Cão de guarda

Cães Pastores de Maiorca: descrição da raça e regras de manutenção

Cães Pastores de Maiorca: descrição da raça e regras de manutenção
Contente
  1. Origem
  2. Descrição da raça
  3. Personagem
  4. Características de manutenção e cuidado
  5. Regime e dieta
  6. Questões educacionais

Os nobres cães-pastores de Maiorca são elegantes, destemidos e abnegadamente dedicados ao dono. Apesar de o objetivo principal desse animal ser ajudar a proteger os animais de estimação, ele também é Excelente lutador, corredor e protetor do lar e da família.

Origem

A história do desenvolvimento da raça Ca de Bestiar iniciou-se no século XVI nas Ilhas Mayor, para onde os espanhóis se mudavam com suas famílias e animais de estimação quadrúpedes. Naquela época, os cães desempenhavam um importante trabalho, guardando e conduzindo rebanhos de gado junto com os pastores.

Um pouco mais tarde, os cães pastores tornaram-se participantes indispensáveis ​​nas lutas de cães e participaram com sucesso deste cruel jogo humano, até que foi proibido. Durante a Segunda Guerra Mundial, o número de animais diminuiu drasticamente, mas foi parcialmente restaurado. Não foi possível recriar completamente a população, e esta raça única ainda é considerada rara e em pequeno número.

Descrição da raça

Os cães pastores nativos de Castela dividem-se em dois tipos: há animais de pêlo comprido e animais de pêlo curto. Os últimos são mais comuns.

Padrões comuns a ambas as variedades:

  • costas perfeitamente planas, sem dobrar;
  • peito desenvolvido;
  • torso forte e ligeiramente alongado com músculos excelentes;
  • ossos da perna largos, membros musculosos, grandes, retos;
  • patas largas com dedos móveis;
  • cabeça em forma de triângulo quando vista de perfil, com o crânio moderadamente achatado;
  • o comprimento do pescoço coincide com o comprimento do crânio;
  • testa larga, orelhas altas, com lóbulos caídos que não param;
  • cauda longa, bastante espessa, inserção baixa;
  • a pele é elástica, não forma dobras e flacidez;
  • olhos ovais têm vários tons de amarelo, na maioria das vezes mel ou âmbar;
  • nariz cego com ponta preta;
  • mordedura correta, mordedura em tesoura, lábios pretos, secos.

O corpo do animal é proporcional: a altura na cernelha, que é no máximo cerca de 73 cm, é igual ao comprimento do corpo. O peso pode chegar a 35 a 40 kg. O comprimento da pelagem não ultrapassa 3 cm nos cães pastores de pêlo curto e 7 cm nos cães pastor de pêlo comprido.

A cor principal é o preto, carvão, a presença de manchas brancas de tamanho médio nas partes inferiores dos membros, no peito e no pescoço é permitida, mas indivíduos completamente negros em tom de resina são especialmente valiosos.

A desvantagem da raça é a presença de ergôs, uma cabeça muito grande e massiva.

Personagem

Apesar de os cães da raça maiorquina se distinguirem pela boa memória, perspicácia e facilidade de treino, podem mostrar desobediência, comportar-se de forma rebelde e tomar as suas próprias decisões. Por natureza são animais equilibrados e amigáveis, escolhendo para si um amigo para a vida. isto monogâmicoque permanecem fiéis até o fim de seus dias e são incapazes de reconhecer outro mestre.

Na casa são animais calmos, afetuosos e manejáveis, desprovidos de agressividade, corteses com os familiares, mas pode ser difícil para eles encontrar uma linguagem comum com outros animais de estimação.

Como outros pastores de serviço, os cães precisam de atividade vigorosa, precisam de movimento.

Portanto, ao escolher esse tipo de cão, você deve pensar em como pode usar suas maravilhosas qualidades de trabalho.

Características de manutenção e cuidado

Para um cão pastor maiorquino, que adora brincar e correr, é adequado viver numa casa de campo ou numa casa privada. O animal tolera facilmente qualquer tempo e condições climáticas, não tem medo de calor e frio, por isso pode mantê-lo do lado de fora instalando uma confortável cabina.

Uma exceção podem ser as geadas severas, quando o animal pode congelar, por isso é melhor aquecer imediatamente o canil.

Uma condição indispensável são as longas caminhadas com corrida e atividade física. Isso ajudará a evitar superabundância desnecessária de energia que o animal pode usar para danificar propriedades.

Cuidar de um cão pastor inclui:

  • penteabilidade periódica (uma vez a cada 2 semanas), um animal de pêlo curto pode ser penteado com uma escova; para um animal de pêlo comprido, é melhor usar um furminator; durante a muda, uma capa impermeável especial é usada para remover a lã velha e o subpêlo;
  • depois de uma caminhada, o corpo de um animal, é patas são limpas com um pano úmido, tomar banho após poluição pesada com água morna com zooshampoo;
  • duas vezes por mês deveria limpe as orelhas do cachorro;
  • olhos esfregados diariamente infusão de camomila, removendo secreções e crostas secas;
  • uma ou duas vezes a cada 30 dias você precisa garra fora com a ajuda de pinças especializadas;
  • para mantenha os dentes limpos Cães pastor, o animal de estimação recebe as guloseimas adequadas ou é limpo à mão com uma pasta de tártaro e placa bacteriana.

Não devemos esquecer sobre a vacinação regular do animal contra carrapatos, bem como uma série de doenças às quais é suscetível, antes disso, a desparasitação é obrigatória.

Com atividade física regular de longo prazo e uma dieta balanceada, um cão pode viver o maior tempo possível - até 15 anos.

Regime e dieta

Para os espanhóis, alimentos secos de alta qualidade, que incluem todas as substâncias e vitaminas necessárias para sua saúde e energia, são adequados como o cardápio ideal. A melhor solução é o alimento de elite premium para cães de médio e grande porte.

Você pode consultar seu veterinário com antecedência para selecionar um alimento pronto para consumo adequado.

Mas você pode se concentrar em alimentos naturais, então a carne magra crua deve se tornar o componente principal. Você pode diversificar a dieta com ovos cozidos, vegetais crus e cozidos, cereais, laticínios e produtos lácteos azedos.

Uma vez por mês, você pode dar ossos de boi cozidos, e regularmente - suplementos: cálcio, fermento, vitaminas. Você não pode alimentar um cachorro com comida humana, carne gordurosa, doces, pão. Ossos de frango, tubulares, pontiagudos e lascados são estritamente proibidos ao pastor.

A comida deve ser servida quente, à temperatura ambiente, sendo também necessário fornecer água limpa ao animal.

Os filhotes são alimentados até 5 vezes ao dia, os adultos - duas vezes ao dia.

Questões educacionais

É necessário se dedicar à educação desde os primeiros dias do aparecimento do bebê na casa. O dono deve manter o cão sob rígida disciplina e ensinar imediatamente os comandos necessários. Se o cão cumprir tarefas obedientemente, ele deve ser recompensado com uma guloseima. Você pode começar as aulas de 10 a 15 minutos por dia e, quando o animal tiver seis meses, usar programas cinológicos especiais para treinamento.

Como último recurso, um profissional sempre ajudará nisso.

Para quem não tem experiência em lidar com cães de trabalho sério, não faz sentido adquirir um Cão Pastor de Maiorca. Para isso, uma pessoa forte e de temperamento forte que conheça a natureza desses animais, seja capaz de enfrentá-los e se tornar seu líder, é adequada. Com um dono fraco, especialmente não versado na manutenção e cuidados de tais animais de estimação, o cão pode se tornar irritável, desobediente e até agressivo.

É comum levar um filhote para casa com 1,5 a 2 meses de idade. Ao selecionar, é melhor prestar atenção não à aparência do animal, mas ao seu desempenho. Além disso, é importante excluir os problemas mentais - o bebê deve ser ativo e destemido. Além disso, o estado do casaco não é de pouca importância.

Hoje, na Rússia, existe a oportunidade de comprar um cachorro jovem no valor de 20 mil rublos com um bom pedigree.

Para as características da raça, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa