Memória

Como memorizar tudo rapidamente?

Como memorizar tudo rapidamente?
Contente
  1. Que tipos de memória existem?
  2. Técnicas de memorização
  3. Os caminhos
  4. Dicas úteis

Na vida de cada pessoa, há momentos em que você só precisa se lembrar de algo o mais rápido possível. A questão da assimilação de grandes quantidades de informações para escolares e alunos é especialmente relevante. Hoje, a Internet está literalmente repleta de métodos de vários especialistas com recomendações sobre como memorizar tudo rapidamente, onde pode escolher a melhor opção em função das características pessoais de cada pessoa.

Que tipos de memória existem?

A memória é voluntária e involuntária. Involuntariamente, as informações são lembradas com fortes impressões ou interesse, bem como qualquer coisa incomum ou nova. Ou seja, aquilo em que uma pessoa está interessada é lembrado por si mesmo. A memória arbitrária é ativada ao usar a força de vontade - isso é pensamento lógico, memorização.

Os motivos para memória insuficiente podem ser os seguintes.

  • Falta de interesse em uma área que requer memorização.
  • Baixa concentração de atenção, falta de habilidades de gerenciamento de atenção. Esse recurso é típico da sociedade moderna, que filtra diariamente os fluxos de informações desnecessárias. O processo, que se tornou um hábito, dificulta o desenvolvimento das habilidades de domínio em geral.
  • Falta de habilidade de atenção. A memória precisa ser desenvolvida ao longo de nossas vidas.
  • Fatores fisiológicos - como deficiências de vitaminas e falta de ar fresco podem prejudicar significativamente a capacidade de memória do cérebro.
  • Depressão.

Técnicas de memorização

O método mais comum é a leitura ou compreensão ponderada. É conveniente memorizar pequenas quantidades de informações dessa forma. Para textos grandes, você precisará primeiro quebrar o material em partes. O procedimento será o seguinte.

  • Leitura lenta e cuidadosa do material. Principalmente em voz alta. Definimos a essência e a ideia principal da informação.
  • Se o material for dividido em partes, então compreendemos cada parte separadamente e definimos as palavras-chave em cada uma.
  • Reescrevemos o material manualmente no papel, mergulhando na essência.
  • Recontando do reescrito.
  • Reescrevemos o que é lembrado.
  • Novamente, relemos todo o volume de informações por completo e recontamos.

Efeito de borda O psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus baseia-se no fato de que uma pessoa se lembra rapidamente das informações que estão no início e no final do texto. Este método ajuda a memorizar rapidamente os momentos mais difíceis e incompreensíveis do material. Para fazer isso, você precisa selecionar esses fragmentos e tentar aprendê-los primeiro ou por último.

Outro método é denominado "curva de Ebbinghaus". O cientista construiu uma técnica especial para que as informações possam ser memorizadas por muito tempo. A base é repetição do material em intervalos regulares: a primeira vez - imediatamente após a leitura, a segunda - após 20 minutos, a terceira - após 8 horas, a quarta - um dia após a terceira repetição.

O físico R. Feynman propôs este algoritmo, baseado na vantagem de explicar materiais complexos em palavras simples.... Isso realmente torna o processo de memorização muito mais fácil. O princípio do chamado método de Feynman reside nos seguintes pontos:

  • redação do resumo das informações necessárias;
  • fragmentos complexos devem ser escritos em palavras simples, sem frases e conceitos complexos;
  • todo o material é montado em um texto para que um aluno do ensino fundamental (cerca de 8 anos) possa entendê-lo.

Ao reler ou ouvir tal texto, a pessoa assimila facilmente o material e percebe possíveis lacunas no conhecimento. Como verificação, você pode pedir ajuda a um amigo, parente ou à mesma criança se ela estiver interessada no assunto. O ouvinte pode e deve até fazer perguntas e pedir esclarecimentos sobre alguns pontos. Se não for possível explicar claramente o material, vale a pena entender o assunto com mais detalhes. Você também pode escrever explicações. Nesses casos, atenção especial é dada aos momentos mais confusos e ilógicos.

Método de interferência age assim. Memórias semelhantes têm a capacidade de confundir e enganar informações. Informações semelhantes são melhor ensinadas em salas (ou ambientes) diferentes e em momentos diferentes. Blocos de informações semelhantes devem ser alternados com outros completamente diferentes.

Você pode aprender a fazer anotações do material lido em palavras simples e compreensíveis. Ou crie desenhos gráficos, cada um dos quais contendo o significado de um ou outro bloco de informação.

Os caminhos

Existem 3 maneiras principais de memorizar o material necessário.

  1. Memorização racional... Este método envolve o uso de memória lógica. Durante a assimilação da informação, ocorre o processo de sua compreensão, o que simplifica muito a memorização do material. A memorização racional não apenas ajuda a memorização, mas também contribui para o treinamento do intelecto. Este método de memorização inclui destacar microtópicos no material, determinar o significado de cada subtema, traçar planos, estabelecer uma conexão lógica entre os tópicos selecionados.
  2. Método de memorização mnemônica. Uma técnica muito incomum e útil que pode salvar uma pessoa do esquecimento, aumentar a memorização do dia a dia. O método é baseado na memorização, partindo da experiência de vida, traduzindo informações em imagens familiares à consciência. É tão fácil aprender grandes volumes de material que não tem significado. Por exemplo, endereço, números de telefone.
  3. Método de memorização mecânica. Este é o amontoamento usual do material. O método é o mais popular, mas menos eficaz.Tal memorização pode facilmente falhar, confundir, especialmente à menor hesitação em pontuar o material dentado. Com a idade, a capacidade de memorizar mecanicamente diminui significativamente.

Vale a pena considerar com mais detalhes o método mnemônico. Na verdade, existem muitas dessas técnicas, o que torna possível escolher qualquer uma ao seu gosto e de acordo com as características de cada pessoa. Além disso, os mnemônicos permitem que você domine rapidamente línguas estrangeiras e textos volumosos. As principais técnicas mnemônicas são as seguintes.

  • Cadeia. As informações que precisam ser lembradas estão vinculadas por associações. Assim, conectamos o primeiro fragmento com o segundo, o segundo com o terceiro e assim por diante. Os fragmentos devem ter aproximadamente o mesmo tamanho.
  • Matryoshka. A técnica é semelhante à anterior, mas cada bloco subsequente de informações tem um volume menor e está incluído no anterior.
  • Método de Cícero. A técnica envolve a criação de uma cadeia de imagens de referência. Ao memorizá-los, uma pessoa é capaz de reproduzir posteriormente todas as informações. É importante notar que as imagens devem ser muito brilhantes e memoráveis.
  • As associações livres são semelhantes ao método de Cícero, mas apenas as imagens devem ser espontâneas e não condicionadas logicamente.
  • Método de pictogramas. Para tal, é necessário compor uma carta composta por símbolos que denotem o significado de sentenças ou frases.
  • Números e números com vários dígitos pode ser lembrado por divisão em pares de números, com as quais certas datas ou eventos podem ser associados.

Diferentes métodos mnemônicos podem se sobrepor, o que ajuda a obter os melhores resultados no treinamento da memória. E a criação de imagens e associações contribui especialmente bem para o seu desenvolvimento.

Dicas úteis

Existem 11 segredos mais simples e eficazes para memorizar rapidamente o material.

  1. Durante a leitura, vale destacar os pontos principais e as palavras significativas do texto com um marcador luminoso.
  2. Cante o texto do material para qualquer motivo que você goste ou leia-o na forma de um poema em prosa.
  3. A leitura das informações deve ser continuada até que você as compreenda totalmente.
  4. Ler o texto em voz alta com expressão tem mais probabilidade de focar em passagens importantes.
  5. Reescrever o texto do material com outra mão (desconfortável).
  6. Atrair um parceiro (assistente) para treinamento.
  7. Grave o texto em um gravador e ouça periodicamente.
  8. Repetição de intervalo de material em diferentes intervalos de tempo.
  9. Faça uma pausa a cada 20 minutos de memorização.
  10. A memorização do material deve ser reprogramada para outra ocasião, se você não se sentir bem.
  11. Se você está cansado, uma soneca curta é recomendada para ajudar seu cérebro a funcionar com mais eficiência.

Você sempre precisa treinar sua memória... Você pode usar até os métodos e métodos mais primitivos, pois eles são capazes de manter a atividade cerebral em boa forma.

Essas atividades são especialmente úteis com crianças pequenas, incentivando ambos os participantes a simplificar e compreender melhor as informações.

sem comentários

Moda

a beleza

casa