Cão de guarda

Cão pastor da Rússia do Sul: padrões e conteúdo da raça

Cão pastor da Rússia do Sul: padrões e conteúdo da raça
Contente
  1. História da aparência
  2. Descrição da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Manutenção e cuidados
  5. Características do conteúdo
  6. Alimentando
  7. Educação e treinamento

O cão pastor do sul da Rússia é uma raça tradicional de cão pastor com excelentes qualidades de cão de guarda. O seu grande tamanho e a abundância de lã tornam-no numa excelente opção para a guarda ao ar livre ou em recinto, realizando um serviço de guarda protetora. Ao longo de sua existência, a raça esteve à beira da extinção mais de uma vez. Mas, no século 21, sua popularidade aumentou novamente, e hoje muitos criadores de cães estão pensando em comprar esse tipo de animal. Por que o cão pastor sul-russo é tão atraente e que dificuldades podem surgir com sua manutenção?

História da aparência

Não existem tantas raças locais de criação exclusivamente doméstica na Rússia. Uma das principais conquistas dos criadores é justamente considerado o Cão Pastor da Rússia do Sul, que recebeu o nome do território de distribuição desses animais. Durante o reinado da Imperatriz Catarina II, o sul da Rússia era a principal região agrícola do país. No final do século XVIII, tentou-se introduzir a criação de ovinos no território de Tavria, com a importação de gado do estrangeiro.

Para proteger as ovelhas merino mais valiosas, cães da Espanha vieram ao país e foram usados ​​em sua terra natal para esse fim. Mas o comprovado cão pastor asturiano não era muito grande e não era muito eficaz quando confrontado com lobos das estepes agressivos. Os criadores locais foram confrontados com a tarefa de desenvolver um híbrido com boas habilidades de pastoreio e força física suficiente para prevenir quaisquer ataques.

Na propriedade Kherson de Askania-Nova, o famoso adestrador de cães e entusiasta de sua época, o Barão Falz-Fein, começou a trabalhar como criador. Os cães pastor asturianos, os cães pastor poloneses Tatra e os cães galgos russos foram usados ​​como matéria-prima no cruzamento. Como resultado de uma criteriosa seleção de sangue, foi possível obter cães com instinto de caça bem desenvolvido, incansáveis ​​na corrida, altos na cernelha, agressivos e resistentes. O cão pastor do sul da Rússia herdou a cor branca como a neve de sua pelagem de seu ancestral Tatran.

Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a raça conseguiu demonstrar suas melhores qualidades. Seu desempenho no serviço de guarda protetora não é muito inferior ao dos pastores alemães. Os cães foram usados ​​com sucesso em vários ramos das forças armadas, mas o trabalho de seleção e criação quase que completamente entrou em decadência. Em meados do século 20, com o declínio da popularidade da criação de ovinos, a necessidade de suas qualidades únicas quase desapareceu. Por muitos anos, os cães pastor do sul da Rússia foram convidados muito exóticos em exposições.

Tudo mudou às vésperas do século XXI. A raça de pastoreio foi novamente apreciada e ativamente criada. Infelizmente, os pequenos volumes de material de criação disponíveis levaram ao fato de que o cão pastor da Rússia do Sul tinha uma mistura significativa do sangue de um sujeito caucasiano. Também não foi possível restaurar totalmente a aparência original - o padrão da raça foi alterado levando em consideração o fenótipo atual.

É importante notar que a definição "Cão pastor do sul da Rússia" em relação a um grupo específico foi usada pelo famoso adestrador de cães L. P. Sabaneev. O primeiro padrão oficial foi adotado em 1931. E a FCI reconheceu a raça apenas em 1996, a partir desse momento se iniciou a história moderna dos Pastores do Sul da Rússia.

