Memória eidética: o que é e como desenvolvê-la?
A vida é muito mais fácil para quem tem boa memória. É fácil para eles completar várias tarefas e estudar na escola. Por exemplo, basta ler um poema algumas vezes e ele ficará com segurança na memória. Na lição, você só precisa abrir a página desejada e simplesmente recontar o texto. A memória eidética é necessária para aquelas pessoas que, pela natureza de seu serviço, devem memorizar uma grande quantidade de informações.
Esse profissional definitivamente não ficará sem trabalho. Portanto, podemos concluir que a memória excelente é uma grande vantagem.
O que é isso?
Pessoas que têm uma memória associada à lembrança de imagens são consideradas talentosas. No entanto, alguns especialistas acreditam que esse talento é mais um desvio do que uma vantagem. Para entender essa questão, descobriremos o que significa a palavra eidético. Este termo apareceu em nossa língua a partir da palavra grega que significa "aparência" ou "imagem". Por isso a memória que é capaz de reproduzir objetos visualmente é chamada de eidética.
Para ser preciso, então essa memória permite que uma pessoa memorize e mantenha certas imagens na consciência. Podem ser imagens, números ou palavras. Quando essas imagens vêm à mente de uma pessoa, ela as vê como se tivesse voltado ao passado e uma página colorida fosse aberta à sua frente. Eidetic pode facilmente descrever tudo o que viu nos mínimos detalhes ou reescrever o texto sem perder uma única palavra.
E isso não é tudo. Durante as memórias, modalidades sensoriais são acionadas. Eles conectam memórias táteis, olfativas, motoras ou gustativas à imagem. O indivíduo mantém essas coisas em sua mente por muito tempo (podem se passar vários anos) e as recria, se necessário. E as experiências ainda serão bastante vívidas e detalhadas.
A memória descrita é caracterizada pelo detalhamento de imagens visuais. Para entender isso, você precisa dar um exemplo. Muitas pessoas assistiram ao filme "Avatar". No entanto, poucas pessoas se lembram do que o protagonista estava vestindo quando saiu da nave intergaláctica. Também é difícil lembrar as várias pequenas coisas que estavam presentes no quadro. UMA uma pessoa dotada de memória fotográfica pode facilmente lembrar todos os detalhes. Descreva até mesmo as cores e sons produzidos.
Depois de ler algumas informações, você já quis se tornar um eidético? Em seguida, comece a treinar sua memória, pois isso levará muito tempo. Você pode ter que passar a vida inteira nisso.
Embora também existam pessoas que receberam este presente ao nascer. Eles podem ser facilmente classificados como gênios natos. Essa é a diferença entre uma pessoa que trabalha duro e alguém que foi talentoso desde o início.
Em psicologia, costuma-se confiar em características. Portanto, vamos considerá-los com mais detalhes e, ao mesmo tempo, descobrir em que se baseia a memória fotográfica e como ela funciona.
- A visualização é ativada primeiro. Como por acaso, aparecem imagens e já existem componentes secundários atrás delas. Como funciona? Uma pessoa com memória fotográfica percebe uma imagem, e então todos os outros detalhes que se seguem são impressos em sua imaginação. Por exemplo, se uma pessoa viu um acidente, então primeiro ela se lembrou da imagem como um todo, e então os números dos carros, cores, sons, etc. foram impressos na memória.
- Em seguida, vem o detalhamento das imagens. Uma pessoa se lembra de tais detalhes que um homem comum na rua certamente ignorará. Por exemplo, ele pode lembrar e descrever as roupas da vítima e até mesmo a cor e o formato dos botões que foram costurados na jaqueta da vítima. Tem-se a impressão de que o eidético olha a imagem e a descreve gradativamente.
- Uma pessoa única não tenta se lembrar de eventos que atraíram fortemente a atenção. Eles são depositados em sua mente como que por acaso, independentemente de seus desejos. Isso é chamado de retenção involuntária. A exceção a isso são as pessoas que desenvolvem especificamente memória fotográfica.
- O eidético pode lembrar os eventos necessários com facilidade, uma vez que tem reprodução involuntária.
- Quem nasce com memória fotográfica pode memorizar grandes quantidades de informação. Eles citam poemas, sabem detalhes diferentes de eventos passados e até falam línguas diferentes.
- Uma pessoa com uma memória comum muitas vezes não consegue se lembrar dos detalhes. E o eidético vai lembrar de tudo nos mínimos detalhes, mesmo que passem 20 ou 30 anos.
Para que um eidético se lembre de algo, ele precisa estar fortemente interessado em qualquer evento. E se sua atenção estiver distraída, o eidético, como uma pessoa comum, não se lembrará das características dos eventos que aconteceram.
Peculiaridades
Acredita-se que a memória eidética seja inerente aos alunos mais jovens. À medida que você envelhece, essa memória é substituída pelo pensamento causal. mas se desejar, qualquer pessoa pode restaurar a memória, já que seu cérebro está envolvido apenas de 3 a 5%. Portanto, é necessário desenvolver sua memória ao longo da vida e alcançar resultados. Isso o tornará perfeito, já que uma pessoa com memória fotográfica tem uma superioridade intelectual sobre as outras pessoas.
E lembre-se de que a capacidade de aprendizado, na maioria dos casos, depende de uma boa memória. Se uma pessoa é capaz de memorizar uma grande quantidade de informações, ela passa a ser procurada no mercado de trabalho. Os jovens acham mais fácil estudar e experimentar várias profissões com essa habilidade mental.
E, no entanto, a memória eidética ainda tem algumas desvantagens. Pessoas com habilidades incomuns geralmente são incapazes de desenvolver habilidades em outras áreas. Em primeiro lugar, o desenvolvimento físico sofre. Além disso, o cérebro de uma pessoa normal apaga deliberadamente memórias desagradáveis. Na vida, são essas memórias que geralmente causam dor mental.
A natureza previu tudo. Uma pessoa não deve se demorar muito tempo em seu tormento. Se ele está sob estresse constante, pode perder o juízo.
Se um indivíduo tem memória eidética, a função de "apagar" imagens de eventos desagradáveis é abolida. E então se torna difícil para um indivíduo talentoso manter constantemente seu estado psicoemocional dentro da norma. É por isso psiquiatras são mais do que limitados em casos de memória eidética congênita... Quando se trata de um viés claro, essa opção é considerada um desvio claro. Por que isso está acontecendo?
Porque a quantidade de memória necessária para memorizar imagens ocupa diferentes partes do cérebro. Este processo altera as estruturas bioquímicas e fisiológicas das células. Assim, em uma parte do cérebro, a produtividade é inibida, enquanto em outra ela se desenvolve fortemente. E isso é considerado um desvio da norma. Especialista M.P. Kononova, ao estudar essa questão, determinou que as crianças com memória eidética inata sofriam de certos desvios. Eles foram dominados por alucinações e até ataques epilépticos.
No entanto, os especialistas recomendam o desenvolvimento de memória eidética. Os psicólogos até desenvolveram muitas técnicas que acompanham o desenvolvimento de tais habilidades. Quando a memória se desenvolve gradualmente, esse processo simplesmente não pode conter nenhum fator negativo.
Graus
É necessário entender que pessoas absolutamente idênticas com os mesmos personagens e habilidades simplesmente não existem. Portanto, entre os eidéticos, há aqueles cujas habilidades são desenvolvidas com bastante força, e há aqueles cujas habilidades são menos claramente expressas. Como resultado desse fato, os especialistas dividiram a gravidade da memória fotográfica em graus. Existem apenas 5 deles.
- Para alguns indivíduos capazes, para reproduzir algo, é necessário fixar a imagem na memória.
- Outros podem ver imagens muito fracas.
- Um eidetismo mais aprofundado envolve a visualização de imagens que possuem um caráter de clareza média. Ao mesmo tempo, nesse processo, há uma manifestação de imagens de alguns detalhes particulares.
- O penúltimo grau pode permitir a memorização de pontos claros e fundamentais nas fotos. Nessa variante, alguns detalhes das modalidades sensoriais já são observados.
- E a memória mais persistente pode reproduzir detalhes bastante coloridos e claros de imagens eidéticas. Ao mesmo tempo, as modalidades se manifestam clara e claramente.
Como já ficou claro, o último quinto grau é o mais pronunciado, portanto está dividido em 2 tipos.
- Se uma pessoa pode controlar e reproduzir as memórias necessárias à vontade, a memória se refere a Tipo B.
- Imagens persistentes. Eles têm uma natureza extravagante e intrusiva. As imagens eidéticas, neste caso, beiram as alucinações. Nem sempre uma pessoa consegue lidar com essas manifestações. isto Tipo T.
Como as pessoas com memória superfenomenal são classificadas como incomuns, elas podem ser identificadas na multidão por suas expressões faciais e alguns movimentos que não são característicos das pessoas comuns.
Como desenvolver?
Para aqueles interessados em desenvolver uma boa memória, você pode começar a desenvolvê-la. E aqui você precisará aplicar todas as suas habilidades, elas são diferentes para cada pessoa. Portanto, comece o treinamento de acordo com os seguintes métodos.
Método de Aivazovsky
Nada se pode dizer ao certo, mas diz-se que o artista foi dotado de uma memória fotográfica. Esse fato não é surpreendente. A profissão de um artista envolve a memorização de várias belas fotos. Eles precisam ser claramente impressos na cabeça para que possam ser transferidos para a tela.Talvez seja por isso que os especialistas há muito recomendam o método de desenvolvimento de memória eidética com o mesmo nome.
A essência desta técnica é a seguinte.
- É necessário definir uma coisa ou algum tipo de objeto animado (você pode pegar, por exemplo, um animal).
- Então é bom dar uma olhada mais de perto, observar seu comportamento ou lembrar de seus contornos.
- Então você precisa fechar os olhos, desconectar-se do mundo exterior e tentar reproduzir em sua mente a imagem completa que acabou de observar. Deve conter todos os detalhes (cor, movimento, aspecto geral, etc.).
- Até que o objeto desapareça de vista, abra os olhos e compare sua imagem com o original. Se você perdeu algo, corrija os erros e tente repetir o exercício.
- Faça este exercício constantemente até ver uma coincidência completa de todos, até mesmo os menores detalhes.
- Quando você atingir um determinado nível, tente tornar a tarefa mais difícil.
Existem outros exercícios para desenvolver a memória eidética. Vamos considerá-los em ordem.
- Este exercício pode ser feito sem gastar muito tempo.... Por exemplo, você vai a uma loja. Enquanto caminha, tente contar as casas, varandas e até janelas encontradas. Lembre-se da figura que você recebe. Quando você retornar, conte todos os objetos novamente. Se o número deles for igual, você obteve um bom resultado e sua memória logo ficará perfeita.
- Como trabalhar com texto e desenvolver rapidamente uma memória fotográfica? Pratique a seguinte técnica e você será capaz de memorizar qualquer texto muito rapidamente. Para iniciar as aulas, é necessário imprimir uma folha A4 com texto. O texto deve ser completamente desconhecido. Leia com atenção e lembre-se do que está escrito. Em seguida, você precisa pedir ao seu parceiro para adicionar algumas palavras lógicas a este texto e imprimir a folha novamente. Depois de corrigir o novo desempenho textual, você precisa reler e encontrar as palavras recém-adicionadas.
- Se você adora jogos e atividades divertidas, leia todas as placas ao contrário ao caminhar pela rua. Você pode comprar um manual para o desenvolvimento da lógica em crianças e resolver várias tarefas. Imagens chamadas "encontre 12 diferenças", etc. também ajudarão neste assunto.
Neuróbica
Essa atividade pode ser chamada de ginástica para o cérebro. Os exercícios que se enquadram nesta categoria não apenas ajudam a desenvolver a memória fotográfica, mas também são uma medida preventiva para a doença de Alzheimer. Eles devem ser realizados regularmente por adultos e crianças. Considere os exercícios mais simples e produtivos.
- Quando você for para o trabalho ou para a loja, tente chegar até o local por meio de rotas diferentes. Deve haver vários deles. Cada vez que você entrar em uma nova estrada, examine cuidadosamente os objetos ao seu redor em todos os detalhes.
- Você escreve apenas com a mão esquerda? Comece a escrever com a mão direita. Experimente também escovar os dentes ou segurar uma colher com a mão não acostumada durante o almoço.
- Procure textos cujo assunto seja incomum para você e não os compreenda muito bem. Ao mesmo tempo, tente o seu melhor para captar a própria essência do texto selecionado.
- Todos os dias você conversa com amigos ou colegas... Tente manter sua fala sob controle na conversa. Isso deve ser feito como se você estivesse escrevendo um artigo ou ensaio.
- Se você está interessado em desenvolver sua memória fotográfica, desligue frequentemente o som da sua TV e tente entender o que está em jogo. Para testar a si mesmo, basta assistir ao mesmo programa ou filme na Internet.
Mesmo que você não obtenha ótimos resultados, ainda assim não ficará no vermelho. A sua memória, graças aos exercícios comprovados ao longo dos anos, irá certamente melhorar. E lembre-se, nunca é tarde para aprender.
Personalidades notáveis com memória eidética
Não é à toa que a história conquistou algumas das pessoas notáveis que influenciaram seu curso. Todos eles tinham memórias fenomenais e nasceram e viveram em épocas diferentes. Então, vamos começar a listar gênios.
- 26º presidente dos Estados Unidos T. Roosevelt lembrado como um pacificador. Além disso, ele lia 3 livros todos os dias e aprimorou sua memória.
- Inventor, pessoa extraordinária e misteriosa N. Tesla possuía memória fotográfica. É difícil superestimar sua contribuição para a ciência.
- Compositor russo S. Rachmaninov poderia memorizar notas em uma velocidade muito alta. Ele tocou as peças mais difíceis de memória.
- João Paulo II aprendeu 21 idiomas em toda a sua vida e podia falar 100 dialetos.
- Um americano com uma memória fenomenal Kim Peak Consegui me lembrar de quase 100% das informações que li e li 2 páginas ao mesmo tempo.
- O presidente Filipinas Ferdinand Marcos sem esforço memorizou textos complexos e os recontou com facilidade.
- General romano fenomenal Júlio César conhecia cada soldado de vista.
- americano Meryl Henner lembra todos os eventos da infância até o menor detalhe. Ela tem uma memória incrível.
- Mary Elizabeth Bowser trabalhou na inteligência e memorizou todas as informações que aprendeu atrás das linhas inimigas.
- Napoleão Bonaparte - Imperador da França. Ele poderia desenvolver vários planos de batalha e tinha uma memória fenomenal.