Cão de guarda

Sheltie: descrição de cães, variações de cores e características do conteúdo

Sheltie: descrição de cães, variações de cores e características do conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Comparação com collie
  5. Tipos de cor
  6. Educação
  7. Nutrição
  8. Cuidado
  9. Apelidos populares

Sheltie ou Shetland Sheepdog é uma raça de cães em miniatura popular na Inglaterra e na Escócia.... Seus representantes diferenciam-se de seus parentes pela pequena estatura, cores vivas e multifacetadas, além de um caráter incrivelmente ativo e alegre, que juntos tornam o cão ideal para se manter em casa.

História de origem

É difícil imaginar, mas a pátria desses cães extraordinários, que às vezes podem ser encontrados nas ruas da Rússia, é a distante Escócia. Foi para as ilhas Shetland que os ancestrais distantes desses cães vieram do continente em navios de imigrantes há várias centenas de anos. Esses animais foram usados ​​para ajudar os pastores, guardar e andar os animais. A abundante vegetação escocesa e os vales montanhosos espaçosos tornaram-se pastagens ideais para a criação de pequenos ruminantes, como ovelhas e cabras.

Com o tempo, os cães importados começaram a cruzar livremente com raças locais.

Por exemplo, com o Spitz, do qual esses cães receberam uma pelagem macia e fofa, além de uma variedade de cores. Com o tempo, esses cães pastores foram deliberadamente cruzados com representantes de outras raças para herdar certas qualidades externas ou físicas. De acordo com alguns relatos: as seguintes raças de cães participaram na formação da raça Sheltie: Border Collie, King Charles Spaniel, Schipperke, cães pastor islandeses e groenlandeses.

Inicialmente, os ancestrais do Sheltie eram usados ​​exclusivamente para pastoreio - seu pequeno tamanho permitia que esses cães controlassem de forma livre e rápida rebanhos médios de ovelhas.Shelties não só vigiava as ovelhas perdidas, mas também ajudava a conduzir todo o rebanho ao final da jornada de trabalho da área de pastagem para o curral, com latidos altos informavam os pastores sobre a chegada do rebanho.

Os Shelties eram o cão pastor ideal para as terras escocesas - eles tinham um corpo leve, mas forte, e pernas fortes que lhes permitiam mover-se rapidamente mesmo nos terrenos mais difíceis. Além disso, a longa pelagem desses cães permitiu-lhes lidar com sucesso com o clima úmido da Escócia e mudanças significativas de temperatura.

O ponto de viragem na formação desta raça de cães pastores foi no início do século XIX, quando, com o auxílio da seleção, foram criadas raças de ovinos maiores e mais fortes. As novas raças encontraram uma verdadeira sensação entre os agricultores britânicos: esses indivíduos eram mais resistentes, grandes e saudáveis. No entanto, isso tem um impacto extremamente negativo na distribuição dos cães Shetland Sheepdog.

O fato é que os novos indivíduos eram mais caprichosos e fortes do que as raças anteriores e, portanto, muitas ovelhas simplesmente se recusavam a obedecer e obedecer aos pequenos Shelties. Isso levou ao desaparecimento quase completo do Sheltie na Escócia. Muito em breve, em vez desses cães, os rebanhos começaram a ser guardados por cães mais fortes e maiores - cães pastores especialmente criados.

Parece que o surgimento de uma nova raça de pastor forte foi decisivo para o desenvolvimento dos cães Sheltie, mas essa raça não foi autorizada a desaparecer.

Foi precisamente Criadores britânicos. O primeiro clube desta raça foi fundado em 1908 pelo criador britânico James Loggy na capital das ilhas Shetland, Lerwick. Loggy não apenas abriu um clube da raça Sheltie, mas também buscou padronizar a raça.

Inicialmente, esses cães deveriam ter o nome de "Scottish Collie", mas esse nome foi criticado negativamente pelos proprietários de Collies de raça pura. No futuro, esses cães receberam um nome diferente. - "Shetland Sheepdogs", que ainda é usado hoje.

No início do século 20, os primeiros indivíduos Sheltie vieram para a América do Norte, onde se espalharam entre os treinadores de cães americanos e criadores de raças decorativas de cães. Infelizmente, a identidade e o status oficial não chegaram a esses cães até depois da Segunda Guerra Mundial (1948). Antes disso, nenhuma associação cinológica americana ou britânica ousou dar a esses cães um status oficial devido à grande semelhança externa desses cães com a raça collie. Apesar do reconhecimento posterior, o padrão para esses cães foi finalmente formado em 1914.

No território da Rússia, esses cães surgiram apenas na década de 90 do século XX. Apesar do exterior incomum e da aparência atraente, o Sheltie não ganhou muita popularidade, assim como o collie.

Descrição

É fácil para um criador inexperiente confundir Sheltie com Scottish Collie - esses cães são quase idênticos à primeira vista: ambas as raças têm o mesmo cabelo comprido, focinho pontudo e orelhas pequenas e eretas. Essa semelhança de raças se desenvolveu graças a numerosos experimentos de seleção para unificar as qualidades da raça Sheltie. No decorrer desses experimentos, indivíduos de muitas outras raças de cães foram usados, mas a base para a criação da raça foi o material genético do Spitz e do Collie escocês.

Ao contrário dos collies altos e imponentes, os Shelties não são tão impressionantes em tamanho.

Essa característica se deve tanto à influência dos genes do Spitz quanto às condições de manutenção dos primeiros representantes desta raça.

Como mencionado acima, o primeiro padrão desta raça foi formado em 1914, após isso não sofreu alterações significativas.

  • Peso médio... Esses cães são considerados raças de cães em miniatura - como regra, eles pesam pelo menos 5 e não mais do que 10 quilos.Ocasionalmente, há espécimes Sheltie com pequenos desvios da norma, mas isso não é considerado uma violação grave do padrão.
  • Altura mediana. Sem surpresa, alguns rotularam esta raça de cão como o "mini collie". Se qualquer tipo de collie pode atingir uma altura de 70 centímetros na cernelha, a altura ideal para sheltie anão será de 35-37 centímetros (fêmeas e machos adultos, respectivamente). Em termos de altura, desvios não superiores a 2,5 centímetros do padrão são permitidos.
  • Cabeça e focinho. Tipo alongado pequeno, em forma de cunha. O focinho afunila fortemente em direção ao nariz. O crânio é plano, não há tubérculos pronunciados na parte de trás da cabeça. A parada não é muito pronunciada. As maçãs do rosto planas no focinho são claramente visíveis.
  • Nariz. O lóbulo é pequeno, mas bem desenvolvido, com narinas grandes. A cor é exclusivamente preta.
  • Dentes e cavidade oral. As mandíbulas são delgadas e firmes, bem desenvolvidas. Mordedura em tesoura. Uma vantagem especial no exterior é uma dentição uniforme de 42 dentes.
  • Ouvidos... Não são particularmente grandes, espaçados a uma curta distância um do outro. Em um estado de calma, eles estão recostados, em um estado de excitação, eles ficam de pé, as aurículas olham para frente.
  • Olhos. Os olhos de Sheltie são pequenos, ovais, inseridos ligeiramente obliquamente. As pálpebras se ajustam perfeitamente ao globo ocular, de cor preta. Nas raças de cor escura, a íris é castanha, nos exemplares claros (por exemplo, de cor marmorizada), é possível a presença de uma cor azul com salpicos de chocolate.
  • Pescoço. Não é particularmente longo, mas forte, coberto por uma camada de músculos desenvolvidos. A ligeira curvatura é quase invisível sob a espessa pelagem.
  • Corpo... O dorso é reto, há uma bela curvatura na região lombar, a garupa é fortemente pronunciada, de tipo arredondado. O peito é profundo, mas não particularmente largo.
  • Membros e patas. Os membros anteriores são retos, colocados paralelos, os ombros são colocados para trás. As patas traseiras também ficam retas, os quadris e joelhos são bem expressos devido aos músculos desenvolvidos. A junta do jarrete é baixa o suficiente para fornecer uma alta velocidade primária. As patas do Sheltie são de tamanho médio, reunidas em uma bola oval. Os dedos devem se encaixar perfeitamente.
  • Movimento... Esses cães se movem rapidamente, mas com facilidade, graça e suavidade. Cada passo é como deslizar no gelo.
  • Cauda. A cauda é de tamanho médio e é coberta por uma espessa camada de pêlos, também de comprimento médio. Inserida baixa, abaixada quando relaxada, a ponta atinge o nível do jarrete. A estrutura da cauda do Sheltie é reta, sem a ponta enrolada. Ligeiramente elevado quando excitado, mas não acima do nível das costas. As pontas da cauda de Sheltie coloridas são geralmente claras ou brancas.
  • Lã. Existem dois níveis: um cabelo longo e grosso protetor que retém a umidade e o frio; subpêlo denso, denso e macio. Ao acariciar, a lã é ligeiramente elástica. O peito, a nuca e a nuca são recobertos por uma pelagem mais comprida, formando uma espécie de "juba de leão" que esconde as costelas e os cotovelos.

Cabelo mais longo também é perceptível na parte externa das patas nas articulações dos cotovelos.

Personagem

Entre todos os criadores modernos, os cães Sheltie são considerados uma raça excepcionalmente amigável, amigável e ativa. Vale a pena considerar as principais características do comportamento desses cães em diferentes condições de internação.

  • Independência... Apesar de sua lealdade ilimitada ao dono e aos membros da família, esses cães também são extremamente independentes. Esta não é a raça de cão que irá segui-lo a cada minuto e esperar por qualquer incentivo ou iniciativa do dono. Eles não se rastejarão por um tratamento, e Shelties adultos não podem ser reeducados. Shelties não vai incomodar seus familiares se virem que não estão à altura agora, mas ficarão felizes em se juntar a qualquer sugestão de jogos e aventuras.
  • Atitude para com o proprietário. Alguns consideram esses cães raças familiares, o que não é totalmente correto.Os Shelties serão verdadeiramente leais e leais apenas ao seu mestre, apenas seus comandos eles sempre obedecerão e obedecerão. Com o dono, esses cães sentem uma afinidade - eles sempre sabem perfeitamente o que ele quer. Eles estarão prontos para consolá-lo nos momentos difíceis e se divertir em seus momentos de alegria. Alguns criadores observam que esses cães tendem a copiar as qualidades e o comportamento de seu dono, por isso o contato constante e o plano de treinamento correto são tão importantes na criação desses animais. Essa devoção deve ser tratada com extrema cautela. Se você já domesticou o Sheltie, ela não será mais capaz de encontrar outro dono.
  • Atitude para com estranhos. Em relação a estranhos, esses cães são extremamente contidos. Se o dono se comunica com um estranho de forma positiva, que tem uma atitude positiva em relação ao próprio cão, o Sheltie pode muito bem se permitir ser acariciado ou arranhado atrás da orelha. Quanto ao resto das ações - a confiança desses cães deve ser conquistada. Se os Shelties perceberem a agressão óbvia de um estranho, esses cães primeiro mostrarão presas de advertência e gemerão. Se o aviso não funcionar, eles podem correr até o infrator para proteger seu mestre. Se o Sheltie estiver descansando silenciosamente em algum canto ou cochilando, a abordagem de qualquer estranho será considerada por este cão como uma ameaça ao seu espaço pessoal.

É improvável que um protetor completo desse cão dê certo - tudo por causa do pequeno tamanho desses cães, que muitas vezes afeta sua coragem na frente de um oponente maior.

  • Relacionamento com outros animais de estimação. Shelties são cães incrivelmente sociáveis ​​que procuram encontrar uma companhia em cada membro de sua família. Se for outro animal de estimação, como um gato ou outro cachorro, o Sheltie fará todos os esforços para expressar o desejo de ser amigos. Esses cães são absolutamente não agressivos e não são ciumentos e, portanto, graças à sua perseverança, eles serão capazes de fazer amizade até com os animais de estimação mais teimosos.
  • Atitude para com as crianças. Shelties não agressivos, ativos e sociáveis ​​se sentem bem com pequenos membros da família. As crianças Sheltie são vistas como companheiros de jogos ativos, entretenimento e aventuras. Não são vingativos e não se lembram do assédio dos bebês, gostam de proteger seu sono e, muitas vezes, tornam-se verdadeiros travesseiros para pequenos membros de sua família.
  • Qualidades vocais. Uma característica desses cães é a versatilidade de sua linguagem. Eles são capazes de gemer, gritar, resmungar e até mesmo ronronar em um estado de descanso feliz. Diante desses dados, Shelties se assemelham a chanterelles domésticos, que adoram carinho e atenção à sua pessoa. O experiente dono do Sheltie aprende com o tempo a reconhecer os desejos do cão pelo tom de seus sons. Na infância, a excessiva "tagarelice" desses cães pode causar muitos transtornos - é aconselhável afastar as manifestações excessivas de sentimentos desde os primeiros dias de aparecimento do cão na casa.
  • Inteligência... Todos os indivíduos, sejam eles machos ou fêmeas, são cães igualmente inteligentes e treináveis. Sheltie é considerada uma das raças mais facilmente treinadas - eles têm uma reação incrivelmente rápida e são capazes de reconhecer facilmente todos os comandos do dono. Para ter certeza de que seu cão está ouvindo, você só precisa ter certeza de que ele está observando seus movimentos e olhos de perto. Sheltie trata mal as manifestações de qualquer agressão - moral ou física e, portanto, ao treiná-las você precisa ser extremamente cuidadoso e diplomático.
  • Solidão. Apesar de suas excelentes qualidades de cão de guarda, esses cães não são capazes de ficar sentados o dia todo para proteger a propriedade de alguém. Requerem comunicação constante e não toleram quando o dono nem tem meia hora de tempo para eles todos os dias. É por isso que não é recomendável escolher estes cães para pessoas com uma agenda diária lotada.

Se o Sheltie ficar sozinho por muito tempo, seu comportamento se torna incrivelmente destrutivo: sapatos mordidos, móveis roídos e tapetes são apenas flores do que esses cães são capazes.

Comparação com collie

Muitos até criadores experientes às vezes confundem representantes das raças Sheltie e Collie. Na verdade, existem raças de cães que possuem duas ou mais variedades, dependendo do tamanho e da altura dos cães: por exemplo, dachshund e mini-dachshund. No entanto, neste caso, falaremos sobre raças de cães, embora semelhantes, mas independentes.

Considere o que é comum e qual é a diferença entre as qualidades externas e internas dessas duas raças.

Origem

Uma das principais diferenças entre esses cães é a origem da raça. Se os Shelties surgiram e foram criados exclusivamente nas ilhas Shetland, então o collie era nativo das regiões do norte da Inglaterra e da Escócia. Ambas as raças de cães eram originalmente apenas cães pastores, mas Spitz, Papillon, King Charles Spaniels, Schipperke, cães pastores islandeses e groenlandeses foram usados ​​para criar Shelties, e o material genético de setters e galgos escoceses e irlandeses foi usado para desenvolver collies.

Essa semelhança externa desses cães se deve ao fato de que durante os experimentos no Sheltie, o material genético dos próprios collies também foi utilizado. No entanto, teve sua influência a presença de genes de outros cães, fazendo com que essas raças ainda não fossem completamente idênticas, tanto na aparência quanto no temperamento.

Diferenças externas

Os cães também diferem na aparência.

  • Dimensões (editar)... Se o padrão for respeitado, a altura máxima para o Sheltie não deve ser superior a 39 centímetros na cernelha (e não inferior a 33), enquanto para o collie esses valores podem chegar a 51 a 70 centímetros, dependendo da variedade .
  • Cores... No padrão da raça collie, apenas três cores oficiais são permitidas, no Sheltie dessas cores existem mais - 4.
  • Formato da cabeça. Os cães Collie têm uma cabeça estreita e longa, no caso do Sheltie é muito mais curta e larga. Além disso, os pés do Sheltie são muito mais bem definidos.
  • Ouvidos... As orelhas do Sheltie são muito mais largas e próximas umas das outras, ao contrário do Collie.

Temperamento

Ambas as raças de cães são extremamente sociáveis ​​e amigáveis, mas muitos proprietários observam que o Sheltie é muito mais ativo do que o Collie. Sheltie é mais adequado para proprietários ativos que preferem caminhadas longas e interessantes com jogos e diversão. Collies são mais calmos, mais criteriosos e autossuficientes. Acredita-se que são mais indicados para adultos e idosos como excelentes companheiros.

E também a atitude dessas raças para com o dono é diferente.

Por exemplo, o Sheltie quase sempre seguirá seu dono e tentará com todas as suas forças atrair a atenção. Além disso, os Shelties simplesmente odeiam ficar sozinhos por muito tempo. Quanto aos collies, esses cães pensarão cem vezes mais antes de segui-lo. Eles não gostam de desperdiçar suas energias e é melhor descansar calmamente em um canto do que eles irão incomodá-lo.

Tipos de cor

O padrão FCI permite 4 cores oficiais em cães Sheltie.

  • Cores preto e preto e branco... Variedade de cor bastante comum na Escócia. Esta variante também permite uma pequena quantidade de manchas marrons no rosto e nos membros. Peculiaridade da cor: cabeça preta, corpo preto, juba branca no peito, assim como os membros ao nível da metacarpos e abaixo.
  • Sable. Uma das flores mais queridas entre os criadores, distingue-se por uma crina clara no peito e um corpo onde se pode localizar toda uma paleta de cores numa ordem diferente, do vermelho vivo ao dourado. A principal diferença na cor é a completa ausência de áreas cinza e desbotadas.
  • Tricolor. Nesse caso, a pelagem do peito do cão é branca, com tons de marrom e vermelho espalhados por todo o corpo.
  • Mármore ou azul merle. Neste caso, há uma pelagem clara ou azulada com manchas escuras borradas por todo o corpo do cão, incluindo o focinho e a barriga. O tórax geralmente permanece branco.

Educação

Devido à alta inteligência e confiança do Sheltie em seu dono, a criação desses cães é rápida e indolor. Tanto o dono quanto o cão gostam de treinamento físico e mental - esses animais adoram obedecer exatamente aos comandos e buscam o favor de seu dono.

Para que o treinamento do Sheltie seja o mais indolor possível, vale a pena considerar alguns pontos.

  • Seja paciente. Lembre-se que cada manobra requer muita repetição para uma boa memorização e reprodução, não requer obediência momentânea do cão. Expresse sua insatisfação com a voz, mas não permita situações de agressão aberta com espancamentos ou insultos.
  • Estímulos externos... A principal tarefa na criação desses cães é fazer com que eles reajam com calma a sons e ações estranhos que os distraem muito. Isso inclui ruído, exposição a outros membros da família ou outros animais de estimação. A princípio, o treinamento deve ocorrer no local mais silencioso para que o animal possa se concentrar. Após seis meses de treinamento, vale a pena ir gradativamente para a rua para que seu cão não tenha problemas de socialização.
  • Métodos de promoção. Se o seu animal de estimação seguir suas instruções corretamente, não se esqueça dos elogios e encorajamentos banais. O usual, mas afetuoso "Muito bem!" às vezes o suficiente para motivar o cão durante toda a sessão de treinamento.
  • Atividade. Shelties são muito ativos, inquietos e brincalhões - pode ser difícil para eles se concentrarem em realizar qualquer ação.

Tente ignorar as tentativas do cão de iniciar uma brincadeira ou tolice - assim o animal entenderá rapidamente que não receberá guloseimas por tal comportamento.

Nutrição

Um elemento importante para manter qualquer cão é uma dieta saudável regular com vitaminas e minerais. A dieta dos cães Sheltie deve ser baseada em alimentos ricos em proteína animal. O resto do menu é composto de alimentos vegetais, aditivos e guloseimas.

  • Prato principal. Em primeiro lugar, trata-se de carne crua com uma pequena proporção de gordura - vitela, vaca, cordeiro, frango, peru, coelho. Além da carne, podem-se usar miudezas em forma de baço, fígado e coração. Peixe marinho cozido (sempre com uma pequena quantidade de espinhas) também será um excelente substituto da carne. Antes de o animal atingir os 2 meses de idade, a carne deve ser servida ralada. Lembre-se de que os produtos à base de carne devem representar pelo menos 50% da dieta diária do seu cão.
  • Suplementos Herbais... Os seguintes cereais podem ser usados ​​como alimentos vegetais saudáveis: cevada, arroz, trigo sarraceno, aveia. Para deixar o mingau mais saboroso para o cão, recomenda-se fervê-lo em caldos com miudezas ou carne. Você também pode adicionar verduras picadas aos cereais - salsa, endro, alface (folhas de dente-de-leão ou urtiga mergulhada em sal podem ser usadas como substituto). Sheltie deve receber codornas ou gemas de frango (cruas) pelo menos uma vez a cada 2-3 dias, as claras devem ser fervidas apenas.
  • Trata... Purês de vegetais, frutas vermelhas (framboesas, morangos) podem servir como um bom complemento ao prato principal, mas você não deve exagerar com iguarias. Os vegetais devem ser frescos e suculentos. Você deve consultar o seu veterinário antes de usar qualquer fruta ou vegetal para evitar a possibilidade de alergias. As frutas secas podem ser usadas como substitutas das frutas frescas - os cães sheltie simplesmente as adoram.
  • Feed pronto... Naturalmente, esses cães podem ser alimentados com alimentos naturais e alimentos preparados comercialmente. Neste caso, os especialistas recomendam escolher alimentos premium e superiores (para cães pequenos).

A vantagem de tais formulações é que são armazenadas por muito tempo e contêm imediatamente todas as vitaminas necessárias.

Alimentos proibidos

Shelties tem um estômago saudável que lhes permite digerir quase todos os tipos de alimentos. Somente produtos que são igualmente prejudiciais para todos os cães permanecem prejudiciais aqui:

  1. qualquer tipo de rebuçados de confeitaria;
  2. ossos tubulares (dificultam a digestão, ficam presos na faringe);
  3. quaisquer produtos de panificação ou quaisquer outros produtos de farinha de trigo (como macarrão);
  4. batatas, legumes e frutas com alto teor de acidez e gordura;
  5. alimentos humanos (alimentos picantes, defumados, salgados, em conserva, condimentados);
  6. quaisquer produtos lácteos, apenas leite fermentado (queijo cottage, queijo, soro de leite) são permitidos.

Cuidado

Inicialmente, o Sheltie foi usado precisamente como uma raça de cão de pastoreio com uma pelagem bastante longa e forte imunidade para sobreviver nas condições adversas da chuvosa Escócia. Graças à sua forte imunidade, esses cães se tornaram imunes à maioria das doenças comuns. É por isso A parte principal de cuidar desses animais de estimação se resume a passeios regulares e cuidar de seu pelo bonito e exuberante.

Andando

Como já mencionado, esses cães não toleram ficar muito tempo em um lugar. Eles precisam de ar fresco, caminhadas regulares e exercícios. Shelties simplesmente adora perseguir um frisbee ou uma bola em campos espaçosos, muitas vezes à procura de insetos ou pequenos animais na grama. Ao mesmo tempo, os Shelties tentam envolver o proprietário em suas diversões e jogos, sem os quais seu passeio será simplesmente impossível. É por isso que esses cães não devem ser mantidos ao ar livre ou em um recinto. A opção ideal seriam duas refeições. caminhando com um tempo total de 2-3 horas, para os homens esse número é um pouco mais alto.

A frequência e a duração das caminhadas podem variar dependendo da época ou da idade do cão. Portanto, se estamos falando sobre um indivíduo ainda jovem Sheltie ou sobre cachorros, eles precisam ser passeados pelo menos 2-3 vezes por dia, não mais do que meia hora. No inverno, a duração das caminhadas é reduzida - os jovens ainda não desenvolveram totalmente a imunidade para combater doenças graves. Além disso, os caminhos de gelo são característicos do inverno, a partir dos quais os membros de um cão jovem podem malformar-se.

Alguns criadores aconselham até mesmo que os filhotes sheltie de até 3 meses de idade sejam levados exclusivamente às mãos.

O principal problema no cuidado desses cães é justamente sua pelagem espessa e longa, cuja presença para muitos futuros criadores é motivo para abandonar o cão. Muitas pessoas acreditam que esse casaco é uma garantia de que sempre haverá sujeira e uma grande quantidade de lã no apartamento a cada passo. Criadores experientes afirmam que tal problema ocorre apenas em proprietários preguiçosos que são desonestos ao pentear e pentear esses cães.

Para proteger você e seu apartamento durante a eliminação de Sheltie, você precisa pentear bem seu animal de estimação pelo menos duas vezes por semana com uma escova grossa ou um pente em forma de luva. Além de remover os pêlos mortos, estes dispositivos proporcionam à pele do seu cão uma massagem agradável e cicatrizante. O penteado é realizado em duas etapas - primeiro, a camada de cobertura é tratada e, em seguida, a camada de cobertura do subpêlo.

A lavagem

Apesar de um casaco tão grosso e longo, o Sheltie não precisa de banho regular e completo. A lavagem completa da lã com xampu e loções deve ser realizada no máximo 1 vez em 2 meses. Não tenha medo de passear com esses cães na chuva - esta raça não tem um cheiro característico de cachorro.

Higiene

Você deve limpar os ouvidos, enxaguar os olhos e escovar os dentes pelo menos uma vez por semana. Não se esqueça de ajustar o comprimento das garras. Não negligencie os habituais exames preventivos para descobrir o estado de qualquer parte do corpo do cão.

Saúde

Não negligencie o monitoramento da saúde do seu animal de estimação - controle a atividade, o apetite, o humor e os excrementos. Antes de enviar o Sheltie para sua primeira caminhada ao ar livre, peça ao seu veterinário as vacinas necessárias.

Apelidos populares

Isso não quer dizer que para essa raça de cães seus donos selecionem alguns apelidos específicos, característicos apenas do Sheltie. Na maioria das vezes, são nomes completamente diferentes, projetados para vencer uma certa qualidade do animal de estimação: beleza, cor, atividade ou puro-sangue.

Com menos frequência, são nomes atípicos que expressam: os interesses pessoais do proprietário, uma certa personalidade histórica, um fenômeno natural ou até mesmo um animal selvagem.

        Apelidos populares para meninos Sheltie: Agate, Wolf, Gray, Jacques, Lure, Marseille, Marble, Nero, Oscar, Rudolph, Fred, Charlie, Yasher.

        As meninas Sheltie são frequentemente chamadas de: Ira, Betty, Hera, Zara, Ilda, Christa, Linda, Mira, Polly, Setty, Ula, Holly, Shetty, Helen.

        Veja o próximo vídeo para as coisas mais interessantes sobre a raça Sheltie.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa