Tópicos de overlock: tipos e dicas para escolher

O básico da costura na máquina de costura é ensinado na escola, esse processo é trabalhoso, mas interessante, porque muitas meninas, depois de amadurecidas, continuam a costurar sozinhas. Qualquer costureira, profissional ou autodidata, entende que é impossível costurar produtos de qualidade sem overloque. Para que o processo corra bem e o resultado satisfaça a todos, é importante poder escolher os fios certos para o overlock, e aqui não se pode deixar de conhecer suas principais características.
Peculiaridades
Costurar em uma máquina de costura envolve não apenas unir um pedaço de tecido a outro, mas também medidas adicionais que ajudam a deixar o produto mais bonito e seu funcionamento mais longo. Nem todos os tecidos têm boa resistência ao desgaste, nem todos suportam o desgaste sem processar a borda das costuras.
Para se protegerem das pontas do tecido no local da incisão, as costureiras usam um overloque.

Overlock é chamado equipamento de costura especializado com o qual você pode fazer costuras. Sem o uso desse processamento, as bordas do tecido vão esticar, emaranhar-se e começar a se mover como flechas, violando a integridade e beleza visual da coisa. Você não pode prescindir de um overloque ao trabalhar com algodão, elástico e outros materiais, cujas bordas não conseguem manter a integridade por si mesmas.

Para processar o material de maneira correta e eficiente com overloque, você precisa configurar o dispositivo e enfiar um fio adequado nele... São os fios o critério mais importante para se trabalhar no overlock, sem a opção desejada não será possível varrer o produto adequadamente, e o trabalho será em vão.
As principais qualidades dos fios
As roscas de overlock devem ser especiais, roscas comuns não são adequadas neste caso. A melhor opção para esse equipamento são os fios texturizados, que podem ter diferentes espessuras e cores, escolhidas conforme a necessidade. Essa linha é usada ao trabalhar com costuras enroladas e é enfiada apenas em laçadas, mas é recomendável usar uma linha normal como agulha.

As roscas Overloque têm características especiais.
- Devido à sua estrutura, o fio Overloque tem elasticidade e flexibilidade muito mais fortes do que o fio simples. Os fios overloque especializados consistem em fios separados que não se torcem, o que permite que sejam mais finos e menos perceptíveis, o que desempenha um papel importante na aparência elegante do produto costurado acabado.
- Bons indicadores de força e resistência ao desgaste, o que é especialmente importante ao costurar itens de materiais elásticos. Graças à flexibilidade do fio overlock, é possível lidar até com os tecidos mais desagradáveis e problemáticos.
- Estrutura de rosca especial permite que sejam o mais lisos possível, o que ajuda na costura de alta velocidade.

Os fios Overloque podem ser vendidos em carretéis pequenos e em carretéis grandes. A segunda opção é mais lucrativa, pois economiza significativamente o orçamento e o custo de costura de qualquer coisa. Ao costurar um produto com overloque, são utilizados até cinco fios simultaneamente para proteger a costura de quaisquer deformações, portanto, o uso de fios comuns neste caso é inaceitável, pois a costura deles resultará em ser grossa e grossa.

Como fazer a escolha certa?
A seleção das roscas para o overlock é baseada na espessura e em outras características do próprio material. A faixa de tamanho da linha pode variar de 50 a 120, para materiais finos é melhor usar o fio mais fino, para materiais densos - um mais grosso, caso contrário, a integridade da costura pode ser violada, uma vez que os fios esfregam contra o material denso e sua borda áspera.

Ao escolher os fios, você precisa avaliá-los visualmente, testá-los quanto à resistência e consultar o fabricante. Se o produto causa uma impressão desagradável, se quebra ao ser puxado e, quando passado com os dedos, forma um caroço, então é melhor recusar essa compra. Para não comprar um produto de baixa qualidade, você deve prestar atenção apenas a produtos comprovados de marcas bem conhecidas, que incluem:
- Madeira - feito de poliéster reforçado, mais adequado para tecidos finos e sobrelotagem;


- Gutermann - confeccionado em poliéster, considerado versátil, adequado para quaisquer costuras e materiais;

- Amann Mettler - oferece um sortimento de fios translúcidos e transparentes, além disso, existem produtos universais que são igualmente bem utilizados tanto em máquina de costura quanto em overlock (também há fios texturizados em produtos mais adequados para o trabalho em malha, devido ao sua estrutura macia e delicada);


- "Gama" - para um overloque de três fios, utilizado para tecidos com indicadores de densidade média;

- "Ideal" - usado para um overlock de três threads.

Os fabricantes estrangeiros especializam-se na produção de fios overloque da mais alta qualidade, utilizados por costureiras profissionais. Se você precisa de uma opção mais simples, os produtos de um fabricante nacional fornecem fios confiáveis e bons, que vai lidar com a tarefa, mas terá um conjunto menor de qualidades positivas e sua vida útil pode ser mais curta.
Ao costurar algum material, você precisa usar linhas de tons adequados para que o acabamento não seja muito perceptível e o processamento das bordas pareça o mais natural possível. Além das preferências de cores, é importante manter a uniformidade de estrutura e espessura, caso contrário surgem problemas de tensão e a costura sai irregular e feia.
Para minimizar a visibilidade da costura overlock, você pode usar fios translúcidos e transparentes que se fundem com o material e se tornam invisíveis.

Existem vários tipos de thread de overlock.
- Para tapete - o overlock permite fortalecer as bordas do tapete ou carpete, evitando que se solte e se desfaça nas bordas. Nesse caso, um ponto de caseado especial é usado e as bordas desnecessárias são cortadas durante o processamento. Os overlocks de carpete têm bons indicadores de potência e a velocidade de processamento pode chegar a mais de 3 mil pontos por minuto. Nesse caso, são utilizados fios de polipropileno, em alguns casos é permitido o uso de variedades de náilon.

- Para encobrir tecidos pesados fios mais grossos são selecionados.

- Para trabalhar com materiais finos e elásticos os melhores threads de overlock são usados.

Para escolher o thread certo para um overlock, você precisa levar em consideração os seguintes fatores:
- o tipo de material a ser processado;
- a versão da agulha que será utilizada na obra;
- o escopo do trabalho proposto;
- o orçamento para personalizar o produto.
Depois de analisar todos os fatores e escolher o fio que você precisa na cor, estrutura e espessura, você pode encobrir com sucesso as bordas e costuras, obtendo o resultado desejado.

O que não usar?
Para que todo o processo de sobrefundição transcorra sem problemas e o produto seja de alta qualidade, você precisa saber quais threads não podem ser usados ao trabalhar em um overlock:
- linha de algodão comum, projetada para costurar em uma máquina de costura;
- amostras reforçadas com marcações LL e LH;
- versão industrial projetada para overlock de operação única;
- threads que são muito flexíveis.


A escolha de qualquer uma dessas variedades resultará em desgaste do overlocker, bem como em uma vida útil curta para produtos costurados com linhas erradas.
Para que a costura overloque seja uniforme, uniforme e bonita, é necessário não utilizar apenas fios da mesma espessura e composição, recomenda-se selecionar produtos da mesma qualidade, densidade e do mesmo fabricante. Para se proteger de surpresas inesperadas ao trabalhar no overlock, é importante prestar atenção não apenas aos fios, mas também ao próprio mecanismo. Com manutenção, lubrificação e limpeza do equipamento em tempo hábil, ele funcionará com precisão e sem problemas.
Para informações sobre qual fio é melhor para costurar no overlock, veja o próximo vídeo.