Cão de guarda

Malinois: descrição da raça, caráter e cultivo

Malinois: descrição da raça, caráter e cultivo
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Escolhendo um cachorrinho
  6. Manutenção e cuidados
  7. Nutrição
  8. Educação e treinamento

A raça pastor Malinois é uma das quatro espécies de cães criadas na Bélgica. Atualmente, a International Dog Handlers Association combinou todos esses animais em uma única raça. No entanto, cada um deles possui características próprias.

História de origem

Só pelo próprio nome desses animais se pode entender que foram criados na Bélgica. Foram os criadores deste país que tiveram a ideia de criar uma raça de cães pastores com uma pelagem bastante curta. Tudo começou no século 19, quando os habitantes da Bélgica tiveram a necessidade de usar cães nas pastagens para guardar o gado. Alguns cães já foram usados ​​para esses fins, mas os criadores decidiram melhorar um pouco as raças existentes.

Um dos primeiros criadores foi Adolf Ruehl, que conseguiu criar uma raça de cão de raça pura.... Já em 1898, foi criado um clube oficial, um dos primeiros a integrar o Sindicato dos Cinologistas dos Pastores Belgas. Poucos anos depois, o nome do primeiro macho foi inscrito no Livro Genérico, que se tornou um dos fundadores do Malinois. mas oficialmente, o cão pastor belga foi registrado apenas em 1990.

O cão pastor recebeu seu nome oficial em homenagem à cidade francesa de Melechen. A raça melhorada de cães belgas é hoje ativamente usada em vários serviços e substitui ativamente os imponentes pastores alemães anteriormente populares.

Características da raça

Se falamos das raças belgas, então entre elas os Malinois não são os maiores indivíduos. No entanto, esses cães têm um corpo bastante flexível e musculoso.Todos os seus movimentos são elegantes. A descrição do padrão para tal raça é a seguinte.

  • Altura um homem adulto pode crescer até 61 centímetros e uma mulher até 55 centímetros.
  • Pesar mulheres não mais do que 30 quilos e homens até 37 quilos.
  • Cabeça em um cão pastor, é alongado e tem um contorno claro. O occipital é arredondado, com uma transição pronunciada do focinho para a testa.
  • Focinho tem um tamanho pequeno e a linha do crânio funde-se muito suavemente em um nariz perfeitamente reto.
  • Lábios se encaixam perfeitamente nas gengivas. Eles têm pequenas manchas de pigmentação de cor escura.
  • Bochechas plano e musculoso. O nariz é preto com narinas largas.
  • Olhos são de tamanho médio e ajuste raso. A íris é marrom escura. Eles são contornados em preto. O olhar do cão é muito inteligente e alerta.
  • Dentes grande e branco como a neve. Mordedura em tesoura.
  • Ouvidos Os cães pastores têm um prédio alto. Eles não são muito grandes, de formato triangular.
  • Pescoço ligeiramente alongado e musculoso, alargado em direção à cintura escapular.
  • Relativo corpo, então é bastante maciço, mas ao mesmo tempo não tão pesado quanto parece à primeira vista. Nas mulheres, é mais longo, pois têm função reprodutiva.
  • Caixa torácica nem um pouco largo, mas profundo. O abdômen é firme e tenso.
  • Cauda tem um tamanho médio. É sempre reto, mais espesso e mais forte na base.
  • Patas bastante fortes, mas ao mesmo tempo finos, paralelos entre si. As coxas do cão são musculosas, os dedos dos pés são unidos.

O que distingue os cães belgas de outros indivíduos é sua pelagem, ou seja, sua cor e estrutura. É bastante curto e denso, com o mesmo subpêlo denso. Essa lã será capaz de proteger o animal em geadas muito severas. Já nas pernas e na cauda, ​​o pêlo é um pouco mais comprido. A cor dos animais dessas raças pode ser marrom ou marrom-avermelhada. Mas, ao mesmo tempo, tem um tom de carvão nos lábios e nas orelhas.

Caráter e comportamento

Os cães belgas são espertos o suficiente, além disso, eles têm uma psique muito estável. Eles são bastante independentes, mas requerem um treinamento cuidadoso. No entanto, apenas uma pessoa de caráter gentil e forte pode criar um cão obediente e forte desde o filhote. E isso deve ser feito. Afinal, se isso não for feito, no futuro o animal crescerá praticamente incontrolável.

