Tudo sobre costuras overlock
Pensando em costurar, não se deve descartar a presença do overloque, indispensável no processamento das bordas das peças. Uma máquina de costura não pode substituir equipamentos especiais projetados para fins específicos. Neste artigo examinaremos mais de perto as principais características das costuras feitas no overlock.
Peculiaridades
Overlock - um tipo especial de equipamento de costura com a presença de dois a cinco fios, criado para o processamento de alta qualidade de cortes de produtos têxteis com aparamento simultâneo das bordas. Por ser uma máquina multifuncional, também é utilizada para costurar peças e decoração. Os pontos overloque são de alta qualidade, confiabilidade e extensibilidade, o que é muito importante na costura de malhas.
Além disso, usando este equipamento, você pode processar seções até mesmo de tecidos muito finos e esfarelados. A máquina overloque, tendo em conta as opções presentes, é capaz de realizar vários tipos de costuras, tanto clássicas como decorativas (muitas vezes no final da obra utiliza-se uma roda especial como elemento decorativo para o tratamento das orlas).
Vistas clássicas
Existem muitos tipos diferentes de pontos de costura que podem ser facilmente costurados em equipamentos de overloque. Dependendo do número de fios envolvidos na sobreposição, tais costuras são dos seguintes tipos: dois, três, quatro e cinco fios. A seguir, consideraremos cada uma das opções listadas com mais detalhes.
- Costura de fio duplo... Essa opção geralmente é usada nos tecidos mais finos, usando a quantidade mínima de linha.Como a presença de três ou mais threads é comum em overlocks, você deve se certificar de que o conversor está presente em um modelo específico. Parece um clipe especial que se sobrepõe ao elemento superior. Para fazer uma costura assim, você precisa de uma agulha e um laçador inferior.
- Costura de três fios. A opção mais comum que pode ser criada em hardware mais antigo e mais recente. Este tipo é considerado a melhor opção para costura doméstica. Para fazer uma costura como esta, deve haver uma agulha e dois laçadores (esta é a alavanca com orifício de linha) onde a linha é puxada sobre o tecido com o laçador superior. Do lado de dentro da costura, a linha do elemento superior é fixada com uma linha. A partir de sua parte externa, a linha é presa à linha inferior. Essa parte do overlock, localizada na parte inferior, funciona da mesma forma que a parte superior, com a diferença de que o fio é avançado sob a borda do tecido. Com esse tipo de costura, você pode processar as bordas em artesanato de todos os tipos de tecidos.
- Ponto quatro fios... Além de encobrir a borda do produto, usando esse tipo, você pode costurar peças de tecido, o que é preferível na costura de malhas. Este elemento é bastante durável, é feito com duas agulhas e laçadeiras, é adequado para uso em materiais mais elásticos.
- Costura cinco fios... Uma aparência semelhante é criada em novos dispositivos usando três agulhas. Este ponto é mais adequado para tecidos exigentes, nos quais os seguintes elementos adicionais serão costurados: fechos, botões grandes, broches. Graças à costura de cinco fios, a costura será muito mais durável. Normalmente é usado em blusas leves de crepe de China, organza, chiffon e outros tecidos delicados e problemáticos.
- Ponto de corrente reta simples. Este tipo é usado para costurar ou fazer bainhas em tecidos elásticos. Na realização desta operação, estão envolvidos dois fios: um deles é a agulha e o segundo é o que é alimentado com a laçadeira de corrente. O aspecto positivo de tal linha é a elasticidade e a possibilidade da mais simples dissolução.
Visão geral das variedades decorativas
Modelos de equipamentos avançados permitem que você execute operações mais complexas sobre eles, por exemplo, ao fazer modelos exclusivos usando tipos decorativos de pontos.
Interpretação de papéis
Também pode ser chamado de rolo, bainha ou simplesmente opikovka.... Para conseguir essa costura, o tensor do equipamento deve ser ajustado. Na forma finalizada, a borda finalizada do produto parece um elemento torcido para dentro. De maneira semelhante, você pode representar um folho ondulado. A instalação de uma linha de pesca ao longo da borda da saia torna a costura elástica. A anágua, processada desta forma, permitirá que você obtenha uma bainha mais fofa.
Além de processar um corte de tecido, você pode usar um ponto de rolo para costurar os babados de uma fantasia projetada para dançar. Além disso, esse tipo é usado para decorar elementos de tule e vários itens feitos de malha. Você pode criar uma costura enrolada encurtando o comprimento do ponto para o número mínimo ou alterando a largura do ponto.
Em todos os modelos desse equipamento existe uma língua especial, que fica localizada na placa de costura.... Durante o trabalho, fica nesta posição: de um lado é circundado por uma alça superior, e do outro - têxteis. Nesse caso, a borda do material não é enrolada, mas a linha é costurada na mesma largura. Para fazer um ponto rolante, você deve remover a língua com antecedência. O resultado final será uma costura de dois milímetros de largura com as bordas curvadas para dentro.
Plano
Este tipo de costura é feito em uma máquina de costura de capa especial, mas em alguns modelos de overlockers existe uma função flatlock, que permite a execução de uma costura plana.
Esta é a opção mais comumente usada e pode ser realizada em equipamento overlock com alguns ajustes. Para obter essa costura, afrouxe a tensão da linha da agulha enquanto puxa os laçadores inferiores. Dessa forma, você pode costurar pedaços de tecido que, quando costurados, formam uma costura plana na propagação. Este tipo é mais adequado para o acabamento decorativo de elementos cacheados de roupas, uma vez que não é durável na costura.
Este tipo de costura pode ser de dois ou três fios.
A versão de dois fios parece mais atraente ao processar as bordas de tecidos finos. Flatlock é dividido em costuras estreitas e largas. Uma costura estreita é feita enfiando a agulha direita e uma costura larga com uma agulha esquerda. Para fazer uma costura plana, deve-se escolher fios de lavsan finos, que devem ser absolutamente lisos, elásticos e não podem se romper. Os fios de algodão simples não são categoricamente adequados para esse tipo de trabalho, pois podem quebrar e desfiar, o que torna o produto acabado muito feio.
Bilateral
A formação desta costura com recobrimento superior é possível nos modelos de overlock mais novos, que prevêem a presença de grande quantidade de fios. Graças à trama multithread, é possível obter pontos que fazem lindos padrões na modelo.... Esta versão frente e verso é usada principalmente não para processar o corte de uma peça, mas para formar um ornamento em roupas.
Como as costuras overloque diferem da costura? Existem dois grupos principais de pontos na costura, mas todos eles se parecem com um ponto em zigue-zague: o ponto overloque e o ponto overloque. Ambas as costuras são aplicadas na borda do modelo para evitar escoamento e dar acabamento na parte inferior da peça. Diferenciam-se pelo fato de a costura ser realizada em máquina especializada e a costura (costura falsa) realizada em equipamentos de costura simples (função presente mesmo em modelos de baixo custo). Bordas processadas sem overlock, de acordo com artesãos experientes, geralmente não são consideradas overcasting.
Se você se lembrar de que as máquinas de costura comuns são de agulha única e com uma lançadeira, qualquer costura feita nelas parecerá um zigue-zague de diferentes formatos.
Overlock - especialmente projetado para realizar operações semelhantes, funcionará de forma diferente. Este equipamento contém vários laçadores com agulhas instaladas em vez de um gancho. As agulhas, desenhando um zigue-zague no material, formam um laço que captura o corte do tecido. O fio de trabalho inferior não apenas pega uma parte do tecido pela borda, mas também agarra o fio de cima, formando um laço no processo. Com a ajuda dessas ações, as bordas não vão desmoronar, mesmo que o ponto esteja próximo ao corte.
As nuances de escolher uma costura
A máquina de overloque é composta por tais elementos para a realização de operações, que permitem selecionar o ponto de overloque. Com um conjunto de acessórios especiais, uma trava de largura de corte, uma faca especial, uma plataforma, esse equipamento se compara favoravelmente a um dispositivo simples de processamento de bordas.
Ao escolher um ponto de overloque específico, algumas nuances devem ser levadas em consideração.
- Se a máquina de overloque for adquirida apenas para cortes de tecido de chuleado, um modelo projetado para trabalhar com dois ou três fios é bastante adequado. No caso de planejamento futuro de produtos de costura com tipos de pontos decorativos, serão necessários equipamentos com sobreposição de quatro fios.
- A presença da função diferencial de alimentação permite o processamento de produtos elásticos e a criação de elementos de montagem e petecas.
- Ajustando a largura do corte levando em consideração a densidade do material, é permitido criar diferentes variações no desempenho de uma mesma costura. O ponto mais bonito do material, com alta densidade, vai sair quando a distância de corte para uma costura tipo roll for excessivamente aumentada, quando se trabalhar com tecido leve, a distância deve ser reduzida.
Costurar uma variedade de pontos no overlock torna possível dar vida a qualquer uma das idéias de costura mais complexas, a fim de alcançar o resultado desejado na solução de design. O principal neste caso é a disponibilidade de equipamentos overloque de alta qualidade que atendem a todos os requisitos de uma costureira.