Memória

Memória motora: características e características de desenvolvimento

Memória motora: características e características de desenvolvimento
Contente
  1. Característica
  2. Mecanismo
  3. Funções
  4. Desenvolvimento

As pessoas usam as habilidades motoras diariamente. Cada pessoa tem seu próprio estilo e ritmo ao caminhar, escrever, brincar, trabalhar.

Característica

Em psicologia, a memorização, retenção e reprodução de vários movimentos e sistemas por meio dos analisadores musculocutâneos, vestibulares e motores são denominados memória motora (motora). Esta é a função mental mais elevada. Otimiza os processos de pensamento... Mesmo ao realizar as ações mais simples nas estruturas cerebrais, algoritmo claro.

Isso economiza tempo e recursos do corpo, liberando espaço para novas tarefas. As ações são executadas automaticamente.

Durante o dia, cada pessoa realiza um grande número de manipulações motoras diferentes. Ao iniciar qualquer ação, seja trabalhar em uma linha de montagem, nadar ou andar de bicicleta, um indivíduo deve primeiro aprendê-la. Em um nível inconsciente, ele fixa na memória a amplitude, direção, velocidade e duração do movimento. Sem memorização, seria necessário reaprendê-los todas as vezes, dominá-los do zero.

Um sinal de boa memória motora é agilidade física, habilidade no trabalho... Assim, tocar um instrumento musical imprime na memória as peças que um dia foram aprendidas. Alguns anos depois, após uma longa pausa, o músico pega o instrumento e executa uma peça musical sem erros. Ele mesmo está sinceramente surpreso que mãos lembram os menores detalhes desta composição.

Mecanismo

Em psicofisiologia, todo o processo de memorização e reprodução de movimentos é descrito em detalhes. É baseado na atividade do sistema nervoso central.Para realizar várias ações, o sistema reticular de ativação (ARS) é acionado em conjunto com analisadores de motor.

Se uma pessoa deseja dominar o movimento, o sinal entra instantaneamente no ARS, que se assemelha a uma malha e abrange todas as estruturas do tronco cerebral. Há processamento de informações que podem ser bloqueadas ou enviadas ao córtex cerebral. Suponha que, ao assistir aos exercícios de ginástica, uma pessoa quisesse repeti-los, mas estava com preguiça de se levantar da cadeira. Uma motivação não muito forte retarda o sinal.

Outra situação também é possível. O homem vestiu um agasalho com antecedência, preparado para realizar e memorizar todos os exercícios. ARS imediatamente nota a importância dos eventos, envia um sinal para o cérebro.

Em seguida, o analisador motor, localizado na parte frontal do cérebro, é ligado. O armazenamento das informações ocorre com o envolvimento direto do hipocampo, que se localiza nas regiões temporais mediais. O sistema muscular e o aparelho vestibular começam imediatamente a agir.

Durante o exercício, eles são parcialmente memorizados. Com a repetição repetida de movimentos no futuro, as ações são realizadas automaticamente em qualquer velocidade, já que o sinal de entrada liga instantaneamente as mesmas partes do cérebro.

Funções

A memória motora dá à pessoa uma existência plena, promove o desenvolvimento da coordenação dos movimentos, alivia a tensão nervosa e tonifica os músculos. Suas principais funções podem ser rastreadas no dia a dia, na educação e na atividade profissional.

  • Uma pessoa melhora as habilidades do dia a dia ao longo de sua vida. Seu desenvolvimento começa desde a infância. Ações claras e coordenadas ajudam o bebê a se cuidar, a realizar procedimentos de higiene e a usar talheres. O processo de dominar os movimentos é constante. Às vezes, um adulto precisa aprender a usar um eletrodoméstico: uma máquina de lavar louça, uma cafeteira, etc.

Se a nova técnica se assemelhar à anterior, as antigas conexões neurais funcionam e a pessoa reproduz automaticamente os movimentos necessários. O modelo desconhecido corrige a memória do motor, alinha-a com a nova instrução.

Na doença de Alzheimer, as conexões neurais previamente estabelecidas são perdidas. A memória motora para de funcionar e a pessoa não pode mais se servir.

  • Esse tipo de memória é importante para o processo de aprendizagem. Os analisadores motores e de fala estão por perto. Para um bom domínio da fala e da escrita, é necessário desenvolver a coordenação motora fina das mãos nas crianças. A memória motora é ativada ao bordar, costurar brinquedos macios, fazer artesanato com materiais naturais, apliques de massas, pinturas de cereais, etc. Os complexos de exercícios físicos, as regras dos jogos em equipe contribuem para a formação da memória motora.

O sistema nervoso central das crianças é plástico, por isso é mais fácil para uma criança dominar os movimentos do que um adulto.

  • É impossível dominar muitas profissões sem usar a memória motora. Algumas especialidades requerem ações precisas, sutis e complexas. Eletricistas, acrobatas, dublês, dançarinos devem melhorar constantemente sua memória motora, caso contrário, é impossível alcançar um sucesso significativo na atividade profissional. A vida de uma pessoa depende do movimento errado das mãos de outros especialistas. É assustador imaginar um cirurgião, sapador, maquinista ou piloto com memória motora deficiente.

Desenvolvimento

O desenvolvimento da memória do motor é extremamente importante. Freqüentemente, as habilidades motoras ajudam a manter a saúde e a vida de uma pessoa que sabe como se agrupar adequadamente ao cair. Em condições de gelo, ele pousa com segurança, protegendo-se assim de ferimentos graves.

Os psicólogos citam como exemplo os casos de sobrevivência de motoristas que entraram em situação extrema na estrada. Não há tempo para pensar em um plano de ação. O motorista vira automaticamente o volante na direção certa ao ver um carro passando na pista oposta.

É necessário prestar atenção à memória motora desde cedo. É extremamente importante que seu filho desenvolva habilidades motoras corretas. Existem muitos jogos para desenvolvê-lo. Crianças em idade pré-escolar são encorajadas a repetir movimentos simples para adultos. Você pode vendar os olhos do seu bebê e levá-lo ao longo de um caminho simples e, em seguida, oferecer-se para seguir o mesmo caminho sem um curativo. É muito bom apresentar às crianças jogos com regras específicas: “Encontre um companheiro”, “Fluxo”, “Na floresta do urso”.

Como ginástica para as mãos, vale a pena usar o tricô, o bordado, o desenho, a modelagem, a talha. Você pode brincar com os membros da família em demonstração e repetição de movimentos. Primeiro, um demonstra algumas ações, e o parceiro as reproduz com exatidão. Em seguida, ele adiciona novos movimentos ao retratado, que, em combinação com as ações iniciais, devem ser mostrados pelo primeiro jogador, acrescentando outro movimento. Jogadas perdidas com a reprodução correta e esquecidas a sequência de ações.

Para corrigir alguns movimentos específicos na memória, você precisa executar repetidamente a mesma ação. É aconselhável repetir pelo menos 100 vezes. A sua correta implementação é levada ao automatismo. O mesmo se aplica a missões de reversão.

  • O exercício "cogumelo - clareira" é executado com as mãos e os dedos. Não mova seus ombros. Apenas os antebraços estão envolvidos. Uma das mãos, que simboliza um cogumelo, é cerrada em punho e apresentada. Ele aponta para cima. Por outro lado, uma palma aberta significa uma clareira que deve ser colocada diretamente sob o fungo. Então, rapidamente, uma palma reta é transferida para uma posição acima de um punho cerrado. À medida que um símbolo muda para outro, o ritmo acelera gradualmente.
  • No exercício a seguir, você deverá imaginar duas rodas enormes. Você precisa esticar os braços e começar a girar as rodas imaginárias em diferentes direções. Com uma mão, o arco apresentado é movido em direção a si mesmo, com a outra mão - na direção oposta a si mesmo. Em seguida, a pessoa realiza voltas na direção oposta.

Quanto mais rápido ocorrer a mudança de direção, melhor.

sem comentários

Moda

a beleza

casa