Cão de guarda

Cães pastor tuvinianos: descrição da raça e características dos cães criadores

Cães pastor tuvinianos: descrição da raça e características dos cães criadores
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Características da raça
  3. Aparência
  4. Traços de caráter
  5. Regras de conteúdo

O Cão Pastor Tuvan não está tão difundido no território do nosso país como outros tipos de Cão Pastor, o que está associado à história da origem da raça e à sua especialização.

Um pouco de historia

O Cão Pastor Tuvan é um cão pastor aborígene, resultado de séculos de seleção. Muitas vezes você pode ouvir o nome popular da raça, como o cão de guarda Tuvan, que também reflete totalmente as funções principais deste cão forte e confiável. A origem da raça está associada ao desenvolvimento ativo da criação de iaques, característica na época dos povos do Tibete, Mongólia, Tuva e Altai.

Inicialmente, vários rebanhos de iaques eram guardados por mastins tibetanos e cães pastores aborígenes - pastores mongóis. Foi como resultado de seu cruzamento que uma nova raça apareceu.

O Pastor Tuvan revelou-se um cão extremamente disciplinado e absorveu todas as melhores qualidades de guarda de seus ancestrais. Ela fez um excelente trabalho com o gado, protegeu casas particulares de ataques de animais selvagens e agiu como uma escolta confiável em longas viagens e caça.

Porém, com a entrada de Tuva no estado soviético, a demanda por esta raça diminuiu e, conseqüentemente, o desenvolvimento da raça foi abrandado drasticamente. Isso se deve à proibição do nomadismo dos povos indígenas e à promoção do sedentarismo. Como resultado, em 1959, havia poucos indivíduos de raça pura e os que sobreviveram foram castrados.

O renascimento do Cão Pastor Tuvan como uma raça independente começou apenas no início dos anos 2000, com o apoio das autoridades regionais de Tyva e com o envolvimento de bolsas estatais.Sete dos melhores indivíduos foram selecionados como material de criação, que foram usados ​​para restaurar a raça. Neste momento, existem dois viveiros de criação na república, cujos funcionários estão a envidar todos os esforços para preservar este belo e perspicaz cão pastor, que tem servido ao povo desde tempos imemoriais.

No entanto, apesar do entusiasmo dos criadores de cães, A população total de cães pastor Tuvan está em um nível crítico e mal ultrapassa 100 indivíduos. Isso também se deve à falta de reconhecimento da raça. A Organização Cinológica Internacional, que com sua autoridade bem poderia contribuir para sua popularização.

Características da raça

Devido ao fato de os cães terem sido criados em um clima continental rigoroso, eles estão perfeitamente adaptados às duras condições de montanha e mudanças repentinas de temperatura. A estrutura única da lã repele a água e permite que os animais se sintam bem em geadas de quarenta graus e em um calor de cinquenta graus

Aparência

Devido ao não reconhecimento do Cão Pastor Tuvan pelo ICF, não existe uma descrição oficial da raça, portanto o padrão é condicional e é levado em consideração por especialistas em criação. Portanto, o Cão Pastor Tuvan é um animal bastante grande: o crescimento de um cão na cernelha chega a 60-70 cm, cadelas - até 58 cm. O peso neste caso varia de 38 a 50 kg nos machos e de 30 a 40 kg em cadelas.

Os cães se distinguem por um corpo forte e músculos bem desenvolvidos, e o formato das cadelas é um pouco mais alongado do que o dos machos.

A raça é caracterizada por uma cabeça proporcional em relação ao corpo, peito largo e rebaixado e barriga esguichada.... Os olhos castanhos não são muito grandes e têm uma forma oval, o nariz é bastante largo com um grande lobo, os lábios são escuros e estão bem pressionados contra a mandíbula. As orelhas são triangulares e inseridas altas, os dentes são bastante grandes, com uma mordedura correta e uma inserção completa de caninos.

Os cães são caracterizados por um pescoço largo e forte, um lombo solto e costas retas. Pés retos e fortes, formando uma protuberância densa, unhas fortes, pintadas de preto. A cauda é alongada, baixa e densamente coberta por pêlos.

A lã dos animais é muito elástica e espessa, formando uma juba bem visível na zona da cernelha e do pescoço. O subpêlo é bastante denso, mas ao mesmo tempo macio e leve. Atrás das orelhas e na cauda, ​​o cabelo freqüentemente cai, forma "brincos" e parece desarrumado.

A cor do cão pastor Tuvan é predominantemente preta, mas às vezes o peito e as pernas podem ser cobertos com manchas brancas. Ainda menos comuns são os representantes brancos da raça, cujo corpo é coberto por grandes manchas pretas, e os lábios de tais indivíduos são freqüentemente manchados. Além das cores branca e preta, às vezes são encontrados marrom, zibelina e até cinza com grandes manchas brancas.

No entanto, esses representantes podem ser vistos muito raramente, e a maioria dos animais ainda são de cor preta.

Traços de caráter

O principal traço do pastor Tuvan é sua habilidade de tomar decisões independentes, sem olhar para trás para a pessoa. O cão decide por si quando deve intervir em determinada situação, seja guardando o rebanho ou acompanhando o dono. Em um ambiente normal, os representantes da raça são aparentemente muito calmos, mas isso é apenas uma aparência - Um Tuvan está sempre alerta e a qualquer momento pronto para proteger a propriedade que lhe foi confiada.

Os jovens muitas vezes mostram teimosia e não respondem imediatamente aos comandos, no entanto, com educação adequada e oportuna, eles podem se tornar não apenas um guarda confiável, mas também um excelente companheiro.

Os animais reconhecem bem o humor do dono por suas expressões faciais e emoções e se distinguem pela alta devoção. Não há agressão irracional nos representantes desta raça, mas em caso de perigo real, o atacante terá muita dificuldade.Os Cães Pastores Tuvan se dão bem com outros cães que vivem com eles na mesma casa, e não prestam atenção aos gatos, mas quando a fronteira territorial é violada, estranhos imediatamente atacam. Fora do seu território, são absolutamente indiferentes aos forasteiros, se não agirem contra o proprietário.

É melhor socializar um cão de 2 a 3 meses, enquanto o acostuma com ruídos altos, veículos e barulho da cidade. Quanto ao treino, os animais cedem com bastante facilidade e aos quatro meses já dominam os comandos mais simples: “senta”, “vem a mim”, “não” e “coloca”. A partir dos 4-5 meses com um cão, é necessário fazer um curso OKD, após o qual é necessário começar a desenvolver qualidades de guarda-guarda.

O treinamento é realizado de acordo com o esquema clássico com a utilização de um sistema de recompensa.

Regras de conteúdo

Considerando a origem e finalidade da raça, o melhor local para manter um Cão Pastor Tuvan será em uma casa particular com um grande quintal e um aviário espaçoso. Nesse caso, o animal deve ser capaz de se movimentar livremente em seu território e receber regularmente atividade física suficiente.

É estritamente proibido plantar um cão pastor em uma corrente, e se você quiser restringir seu acesso à horta ou horta, deve-se construir uma tela de proteção ou um aviário. Além disso, é necessária a instalação de um estande no local, que servirá como ponto de observação do animal e o protegerá das intempéries em caso de vento forte e chuva.

Os procedimentos de cuidados com os cães são muito comuns.

  • O pêlo do cão deve ser penteado semanalmente, e durante a muda deverá ser penteado todos os dias. Atenção especial deve ser dada às áreas do pescoço, abdômen, cauda e virilha.
  • Os tratamentos para parasitas devem ser realizados regularmente devido ao pêlo espesso e comprido do animal, que é um criadouro ideal para as pulgas.
  • É necessário dar banho no cão pastor somente quando ele se sujar com o uso de xampus especiais para cães de pêlo comprido.
  • Trate o nariz, os olhos e as orelhas uma vez por semana e apare as unhas conforme elas voltam a crescer.
  • Além disso, uma vez a cada 3-4 meses, o animal deve receber um anti-helmíntico e ser vacinado de acordo com o calendário.

Os "Tuvans" são alimentados quer com rações balanceadas para raças grandes, quer com produtos naturais. Com alimentação natural, a alimentação diária do animal deve conter 30 g de proteínas por quilo de peso, e o restante deve ser composto por vegetais, cereais e ervas frescas. Você pode alimentar os cães pastores com carne não muito gordurosa, queijo cottage de grãos, arroz, trigo sarraceno, aveia e peixes do mar. Além disso, neste último é necessário retirar todo o interior, selecionar ossos grandes e cortar a cabeça.

Ovos podem ser dados, mas isso não deve ser feito mais do que duas vezes por semana. Que cachorrinho, que adulto não se pode alimentar ossos tubulares, pratos doces e apimentados, batatas, massas, peixes de rio, uvas, creme de leite gordo, ameixas, frutas cítricas, chocolate, muffins e restos da mesa do mestre.

Além disso, você deve dar farinha de ossos, gorduras vegetais, suplementos minerais e vitaminas.

Você pode ver os filhotes do Cão Pastor Tuvan um pouco abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa