Overlock

Overlockers: o que são, como escolher e configurar?

Overlockers: o que são, como escolher e configurar?
Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Diferença de fechaduras de carpete e máquinas de costura
  3. Dispositivo
  4. Tipos e seu princípio de operação
  5. Dicas de Seleção
  6. Modelos populares
  7. Regras operacionais
  8. Possíveis problemas
  9. Adendo

Overlocks são dispositivos úteis para costureiras que lhes permitem processar profissionalmente a borda do material em casa. Os modelos industriais são ainda mais funcionais, conseguem trabalhar muito tempo sem parar, são adequados para tapetes de bainha, tapetes e caminhos. A tecnologia moderna para uso doméstico não substitui a máquina de costura, mas a complementa, proporcionando o máximo conforto de uso. A empresa privada prefere soluções versáteis e antes de escolher uma máquina de carpete, o desempenho do equipamento é cuidadosamente estudado.

Ao se familiarizar com o dispositivo overlock, o usuário tem muitas dúvidas. Por exemplo, como configurar o equipamento sem recorrer à ajuda de um assistente. Na verdade, até mesmo uma costureira não profissional pode lidar com essa tarefa.

Antes de fazer o ajuste e o conserto mais simples do overlock em casa, basta estudar as instruções do mesmo. No entanto, a maioria dos problemas que surgem durante a operação são bastante típicos para este tipo de dispositivo e não é difícil eliminá-los.

O que é e para que serve?

Overlock é um tipo de equipamento de costura capaz de realizar uma gama restrita de operações. Sua principal tarefa é processar cortes de tecidos de diferentes densidades e espessuras. Dependendo do tipo de equipamento - industrial ou doméstico - a produtividade e a complexidade do equipamento em operação variam. A máquina escurece e apara a borda ao mesmo tempo para proteger o tecido de soltar, estufar e perder a linha.Certos tipos de equipamentos podem costurar peças com a formação de uma linha em forma de ponto de corrente.

Dependendo das características do overlock, pode-se utilizar de 2 a 10 fios em seu trabalho na formação de costuras. O primeiro modelo de tal técnica apareceu em 1877 e fez uma verdadeira revolução na alfaiataria em massa de têxteis.

Overlocks são necessários para executar várias operações.

  1. Fabricação de produtos planos de forma quadrada ou retangular. Você pode obter lençóis, incluindo terry, toalhas de mesa, guardanapos.
  2. Costura de roupas de criança. Fraldas, camisetas e controles deslizantes para os menores devem ter costuras com costura para fora. Nas roupas de crianças maiores, as costuras são tratadas com overloque, evitando a formação de áreas atritadas na pele.
  3. Patchwork... Patchwork de tamanho grande é melhor feito com um overlock.
  4. Protegendo as bordas de tecidos elásticos. Em malhas e tecidos elásticos, o uso de equipamentos especiais dá resultados inatingíveis com uma máquina de costura convencional.

A máquina de sobrefusão expande significativamente as capacidades da costureira, torna o processamento de bordas mais bonito e de alta qualidade. Sua aquisição é obrigatória para a produção em linha, onde é necessário garantir que todos os produtos tenham a aparência esteticamente mais agradável possível.

Diferença de fechaduras de carpete e máquinas de costura

Uma máquina de costura de capa, uma máquina de costura, uma fechadura de tapete - esses dispositivos são bem conhecidos das costureiras profissionais. Na vida cotidiana, não é muito conveniente usar todas as unidades de uma vez. Cada um deles requer configuração, ajuste e espaço de instalação. Uma máquina de costura convencional cria pontos retos ou decorativos a partir de um ponto em zigue-zague. É projetado para costurar materiais em várias camadas, bainhas, bordados e outras operações.

As máquinas de costura formarão o ponto fixo. Não há vaivém em overlocks, os fios estão entrelaçados de uma maneira diferente.

Diferença com máquinas de costura de capa

Um ponto de costura ou máquina de costura de capa é dispositivo usado para costura em massa de tecidos elásticos de malha. Tais dispositivos trituram os materiais juntos, formando uma linha que não estica os detalhes do produto. A costura plana é amplamente utilizada para costurar camisetas, roupas de banho, roupas esportivas.

A máquina de costura não apara a borda, mas usa um ponto de corrente como overlocker. O corte do produto é retraído para dentro e não permite que as bordas se quebrem mesmo com forte tensão.

A principal diferença entre uma máquina de costura de capa e uma máquina de overlock é a tecelagem de fios. Se a técnica de sobrefundição conecta o material apenas ao longo da borda, aqui o ponto pode ser feito em qualquer parte do produto. O entrelaçamento dos fios da laçadeira e da agulha ocorre sem restrições no local de confecção da costura.

Diferenças de cadeados

O tapete usado na costura - um dispositivo universal que combina as capacidades de um overlocker e uma máquina de costura de capa. Esse tipo de tecnologia foi patenteado pela Pfaff e, posteriormente, passou a ser produzido por outras marcas.

Um coverlock é um dispositivo mais complexo que é considerado um equipamento profissional. Só faz sentido comprá-lo se você tiver que costurar tecidos de malha e elásticos regularmente. Um coverlock será útil para todas as artesãs caseiras.

Entre as diferenças entre o carpete, pode-se destacar também a criação de costuras com overlay superior, em que as costuras e a parte frontal da costura são iguais.

Como posso determinar o tipo de dispositivo?

Se a lançadeira e os dispositivos sem vaivém forem visivelmente diferentes na aparência, será bastante difícil reconhecer o overloque, o cadeado de carpete e a máquina de costura de cobertura. Claro, se você não sabe sobre sua principal diferença - a saliência da manga. O overlock é o mais curto porque não há necessidade de uma plataforma de trabalho espaçosa.

Para uma máquina de costura de capa, é o mais comprido possível, igual ao de um equipamento de costura, uma vez que partes individuais do produto são costuradas. O coverlock possui uma plataforma de manga de tamanho médio, versátil, adequada para diversas operações.

Dispositivo

Os overlocks diferem em seu design, mas todos os produtos desse tipo têm características comuns. Isso inclui a presença dos seguintes elementos.

  1. Elemento de corte. Um sistema embutido no projeto da máquina permite a junção e aparamento simultâneos das bordas do tecido. O overlock possui 2 facas - a superior, móvel, com posição ajustável, e a inferior, que fica sempre parada.
  2. Volante. Ele pode ser usado para levantar e abaixar manualmente a agulha ao perfurar o tecido.
  3. Loopers. São eles que dão forma. Eles se parecem com elementos de metal em forma de gancho que fazem movimentos cíclicos durante a operação. Eles vêm com um olho mágico e cegos, de acordo com o tipo de movimento que são divididos em girar e balançar.
  4. Agulhas. Seu número depende do número de threads. Apenas os overlockers de 4 e 5 fios possuem 2 agulhas.
  5. Pé. Ele pressiona o tecido contra os dentes impelentes e a placa da garganta. Os pés, dependendo da operação realizada, são divididos em costura e sobreposição.
  6. Suporte telescópico. Ele guia os fios para os discos de tensão das bobinas. Elimina a ofuscação.
  7. Ajustadores de tensão da linha. No overlock, eles ficam no painel frontal ou escondidos no gabinete. Com controle manual, o ajuste é feito girando os botões especiais. Em modelos controlados por computador, os parâmetros desejados são definidos usando o visor LCD e os botões.

Estes são os principais elementos estruturais. Em muitos overlocks, existem opções adicionais na forma de uma manga livre ou um regulador de parâmetros de costura. Além disso, em modelos domésticos com 3-4 fios, um dedo destacável pode ser usado para tornar mais fácil criar um ponto.

A alimentação diferencial também não está presente em todos os tipos de overlocks e, se houver, como um elemento estrutural adicional.

Tipos e seu princípio de operação

Um overloque doméstico é um dispositivo de costura bastante popular. Sua classificação é mais frequentemente realizada pelo número de fios usados ​​- de 2 a 5.

  1. Fita dupla. A opção mais fácil. Para costurar em 2 fios, você precisa sobrepor o laçador superior usando um dispositivo especial - um convetor.
  2. Três fios. O overlock doméstico mais popular. Cria uma costura usando uma trama em espiral. Pode ser usado para costuras hemming, hemming ou Flatlock.
  3. Quatro fios. Pode realizar não apenas o encoberto, mas também outros tipos de costuras relacionadas ao reforço. Esses modelos são considerados semiprofissionais. Eles podem costurar pontos planos, costurar malhas, fortalecer os pontos fracos dos produtos.
  4. Cinco linhas. Overlock, cuja funcionalidade se aproxima da versão profissional. Ele pode ser usado para encobrir e costurar partes ao mesmo tempo.

Os overlocks industriais são maiores, têm até 10 fios e podem ter uma classificação adicional. É comum distinguir modelos de carpetes especiais capazes de costurar os materiais mais grossos.

Pelo tipo de controle, os modelos podem ser eletromecânicos ou computadorizados. A propósito de enfiamento - manual e automático.

O princípio da operação de overlock é geralmente explicado em termos do ponto de três linhas mais popular. É formado assim:

  • uma agulha com rosca perfura o material;
  • ao atingir o ponto inferior, inicia-se um movimento de retorno;
  • um laço é formado acima do olho da agulha com o laçador;
  • os ganchos inferior e superior se movem cada um ao longo de sua própria trajetória;
  • com a ajuda de uma agulha, os pontos são fixados, o encobrimento da borda.

Com o aumento do número de fios, a complexidade da corrente de pontos aumenta, cada vez mais elementos são envolvidos em sua formação. O resto do overlock, independentemente do desenho, funciona de acordo com princípios gerais.

Dicas de Seleção

Ao escolher um bom overlock para a sua casa, é importante ter uma ideia clara das qualidades que o dispositivo deve ter desde o início. Vamos considerar os parâmetros mais importantes.

  1. Funcionalidade. Se você tiver que processar as bordas de produtos pequenos em um pequeno volume, deve prestar atenção aos modelos de três fios projetados para encobrir as bordas de tecidos de baixa e média densidade. Eles são insensíveis ao tipo e qualidade da linha e são usados ​​com carretéis convencionais. Se você precisa costurar muito e com frequência, precisa escolher modelos mais avançados tecnicamente.
  2. A presença de uma costura enrolada. Isso torna o processamento de borda mais apresentável. Você pode usá-lo ao costurar cobertores grandes, cortinas. Este ponto também é usado em saias e calças sem bainha.
  3. Largura de costura variável. É ótimo se tiver um alcance de até 9 mm e permitir que você leve em consideração as peculiaridades do processamento das bordas dos diferentes tipos de tecidos.
  4. Densidade de material recomendada. Isso pode ser importante se você planeja trabalhar com jeans, tecido para capa de chuva, tecidos para fantasias.
  5. A presença de um diferencial. É necessário se você tiver que costurar tricô elástico com frequência.
  6. Conversor embutido. É necessário para costurar tecidos muito finos e delicados, pois permite costurar um ponto de dois fios. Na ausência de conversor, deve-se atentar para a possibilidade de adquiri-lo separadamente do aparelho.
  7. Sistema de rosqueamento. Automático é necessário principalmente para produção contínua. Se o overlock raramente for usado, esta opção pode ser desprezada.

    Se você planeja encobrir as bordas de carpetes e revestimentos de espessura semelhante, é aconselhável escolher máquinas especiais. Eles são adequados para carpetes, tapetes, caminhos, evitam o derramamento de suas bordas. O overlocker alcatifado pertence à categoria de equipamento industrial, proporciona a maior velocidade de trabalho possível e está adaptado para a produção em linha das obras.

    Modelos populares

    O mercado moderno oferece uma grande variedade de modelos de overloque. Você pode encontrar opções de orçamento para iniciantes ou equipamentos profissionais. A marca Prym, que produz agulhas, enfiadores de agulhas, ilhós, é considerada uma das melhores fabricantes de acessórios. As marcas de overlock mais famosas são Aurora, Elna, Family, Janome, Merrylock.

    Entre os modelos mais relevantes estão os seguintes.

    Sandeep GN1-2D

    Overlocker chinês do tipo três fios. O modelo é equipado com motor de 150 W, suporte de linha e facas aparadoras. A costura overlock tem 4 mm de largura. Este é um dos modelos mais controversos nas avaliações dos clientes. Opiniões positivas e negativas sobre ela são divididas aproximadamente igualmente. As vantagens incluem controle bastante simples, preço acessível e dimensões compactas.

    Aurora 600D

    Um dos melhores modelos de overlockers domésticos 3/4 strand. A técnica executa com sucesso 8 operações, ela implementa um sistema de rosqueamento de laçadeira eficiente na parte inferior. Levantar o calcador automaticamente perde a tensão da linha. O modelo suporta alimentação diferencial do tecido, permite que você ajuste suavemente a pressão do tecido.

    É um overlocker versátil que pode facilmente encobrir qualquer coisa, desde jeans em camadas até chiffon.

    Família 244D

    Overlocker 4 fios da marca japonesa, produzido em Taiwan. Pesa 7 kg e tem costuras overloque estreitas e largas, Flatlock, rollstitch e bainha. O modelo oferece alimentação diferencial, pressão ajustável do calcador e iluminação LED. O overlocker é versátil, confiável e oferece fácil execução de 7 operações.

    Elna 664 Pro

    Overlocker doméstico multifuncional recomendado por profissionais. O modelo implementa o rosqueamento mais simples da laçadeira inferior com rosca, existe um sistema de segurança que não permite iniciar o trabalho se o compartimento de trabalho do mecanismo estiver aberto.Há uma mesa no painel frontal com pontas de rosca.

    Este overlocker de 12 etapas possui um mecanismo de agulha inclinado, uma faca de corte, largura de corte ajustável e função de alimentação diferencial. O modelo ideal para uma costureira experiente.

    Janome MyLock 785

    Overlocker doméstico trabalhando com 2, 3 ou 4 fios. O modelo realiza 8 operações, é adequado para todos os tipos de tecido, é equipado com conversor embutido da laçadeira superior, alimentação diferencial do tecido, regulagem do calcador, compartimento para coleta de lixo. A técnica desenvolve uma velocidade de costura de até 1300 pontos por minuto. O overlocker é feito em Taiwan, mas desenvolvido por uma empresa japonesa e é adequado para uso doméstico.

    Regras operacionais

    Dentre as regras que devem ser seguidas ao trabalhar em um overlock, é importante destacar os seguintes pontos.

    1. Threading. Nos overlocks profissionais modernos, na maioria das vezes existe um enfiador de linha que permite automatizar o processo, ou um diagrama impresso na caixa. Costureiras experientes raramente o utilizam, pois utilizam uma técnica que permite realizar o procedimento rapidamente. Basta retirar a bobina velha e instalar uma nova. Em seguida, corte a ponta da linha já enfiada e conecte-a com o que vai ser enfiado, estique e corte o nó próximo ao buraco da agulha.
    2. Escolha de costuras overlock. Um flatlock estreito e largo geralmente está disponível, permitindo que você costure malhas, bainhas, pontos enrolados e overloque em uma variedade de modelos. É imprescindível usar exatamente a opção que corresponda ao tipo de tecido.
    3. Seleção de uma agulha. As agulhas de costura normais são adequadas para o overlock. Eles são selecionados levando em consideração as características e a espessura dos fios ou tecidos - normalmente o fabricante indica os parâmetros ideais para um determinado modelo. Em 51 classes de overlocks, são utilizadas agulhas com frascos redondos, nas demais - com os parcialmente serrados. Durante a instalação, a ranhura deve ser direcionada ao operador.
    4. Início do trabalho. Para criar um ponto, coloque o calcador ao longo da borda do tecido. Abaixe a agulha e comece a trabalhar, mantendo a direção em linha reta. Ao passar por cantos pronunciados, você precisa parar de encobrir no final da linha, levantando o pé para fazer uma curva. Com o raio pequeno, o arredondamento é feito em jerks, com o grande - basta puxar suavemente o tecido.

    Possíveis problemas

    O overlock pode ser reparado por você mesmo, se houver pequenos problemas de funcionamento. Por exemplo, quando o equipamento pula pontos ou faz um baque surdo durante a operação, a causa mais comum de problemas é uma agulha curva ou opaca. Quando visto no ponto, o local de abrasão será claramente visível. A curvatura é facilmente detectada removendo e colocando a agulha em uma superfície plana e plana.

    Se houver lacunas, os problemas do laçador podem ser a causa. A falta de linha na agulha fará com que o overlocker simplesmente não costure. Para resolver o problema, você só precisa encadear o tópico.

    Outras falhas comuns incluem o seguinte.

    1. Corte irregular de tecido, formação de uma borda terry... É devido ao fato de que as facas não são suficientemente afiadas. Normalmente, é suficiente substituir ou afiar apenas o elemento de corte superior. Se os elementos de corte estiverem severamente desgastados, eles deverão ser completamente desmontados e outros novos instalados.
    2. Instalando agulhas fora do padrão... Um erro ou uso deliberado de componentes inadequados fará com que o equipamento pare de costurar. Normalmente, agulhas de costura padrão com um bulbo achatado em um dos lados podem ser usadas para isso.
    3. Deterioração da qualidade do ponto, aparecimento de “laços”. A discrepância entre a espessura e a elasticidade dos fios com os ajustes de tensão leva exatamente a esses resultados.
    4. As peças esquentam, o mecanismo range. É necessário lubrificar o overlock para evitar que o eixo emperre.
    5. O tecido não se move bem na plataforma. O problema é provavelmente devido à baixa pressão no calcador.
    6. A linha se quebra, fica embaraçada. A tensão excessiva pode ser a causa. Além disso, o fio que saltou do carretel pode grudar no corpo, impedindo seu movimento normal.

    Vale a pena considerar que disfunções complexas não podem ser eliminadas em casa. Você precisará entrar em contato com uma oficina especializada.

    Adendo

      A conveniência de comprar um overlock é uma parte importante da decisão sobre a escolha desta técnica. Ele é necessário para aqueles que estão profissionalmente engajados na costura de tecidos, que gostam de cortar e costurar. Sem overloque você não conseguirá trabalhar com tecidos de malha ou muito elásticos. É importante lembrar que este equipamento não é intercambiável com a máquina de costura, e o ponto zigue-zague é muito diferente daquele que opaca as bordas.

      Você não deve comprar um overlock doméstico se tiver que costurar de 4 a 8 horas por dia nele. Os eletrodomésticos simplesmente não darão conta das tarefas estabelecidas, eles superaquecerão e logo precisarão ser substituídos. Será muito mais fácil levar imediatamente equipamentos capazes de suportar as cargas mais intensas sem qualquer inconveniente.

      Se os planos contemplarem a execução de várias costuras, inclusive decorativas, a técnica pretendida para o ateliê terá pouca utilidade. Ela é capaz de realizar apenas 1 operação. Os overlocks domésticos podem lidar facilmente com 12 padrões de pontos ao alterar as configurações.

      Opções adicionais ajudam a tornar seu trabalho mais conveniente. Por exemplo, a presença de um compartimento de lixo o ajudará a não se distrair limpando durante o tempo. Usar o enfiador de linha automático reduzirá o tempo gasto na troca de linhas e bobinas.

      Como escolher um overlock, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa