Cão de guarda

Cães pastor da Picardia: descrição da raça e condições de criação de cães

Cães pastor da Picardia: descrição da raça e condições de criação de cães
Contente
  1. Descrição da raça
  2. Temperamento e caráter
  3. Saúde: características do corpo
  4. Cuidado e manutenção
  5. Alimentando

O cão pastor Picardy pertence ao grupo de cães pastores franceses. É um animal amigo e leal que adora crianças e tem um forte carinho por uma pessoa que é reconhecida como um mestre. Os representantes da raça são maravilhosos vigilantes e companheiros. Mas tal animal de estimação não é adequado para todos os donos, então você deve estudar suas características.

Descrição da raça

Na França, a espécie foi criada cruzando pastores franceses das raças Briard e Beauceron, mas, de acordo com outras fontes, os picardianos foram criados por pastores belgas e holandeses. No momento, o número desses animais no mundo é de 4300 indivíduos. Eles vivem principalmente na França, mas também são encontrados no Canadá e nos Estados Unidos.

O Cão Pastor da Picardia é um cão de guarda e este é o seu objetivo principal.

Características da aparência do animal:

  • tamanho médio do corpo;
  • torso musculoso, ligeiramente alongado, mas não desprovido de elegância;
  • o crescimento dos machos é de 60–65 cm, as fêmeas podem ser menores ou maiores do que os machos: 56–67 cm;
  • o peso de um cão adulto varia de 22 a 33 kg;
  • o animal tem uma cabeça bastante grande com um crânio largo, maçãs do rosto médias, uma testa ao longo da qual corre uma faixa quase imperceptível, que o faz parecer plano;
  • o cão tem nariz reto, barba e bigode de comprimento moderado, lábios secos e comprimidos e mordedura em tesoura;
  • os olhos são geralmente escuros, de tamanho médio;
  • as orelhas não são muito grandes, inseridas altas, com pontas arredondadas, atingem 10 cm de comprimento e geralmente são levantadas;
  • o pescoço é forte, musculoso, o peito é mais largo que a altura na cernelha;
  • os membros são bastante longos, musculosos, e as pernas são curtas, de formato arredondado, com garras fortes e escuras e almofadas duras.

O comprimento da pelagem é de 4 cm no focinho, no corpo - 6 cm, incluindo a cauda, ​​que pende para baixo ou dobra na ponta. A norma prevê as seguintes cores:

  • Cinza;
  • cinza com ferrugem;
  • cinza com preto;
  • cinza azul;
  • amarelo claro.

Manchas nos dedos e no peito são aceitáveis. Grandes manchas brancas reduzem o valor do indivíduo. Devido à pelagem desgrenhada, o cão perde a sua decoratividade, mas isso não o impede de permanecer gracioso, enérgico e atlético à sua maneira, o que é preferido por muitos amantes destes animais.

Temperamento e caráter

Sheepdog tem habilidades inatas de cão de guarda, conhece bem seu território e está pronto para defendê-lo sem medo. Apesar de uma parcela de teimosia e de certo grau de independência, seu comportamento se diferencia pelo equilíbrio, pela falta de agressividade, pela sociabilidade, portanto. a longa separação do dono pode levar à depressão e melancolia... Os cães pastor da Picardia não confiam em estranhos, mas adoram familiares, especialmente crianças.

Por natureza, os cães são verdadeiros workaholics, eles ficam felizes quando podem canalizar sua energia em uma direção útil e cumprir as instruções do dono. As habilidades intelectuais de um animal de estimação são bastante altas: os cães pastores são observadores, têm senso de humor, encontram rapidamente uma linguagem comum e podem até fazer amizade com outros animais.

Saúde: características do corpo

Os cães pastores franceses têm forte imunidade, o que os permite evitar muitas doenças causadas por bactérias e vírus. No entanto, eles têm uma série de patologias genéticas e predisposições hereditárias que, com cuidados inadequados, podem provocar doenças como:

  • distúrbios da função visual: catarata, membrana embrionária residual dos olhos, alterações distróficas na retina, disfunção retinal devido a lesões múltiplas (retinopatia multifocal);
  • doenças do sistema endócrino, em particular, diminuição funcional da secreção da glândula tireóide, inflamação do órgão de etiologia autoimune;
  • luxação congênita da articulação do quadril, que aumenta o risco de luxação da cabeça do fêmur;
  • às vezes ocorrem doenças cardiovasculares.

Freqüentemente, as mulheres sofrem alterações nos níveis hormonais, resultando em problemas com a função reprodutiva. Os defeitos congênitos inofensivos incluem distiquíase - uma segunda fileira adicional de cílios, que não faz mal à saúde de forma alguma.

É aconselhável proteger os jovens até um ano da hipotermia e das correntes de ar, que podem causar doenças. Mas quanto mais velho o animal, menos provável que fique gravemente doente. Em boas condições, os representantes da raça Picardiana podem viver de 13 a 15 anos.

Cuidado e manutenção

Apesar do fato de que historicamente o cão está adaptado à vida livre da aldeia, os pastores picardianos podem se adaptar facilmente às condições de vida urbana se o proprietário organizar seu descanso ativo e caminhadas. Você deve pensar sobre isso antes de trazer seu cachorro para casa: o animal é muito enérgico e, se suas necessidades de movimento não forem satisfeitas, é capaz de estragar as coisas e a mobília. Os adultos se comportam com mais calma e podem esperar horas pelo dono em paz.

Mas caminhadas e atividades físicas não são toda a lista de requisitos para o conteúdo: o cão precisa de comunicação psicoemocional. E também os picardianos adoram nadar, correr ao lado de uma pessoa, jogar muito tempo ou realizar tarefas que lhes interessem, e isso também deve ser levado em consideração. Existem outros pontos importantes ao cuidar de um animal.

  • Escovação diária... O cabelo de cachorro está sujeito a emaranhados. Com a queda sazonal, a quantidade de perda de cabelo aumenta moderadamente. Neste caso, você não precisa cortar seu animal de estimação.
  • O pastor precisará cortar regularmente suas garras, especialmente se ela não se move muito e não os esmaga sozinha.
  • As orelhas são limpas conforme necessário. Os olhos são esfregados com compostos especiais para evitar a inflamação causada por partículas de poeira, sujeira ou micróbios.
  • Escove os dentes e remova o tártaro O cão pastor picardiano pode ser realizado de forma independente ou visitando o consultório do veterinário. Para uso doméstico, estão à venda produtos de limpeza especiais: sprays e pastas, por exemplo, "Tropiklin" à base de plantas naturais.

Os cães pastores raramente tomam banho, apenas se a lã estiver muito suja: cerca de uma vez a cada 3 meses. O shampoo seco pode ser usado com mais frequência. Devemos homenagear a raça: a pelagem dos cães não exala um cheiro forte e peculiar, pois a pele e os fios dos pelos do animal contêm uma quantidade mínima de gordura natural.

Infelizmente, mesmo o apartamento mais espaçoso não pode substituir o cão por um lugar ao ar livre no aviário, o que é melhor para o pastor e para o dono... No entanto, os animais se sentem bem na cidade, desde que o dono preste atenção neles.

Alimentando

Os hábitos alimentares se devem ao fato de que um cão obediente e despretensioso pode ser seletivo em relação à alimentação. É melhor encontrar um cardápio diário para ela, consultando um veterinário. Regras a serem seguidas:

  • a alimentação assume os mesmos horários, cachorros de até 3 meses recebem comida 4 vezes ao dia, até 7 meses - 3 vezes, os adultos são alimentados duas vezes ao dia;
  • a maior parte da dieta é carne cozida, peixe do mar;
  • e também o animal deve receber arroz e mingau de aveia, cozido em caldo;
  • os vegetais (cenoura, repolho, beterraba e verduras) são picados e adicionados frescos (pelo menos 120 g por dia).

E também são necessários suplementos nutricionais, como óleo de peixe, cálcio, fermento e vitaminas líquidas. Os filhotes recebem queijo cottage calcinado. Você pode dar ao pastor pastor e comida pronta de alta qualidade de fabricantes conhecidos, que já contém todos os ingredientes importantes para o animal. Uma vez que o cão está acostumado com sua dieta e cardápio específico, problemas de alimentação geralmente não surgem no futuro. Portanto, você precisa prestar atenção a este aspecto enquanto o animal é filhote.

É difícil encontrar um animal dessa raça de alta qualidade na Rússia, e é preciso procurá-lo no exterior. É mais razoável entrar em contato com criadores no território do estado francês - a pátria do cão pastor. Com todos os documentos genealógicos que acompanham, um cachorro pode custar cerca de 1200 euros, e este é o preço normal para um picardiano.

Para as características desta raça de cão, veja abaixo.

2 comentários

Vou levá-la na companhia de Beaceron, montanha dos Pireneus ... e briar.

... e vou chamá-lo de Postoiko.

Moda

a beleza

casa