fotográfica e está pronto para aprender para isso, vá em frente!

Lembre-se de que a memória fotográfica pode ser treinada e desenvolvida. Quanto tempo vai demorar? Tudo depende de suas habilidades. Portanto, não perca tempo precioso.

Técnicas básicas

Eles podem ser realizados em qualquer lugar e a qualquer hora, se desejar.

Observação

Este método ajudará rapidamente no desenvolvimento da memória. Você só precisa de prática diária. Para fazer isso, pegue qualquer item. É melhor se tiver uma superfície muito brilhante e várias curvas. Examine-o cuidadosamente por 2 minutos. Preste atenção às formas e cores.

Em seguida, feche os olhos e imagine o mesmo objeto, apenas em sua mente. Tome seu tempo e examine-o em detalhes em sua memória. Abra os olhos e compare sua foto com a original. Se houver alguma discrepância, o exercício deve ser repetido. Funcionou na primeira ou na segunda vez? Pegue o próximo objeto, que deve ser mais complexo.

Continue com o procedimento descrito anteriormente. Se você for dotado de algumas habilidades, não terá dificuldades.

Na maioria das pessoas, a memória eidética, se presente, está em um nível muito baixo. Portanto, ele precisa ser desenvolvido. Para fazer isso, tente a seguinte técnica.

Você precisará de uma folha de papel e cerca de 5 itens pequenos. Aja assim.Jogue objetos involuntariamente para que eles sejam distribuídos por toda a folha. O próximo passo será um estudo cuidadoso da localização dos objetos, suas formas e cores. Esta atividade deve durar 3 minutos.

Em seguida, feche os olhos e imagine um lençol branco e coisas sobre ele. Abra os olhos e compare sua pintura imaginária com a imagem real. Se as correspondências forem muito pequenas (e na maioria dos casos são), vale a pena continuar a lição. Essas manipulações devem ser feitas até que você se lembre de toda a imagem.

Você pode fazer o mesmo com uma imagem de texto.... Para fazer isso, pegue um livro e selecione um pequeno parágrafo. A sala onde você organiza a aula deve ser silenciosa. Você olha o texto atentamente e parece estar fotografando em sua memória. Em seguida, feche os olhos por 1-2 segundos e abra-os novamente. Nesse momento, sua atenção deve estar voltada para o texto.

Essas etapas devem ser repetidas várias vezes. Isso vai deixar uma marca em seus olhos. Ele será exibido em 100%.

Examinando itens

O desenvolvimento da eidética pode ser facilitado pelo exame de objetos. Se você estiver caminhando por um beco, mantenha o olhar, por exemplo, em um banco. Examine este objeto com cuidado, feche os olhos e tente se lembrar do que viu em todos os detalhes.

Você pode treinar sua memória ainda melhor se descrever aquilo que viu para si mesmo, isto é, mentalmente. Uma descrição também será adicionada à percepção visual do objeto. Assim que sentir que memorizou todos os detalhes do que viu, feche os olhos e tente imaginar e descrever o assunto. Essas ações levarão a uma maior eficiência em termos de memorização.

Treino ao ar livre

Isso não requer treinamento especial. Você nem mesmo perderá um tempo precioso, visto que a lição será realizada enquanto você se desloca de um lugar para outro.

Essa técnica é bastante semelhante à técnica de examinar objetos. Há muitas coisas na rua que podem ser usadas como um objeto a ser lembrado. Uma das muitas casas será o melhor local para exercícios. Portanto, primeiro estudamos cuidadosamente o edifício e, em seguida, fechamos os olhos e tentamos capturá-lo na memória. Abrimos nossos olhos e comparamos a imagem. Poucas coincidências? Em seguida, repetimos o exercício.

Se você tiver paciência e acreditar em si mesmo, logo gostará dessas ações. Este hobby vai se transformar em um jogo divertido. E então só será necessário complicar as tarefas. Quando sua memória atingir um certo nível, comece a memorizar as vistas panorâmicas.

Um método muito eficaz é chamado de caminhada pela casa. As regras para esta lição: enquanto você estiver em casa, estude cuidadosamente os objetos que estão pelo caminho. Não se esqueça da localização deles. Ao sair de casa, tente reproduzir uma imagem do layout interno das instalações de sua casa e lembre-se da localização dos utensílios domésticos.

Você pode não ter sucesso na primeira vez. Continue treinando forte. Logo tudo vai se encaixar.

Associações

Esta técnica é a principal e legitimamente considerada parte integrante de quase todos os métodos de memorização. A palavra "associação" significa qualquer conexão com algo.

Para entender melhor esse método, considere um exemplo. Vamos pegar a imagem do Papai Noel. Sempre associada ao inverno, agasalhos e presentes deliciosos. Essas associações surgem quando você ativa qualquer objeto ou fenômeno (no nosso caso, é o Papai Noel). É assim que o objeto principal acarreta o aparecimento de outro objeto ou fenômeno.

É muito trabalhoso aprender a criar associações. Criar looks coesos é uma habilidade. E antes de aprender essa habilidade, você precisa se familiarizar com as regras.

Em primeiro lugar, todas as associações devem ser muito fora do padrão e incomuns... Lembre-se de que é mais provável que uma pessoa se lembre de um objeto cuja imagem seja brilhante ou sonora. Por exemplo, se você quiser conectar as palavras "gato" e "chocolate", precisará traçar algum tipo de paralelo "saboroso" (você pode traçar não um paralelo "saboroso", mas sempre vívido e memorável). A combinação "gato chocolate" causará uma resposta muito positiva em sua mente. Quando precisar se lembrar dessas duas palavras, é muito fácil lembrar a imagem de um delicioso chocolate em forma de gato.

Não faça muitas associações em um dia. Não acostumado, você pode se confundir com eles.

Experimentos com textos

Quando você precisa memorizar uma grande quantidade de texto, você entra em pânico. Não deveria estar fazendo isso. Lembre-se de que cada pessoa é diferente. Você pode encontrar a melhor opção de exercícios para si mesmo, o que o ajudará a memorizar textos volumosos.

Use a leitura em voz alta. Quando uma pessoa lê para si mesma, apenas os órgãos visuais funcionam. Se a audição e a fala estiverem conectadas à leitura, o efeito triplicará.

Assim, como resultado da leitura em voz alta, você se conecta imediatamente ao processo de memorização, processos como ler, falar, ouvir informações. Pessoas criativas têm um pensamento imaginativo bem desenvolvido. E se essa pessoa realizar todas as ações ao mesmo tempo, as chances de memorização aumentarão significativamente. Ler em voz alta também permite que você não se distraia com sons e pensamentos estranhos.

Textos pequenos são lidos rapidamente, mas são mal lembrados. É especialmente difícil assimilar imediatamente seus fragmentos individuais. Portanto, tente destacar os parágrafos problemáticos ou, melhor, escreva-os em uma folha de papel com suas próprias palavras. Volte a lê-los indefinidamente.

Se no processo de leitura você tiver associações, isso é muito bom. Na maioria dos casos, são eles que ajudam a lembrar todo o texto. Para reproduzir o material, basta lembrar a associação que surgiu ao ler a palavra esquecida. Talvez esta seja a opção de que você precisa.

E também preciso dizer sobre palavras individuais. O texto geralmente contém palavras de significado incompreensível. Você não deve ignorá-los e pulá-los. Melhor procurar o significado em um dicionário. Portanto, você definitivamente entenderá o significado do texto que leu e assimilará o material.

E lembre-se de que o significado semântico do texto está diretamente relacionado à excelente memorização. Portanto, primeiro entenda o significado do material que você leu e só então tente se lembrar dele.

Você também pode tentar dividir o texto em partes. E se houver tempo suficiente para memorizar o material, você poderá estudar cada parte separadamente por vários dias.

Outras pessoas podem tentar usar repetição... Não é à toa que dizem que a repetição é a mãe do aprendizado. Talvez seja repetindo o texto que você poderá se lembrar dele por muito tempo, ou talvez para sempre.

Imagens emparelhadas

Tudo é muito simples aqui. Compre uma revista infantil ou baixe um jogo chamado Pair Pictures ou Find 20 Differences... No primeiro caso, a essência do jogo é encontrar imagens idênticas, especialmente voltadas para outra direção. As fotos precisam ser viradas para trás e reveladas as que estão emparelhadas. Isso não é fácil de fazer, pois se perdem entre tantas outras imagens. Quando essas fotos são encontradas, elas são excluídas.

A essência do jogo "Encontre as Diferenças" é a seguinte. Existem duas fotos idênticas na sua frente. Assim parecem à primeira vista. Após um exame minucioso, certamente haverá diferenças. Eles precisam ser identificados e contados.

Uma sala escura

A técnica é a seguinte. Colocamos uma lâmpada na nossa frente e pegamos um livro. Abrimos qualquer página e escolhemos um pequeno parágrafo para ler. Olhamos atentamente para o texto e lemos.

Depois de ler, fixamos nosso olhar nas linhas que lemos. Apague as luzes rapidamente. Estamos esperando os olhos se acostumarem com a escuridão e voltarem a acender a luz. É assim que a fotografia involuntária de um texto ocorre na memória de uma pessoa.

Método de Aivazovsky

A técnica mais popular para desenvolver ou melhorar a memória fotográfica. Esta técnica pode ser aprendida. Aivazovsky poderia, à vontade, interromper o movimento do mar, visto na realidade, em sua mente, e então reproduzir a imagem que viu em qualquer momento que lhe fosse conveniente.

A técnica é a seguinte:

  • olhe para o objeto por cerca de 6 minutos;
  • fechando os olhos, restaure a imagem à consciência;
  • tente transferir esta imagem para um pedaço de papel.

Exercícios adicionais

Algumas técnicas também permitem que você treine sua memória e você não precisa ter habilidades especiais para isso. Vamos considerá-los.

  • Jogue 6 fósforos na mesa e lembre-se de sua localização. Vire as costas e pinte o mesmo padrão em outra mesa usando o próximo lote de fósforos. Em seguida, compare as fotos.
  • Quando você vai para o trabalho ou para a loja, tente contar todos os objetos que passarem pelo seu caminho. Conte casas e até árvores. Lembre-se do número. Quando você voltar, conte os objetos novamente. Os números devem coincidir.
  • Se você mora em uma cidade grandee, em seguida, saia do trabalho para casa por caminhos diferentes.

Ao mesmo tempo, considere cuidadosamente os objetos que passam pelo seu caminho.

Recomendações

      Ao treinar, é importante considerar algumas recomendações.

      • Repita as informações de que você precisa lembrar em voz alta.
      • Não tenha preguiça de memorizar informações desnecessárias, como datas, nomes, números de carros, números de telefone, etc.
      • Use uma variedade de técnicas se precisar assimilar qualquer quantidade de conhecimento. Para isso, são adequados diagramas, desenhos, etc.
      • Procure fatos interessantes no novo material.
      • Estude com mais frequência informações que você nunca viu antes.
      • Se você estiver estudando um novo tópico, compreenda até mesmo os menores detalhes. Conecte-os com suas experiências e com fatos já conhecidos.
      • Tente ler o texto várias vezes antes de dormir e repita o material na manhã seguinte.
      • Memorize os rostos de estranhos e tente não perder os detalhes.
      1 comentário

      Artigo legal.

      Moda

      a beleza

      casa