Portanto, aquelas pessoas que não têm absolutamente nenhum tempo para lidar com seus encargos, é melhor levar outro cão para si, ou não levar nenhum. Afinal, se o dono não lhe der a devida atenção, o cachorrinho vai se comportar de forma muito intrusiva, exigindo atenção.

Os Malinois são muito brincalhões, adoram pregar peças, especialmente desde muito pequenos. O cão não será agressivo com todos os membros da família. Mas se um estranho entrar no território do local, o cão se tornará seu oponente, completamente incorruptível e estrito.

Se o proprietário der a ordem de “sentar” a seu pupilo, ele imediatamente se acalmará e ficará sentado observando o “inimigo invasor”. No entanto, ele não mostrará raiva. De todos os cães belgas, o Malinois possui as melhores qualidades de cão de guarda. Exatamente por esse motivo eles precisam de uma boa educação e você precisa começar a trabalhar nisso desde a infância.

Se considerarmos como os cães dessas raças se relacionam com as crianças, então não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Geralmente tudo depende do caráter do próprio cão e de seu pequeno dono. No caso de uma criança pequena não ser muito intrusiva e também não a tratar como seu próprio brinquedo, o Malinois brinca pacientemente com o bebê.

Além disso, um cão bem treinado, por encomenda, poderá seguir até a criança mais pequena. Ela não tirará os olhos dele e fará o possível para que o bebê não saia do território do quarto. Além disso, tal cão não permitirá, em caso algum, que estranhos se aproximem da criança. mas não deixe os seus pequenos sozinhos com os "belgas". Afinal, se uma criança puxa o cachorro pelo rabo ou faz alguma outra coisa com ele, ele pode mostrar agressividade.

Claro, ele não vai morder a criança e vai simplesmente tentar se esconder dela em qualquer lugar isolado, mas ainda é melhor jogar pelo seguro e deixar um adulto com o bebê, que, em caso de comportamento agressivo do cão , será capaz de proteger a criança.

Se falarmos sobre "viver" em conjunto com outros animais de estimação no mesmo território, então os cães nem sempre conseguem encontrar uma linguagem comum. Isso é especialmente verdadeiro para animais como gatos. O cão sempre vai querer mostrar que é superior em tudo. É por isso situações de conflito serão muito difíceis de evitar.

Além disso, os cães belgas têm um forte instinto de caça. Será muito difícil para eles lidar com isso. Portanto, animais menores do que cães sempre se sentirão desconfortáveis ​​ao lado desses enormes cães pastores. Se houver animais como coelhos ou porquinhos-da-índia em casa, então, em caso de conflito com os Malinois, eles simplesmente não sobreviverão. Portanto, eles devem ser mantidos separadamente em gaiolas e, se liberados, apenas sob a supervisão dos proprietários. Mesmo que o cachorro pareça bastante calmo e amigável, ao mesmo tempo, você não deve tentar "fazer amizade" com criaturas que ela possa machucar.

Quanto a outros cães grandes, os pastores também não se dão bem com eles. Afinal, eles não gostam de dividir a atenção sobre si mesmos com outro animal de estimação. Eles sempre os considerarão rivais, sobre os quais é imperativo vencer. Além disso, serão eles os instigadores das lutas, principalmente se o dono estiver por perto. Nesse caso, os cães belgas vão querer mostrar a ele sua superioridade sobre um competidor.

Para evitar que isso aconteça, é melhor que os "belgas" fiquem sozinhos em casa. Assim, eles sempre se sentirão calmos e não serão agressivos. Você também pode inspirar amor por seus "colegas de quarto" desde a infância. Nesse caso, eles poderão se dar bem com qualquer animal de estimação que more na casa. É verdade que é fundamental apontar o filhote para seu território.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer animal, o Pastor Belga possui qualidades positivas e negativas que são inerentes a eles não só desde o nascimento, mas também são formadas em função da atitude dos donos.

Dignidade

Visto que originalmente esses cães foram criados para proteger ovelhas ou outros animais, sua vantagem mais importante é a observação e a responsabilidade. Eles levam tudo sobre seu trabalho muito a sério. Os Malinois não são apenas prestativos, mas também muito leais aos seus mestres. Eles cumprirão qualquer uma de suas ordens sem questionar, sem nem mesmo pensar sobre seu significado.

Além disso, representantes desta raça de cães Inteligente o suficiente. Eles literalmente entendem todos os comandos de uma meia palavra e os executam imediatamente. Portanto, os cães pastor belgas são os mais adequados para educação e treinamento. Eles também são muito pacientes, mas ao mesmo tempo eles absolutamente não suportam ser rudes com eles.

Seu grande e amoroso coração também é uma virtude. Uma vez na família, eles se tornam não apenas bons defensores, mas também verdadeiros amigos. Malinois pode ajudar seus proprietários nas viagens matinais ou noturnas, fazendo-lhes companhia. Além disso, eles podem fazer caminhadas com eles e superar vários obstáculos.

Cães pastores são resistentes o suficiente. Eles não têm medo do frio ou do calor. Além disso, esses cães não são muito exigentes com a comida. Esses cães podem perceber qualquer perigo antes de qualquer outra pessoa.

Todas essas qualidades tornam possível a utilização desses cães em diversos ramos de atividade. Isso inclui a polícia, o Ministério de Situações de Emergência, o exército e a alfândega. Além disso, segundo os treinadores de cães, os Malinois são muito mais adequados para tudo isto do que os pastores alemães. Afinal, eles não são tão mimados quanto os alemães.

desvantagens

Se falamos sobre os pontos negativos, então esses animais não têm muitos deles. Por exemplo, eles absolutamente não suportam a solidão e precisam de atenção e também de cuidados. Se não for esse o caso, o cão simplesmente se torna inadequado e também perde o apetite.

Os Malinois têm medo de espaços fechados e precisam de caminhadas regulares. Além disso, esses cães são um pouco travessos. Se não tiverem permissão para sair do recinto, eles podem cavar um túnel por conta própria e se libertar.

Eles são bastante agressivos com seus parentes, bem como com outros animais. Se não tiverem uma educação adequada, não serão obedientes e podem simplesmente se tornar incontroláveis. Esses cães perdem a sola por muito tempo, principalmente aqueles que moram em um apartamento, portanto requer escovação diáriaque nem todos podem fazer. Afinal, esse procedimento leva muito tempo.

Mas todas essas desvantagens não são tão graves. E se uma pessoa deseja adquirir para si um amigo tão grande e dedicado, ela pode muito bem aguentar tudo isso.

Escolhendo um cachorrinho

Escolher um cachorro pastor belga não é fácil. Para muitos, esta é uma tarefa bastante difícil, porque os vendedores nem sempre agem com honestidade ao vender filhotes. Recomenda-se comprar cães em canis especializados, que já se provaram bem e têm muito feedback positivo.

Em primeiro lugar, você precisa examinar o filhote e certificar-se de que ele atende a todos os padrões da raça. Além disso, ele deve necessariamente ter o temperamento adequado, além de possuir uma excelente pegada.

Para que o cão se torne um bom cão de guarda no futuro, é necessário familiarizar-se com seu pedigree. Já em tenra idade, os cachorros começam a apresentar todos os traços dos pais. E isso não é apenas a aparência, mas também o personagem. Além disso, em muitas instituições especializadas, testes especiais são feitos para ajudar a determinar o futuro temperamento do cão.

Será muito fácil comprar um filhote de cachorro Malinois pequeno na Rússia. Isso pode ser feito no viveiro "Ot Solnik", onde todos os documentos necessários são fornecidos. Já literalmente dois meses após o nascimento do cachorrinho, você pode levar para casa. O seu valor depende muito do local onde nasceu, bem como da sua proximidade com o "ideal". Assim, por exemplo, um mestiço com pelo menos um dos pais Malinois custará até 15 mil rublos. No entanto, tal cruz não garante que no futuro o pastor se pareça com seus pais.

Mas os cães de raça pura custarão pelo menos 30 mil rublos. Por um cachorro de um campeão, eles podem pedir até 50 mil rublos. Porém, ao comprar filhotes, é imprescindível verificar todos os documentos que contêm para ter 100% de certeza de que pertencem a uma raça pura.

Mas antes de mais nada o cachorro deve agradar ao próprio dono, pois este é considerado o mais importante não só na sua manutenção, mas também na sua formação posterior.

Manutenção e cuidados

Uma vez que os cães pastor belgas têm uma pelagem bastante densa, bem como um subpêlo espesso, isso permite que vivam ao ar livre, mesmo em climas frios. Claro, o ideal é que o cão tenha um aviário grande, que ficará localizado no território do local.

Será difícil manter esses animais no apartamento. Eles perdem bastante, além disso, se sentirão constrangidos e não poderão pagar nada de supérfluo, principalmente se o filhote for muito pequeno.

Malinois precisa em cargas regulares... Isso pode ser uma caminhada ou corrida ao ar livre. Além disso, muitos especialistas recomendam praticar esportes, como frisbee ou obediência.

Para pentear a lã, você pode comprar uma luva de borracha especial ou uma escova que pode ser usada de 5 a 6 vezes por mês ou conforme necessário. Os dos cães que vivem na rua fazem muda 2 vezes por ano. Durante este período, eles perderam muito a lã, portanto você precisa pentea-los diariamente e usar um pente mais resistente... Isto é muito importante para Malinois, porque se não o fizer, o animal pode apresentar irritações na pele e até eczema.

Animais que moram em apartamentos também devem ser banhados. Isso deve ser feito várias vezes ao ano com um detergente especial. Deve ser escolhido com muito cuidado para que o animal não desenvolva doenças dermatológicas. É necessário habituar o cão ao banho desde muito cedo, para que, depois de amadurecido, o cão não sinta desconforto.

Os animais de estimação precisam escovar os dentes muito raramente e somente se necessário. Para prevenção, é melhor dar a ela cartilagem mole ou petiscos específicos para cães, que podem ser comprados em lojas de animais ou clínicas veterinárias.

3-4 vezes por semana, você precisa limpar as orelhas de seus animais de estimação. Você pode usar um algodão ligeiramente umedecido para isso. Isso também ajudará a prevenir o desenvolvimento de várias infecções no futuro.

Várias vezes por mês você precisa cortar as garras dos cães, mas se os animais forem muito ativos, eles podem moê-las por conta própria. Além disso, 4 vezes por ano, os cães devem receber preparações especiais para vermes. Mas é necessário tratar cães de parasitas externos 2 vezes por ano. A melhor época para fazer isso é na primavera ou no outono.

Vale a pena estudar com mais detalhes as vacinas necessárias para seus animais de estimação. São vacinas contra cinomose, enterite paroviral, hepatite, raiva, tricofitose e várias outras vacinas importantes para animais.

A primeira vacinação é dada a um cachorro aos dois meses de idade. Porém, após a vacinação, não é possível dar banho no cachorro, além de alimentá-lo em excesso e até levá-lo para passear. Afinal, a imunidade à doença será desenvolvida em um filhote em duas semanas. Durante este período, o cão pode apresentar febre, fraqueza e até diarreia.

Após 21 dias, será possível revacinar com o mesmo medicamento. Mas, neste caso, a adaptação é muito mais fácil. No entanto, o animal também deve ser protegido por duas semanas. Quando esse tempo tiver passado, as caminhadas podem ser retomadas. Aos 6 meses, o filhote precisa ser vacinado contra a raiva, além de um complexo de vacinas contra várias doenças.

É necessário garantir que os dentes do cão não mudem durante esse período. A vacinação só pode ser continuada após a mudança completa dos dentes. Quando os filhotes tiverem um ano de idade, eles precisarão de uma segunda vacinação complexa. Além disso, será necessário vacinar o cão todos os anos. Isso deve ser feito apenas por um veterinário qualificado. Todas as vacinas são administradas na coxa ou na nuca.

O animal deve ter passaporte de cachorro. É necessário registrar as vacinações realizadas nele para que você saiba quando realizar todas as subsequentes. Quase todos os pastores belgas gozam de excelente saúde. Mas, ao mesmo tempo, podem desenvolver algumas doenças.

  • Várias doenças oculares. Entre eles, vale destacar a catarata ou alterações atróficas na retina. Em um estado muito negligenciado, isso pode até levar à cegueira, portanto, um diagnóstico e tratamento oportunos serão necessários.
  • Danos nas juntas maiores. Essas violações podem levar ao desenvolvimento mais grave de tais doenças. Na maioria das vezes, isso leva à intervenção cirúrgica.
  • Falha dos níveis hormonais... A glândula tireóide do animal está danificada e pode aparecer diabetes mellitus.
  • Indigestãoque podem surgir de nutrição inadequada.
  • Vólvulo do estômago. Essa doença patológica não pode ser notada com antecedência ou de alguma forma prevista. A barriga do cachorro incha, o estômago está desarranjado. Nesse caso, a intervenção cirúrgica é necessária.
  • Alguns cães podem até ter epilepsia.
  • Lesões. Eles ocorrem em cães devido à sua alta atividade animal.
  • Obesidade... É necessário monitorar com muito cuidado a alimentação de seus animais de estimação para que eles não engordem excessivamente. Afinal, isso pode levar a várias patologias.

A higiene também inclui caminhadas diárias dos animais. Não se esqueça de acasalar cães pastores. Já com 1,5-2 anos, os machos tornam-se totalmente maduros. Nas mulheres, a maturidade ocorre aos 18 meses.

Quando a fêmea está no cio, ela deve ter permissão para visitar o macho somente após 18-19 dias. Quando ocorre o processo de acasalamento, os animais precisam ser um pouco contidos e, em alguns casos, até travesseiros devem ser colocados.

Além disso, antes de iniciar o acasalamento, é necessário certificar-se de que a outra "metade" está absolutamente sã, que recebeu todas as vacinas necessárias e que o animal foi tratado contra parasitas.

Nutrição

Para que o Pastor Belga tenha sempre um aspecto bonito, para além de ser completamente saudável e suficientemente activo, é necessário proporcionar-lhe uma alimentação completa e equilibrada. Tanto os alimentos naturais quanto os industriais são adequados para isso.

Quem escolhe a segunda opção de alimentação muitas vezes não tem tempo para preparar a comida. Além disso, esse alimento é ligeiramente mais barato do que o alimento natural. Afinal, tanto a carne quanto o peixe são várias vezes mais caros do que os alimentos secos. Além disso, contêm todos os produtos necessários ao animal.

Os alimentos podem ser selecionados de acordo com a idade ou peso do pastor. Também existem alimentos que se destinam a um animal castrado ou a uma mulher grávida. O cão não precisa comprar vitaminas adicionais, uma vez que elas já estão na comida.

A nutrição natural também tem suas vantagens. O cão receberá apenas alimentos frescos e saudáveis. No entanto, primeiro é necessário contactar um especialista para que ele possa elaborar o cardápio correto para o Malinois. Deve incluir os seguintes produtos:

  • carne magra - frango, coelho, carne;
  • subprodutos, como fígado;
  • ovos de galinha, que podem ser cozidos ou fritos;
  • quaisquer produtos lácteos - queijo cottage com baixo teor de gordura, iogurte com baixo teor de gordura e até iogurte;
  • peixes desossados ​​do mar ou do rio;
  • cereais - arroz, trigo sarraceno, trigo;
  • vegetais cozidos ou crus.

A proteína deve representar cerca de 70% da dieta. A dieta depende inteiramente da idade do animal. Aos 2 meses, os filhotes devem ser alimentados 6 vezes ao dia. Quando eles têm seis meses de idade, você pode transferir os cães para 4 refeições por dia. Mas a partir dos 10 meses, o pastor deve ser transferido para alimentação 2 vezes.

Como o apetite dos cachorros Malinois é excelente, é imprescindível controlar o tamanho das porções para os animais. Afinal, se isso não for feito, eles podem se tornar obesos. Isso é muito fácil de fazer. Se o filhote não terminar sua porção, basta cortá-la. Se, ao contrário, ele comer completamente, você não deve aumentar seu tamanho.

Educação e treinamento

Todos os cães pastor belgas são inteligentes e aprendem rapidamente quando devidamente treinados. Eles captam muito rapidamente as menores mudanças na entonação da voz de seus donos, de modo que os donos podem ser afetuosos e severos. O principal é nunca usar de agressão.

Para ter um cão obediente e fiel no futuro, você deve inicialmente ser paciente. Além disso, a pessoa deve mostrar sua superioridade sobre o cão desde o primeiro treino. Caso contrário, o animal não o obedecerá. Você pode começar a treinar no período de 2 a 5 meses.

Durante este tempo, o cão pode aprender comandos como "sentar" ou "deitar", bem como "colocar". Os treinos não devem demorar mais do que 10-15 minutos por dia. Para consolidar o material abordado, é necessário repetir as aulas diariamente.

Conforme o filhote cresce, vários jogos intelectuais podem ser realizados com ele. Com a ajuda deles, você pode treinar o cão para que ele possa participar ainda mais das operações de busca. Porém, para esse tipo de trabalho, é melhor recorrer a especialistas para evitar erros.Os treinadores de cães ajudarão a ensinar o cão a ouvir e seguir todos os comandos de seu dono sem questionar.

Os pastores belgas podem se tornar não apenas os defensores do território, mas também os amigos mais leais de seu dono. Além disso, muitos deles participam de exposições, são usados ​​como guardas de fronteira e participam de campanhas de busca.

Para as características da raça, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa