Tecido de casaco
Procurando por algo tão insubstituível em seu guarda-roupa como um casaco, você provavelmente se perguntou: por que os modelos, que são aparentemente semelhantes em estilo e corte, diferem tanto no preço? Na verdade, a resposta é simples: o fator determinante, neste caso, será o tecido com que o produto é costurado.
Todos nós compramos casacos para mais de uma estação e, portanto, a escolha do material deve ser dada a devida atenção, inclusive se você decidir costurar uma coisa nova.
Classificação de tecidos
Os tipos de tecidos para costurar casacos diferem de várias maneiras:
- o principal tipo de material (algodão, lã, base de fibra sintética);
- estrutura do tecido (pilha, tecido, tecido fino);
- o tipo de fio do tecido (regular, torcido, duplo);
- alívio
- cor (tecido liso ou melange)
De que tipo de tecido são feitos os casacos?
Tecidos de lã
Os tecidos de lã na produção de casacos estão há muito tempo na vanguarda devido às suas qualidades externas e características funcionais. Eles são surpreendentemente quentes, confortáveis e leves ao mesmo tempo.
Os tecidos à base de lã diferem na composição. Podem ser lã pura (quase 100% lã) ou semi-lã (cerca de 50% lã, o resto são fibras sintéticas).
Detenhamo-nos em mais detalhes no primeiro grupo de tecidos.
Tecido de casaco
O tecido do casaco é cem por cento lã, denso, mas ao mesmo tempo muito macio ao toque, portanto pode ser facilmente drapeado.
Boucle
É um material rugoso feito de fios com grandes nós na urdidura ou na trama, localizados a uma certa distância uns dos outros, resultando em uma estrutura nodosa. Devido aos puffs, este tecido pode deformar-se facilmente e perder a sua aparência apresentável. Além disso, devido à sua estrutura solta, suja rapidamente e é difícil de limpar.
Gabardine
O tecido de trama diagonal, solto e rígido, é feito de fio torcido (em regra, são costurados casacos de verão).
Tweed
Um tecido com efeito melange, áspero ao toque, mas ao mesmo tempo elástico, agradável e prático de vestir.
Alpaca
É um tecido de lã que não causa manifestações alérgicas, tem propriedades cicatrizantes (benéficas para problemas nas articulações) e é resistente ao desgaste.
Bobrik
Tecido rígido com pêlo curto no lado direito.
Lã de camelo
A lã de camelo tem uma cor castanha clara característica, é muito macia e mantém o calor de forma excelente. Essa lã, é claro, pertence aos caros, assim como a lã de cabras e lhamas.
Cashmere
A caxemira é o tecido mais sofisticado para a produção de casacos; para sua fabricação, são utilizadas as fibras mais finas (duas vezes mais finas que um cabelo humano) do subpêlo das cabras de caxemira. Via de regra, é monocromática, mas pode ser pintada em várias cores, do pastel ao chamativo.
Tecidos de mistura de lã
Vamos dar exemplos de tecidos de semi-lã.
A mesma caxemira pode incluir seda, viscose (que até certo ponto muda suas propriedades).
O drapeado varia em composição: além da lã (muitas vezes malhada), pode incluir náilon, viscose, nitron, poliéster. É um tecido pesado e volumoso.
O padrão pode ser grande ou pequeno. Por dentro, a cortina tem uma estrutura de feltro, o que permite reter perfeitamente o calor e protegê-lo bem do vento.
O crepe contém fibras de viscose, náilon e nitron. Tem uma estrutura rugosa, alonga-se fortemente quando usado.
Tecidos de algodão
Esses tecidos também são práticos. São resistentes ao desgaste, higroscópicos, não causam alergias, são fáceis de usar, diferem na espessura do fio e na forma de tecer o fio. Quanto aos casacos, para a sua confecção utiliza-se toda uma gama de tecidos à base de algodão. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
Tecido de capa
O tecido Raincoat é um tecido leve e sem rugas tratado com uma impregnação repelente de água, normalmente usado para modelos de casaco leve.
Camisa de feltro
Malhas feltradas combinam maciez e uma superfície rugosa com pelo em sua estrutura, é muito cômoda de processar, seu caimento é ideal, leve, mas ao mesmo tempo quente, praticamente não enruga. A frente e o verso não diferem.
Jacquard
Jacquard é um material bastante durável, embora sua massa seja insignificante. Externamente, é semelhante a uma tapeçaria, parece incrível devido ao padrão intrincado (geralmente a imagem de flores). O tecido é durável e fácil de limpar.
Boucle
O tecido bouclé também pode ser à base de algodão.
Velours
O veludo é um tecido com pelo macio na superfície, aveludado ao toque, parece muito apresentável e caro, ao mesmo tempo quente e prático, mas pode ser limpo com um longo desgaste.
Velveteen
O veludo cotelê tem uma superfície nervurada felpuda que se assemelha a veludo.
Algodão fervido
Algodão fervido (mercerizado) - algodão que foi tratado com um composto especial. O resultado é um brilho nobre, cor rica e maior durabilidade. Os produtos feitos com esse material praticamente não encolhem e não enrugam.
Impressões
As estampas são várias imagens aplicadas em qualquer superfície, neste caso, o tecido com o qual o casaco é costurado. Essa é uma das maneiras de chamar a atenção para si mesmo, de enfatizar sua individualidade.
"Espinha de peixe"
Existem estampas que nunca saem de moda, por exemplo, "espinha" (outro nome para "cantos", "tira quebrada"). Via de regra, o espinha de peixe costuma ser feito em cores contidas (preto, tons de cinza e marrom). Pode ser vertical ou horizontal.
"Pé de ganso"
Outra impressão igualmente popular é “pé de ganso”. É muito estiloso e chama a atenção por suas linhas e ornamentações. Tradicionalmente, o “pé” é preto e branco, mas agora ele é encontrado em uma ampla variedade de combinações de cores. O tamanho das células pode variar de alguns milímetros a dezenas de centímetros.
Célula
Devemos também mencionar outras estampas que os designers usam na criação de vários modelos de casaco. Esta é uma gaiola que muitos associam a um cobertor quente.
Faixa
Por várias temporadas, a tira (vertical ou horizontal) não sai de moda.
Leopardo e geometria
Muitas mulheres da moda preferem estampas de animais (estampas de tigre e leopardo em primeiro lugar). E, claro, não se esqueça das bolinhas e padrões geométricos.
Nota importante: se você escolher um casaco estampado, complemente com roupas comuns, sem acessórios chamativos.
Como escolher um tecido?
Com toda a variedade de sortimento que a indústria da moda moderna apresenta, o que exatamente você deve dar preferência?
Você escolhe, claro, você mesmo, porque cada pessoa tem sua própria percepção do tecido, o mesmo material causa sensações táteis diferentes em pessoas diferentes. É importante lembrar que os casacos não devem apenas ter um visual apresentável, mas, antes de tudo, ser práticos e funcionais.