Filhotes pastor alemão com 2 meses: descrição, regras de cuidado e alimentação
A raça de cães mais popular é o Pastor Alemão, pois seus representantes se distinguem por sua mente astuta e boa saúde. Muitas crianças pedem para ter um animal de estimação tão fofo, mas antes de comprar um bebê, você precisa descobrir que mantê-lo em uma casa ou apartamento não será fácil. Os cães devem ser ensinados desde tenra idade a certas regras de comportamento, bem como receber cuidados adequados e nutrição equilibrada.
Descrição
Um cachorro pastor alemão com 2 meses de idade difere dos bebês de outras raças por ter uma alta inteligência, um caráter gentil e uma aparência adorável. Apesar de o animal ter sangue de ancestrais selvagens (lobos), sua psique é construída para servir lealmente a seu dono. Esses cães adoram agradar uma pessoa com trabalho e, para eles, não há melhor tratamento do que elogios. Antes de comprar um cachorro pastor alemão, você precisa se lembrar que ele se tornará a criatura mais devotada e leal na vida do dono, pela qual, em troca, ele terá que cuidar e cuidar do animal de estimação.
Agora você pode encontrar muitos anúncios de venda de filhotes de pastor, mas para que após a compra o chamado cão de "raça pura" não se transforme em um vira-lata comum, você deve saber como as belezas de raça pura realmente se parecem. Os bebês desta raça com a idade de dois meses têm olhos vivos, inteligentes e expressivos. Em mestiços, pelo contrário, são redondos e ligeiramente convexos. Até os dois meses, os olhos apresentam uma tonalidade azul, que eventualmente muda para marrom escuro.
Em cachorros desta raça, todos os dentes crescem separadamente, apenas os dentes da frente são caracterizados por uma mordedura em tesoura. Se o animal tiver dentes fundidos, isso é um defeito.Após os 2 meses de vida, os dentes dos bebês mudam e aos 7 meses estão completamente renovados.
As orelhas são macias e de tamanho médio, geralmente ficam em "pé" após 6 meses, enquanto durante todo esse tempo as orelhas podem subir e descer. Às vezes, um fenômeno interessante é percebido quando, por uma semana, uma orelha fica em pé e a outra deitada, então sua posição muda da seguinte forma: a que está deitada se levanta e a que está de pé se deita. Esse processo não é um defeito, pois geralmente desaparece por conta própria por volta dos 6 a 8 meses de idade.
O cão pastor de raça pura com dois meses de idade tem seios largos e dorso curto, enquanto outras raças têm peito redondo ou em forma de barril. Nesta fase da vida, a cor dos jovens cães pastor é o preto-castanho. Se manchas brancas posteriores aparecerem na pelagem, isso é um sinal de "casamento" da raça.
A partir dos 2 meses, os animais de estimação estão ganhando peso e altura rapidamente. A pelagem fica mais brilhante e as patas são mais longas e mais largas. Uma menina pastor alemão deve pesar de 7,5 a 8 kg e medir no peito (volume) até 46 cm. Os meninos são maiores, seu peso pode ultrapassar 9 kg, sua altura é de 37 cm e a circunferência torácica de 49 cm. que esses indicadores às vezes se desviam das normas padrão. Dependem diretamente do número de filhotes nascidos, de sua saúde e das condições de vida.
Regras de cuidado
Assim como os adultos, os bebês pastor alemão precisam de cuidados adequados. Para que o filhote cresça bonito e saudável, você precisa realizar regularmente os seguintes procedimentos.
- Tomando banho. Deve ser realizada pelo menos 3 vezes ao ano, a única coisa é que a banheira de hidromassagem é contra-indicada na quarentena e antes das vacinas. É melhor dar banho em seu animal de estimação na primavera e no verão. Quanto à higiene diária, o cão deve limpar as patas com uma toalha ou pano úmido após cada caminhada.
- Pentear lã... Como o cãozinho tem pêlo comprido, é necessário pentear o pêlo do animal várias vezes por semana para remover o subpêlo velho e as manchas grudadas.
- Limpando suas orelhas de cera e sujeira. Bebês de dois meses podem fazer essa limpeza no máximo uma vez por mês, pois até os 6 meses as orelhas não são fortalecidas e se a cartilagem for danificada, a aurícula começará a crescer incorretamente.
- Limpando os olhos. Para esse procedimento, são utilizadas soluções especiais, que são comercializadas em farmácias veterinárias e pet shops. A limpeza dos olhos é especialmente importante para os cachorros que vivem no quintal. Se houver lacrimejamento, vermelhidão e turvação, o bebê precisa ser levado ao veterinário com urgência.
- Limpeza dos dentes. É realizado com um pó ou bastões de mascar especialmente concebidos. Atenção especial deve ser dada ao estado dos dentes dos filhotes que comem ração seca, pois apresentam alto risco de cálculos.
Cuidar de um cachorro pastor alemão significa não só realizar todos os procedimentos de higiene acima, mas também proporcionar ao animal um bom passeio, tendo previamente comprado uma coleira. Para que os músculos do bebê se desenvolvam corretamente e ele cresça saudável, os especialistas recomendam ficar com o cão o máximo possível ao ar livre. Se um cachorrinho de dois meses mora em um apartamento, caminhadas com duração de até 30 minutos são adequadas para ele.
Além disso, ao manter um animal de estimação em um apartamento, é recomendável seguir uma série de regras que irão garantir sua vida. Como os filhotes de pastor alemão nessa idade não são praticamente diferentes das crianças pequenas, então, seu proprietário deve realizar as seguintes atividades:
- os fios devem ser escondidos em um rodapé ou caixa;
- remover ou fortalecer módulos instáveis de forma confiável;
- não permita que um inquieto travesso brinque com pequenos brinquedos, pois ele pode quebrá-los em pedaços e engoli-los;
- todos os itens disponíveis gratuitamente devem ser escondidos com segurança em gavetas e armários, pois o malandro os levará e os transformará em brinquedos;
- a compra de brinquedos especiais na forma de ossos de veias de touro e bolas pesadas lançadas ajudará a proteger móveis e outros itens de interior de "virar um dente";
- é necessário colocar um tapete na superfície escorregadia do chão, pois as patas fracas do animal escorregam e podem se machucar;
- se houver crianças pequenas em casa, então você precisa conversar com elas sobre como lidar com o filhote, você não deve poder pegá-lo nos braços, pois mesmo com a idade de dois meses o animal tem um peso decente - até 10 kg.
Também não devemos esquecer a vacinação do animal de estimação. Filhotes com a idade de dois meses devem ser vacinados contra enterite paraviral e cinomose. Após a vacinação do animal, as caminhadas na rua devem ser adiadas por um tempo, isso vai acelerar o desenvolvimento da imunidade a doenças.
O que alimentar?
O dono do cachorro deve ser totalmente responsável pelo seu estado de saúde, por isso é importante estar atento à escolha dos alimentos. Como a alimentação do bebê nessa idade deve ser balanceada, a alimentação pode ser feita de duas maneiras: compondo o cardápio de forma independente e cozinhando em casa a comida com cereais, vegetais e carne, ou comprando ração industrial pronta. Cada uma dessas opções de alimentação tem prós e contras.
Portanto, o dono do pastor alemão deve se lembrar - a principal tarefa do proprietário é fornecer ao animal a quantidade necessária de carboidratos, gorduras, proteínas e microelementos benéficos... As vitaminas também são importantes na dieta - elas são compradas separadamente nas farmácias conforme prescrito pelo veterinário e adicionadas à ração.
Benefícios da alimentação preparada por conta própria:
- A capacidade de selecionar produtos frescos de forma independente e não duvidar de sua qualidade. A carne, que faz parte da dieta doméstica, é um alimento natural para cães que fornece ao corpo todos os micronutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento. Nos alimentos prontos, é representado por substitutos do pó.
- Se surgirem reações alérgicas a um ou outro componente, o dono poderá excluí-lo da dieta do cão.
Quanto às deficiências, elas incluem esses momentos.
- O preparo de alimentos "saudáveis" leva muito tempo, e pode não ser suficiente, já que o filhote, além disso, precisa ser passeado várias vezes ao dia. Além disso, é preciso cozinhar os alimentos corretamente, observando todas as tecnologias.
- É difícil para criadores de cães novatos fazerem uma dieta, pois não sabem quantas calorias são necessárias para o desenvolvimento e crescimento normal do animal. Você também deve saber quantas porções seu bebê deve comer.
- Os produtos de qualidade usados para cozinhar em casa são caros.
Os especialistas recomendam começar a alimentar os cachorros de dois meses com ração artificial e, em seguida, transferi-los gradualmente para a alimentação natural. Você pode fazer o oposto: primeiro inclua produtos caseiros no menu e, em seguida, substitua-os por alimentos secos. É impossível dar dois tipos de ração ao mesmo tempo, pois seus componentes não podem ser combinados. Ao elaborar o menu, os anfitriões podem ser criativos, mas é importante lembrar que os filhotes de pastor alemão podem receber apenas uma determinada lista de produtos, que inclui:
- Vitela cozida com arroz e manteiga;
- aveia em flocos, legumes cozidos e filetes de frango;
- leite cozido fermentado com maçã ralada;
- carne cozida com ovo e aveia;
- frango cozido no vapor com legumes e mingau de trigo sarraceno;
- salada de cenoura com creme de leite fresco.
Dependendo da taxa de crescimento de um filhote de cachorro de dois meses, ele deve ser gradualmente transferido da nutrição de "bebê" para "adulto". Para isso, acrescente mais cereais, carnes, vegetais ao cardápio e reduza a quantidade de leite. No 2º mês de vida do animal, recomenda-se alimentar pelo menos 5 vezes ao dia, dividindo o volume diário em pequenas porções. Nesse caso, você precisa estar atento ao fato de que o animal não deve receber os seguintes produtos:
- ossos;
- produtos de farinha e pão;
- carnes e peixes gordurosos;
- salsicha;
- doces;
- todos os tipos de leguminosas;
- frutas e vegetais com sementes;
- temperos.
Da mesma forma que no homem, nos cães na época do frio há diminuição da imunidade, portanto, para fortalecê-la, deve-se consultar um veterinário. Ele dirá qual é a melhor forma de alimentar o animal durante esses períodos.
Hoje no mercado é possível encontrar uma grande variedade de rações "de marca" para cães, mas todas podem ser fornecidas aos filhotes. Os alimentos de alta qualidade são bem armazenados, contêm todos os componentes necessários para o crescimento de um animal de estimação, mas muitas vezes podem causar reações alérgicas. Existem vários tipos de rações prontas.
- Economia... Não há vantagens nesses alimentos, a única exceção é o preço baixo. Esses alimentos são geralmente preparados a partir de resíduos de cereais, vegetais e carne. O valor nutricional e o conteúdo calórico neles são mínimos.
- Prêmio... Esses alimentos são baseados em vários subprodutos e cereais. Alguns fabricantes costumam complementá-los com aromatizantes e aromas.
- Super premium. Este tipo de alimento é recomendado por veterinários e criadores de cães experientes. Esses alimentos têm uma composição balanceada e nunca causam reações alérgicas.
- Holístico... Este é um dos alimentos mais caros. Além dos componentes nutricionais, também contém vitaminas.
Como educar?
Para que um filhote desta raça cresça inteligente e obediente, ele deve ser ensinado desde cedo a se comportar corretamente perto de outros animais e pessoas. Aos dois meses, o bebê aprende os comandos básicos e aprende o apelido. É preciso ensinar o bebê aos poucos, sem mostrar agressividade.
O cão vai se acostumar rapidamente com seu nome se o dono o pronunciar constantemente durante os jogos e as mamadas.
Além disso, um belo homem de dois meses deve estar acostumado com seu canto pessoal.
- Você deve colocar o brinquedo favorito do seu animal de estimação no tapete. Quando ele quiser jogar, sempre voltará para lá e assim se acostumará com ele.
- O cão deve acordar em seu lugar. Ao mesmo tempo, pequenas inquietações durante os jogos ativos costumam adormecer em qualquer lugar. Neste caso, o proprietário deve transferi-lo cuidadosamente para um canto destinado a dormir.
- O filhote precisa ficar claro que ele tem uma área designada. Portanto, se ele subir no tapete com um brinquedo ou comida, eles não podem ser retirados.
Também importante na educação de um animal de estimação é o seu treinamento de toalete. Os instintos naturais dos filhotes de pastor alemão começam a ser controlados aos 6 meses de idade. Bebês de dois meses geralmente associam ir ao banheiro com jogos ao ar livre, então o dono deve levar o bebê para passear algumas horas depois de dormir, ao mesmo tempo.
Assim que o bebê satisfizer sua necessidade na rua, recomenda-se incentivá-lo com guloseimas e elogios. Graças a isso, o bichinho vai entender tudo e quando quiser ir ao banheiro vai bater na porta.
Neste momento, a raça do Pastor Alemão é procurada em vários ramos da vida, pelo que um cachorrinho pequeno, com criação adequada, pode vir a ser um excelente pastor, guarda de fronteira, guia e polícia. Os cães desta raça têm excelente inteligência, por isso aprendem rapidamente, a única coisa que seu dono precisa é estar constantemente atento ao animal e desenvolver seu alto potencial.
Para informações sobre como domar e criar adequadamente um filhote de pastor alemão, veja o próximo vídeo.
Obrigado!
Obrigado!
É possível dar ovos de galinha cozidos a um filhote de pastor alemão de 2 meses?