Overlock

Como escolher um overlock?

Como escolher um overlock?
Contente
  1. Tipos de overlocks e suas características
  2. Determine com o fabricante
  3. Quais componentes e acessórios são necessários?
  4. Critérios de escolha
  5. Dicas úteis

A criação de costuras overlock bonitas e fortes é impossível sem overlock - uma técnica especial capaz de processar todos os tipos de cortes de tecido. É esse dispositivo que permite conectar partes de malhas e atingir a estética do lado com costura das coisas em que nenhum forro é fornecido.

Se você planeja costurar de vez em quando, opta-se por overlock para todos os tipos de tecidos, ou seja, os mais versáteis. Modelos semiprofissionais capazes de desenvolver uma velocidade maior de movimento da agulha são adequados para agulhas entusiastas. No entanto, esses critérios estão longe de ser os mais importantes. Às vezes tudo é decidido pelo custo reduzido ou pelo bom equipamento. Como escolher o overlock certo? Vamos tentar descobrir.

Tipos de overlocks e suas características

Um overlock é um tipo de dispositivo capaz de fornecer uma cobertura nítida das bordas do material... Ao contrário da costura à máquina, este acabamento não se desintegra com o tempo, retém sua funcionalidade e protege o tecido contra danos durante a lavagem. Certos modelos também podem costurar tecidos com maior elasticidade: tecidos elásticos, malhas.

Os overlocks domésticos suportam 2, 4 ou 5 fios. Os overlocks industriais usam de 6 a 8. Além disso, os overlocks de 5 fios geralmente suportam a criação de pontos de cobertura ou costuras planas. Essas máquinas de encobrir são chamadas de máquinas de encobrir e são usadas para costurar camisetas de malha e outros tecidos elásticos.

Os overlocks domésticos são representados pelos seguintes tipos.

  • 2 fios. Eles estão focados no processamento dos tecidos mais delicados e delicados como o chiffon e a seda.Em outros tecidos, os overlocks de 2 fios não são usados ​​porque eles não criam um ponto apertado.
  • 3 fios. Esses modelos possuem encobrimento padrão e são adequados para todos os tipos de tecidos. Uma opção versátil para criar pontos jersey elásticos regulares, pontos cilíndricos.
  • 4 fios. Nesse caso, o overlock, além do overcasting, também realiza um ponto de amarração, adequado para unir as peças durante o alinhavo. A versão reforçada do modelo de 3 fios permite a adição de costuras de dupla face. A melhor opção se você precisar costurar macacões ou bolsas, crie um maiô, roupa esportiva elástica.
  • 5 fios... Esses overlocks criam um ponto de costura reto e um encobrimento de 3 fios. Esses modelos são os mais versáteis, são capazes de bordar em tecidos de diferentes gramaturas, além de outros tipos de trabalho.

Ao escolher, você deve considerar suas necessidades de um conjunto completo de funções. Se as ambições criativas da costureira não se limitam apenas às costuras overloque, a técnica de 5 fios deve ser preferida.

Determine com o fabricante

Entre as empresas mais populares estão marcas acessíveis e bastante populares de países asiáticos. As marcas registradas dos fabricantes a seguir estão tradicionalmente entre as autoridades reconhecidas aqui.

Janome

Uma das marcas mais conhecidas. A programação inclui várias dezenas de peças de equipamento. Esta é uma boa marca para aspirantes a costureira. Os overlocks de nível básico têm uma boa variedade de recursos disponíveis, são fáceis de configurar e não muito difíceis de manter.

Janome está sediada no Japão e tem mais de 100 anos de negócios bem-sucedidos. Muitos modelos de overloque semiprofissional são amplamente utilizados no ateliê e há muito tempo comprovam sua confiabilidade.

Merrylock

Uma das melhores marcas de overlock do mundo. A empresa cria modelos multifuncionais voltados para costureiras com diferentes formações. Os overlocks se distinguem por uma ampla gama de funções, uma escolha de pontos disponíveis. Ao mesmo tempo, o preço continua muito acessível.

Irmão

Empresa japonesa reconhecida como uma das melhores overlockers do mundo. Os modelos desta marca variam de profissionais a amadores. Sua adaptabilidade a um alto nível de cargas e trabalho de longo prazo é notada.

Brother não é a marca mais estável em termos de qualidade de produto. Existem modelos que não causam reclamação, mas existem muitos overlocks desta empresa no mercado que levantam grandes questões quanto à sua qualidade.

Se você se deparar com uma máquina extravagante, terá que ajustá-la regularmente.

Astralux

Uma marca bastante conhecida que produz overlocks básicos com um conjunto mínimo de funções necessárias. Esta é uma opção boa e econômica, mas os modelos vibram significativamente durante a operação. Você pode eliminar esse defeito com a ajuda de tapetes especiais.

Juki

A empresa produz overlocks quase silenciosos com um funcionamento muito suave. Uma boa solução para costurar mães com crianças que estão tentando encontrar um minuto para o bordado enquanto o bebê está dormindo.

Quais componentes e acessórios são necessários?

Entre os componentes ou acessórios úteis para o overlock estão os seguintes.

  1. Plataforma de manga. Assim como uma máquina de costura, oferece facilidade no manuseio de peças pequenas e complexas. É ela quem é necessária no processamento de punhos, bainha das calças, mangas.
  2. Um dispositivo para criar uma costura enrolada. Esta ferramenta ajuda a criar uma borda finamente curvada nos materiais mais finos, como chiffon, tule e encoberto.
  3. Transportador diferencial. Ele pode ser usado para combinar o encobrimento para criar um folho ao redor da borda da peça de trabalho.
  4. Luz de fundo. Pode ser uma lâmpada incandescente clássica ou um LED econômico. A iluminação moderna não afeta negativamente a retina dos olhos, torna a costura mais confortável.
  5. Pernas sobressalentes. São necessários para que durante o trabalho seja possível adaptar a pinça a um determinado tipo de tecido sem bloqueá-lo. Além disso, pés especiais são usados ​​para decorar o material com miçangas, prender a trança sobre o tecido e na borda e costurar no cano.
  6. Agulhas. Os mesmos elementos são usados ​​aqui como em uma máquina de costura convencional. É importante não esquecer de alterar sua espessura de acordo com o tipo de material.
  7. Compartimento de coleta de lixo. Não é muito grande, mas é muito importante se você não quiser se distrair com a limpeza durante o trabalho.
  8. Caso. Protege o mecanismo de poeira e sujeira, ajuda a evitar entupimentos e danos ao equipamento durante o armazenamento. Algumas das tampas são usadas como caixa de proteção durante o transporte.

Critérios de escolha

Antes de escolher um overlock adequado para uso doméstico, vale a pena decidir sobre os parâmetros mais importantes.

Consideração das necessidades

A compra de um overloque é aconselhável nos casos em que a costureira se preocupe com a qualidade da linha. As costuras processadas em zigue-zague parecem bastante artesanais e traem a origem da coisa. Quando se trata de alfaiataria ou venda de produtos, o uso de overloque também é imprescindível. Além disso, não pode prescindir de uma máquina tão especial quando tem de trabalhar com tecidos elásticos - tecidos elásticos e de malha.

Sem a ajuda de um overloque, você não conseguirá costurar roupas esportivas e muitas roupas casuais, como vestidos bodycon ou tops.

A conveniência de uso

Um overlock doméstico deve ser o mais confortável possível de usar. As máquinas industriais volumosas não são móveis e precisam de um pedestal especial para suportar seu peso. Além disso, os modelos com caixa de metal geram vibrações bastante significativas. Um overlocker doméstico deve ser leve, compacto e ter funcionalidade suficiente.

Para a casa, você não deve escolher máquinas industriais, porque equipamentos muito potentes simplesmente ficarão ociosos. O modelo doméstico vai durar 2-3 horas de operação contínua, então pode ser dado um descanso. A velocidade de costura também não é muito importante quando se trata da criação de peças de roupa ou itens de decoração.

Assim, você pode escolher o modelo de tamanho mais simples, mas confiável e conveniente e gostar de trabalhar com ele.

A conveniência é influenciada pelo número de loopers, bem como pela facilidade de encadeamento deles. É ideal se o modelo usa um sistema pneumático que acelera significativamente esse processo. O ajuste do calcador deve ser suave, o controle de tensão é o computador mais conveniente - é mais preciso.

Operações necessárias

Costureiras experientes e fabricantes de tais equipamentos apontam as seguintes entre as operações mais importantes para um overlocker.

  1. Ajustando o calcador. Permite trabalhar com diversos tipos de tecidos e materiais. Sem essa opção, será impossível processar as bordas de tecidos grossos e pesados. Se você deseja criar camisolas, camisolas, calças de moletom, esta opção não deve ser negligenciada.
  2. Desativando o movimento da faca de corte. Esta função é útil na maioria dos casos e é necessária para eliminar as bordas dos dois lados do produto. Só quando costurar punhos e realizar outras operações, será um estorvo. É importante que a faca possa ser isolada.
  3. Ajustando a largura do ponto. Em overlocks, ele determina o quão firme será a costura. O controlador de pitch ajuda a controlar a costura e seus parâmetros.
  4. Ajustando a tensão da linha. Pode ser automático ou manual. Se as mesmas operações são realizadas constantemente, você pode sobreviver com opções de tecnologia simples e não computadorizadas. É preferível optar por overlock com tensão computadorizada da linha no modo automático, com ajuste ao tipo de tecido.

Costura

Existem 5 tipos básicos de pontos que devem ser usados ​​em um overloque. Além disso, pode haver outros tipos de pontos criados.Mas ao costurar roupas, um número bastante limitado de operações é usado, e a maioria das funções adicionais nunca serão necessárias para o proprietário do equipamento.

Os seguintes tipos de pontos são necessários.

  1. Cadeia de dois fios. A linha é costurada com 1 agulha e 2 fios e pode ser usada como elemento decorativo. Adequado para costurar peças de malha ou elásticas.
  2. Overlock de três threads. O ponto overloque clássico é necessário para fazer a orla de cortes abertos. É ele quem é mais frequentemente necessário ao processar tecidos elásticos de pequena espessura.
  3. Flatlock. Uma espécie de costura plana, pode ser larga ou estreita. Um overlocker com esta função pode ser usado para costurar camisetas, moletons e outros produtos de malha. O padrão do ponto pode ser diferente dependendo do modelo e da marca.
  4. Reforço de 4 fios. Combina as vantagens de overlock e chainstitching.
  5. Bainha enrolada de 3 fios. Costura laminada necessária para processar as orlas de saias, xales, blusas de tecidos leves. Comprima a borda da matéria de uma maneira especial.

Essas costuras permitem que o mínimo necessário de operações sejam realizadas. Vale a pena atentar para o fato de que o overlock não tem a funcionalidade de uma máquina de costura, mas pode substituir os talões.

Dicas úteis

Você precisa entender que todos os modelos de overlock possuem equipamentos técnicos diferentes. Se você precisa do modelo mais versátil, deve prestar atenção ao tipo de laçador instalado. Os modelos premium possuem guias de linha superiores para criar pontos decorativos com linhas sobrepostas. Também têm a função de laçadeira de corrente, que permite fazer costuras planas, semelhantes às utilizadas na costura de cintos de jeans, e substituir máquinas de costura de capa.

Os pontos principais são realizados a partir dos laçadores inferior e superior, é com a ajuda deles que se formam as costuras de três fios. Ajustando a tensão da linha, você pode obter um Flatlock ou ponto enrolado. Adicionando 2 agulhas, os padrões de pontos podem ser bastante variados. Além disso, 1 agulha pode ser movida para a esquerda ou direita. Ainda mais possibilidades são fornecidas usando o conversor, que permite criar costuras com uma trama de 2 fios.

Costureiras iniciantes são aconselhadas a não escolher imediatamente modelos com rosca manual nas laçadeiras. Mas esta função funciona automaticamente apenas em overlocks médios e premium. Você pode economizar dinheiro escolhendo um modelo com apenas um passador de laçadeira inferior. Ele está disponível em alguns modelos baratos da Brother.

O tipo de ajuste do tensionador da linha também é importante. Pode ser frontal (com botões giratórios no painel frontal) ou axial. No segundo caso, a tensão da linha é mais uniforme, o que é muito importante para aumentar a velocidade de costura.

Nos modelos com controle por computador, esses parâmetros são definidos por meio de botões ou da tela de toque.

      O poder do overlock é importante. É influenciado pela funcionalidade do modelo - quanto mais opções forem suportadas, maior será o consumo de energia. As opções mais poderosas são de até 250 watts. Overlocks equipados com 4-5 bobinas consomem menos energia, a partir de 100 watts. Os menores modelos para encobrimento de tecidos finos são equipados com 2-3 carretéis e têm uma potência de cerca de 75 watts.

      Ao determinar a categoria de preço de um overlock, não vale a pena economizar. Modelos mais baratos do que 6.000 rublos têm equipamento técnico insuficientemente alto e, em geral, são capazes apenas de realizar as operações mais simples, criando costuras de 2 fios. Um overlock básico de 3 fios para iniciantes custa cerca de 5.000 a 10.000 rublos, as versões semi-profissionais do equipamento custam o dobro. Um coverlock com um conjunto completo de opções e um tipo de construção de 5 fios exigirá custos de 21 a 39.000 rublos e mais.

      Como escolher um overlock, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa