Overlock

Overlock da 51ª classe: características, configuração e funcionamento

Overlock da 51ª classe: características, configuração e funcionamento
Contente
  1. Especificações
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Diagrama de segmentação
  4. Instruções de configuração
  5. Como trocar a agulha corretamente?
  6. Como usar um overlock?

Costurar é um dos passatempos mais comuns das mulheres. Com uma máquina de costura simples e um pequeno número de habilidades, cada hostess pode fazer roupas de designers exclusivos. Para para costurar roupas de alta qualidade e durabilidade, não basta fazer as costuras, é preciso processar suas bordas com overloque... Os fabricantes produzem uma ampla variedade desse equipamento de costura, que pode ser um dispositivo separado ou embutido em uma máquina de costura.

Apesar da disponibilidade de novos overlocks, muitas costureiras continuarão a usar os antigos e comprovados equipamentos, que são fáceis de usar, despretensiosos e confiáveis. É a esta técnica que pertence o overloque de classe 51.

Especificações

O overlock de 51ª classe é um equipamento de costura profissional que pode ser usado tanto para necessidades pessoais quanto em pequenas oficinas de costura. Por muitos anos, esse dispositivo manteve-se em demanda no processamento de produtos. O desenho primitivo não permite encobrir os tecidos modernos, mas o equipamento é indispensável para costurar produtos de tipos ásperos e duráveis. Este dispositivo de costura é mais confiável e durável do que sua contraparte chinesa. Para desempenho de trabalho de alta qualidade, os fabricantes forneceram as seguintes funções neste dispositivo:

  • ajuste da tensão do fio;
  • alterar a pressão do calcador no tecido;
  • correção da distância entre as punções das agulhas.

Tarefas funcionais dos overlockers da classe 51 e 51-A - processamento das bordas de malhas, roupas íntimas e peças de vestuário com ponto corrente de 2 e 3 fios. O comprimento do ponto varia de 0,3 cm a 0,6 cm. A espessura máxima do tecido a ser costurado é de 3 mm. A marca de agulha ideal é 0029, número 60-70.

Este aparelho está equipado com um mecanismo de agulha e dois laçadores. Se você substituir o laçador direito por um espalhador, apenas dois fios podem ser usados. Para overcasting de malhas, é melhor dar preferência a um overlock classe 51-A, que possui mecanismo diferenciado de movimentação na web. Graças ao maior movimento do lenço frontal, consegue-se o efeito de alongamento do material, o que torna as costuras mais elásticas e elásticas.

Uma característica distintiva é a presença de uma lubrificação por mecha centralizada das partes móveis, que estão localizadas sob a plataforma do equipamento de costura. Para uma lubrificação sem problemas de todos os elementos, é necessário verificar regularmente a presença de uma solução lubrificante no cárter. Para lubrificar todos os outros elementos, você deve usar um recipiente com um bico longo. Em caso de uso constante do dispositivo, os especialistas recomendam que este evento seja realizado pelo menos uma vez a cada 30 dias. Para o bom funcionamento do dispositivo, é necessário lubrificar todas as partes em contato, e durante a operação, elas devem ser constantemente giradas.

Para a comodidade do trabalho, os mestres recomendam o uso de um cilindro graduado em forma de cone de injeção em vez de um recipiente de lubrificante.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer dispositivo de costura doméstico, o overloque de 51 classes tem lados positivos e negativos.

Vantagens:

  • faixa de preço acessível;
  • confiabilidade;
  • fácil de usar;
  • propósito universal;
  • longo período de operação;
  • a presença de ajuste manual;
  • a capacidade de usar todos os tipos de threads.

Desvantagens:

  • impossibilidade de processar tipos modernos de tecido;
  • falta de originais das instruções;
  • a complexidade de customização e reparo;
  • a impossibilidade de uso simultâneo de diferentes tipos de fios;
  • falta de peças sobressalentes.

Apesar da presença de deficiências, este dispositivo continuou em demanda e amplamente utilizado na indústria de costura por muitos anos.

Diagrama de segmentação

Para que o dispositivo funcione perfeitamente, as roscas devem ser passadas corretamente. Este processo consiste nas seguintes manipulações:

  • enfiar a linha da agulha;
  • enfiar os laçadores esquerdo e direito.

As principais etapas para passar a linha da agulha para chuleado de três fios:

  • passar a linha da bobina através de dois orifícios localizados na placa guia da linha;
  • mover a linha para o lado sob o disco regulador de tensão;
  • enfiar através do ilhó do chifre interno na placa guia de fio;
  • direção do fio para o segundo ilhó, que fica à esquerda;
  • enfiar a linha na barra da agulha da esquerda para a direita;
  • passar a linha no buraco da agulha;
  • enfiando sob o pé.

Para os primeiros pontos, os especialistas recomendam deixar a linha com pelo menos 5 cm de comprimento.

Ao passar os laçadores esquerdo e direito, siga estas orientações:

  • conduzindo o fio de baixo para cima;
  • remover fios da manga do corpo;
  • passagem obrigatória de todos os nós;
  • passando o fio pelos nós em estrita conformidade com o diagrama;
  • removendo a linha da parte de trás do laçador.

Enfiar o laçador esquerdo é muito mais difícil, pois o acesso ao laçador e ao guia de linha é limitado. É estritamente proibido puxar fios velhos e puxar vários fios de uma vez.

O rosqueamento correto depende não só da posição das roscas, mas também da posição correta do came. O deslocamento da localização desta parte em vários graus pode levar à violação da colocação de todos os laçadores de uma vez.

Portanto, antes de encadear, você deve prestar atenção especial à localização deste elemento.

Instruções de configuração

Devido à falta de especialistas para a reparação e adaptação deste tipo de overlock, bem como ao elevado custo da obra, cujo preço muitas vezes ultrapassa o custo do próprio equipamento, os proprietários destes dispositivos são obrigados a efetuar a sua serviço completo com as próprias mãos. É necessário realizar esses tipos de trabalho apenas em estrita conformidade com as instruções dos fabricantes.

A avaria deste tipo de equipamento é muito rara. Todas as unidades e mecanismos têm maior resistência e não são capazes de falhar por conta própria. A maioria das avarias estão associadas ao manuseio incorreto do overlock durante o trabalho de costura ou ajuste.

O vetor mais importante ao ajustar o dispositivo é a localização do gancho de metal esquerdo. No processo de aprofundamento da ponta da agulha até o nível inferior máximo, ela deve ficar na posição extrema esquerda, e a ponta do gancho de metal deve ser removida do eixo da agulha a uma distância de 0,5 cm. Ao elevar a agulha 0,3 cm acima do nível da orelha, uma curva deve se formar. A distância entre a laçadeira esquerda e a agulha não deve ultrapassar 0,05 cm. Para ajustar a folga, utilize o parafuso da presilha da laçadeira esquerda, no processo de torção que é necessário virar no momento de aproximar a agulha pontiaguda . Não aperte demais os fechos nem os deixe em uma posição relaxada. Depois de terminar o ajuste, você precisa corrigir o resultado.

Depois de agarrar a laçada da agulha, a lançadeira da esquerda puxa-a ao longo de sua navalha, e a lançadeira da direita é direcionada para ela para penetrar na laçada a partir da lançadeira da esquerda.

A extremidade do anzol à direita corre ao longo da ranhura da borda interna do anzol à esquerda, firmemente posicionada perto de seu orifício e da navalha ao mesmo tempo. Você pode verificar a localização correta das peças usando a faixa longitudinal virtual desenhada. A extremidade do gancho à direita deve ser mais baixa do que o orifício à esquerda do gancho e a folga entre as lâminas de ambos os laçadores não deve ser superior a 0,16 cm. A etapa final da configuração é remover o laço da direita laçadeira com a agulha.

Quando a agulha passa pelo laço do laçador direito, a distância entre a agulha e a lâmina do laçador não deve exceder 0,16 cm, e o espaço entre o olho do laçador direito e a ponta da agulha deve ser de 0,6 cm.

Uma característica distintiva do laçador direito é a ausência de um parafuso de ajuste, com a ajuda do qual seria possível corrigir sua localização. O processo de ajuste consiste em dobrar mecanicamente o dispositivo para a posição desejada.

Como trocar a agulha corretamente?

A rotação oportuna das agulhas é a chave para obter um ponto de alta qualidade. Costureiras experientes recomendam a troca da agulha não só quando ela se deforma e quebra, mas após um determinado período de tempo, cuja duração depende do nível de intensidade de operação do equipamento. Por se tratar de um equipamento com um longo período de produção, as agulhas utilizadas também devem ser especiais, tendo como diferencial o comprimento pequeno e o bulbo mais espesso.

O uso de agulhas de costura modernas que não correspondem às características técnicas do equipamento pode levar não só a uma costura feia e incorreta, mas também à quebra do aparelho.

Para o processamento de tecidos densos, os especialistas recomendam o uso de agulhas numeradas 100 e 120.

A substituição da agulha na máquina overlock é um processo simples, mas muito importante, que deve ser executado em estrita seqüência.

As principais etapas do trabalho:

  • remover o recipiente para sucata;
  • a localização do painel no nível mais baixo, onde estão localizadas as bandejas com agulhas de alfaiate e chaves de fenda especiais de trabalho;
  • levantando a alavanca da placa de pressão;
  • puxar uma ponta de fio do orifício da agulha;
  • abaixando a alavanca do calcador;
  • afrouxe os orifícios dos parafusos de montagem girando a chave de fenda no sentido anti-horário.

Antes de inserir uma nova agulha, remova cuidadosamente o elemento de costura antigo. Para montar uma nova agulha, pegue a agulha com dois dedos de forma que a parte romba do bulbo fique para trás e coloque-a na cavidade sob o parafuso. Depois de realizar todas as manipulações acima, é necessário apertar com firmeza o parafuso de fixação no sentido horário. Todas as manipulações devem ser realizadas com o máximo de cuidado para não romper as roscas dos parafusos. Ao instalar a agulha, você deve segurá-la o mais firmemente possível com os dedos e não deixá-la cair.

O não cumprimento das regras de instalação da agulha pode levar não só à impossibilidade de execução do trabalho, mas também ao colapso total do dispositivo. Os especialistas identificam as principais causas das avarias:

  • inserção incompleta da agulha na barra da agulha;
  • processamento com uma agulha fina de tecido denso;
  • forte tensão do material durante a operação;
  • a presença de defeitos na superfície do calcador ou sua instalação incorreta;
  • a localização da ranhura da agulha na posição errada;
  • usando uma agulha de marca e tamanho incorretos;
  • realização de trabalho com agulha deformada;
  • má fixação da barra da agulha.

Como usar um overlock?

Para que o aparelho comprado funcione por mais de uma dúzia de anos, costureiras experientes recomendam estudar cuidadosamente as instruções do fabricante antes de começar a usá-lo e seguir estritamente todas as regras.

Recomendações básicas para usar a máquina de costura.

  • limpeza regular do laçador e de todo o dispositivo;
  • substituição oportuna da agulha de alfaiataria.

A causa mais comum de quebra de um overlock Classe 51 é a tensão incorreta do fio e diâmetros diferentes de fio. Apesar de sua despretensão com os consumíveis, os especialistas recomendam o uso de fios de bobinas industriais especiais para sobrefundição. Para configurar o dispositivo, você deve primeiro afrouxar todos os nós e só depois puxar cada fio separadamente.

Costureiras experientes usam fios multicoloridos para personalizar.

O aparecimento de uma batida atípica no processo de trabalho indica o processamento de um pedaço de tecido muito grosso, ao chulear, o gancho de direita colide com o pé. Ignorar esse problema pode levar à falha do laçador de metal. O não cumprimento do esquema de threading pode provocar desvios no funcionamento de todo o dispositivo. Para resolver o problema, você precisa puxar os fios para fora da máquina e passá-los novamente.

Para evitar que o fio se solte depois de terminar o trabalho com uma única peça, os especialistas recomendam não cortar os fios, mas colocar cuidadosamente uma coisa nova e continuar a trabalhar. Este truque não só economizará consumíveis e tempo de trabalho, mas também evitará avarias.

Se no processo de trabalho nas costuras a serem feitas, começam a aparecer lacunas, a causa do problema é uma mudança na posição da barra da agulha. Você pode eliminar o incômodo deslocando a peça alguns milímetros para baixo.

        Fazer você mesmo roupas não é apenas uma atividade popular, mas também muito emocionante. Para obter um resultado de alta qualidade, é necessário não só ter conhecimentos básicos práticos e teóricos, mas também matérias-primas de alta qualidade, além de bons equipamentos. Um dos principais dispositivos técnicos envolvidos no processo de costura é o overlock, que pode ser utilizado para tornar o produto mais elegante e durável.

        Para uso doméstico, não é necessário adquirir equipamentos caros, mas pode-se optar por modelos comprovados, como um overlock 51 classes.

        Como encadear um overlock de 51 classes, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa