Memória emocional: características e métodos de desenvolvimento
Por que a maioria de nós se lembra mais dos eventos ruins do que dos bons? Por que alguns têm medo do escuro, outros da água e ainda outros do fogo? Alguém está pronto para ajudar a qualquer momento, e alguém vai passar pelo homem que está se afogando? A memória emocional também é importante no que sentimos ou não.
Característica
A memória emocional ajuda a manter na mente de uma pessoa tudo o que ela vivenciou em uma determinada situação. Posteriormente, essa informação se torna um sinal para repetir o passado novamente, se as emoções vivenciadas com essa ação no passado foram positivas, ou nos impedirão de realizar esta ou aquela ação ou ação, se fazendo o mesmo antes, experimentamos o negativo.
Pavel Petrovich Bolsky - um notável professor e filósofo do século passado, estudando psicologia, chegou à conclusão de que uma pessoa percebe os eventos que estão acontecendo aqui e agora com muito mais nitidez. Mesmo assim, tendo entrado em uma situação semelhante à anterior, recebe imediatamente um sinal do passado, que o faz parar ou, ao contrário, continuar a fazer o que começou segundo os exemplos do passado. Em que especialmente claramente, o cérebro arquiva sentimentos como surpresa, sofrimento, medo. E isso se aplica não apenas às pessoas, mas também aos animais.
E é essa habilidade do cérebro que os ajuda a desenvolver um senso de autopreservação.
Como funciona?
Um exemplo é um cachorro atropelado por um carro. Depois de uma situação traumática, ela nunca mais aparecerá ao lado da estrada. A mesma coisa acontece com as pessoas, apenas ao contrário dos animais. esse medo pode levar não apenas a um aumento da vigilância e cautela, mas até mesmo ao isolamento. Se uma pessoa na infância experimentou frequentemente emoções negativas e, em particular, medo, no futuro, muito provavelmente, ela se tornará uma pessoa medrosa e desconfiada.
Assim, a memória emocional afeta diretamente o modo como a pessoa organiza sua vida, tanto pessoal quanto pública.
Acontece que o estado de memória emocional é semelhante a um indicador de nossa capacidade não apenas de autopreservação, mas também de empatia e compaixão - empatia... Embora as emoções negativas possam não trazer consequências assustadoras. Por exemplo, um homem se engasgou com um osso de pato na infância, seus pais ficaram com tanto medo que levaram o menino ao hospital. Tudo deu certo, mas agora um adulto não suporta pato nem ganso.
As consequências podem ser mais significativas. Assim, as pessoas que sofreram violência ou bullying na infância muitas vezes limitam suas comunicações, não podem ser realizadas na vida, não podem ter um senso de compaixão e participação nos problemas dos outros.
Portanto, é importante desenvolver a capacidade de resposta inata ou a memória emocional de uma pessoa.
Métodos de desenvolvimento
É fácil desenvolver a memória emocional. É importante fazer isso desde a primeira infância, para formar na criança uma visão positiva do mundo ao seu redor, pois assim ela não só se tornará mais gentil, mas também se sentirá mais confiante. Lembre-se de que quanto mais boas memórias uma pessoa tiver, mais bem-sucedida será sua vida.
Aqui está uma pequena lista de dicas que certamente ajudarão seu filho no futuro.
- Seja mais carinhoso com a criança, e não apenas quando há algo para elogiá-la, mas constantemente... Mesmo quando você está apenas caminhando. Preste atenção nas coisas bonitas, fale sobre a natureza, os pássaros, os animais só de uma forma positiva. Acredite em mim, se toda vez que você recuar quando um cachorro aparecer e disser que ele é assustador, seu filho provavelmente ficará com medo, não apenas dos cães do quintal, mas também de outros animais.
- Mais frequentemente, agrade seu filho com beijos, "abraços", faça pelo menos pequenos presentes agradáveis. Lembre-se de que memórias ruins são mais bem lembradas, o que significa que você precisa ajudar a preencher sua memória emocional com memórias positivas, não com qualidade, mas com quantidade.
- Se seu filho está chateado com algo, tente remover ou apagar o sentimento de sua memória.... Encontre maneiras de distraí-lo. Vá para o truque. Por exemplo, faça seu filho acreditar que seu fracasso é apenas um pedaço de papel desnecessário que pode ser facilmente jogado fora. Neste caso, certifique-se de mostrar a ele este pedaço de papel, rasgue-o e jogue-o fora. A propósito, esse truque também funciona com adultos.
- Outra forma semelhante de se livrar da negatividade... Transfira as suas preocupações ou os sentimentos de uma criança para algum objeto desnecessário ou até mesmo para vários objetos, embrulhe-os em um saco desnecessário e leve para a lata de lixo.
- Jogue um jogo de bola. Assemelha-se ao conhecido por nós "Comestível - não comestível". Os participantes em um círculo jogam uma bola uns para os outros. Aquele que o pegou deve contar aos outros sobre algum acontecimento que o trouxe alegria. Assim, ele mesmo "limpa" sua memória emocional e sintoniza os outros em uma onda positiva.
- Mas se na infância você ainda não recebeu emoções positivas, então encha sua cabeça com elas você mesmo. A meditação é um método comprovado há séculos. Quando sentir que "o mundo é injusto com você", feche os olhos e lembre-se de algum bom momento de sua vida. Primeiro beijo, por exemplo.
- Outra forma de meditação: feche os olhos e passe do outono cinzento para o mar quente, mesmo que você não esteja lá há muito tempo e não vá há muito tempo. Lembre-se ou mesmo venha com o cheiro e a cor da onda, você mesmo não perceberá quando sentirá o sopro da brisa do mar.
Consulte Mais informação. Imerso na história de outra pessoa, seja a história de um personagem fictício ou de uma pessoa famosa, você se esquecerá involuntariamente de suas preocupações e adversidades.
Talvez você encontre as respostas às suas perguntas no livro.