Descrição da raça

Um cão de serviço grande e forte - o cão pastor do sul da Rússia - parece muito impressionante. A descrição da raça e os padrões dos filhotes permitem que sejam rejeitados ainda na fase de avaliação pelo criador. A seleção rigorosa minimiza os riscos do casamento reprodutivo. Os padrões modernos diferem significativamente daqueles que estavam em vigor para os cães da raça do sul da Rússia inicialmente.

Portanto, as cores preta, vermelha e marrom são consideradas inaceitáveis, também excluídas:

  • "Máscara" no rosto;
  • olhos brancos ou azuis, heterocromia;
  • surdez;
  • cauda escassa (encurtada);
  • cabelos muito curtos, macios ou com tendões;
  • formato de corpo quadrado;
  • desequilíbrios corporais;
  • vícios comportamentais - covardia ou agressividade desmotivada.

    Visualmente, o Pastor da Rússia do Sul na pastagem pode ser facilmente confundido com os representantes do rebanho que ele protege - nas condições do gado pastando, essa qualidade valiosa deu a camuflagem desejada ao animal guardião. Um cachorro grande com uma pelagem exuberante e áspera parece muito impressionante. Mas isso não altera os requisitos para a conformidade do animal com os parâmetros exteriores estabelecidos.

    O cão pastor sul-russo deve ter as seguintes características.

    • Cor. Para o subpêlo, apenas a cor clara, alta maciez do cabelo é permitida. O awn pode ser branco puro ou fulvo claro, amarelado ou acinzentado.
    • Capa de lã. Deve ser denso, duro, com leve ondulação no comprimento. A vegetação é homogênea em todo o corpo. O comprimento padrão é de pelo menos 10 cm, incluindo cabeça e pescoço.
    • Tipo de corpo. Inicialmente, os cães são caracterizados por ossos fortes sem umidade excessiva. O corpo está seco e tenso. A versão moderna da raça é mais maciça e musculosa.
    • Peso corporal não inferior a 35 kg. O crescimento do animal na cernelha é de 62–66 cm, os machos são mais altos e maiores que as fêmeas.
    • A barriga é recolhida profunda e alta, como um galgo. A caixa torácica é larga e profunda, bem definida.
    • A cabeça é em forma de cunha, com alongamento do focinho, os pés são alisados. As orelhas são inseridas altas, de formato triangular, caindo nas laterais da cabeça, totalmente cobertas por pelos.
    • Nariz com pigmentação preta brilhante dos lobos, bem definidos.Possui um afilamento característico no final do focinho.
    • Olhos largos, compactos, de formato oval, todas as cores marrons são aceitáveis.
    • Mandíbulas fechadas em tesoura, fortes, dentes com esmalte branco, grandes.
    • O pescoço é de comprimento médio, reto, sem barbelas.
    • A cauda é reta, pendendo para o jarrete, com uma leve curvatura na ponta.
    • Os membros são longos, fortes, com movimentos amplos.

      A diferença de sexo nos cães pastor da Rússia do Sul é pronunciada. Os machos têm um corpo mais maciço, sempre mais alto na cernelha, têm um corpo proporcional mais compacto.

      Caráter e comportamento

      O cão pastor do sul da Rússia não é um animal de estimação, mas um cão de guarda sério, criado para guardar rebanhos de ovelhas. Alta inteligência, capacidade de tomar decisões de forma independente, capacidade de tomar iniciativas na hora certa - essas são as características distintivas desta raça. O cão pastor sul-russo não é caracterizado por catarro excessivo ou apatia, bem como por submissão excessiva. Receberam de seus ancestrais o instinto de caçador e o excelente olfato.

      O Cão Pastor da Rússia do Sul é adequado para treinamento em serviço de guarda de proteção, mas está sujeito à aplicação independente das habilidades adquiridas. Em vez de um aperto forte e fixação da vítima, o cão faz vários ataques, que não dão ao agressor a oportunidade de escapar. É muito difícil resistir a tal ataque, uma vez que o comportamento do animal não se encaixa na estrutura dos esquemas padrão.

      YURO é uma raça com um senso desenvolvido de pertencimento territorial. A casa, que ela considera sua, o cão guardará até o último suspiro. Mas ela é difícil de se adaptar à mudança e quase sempre reconhece apenas um dono. A melhor solução para ela seria uma casa de campo familiar ou uma grande fazenda que permita que ela se divirta adequadamente.A raça é enfaticamente desconfiada de estranhos e, com tentativas persistentes de se comunicar, pode mostrar raiva. Se os limites do território são violados, o cão não começa a latir de advertência, mas ataca silenciosamente.

      É muito importante lembrar que o Pastor da Rússia do Sul tem uma tendência pronunciada de dominar e não é adequado para proprietários com pouca experiência em treinamento de animais. YURO não se dá bem com crianças, e é melhor prevenir qualquer contato do cão com bebês excessivamente ativos e obsessivos.

      O cão não fará descontos para indicadores de idade e altura. Se lhe parece que os limites foram violados, ele pode atacar. Mas, com a abordagem certa para os negócios, os cães pastor da Rússia do Sul se prestam bem ao treinamento e acabam sendo parceiros ideais no trabalho das agências de aplicação da lei ou atividades de segurança.

      Manutenção e cuidados

      Apesar das excelentes qualidades de guarda dos cães e de sua despretensão geral, cuidar do cão pastor do sul da Rússia requer alguma atenção. O subpêlo do animal é tão grosso que, sem pentear regularmente, cai rapidamente em uma espécie de feltro. Para uma manutenção constante, você precisa de um pente de dentes longos. Além disso, é necessário monitorar as características da pelagem para perceber a tempo os problemas de saúde do cão.

      O embotamento, o aumento da produção de sebo e uma aparência desleixada são sinais de uma possível doença ou distúrbio metabólico.

      O cão pastor sul-russo precisa de cuidados. Existem várias opções de corte de cabelo:

      • exposição - para alinhar o animal aos padrões da raça;
      • com uma "saia" - uma pelagem alongada nas laterais e nas patas traseiras, a parte frontal do corpo é cortada curta;
      • com "calças" - neste caso, as franjas longas permanecem apenas nos membros;
      • sob o "cachorro", com encurtamento dos pêlos em todo o corpo até um comprimento de 3-5 cm da raiz.

      O focinho do animal é processado separadamente. Aqui, um encurtamento contínuo é usado até 1–2 cm da raiz, possivelmente com o desenho de uma franja alongada alcançando os olhos. Além disso, há um corte de cabelo de spaniel. Nesse caso, o cabelo na superfície das orelhas também é encurtado.A necessidade de aliciamento profissional é especialmente alta durante a muda do animal - neste caso, o cão é recomendado para pentear intensamente, retirando a maior parte do subpêlo.

      O banho do pastor sul-russo deve ser realizado pelo menos 1 vez por temporada; no verão, uma ingestão adicional de procedimentos de água é permitida.

      Limpeza de ouvido, tratamento antiparasitário deve ser realizado regularmente. As unhas dos cães que não moem naturalmente são aparadas. Você precisa ensinar o procedimento a um animal de estimação quando filhote, então também não haverá problemas com um animal adulto.

      Características do conteúdo

      Para o cão pastor sul-russo se sentir bem, ele precisa de um nível bastante alto de atividade física. Simplesmente correr ou pular não é suficiente para um animal. Para cansar adequadamente o cão, você precisará pedalar, e o local para sua livre movimentação no quintal não deve ser limitado pelo aviário ou pelo comprimento da corrente.

      A raça também não é adequada para ficar o dia todo nas quatro paredes de um apartamento na cidade.

      Uma boa saúde torna possível para o cão pastor do sul da Rússia viver muito mais tempo do que os representantes de outras raças grandes. Em média, um cão é capaz de permanecer ativo por 15 a 17 anos. Vale a pena considerar a carga significativa nas articulações do animal - para evitar seu desgaste prematuro, são prescritos preparações especiais, suplementos vitamínicos e minerais.

      O cão pastor sul-russo é caracterizado pela necessidade de proteção confiável dos ouvidos contra hipotermia e entrada de água. A estrutura dessa parte do corpo está sujeita ao desenvolvimento de otite média. Outro problema urgente é o desenvolvimento de uma reação alérgica a picadas de insetos. A saliva dos parasitas sugadores de sangue causa coceira intensa, inchaço e outros sintomas desagradáveis. A proteção contra ataques de pulgas e carrapatos deve receber atenção especial.

      Alimentando

      O cão pastor do sul da Rússia pertence a grandes raças de cães, cujos cachorros apresentam um crescimento muito rápido. A solução ideal neste caso pode ser um feed especializado projetado para a categoria gigante.

      A necessidade alimentar padrão de um animal é de 30 g de ração seca e 50 ml de ração líquida por 1 kg de peso corporal do animal. Com o aumento da atividade física, essas normas aumentam.

      Existem também requisitos especiais para o regime de bebida. Um cão adulto da raça YURO necessita de 1 a 3 litros de água limpa, devendo ser trocada em uma tigela diariamente. A alimentação é feita duas vezes ao dia. Como iguaria, pode-se oferecer ossos grandes com restos de carne e cartilagem.

      Recomenda-se adicionar peixes do mar, vegetais cozidos, queijo cottage baixo teor de gordura na alimentação dos filhotes., mingau com adição de carne picada em caldo forte. Até os seis meses, o número de mamadas chega a 5-6 vezes, então, com o ano, o número é reduzido gradualmente.

      Ao selecionar rações prontas, é dada preferência a produtos super premium.

      Educação e treinamento

      Os cães pastor da Rússia do Sul são cães inteligentes e, com a abordagem certa, dominam bem os fundamentos do curso de treinamento geral. Uma boa memória permite que aprendam muitos comandos e ajam por conta própria. Graças ao seu olfato apurado, ela pode ser treinada em atividades de rastreamento e busca. Porém, o caráter rebelde do cão exige uma abordagem individual no processo de treinamento e, devido ao fato de YURO se distinguir pela excelente inteligência, seu estudo começa na idade de filhote. Foi nesse período que o desejo de dominação do animal, um senso de territorialidade e os instintos de um caçador começaram a aparecer.

      Se o animal já está começando a mostrar sinais de agressão, isso pode significar que o tempo está perdido e será necessária uma correção de comportamento.

      Uma vez que os cães pastor do sul da Rússia têm um temperamento animado e colérico, em primeiro lugar, eles são recomendados para dominar comandos que significam proibições. As aulas devem ser ministradas em forma de jogo, alcançando gradativamente a obediência total. Na adolescência, a raça costuma demonstrar um temperamento violento - não dá para deixar comandos sem execução.O animal deve saber que o pedido do dono deverá ser executado em qualquer caso.

      O caráter independente foi criado nos Pastores do Sul da Rússia por séculos, porque nas condições do pasto o cão tinha que permanecer por muito tempo sem o controle do dono. Assim como os demais animais, o animal ocupa o primeiro lugar na hierarquia e insiste por conta própria, mesmo nos casos em que encontra resistência.

      A raça é categoricamente inadequada para idosos, bem como para crianças e adolescentes. O encanto juvenil do filhote passa rápido o suficiente, e um animal adulto requer um tratamento muito rigoroso consigo mesmo. Ao menos uma vez dando folga ou mostrando agressividade, o dono pode perder a confiança e o respeito do cão.

      O processo de treinamento levará várias horas por dia. Se não houver tempo, é melhor abandonar a ideia de educar YURO.

      Você aprenderá fatos ainda mais interessantes sobre os cães pastor do sul da Rússia no vídeo a seguir.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa